A Igreja Universal do Reino de Deus conseguiu, com a construção do Templo de Salomão, envolver diferentes líderes e igrejas evangélicas numa celeuma que saiu do campo das ideias e se tornou motivo de embate na internet.
Entre as muitas opiniões contrárias à réplica erguida pela denominação do bispo Edir Macedo está a do bispo Hermes C. Fernandes, líder da Igreja Reina. “A Universal está usurpando o símbolo de outra religião”, escreveu em seu blog. “[O Templo de Salomão é] um insulto à Deus, monumento à ignorância”, acrescentou.
Opinião semelhante à do reverendo presbiteriano Augustus Nicodemus Lopes, que goza de respeito entre os pentecostais: “Por que gente que se diz cristã construiria uma réplica do templo de Salomão em nossos dias? Fico pasmo com tanta falta de conhecimento da palavra de Deus!”, desabafou à época da inauguração.
O pastor Glauber Alencar, líder da Igreja Central Assembleia de Deus, também usou o site oficial de sua denominação para criticar o “exagero emblemático no que tange a arrecadação de dinheiro” feito pela igreja de Edir Macedo: “[As propagandas da Universal] divulgam uma forma de adoração baseada no Velho Testamento e atropelam o significado de Igreja no Novo Testamento – tudo por causa do dinheiro”, resume.
Tiroteio
O velho desafeto de Macedo, apóstolo Valdemiro Santiago, também criticou a construção do megatemplo inspirado na construção erguida por Salomão em Israel milênios atrás: “Pra que eu vou fazer Templo de Salomão se o povo está sofrendo? Salomão já foi. Eu vou é ganhar almas em vez de gastar dinheiro com Templo de Salomão”, desdenha o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, que um dia foi bispo na Universal.
Em resposta, um grupo de fiéis da Universal publicou um vídeo com o trecho da crítica de Valdemiro, seguida de um trecho da reportagem exibida anos atrás pela TV Record que mostrou a fazenda que o líder da Mundial era proprietário.
Usando o serviço de narração do Google, os fiéis da Universal ironizam Valdemiro e seus seguidores: “Vamos ajudar o apóstolo a comprar outra fazendinha, porque aquela que comprou é pequenininha e só mede o equivalente a 13.400 vezes o estádio do Maracanã, e só tem 1.500 cabeças do melhor gado que há. Os que colaborarem estarão aumentando o patrimônio do Valdemiro. Não é uma maravilha?”, diz a voz eletrônica, que indica endereços para os interessados acessarem: “souotariodemais.com.br” e “ajudeummercenario.com”. “O apóstolo Valdomiro agradece tua ajuda para seu enriquecimento ilícito”, termina o áudio.