O projeto Terapia do Abraço é uma iniciativa da Segunda Igreja Batista em Vieira Fazenda – Jacarezinho, voltado a dependentes químicos, jovens envolvidos com prostituição e frequentadores de bailes funk.
A equipe da Terapia do Abraço é coordenada por Vicente Paulo (Paulinho), que tem a companhia de membros da igreja e outros voluntários que participam de outras denominações.
“Atualmente temos várias denominações que realizam o trabalho de resgate e evangelismo no Jacarezinho junto aos dependentes químicos, entre as quais figuram a Assembleia de Deus, Congregacional, Presbiteriana, Projeto Vida Nova de Irajá, Ministério Palavra Viva, Metodista, Igreja Batista Central do Jacarezinho, Igreja Batista do Méier. Por que Terapia do Abraço? Porque o crackeiro é escória da sociedade, sofre preconceito e dificilmente é abraçado pelas pessoas… Então, Jesus que abraça todo pecador, usa nosso abraço para abraçar essas pessoas, no abraço de Jesus, a Terapia do Abraço dá um abração nos viciados!”, relata o pastor Cleuton Cardoso.
As atividades são realizadas com aproximadamente 100 pessoas, todas as últimas sextas-feiras do mês, às 23h30, nas ruas da comunidade. “Enquanto o grupo caminha cantando, vai distribuindo os folhetos pra quem encontrar na rua. Quando chega a primeira boca de fumo (onde estão vendendo o crack e os traficantes estão portando pistolas e fuzis) a gente para, dirige uma palavra bíblica, faz uma oração, distribui os folhetos, impõe as mãos sobre a cabeça da rapaziada, estes por sua vez, deixam as armas de lado para receberem as orações”, afirma Cardoso.
Entre as ferramentas utilizadas pela equipe da Terapia do Abraço, estão a distribuição de Bíblias, Folhetos e lanches, além de cartões com a mensagem “Se o seu caso é usar drogas o problema é seu, se o seu caso é parar de usar drogas, procure-nos”. Segundo o pastor, “neste cartão há o horário da reunião da Terapia que é sempre a partir das 08h até as 11h da manhã, todos os sábados no templo”.
O endereço da igreja é rua Esperança, 15, Jacarezinho – CEP 20970-150 – Rio de Janeiro/RJ. Nos encontros, há orações, leitura da Bíblia e diálogo buscando estimular dependente a se internar num centro de recuperação.
Para saber mais, entre em contato com os responsáveis através dos e-mails [email protected] e [email protected], ou visite a página do projeto no Facebook acessando este link.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+
Ciente de seu papel junto à sociedade, o Gospel+ disponibilizou um espaço voltado para divulgação de projetos sociais focados em ajudar ao próximo.
Acreditamos que a transformação da sociedade acontece não só através da palavra, mas também de ações efetivas e eficazes, com demonstração de amor ao próximo.
Se você conhece ou desenvolve um projeto social que precise de divulgação, entre em contato conosco através do endereço redegmais.com.br/contato e nos conte! Informe as áreas de atuação, formas de colaboração, meios de contato e visitas, para que possamos colaborar e servir ao Pai, servindo seus filhos.