Terreiros de umbanda e candomblé receberão os mesmos benefícios dados a igrejas evangélicas

43

Uma lei aprovada pela Câmara Municipal de Salvador e sancionada pelo prefeito ACM Neto estenderá aos terreiros de religiões afro-brasileiras os mesmos benefícios concedidos a igrejas evangélicas.

A assinatura da lei aconteceu na última quarta-feira, 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, durante a inauguração do Observatório Permanente da Discriminação Racial e Violência contra LGBT, localizado no Clube de Engenharia, na capital baiana.

Na prática, além dos benefícios tributários, os terreiros terão menos burocracia para regularizar a documentação fundirária e se organizarem como instituições no âmbito legal.

De acordo com informações do jornal Tribuna da Bahia, além dos terreiros, povos e comunidades como Unzon, Mansu, Centros de Caboclo, Centros de Umbanda, Kimbanda, Ilê, Ilê Axé, Kwé e Humpame receberão os mesmos benefícios.


A Secretaria Municipal de Reparação ficará responsável por organizar, atualizar e disponibilizar aos demais departamentos da prefeitura o banco de dados contendo o registro dessas comunidades existentes na cidade.

“O objetivo é proteger o patrimônio religioso, material e imaterial do segmento religioso em questão”, afirmou a secretária municipal de Reparação, Ivete Sacramento. Estimativas preliminares apontam para a existência de mais de 1.200 terreiros em Salvador.

“Essas entidades possuem formas próprias de organização e são de extrema importância cultural, social e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradoras e transmitidos pela tradição”, acrescentou a secretária Ivete.

O prefeito da cidade destacou que a administração municipal vai se empenhar no combate ao racismo e na valorização da cultura afro-brasileira na cidade. “A partir desse decreto, as instituições enquadradas nessas características passam a gozar de todas as prerrogativas dos templos de outras religiões, inclusive do ponto de vista tributário”, disse ACM Neto.


43 COMENTÁRIOS

  1. Uma noticia dessas é tudo o que precisávamos para ainda termos esperanças de que o Brasil, não se tornará um ESTADO FUNDAMENTALISTA.

    Parabéns aos envolvidos. ISSO É ESTADO LAICO. Mas o caminho para um ESTADO LAICO MODERNO é longo e ainda há muito chão pra percorrer.

  2. Como cristão e defensor do Estado Laico, achei muito justo que eles tenham o mesmo tratamento. Espero que o mesmo se estenda a outras religiões ainda não contempladas.

    • Tem Certeza q você é Cristão? Não estamos falando de direito á um estado laico, que permite a todos terem sua própia religião, estamos falando de almas, que estão se perdendo, ja notou que o candomblé não busca a salvação? A palavra de Deus nos diz que todos pecaram e estão destituídos da Glória de Deus, e como nosso Deus é Justo e Santo, todos nós devemos perecer, mas o seu amor imenso ele veio pessoalmente através do Senhor Jesus para levar nossos pecados, e você deve saber disso, ou você é um daqueles que acredita em Deus? ah os demônios também creem, mas eles pelo menos estremecem, coisa que muito dito CRISTÃO! não faz

      Que Deus te abençoe

  3. Isso não é nada. É mais do que normal.

    Agora, com relação aos tributos, quero ver se vão pagar água, luz, telefone, IPTU, etc., assim como as denominações protestantes pagam.

    Apenas a ICAR tem isenção de tributos e recebe subsídio do governo, desde os tempos do Imperador Constantino.

    No mais… nada novo debaixo do céu! Maranata!

      • Faz uma visita la, conheça o verdadeiro operar de Deus, conheça também a assistencia social da igreja depois fale. Tolo é aquele que fala sem conhecimento de causa.

      • MEu amigo voce está totalmente enganado, quantas pessoas as igreja resgatou do mundo do inferno desde o tempo de JEsus CRisto, muitos, e dentre eles pessoas que um dia foi um cancer para a associedade e hoje são pessoas de bem e trazem beneficios a comunidade. Erão pessoas rejeitadas por vocês por serem viciados, prostitutas, gays e hoje as igreja resgatam essas vidas e as tranforma e homen e mulheres de bem.
        E VOCê PODE SER UMA DESSAS PESSOAS, DEIXAR DE ATACAR AS IGREJAS QUE TRABALHAM EM PROL DA COMUNIDADE E ACEITAR A JESUS CRISTO COMO ÚNICO E ALTOR DE SUA FÉ.

    • Quem deveria explicar estes benefícios não seria você? segundo fontes internas estaria aprisionando a mamãe em depressão profunda, através de uma mãe de santo amiga sua, conta para nós, oque melhorou tua vida?

    • A melhor assistência que igrejas evangélicas poderiam dar ao país, é colocar um fim nos FUNDAMENTALISTAS.

      Mas duvido que isso aconteça. Vcs tem ÓDIO da sociedade plural, vcs tem ÓDIO dos diferentes.

    • Qual o beneficio que vocês dão? Vocês dão é aporrinhação. Enchem a tv com uns LADRÕES gritando e tentando empurrar de goela a baixo a DOUTRINAÇÃO de vocês.
      PROTESTANTE, EVANGÉLICO = LADRÃO SAFADO

  4. Igrejas são uma instituição empresarial , com fins lucrativos , portanto nenhuma deveria de ser isenta de nada . Além disso , elas sonegão tributos , pior do que banqueiros de jogo do bicho , pois elas não divulgam suas arrecadações , para repassar o que é devido ao governo . O ideal , á meu ver., seria tarifar todas essas cambadas de ladrões , responsaveis direto pela imensa especulação imobiliaria no mundo , e os principais agentes dos aumentos de aluguéis , colaborando com a inflação . Alias , isso eu falo por educação , pois a minha vontade mesmo , era transforma-los em ração de gado .

  5. Sinto certo asco de alguns comentários… Os mais ditos mais “esclarecidos” são os que mais destilam ódio e preconceito com a religião cristã protestante…conheço muito cristão cheio de ódio e preconceito também…. Então por favor… Mas conheço muito cristão protestante, espírita, católico, etc…cheios de amor e sem ódio, que nutrem um respeito enorme pelo “diferente”….. Quando começarmos a respeitar só um pouco TODAS as diferentes religiões, comentários como o que li ai em cima não existirá mais (a culpa do país tá na pior é dos evangélicos com seus políticos) comentários assim soa nojento e doentio e só pode vir de uma mente igualmente doente!

  6. baseado na lei que hoje temos O ESTADO E LAICO,OU Seja o estado nao pode verter para o lado da religiao A,B,C,D,E

    nao concordo com nenhuma destas religioes,todas tem o mesmo fundamento…

    entao a mae catolica,as filhas protestantes,e as outras religioes sao recheadas de beneficios sim.
    ambas sao isentas de impostos,sim..e arrecadam livremente sem prestar conta a nenhum orgão fiscalizador…

    esses adeptos desta religiao da materia,estao exigindo direitos baseados nos mesmos direitos hoje tem essa esse sistema religioso existente,seja catolico,protestante,espirita,o que for.. as leis brasileiras dao essas condições,o que acho erradissimo..arrecadam milhoes,em cima de um caminhao de mentiras,controle,e nao pagam sequer um centavo de impostos ao governo…

    E O FAMOSO,nao gosto de voce,mais gosto do que voce tem… kkkkkk
    esse sistema religioso que esta ai e um lixo que saiu da lixeira do adversario do inimigo…

    religiao e um lixo, e foi por ela que o salvador foi morto…

    • O Salvador não foi morto pela Religião, ele se ofereceu em Sacrifício por amor a Igreja, Jesus sendo a encarnação do verbo, não precisava morrer, mas quis fazer isso em obediência ao Pai e amor a humanidade.

      • o salvador foi morto por ele religiao sim,ensinamentos dele baseados em amar,amor,simplicidade iam diretamente contra o sistema religioso por judeus(Yehudins) vinculados a praticas diversas que nao consistiam em amar,prova disso quem estao contra ele no momento das acusações ele levou,os cabeças da religiao sinedrio,romanos,fariseus,escribas,RESUMINDO ELE MORREU POR CAUSA DE RELIGIAO,sim os ensinamentos dele iam contra o sistema religioso,naturalmente a simplicidade do amor dele,e os ensinamentos dele batiam contra tudo,e doiam como e hoje meu caro,joao,embasse mais conhecimentos,prova disso ensinamentos dele deixam os romanos,os fariseus,escribas,pé da vida por iam totalmente contra o mundo religioso que eles defendiam,e nadaa daquilo tinha valor,AMAR O ETERNO,E O PROXIMO ERA REALMENTE AQUILO AGRADAVA O CRIADOR E O SALVADAOR…

        prova disso,A RELIGIAO O MATOU..MEU CARO JOAO…

  7. macumba se fosse uma coisa boa seria baocumba então já começa errada pelo nome. essa porcaria não traz beneficio a ninguém e não leva ninguem a Deus. esses antros que só servem pra matar e maltraar animais deveriam ser fechados e seus donos enforcados em praça publica. e pra piorar a maior ou e sapatona ou aberração gay ou seja, não se aproveita nem o chão que se pisa.

  8. UMA PRAGA DESSA NATUREZA QUE NÃO ACREDITA EM JESUS CRISTO E SIM EM SEUS DEMONIOS INCORPORANDO NAS PESSOAS QUE SÃO CHAMADOS DE CAVALO TRAZ O QUE DE BOM PARA A SOCIEDADE.
    FAZEM UMA PORCARIA, SUJAM AS RUAS E PARQUES E JARDINS COM SUAS OFERENDAS PARA SATANAZ E SEUS ASECLAS, ESSA BOSTA DE RELIGIÃO DIGO SEITA DFOS INVERNOS TRÁZ O QUE PARA O POVO.

  9. 1. Disse Deus:“Não terás outros deuses diante de mim”…, I e II MANDAMENTOS. Êxodo cap. 20:1 a 5.

    2. Deus é maior que todos os deuses…Êxodo 18:11.

    3. O povo de Israel, constrói um bezerro de ouro. Êxodo 32:1 a 9.

    4. Reação de Moisés destruindo o bezerro em pó. Êxodo 32:19 e 20.

    5. Moisés manda matar os que prestaram culto ao bezerro de ouro. Ex. 32:25 a 28.

    6. “A soberania de Deus e a vaidade das imagens…”Isaías 44:8 a 20.

    7. A seca uma das conseqüências do culto às imagens. Jeremías 50:38.

    8. “Fizeram votos à rainha dos céus…”. Jeremías 44:25 a 27.

    9. “Abstenham-se das imagens (ídolos)”. Atos 15:20.

    10. “Os idólatras não herdarão o Reino de Deus”. I Coríntios 6:10 a 14.

    11. “Não servirás a outros deuses”. Deuteronômio 8:19 a 20.

    12. Artesão fabríca imagem que não pode se mover. Isaías 40:19 a 20.

    13. Moisés faz uma serpente de metal. Números 21:8 a 9.

    14. Ezequias destroe a serpente de metal. II Reis 18:4.

    15. O Rei Salomão também praticou culto a deusa dos Sidonios. I Reis 11:4 a 5.

    16. “Não falar no nome de outros deuses”. Deuteronômio 18:20.

    17. “Não olhar para outros deuses”. Oséias 3:1.

    18. “Não podemos servir outros deuses…”. Deuteronômio 7:4 a 5.

    19. “Não temer outros deuses…”. II Reis 17:35 a 41.

    20. “Não adorar nem os anjos…”. Colossenses 2:18.

    21. “Adorar somente a Deus…”. Mateus 4:9 a 10.

    22. “Castigo para quem não adorar ao Deus Verdadeiro”. Apocalipse 9:20.

    23. “Tirai os deuses estranhos que há no meio de vós…”. Gênesis 35:2.

    24. “Não farás para vós ídolos…”. Levítico 26:1.

    25. “Destruirás imagens à fogo…”. Deuteronômio 7:25 a 26.

    26. “Servir outros deuses, provoca a íra de Deus…”.Deuteronomio 6:13 a 15.

    27. “Guardai-vos e não sirvais a ídolos…”. Deuteronômio 11:16 a 17.

    28. O castigo para quem cultuar a outros deuses. Deuteronômio 17:01 a 07.

    29. Paulo denuncía a indústria de deusa Diana, dos Efésios. Atos 19:23 a 28.

    30. Disse Deus: Não dou minha glória nem meu louvor às imagens de escultura. Isaías 42:8 e 17.

    31. “Não sacrificareis perante imagens…”. Salmo 106:38.

    32. “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos…”. I João 5:21.

    33. “Não construir imagens…”. Atos 7:41 e 42ª.

    34. “Não adorar outros deuses…”. Deuteronômio 30:17 a 19.

    35. “Não adorar deuses estranhos ou alheios…”. Salmo 81:9.

    36. “Proibido adorar os homens…”.Salmo 106:28 e 38 a 39.

    37. “Proibido estabelecer ídolos no coração…”. Ezequiel 14:3 a 5.

    38. “Os idólatras não tem herança com Deus…”. Efésios 5:5.

    39. “Os idólatras alteram até a imagem do Deus Verdadeiro.” Romanos 1:23.

    40. Provocaram a íra de Deus, com o culto a Baal e Astarote. Juízes 2:11 a 14.

    41. Tirar dentre vós os deuses estranhos. I Sam. 7:3 a 4.

    42. Deixaram a Deus e serviram aos Baalins e Astarotes. I Samuel 12:10.

    43. “As imagens são obras das mãos dos homens…”. Salmo 115:1 a 8 (tradução Protestante) e Salmo 113:1 a 8 (tradução Católica Apostólica Romana”).

    44. Nada sabem os que conduzem suas imagens de escultura, em “procissão”… Isaías 45:5,6 e 20.

  10. “Essas entidades possuem formas próprias de organização e são de extrema importância cultural, social e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradoras e transmitidos pela tradição”,
    WTF??? Se degolar galinha preta e se banhar do sangue , colocar bolo, vela e cachaça em esquinas e/ou cruzamentos… deixar essas pohas de preto veio e pomba gira entrar nos “escolhidos”…. é bão… então essa mulher está chapadaça!!!

    “extrema importancia” pra quem? O capeta se diverte nesse meio…

DEIXE UMA RESPOSTA