TRE fecha igrejas evangélicas por propaganda irregular e não dá previsão de reabertura

45

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro lacrou templos das igrejas Universal do Reino de Deus e Mundial do Poder de Deus por conta de propaganda eleitoral irregular no último sábado.

Os templos da Igreja Universal que foram lacrados são a antiga sede da denominação, em Del Castilho, além da filial em Duque de Caxias.

A Justiça Eleitoral determinou que os templos fossem lacrados após uma denúncia anônima. Os fiscais do TRE encontraram material de campanha pró Marcelo Crivella (PRB) e um relatório com instruções que deveriam ser usadas pelos fiéis da denominação que atuariam como militantes.

De acordo com informações do jornal Dia, o relatório apreendido pede a mobilização “através dos grupos da IURD” para uma reunião com pastores e líderes de denominações evangélicas para pedir votos para o “bispo Crivella”.


“Convocar todos os grupos para todos os dias executarmos a ‘Crivellização’, onde indicaremos os melhores lugares a serem alcançados. Necessidade de pelo menos 15 pessoas para o trabalho”, diz um trecho do relatório que foi destacado.

A assessoria de imprensa da Igreja Universal afirmou que “a instituição apurou até agora que um membro da igreja, que fazia trabalho voluntário para o candidato Marcelo Crivella fora do templo de Duque de Caxias (RJ), deixou o material em uma sala, por esquecimento”, e acrescentou que “é lamentável que a igreja esteja sendo punida pelo lapso de um único indivíduo. Contudo, temos confiança de que a situação será esclarecida e a justiça feita”.

Marcelo Crivella se posicionou sobre o episódio através de sua assessoria, e o texto diz que o senador e bispo licenciado da Universal “acha que não se deve fazer nenhuma política dentro de igrejas. E recomenda que não seja feita”, além de acrescentar que “Crivella não foi a nenhuma igreja durante toda a campanha e tampouco exerce qualquer cargo na IURD há mais de dez anos”.

Perseguição?

De acordo com a TV Brasil, um templo da Igreja Mundial também teria sido lacrado pelos mesmos motivos da Igreja Universal. No entanto, a reportagem não informa a localização do templo, muito menos a quem pertenceria o material de campanha supostamente localizado.

Assista a partir dos 2m10s:

Assine o Canal

O pastor Silas Malafaia usou seu Twitter para informar que um templo da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) também foi vistoriado pelos fiscais do TRE, porém nenhum material de campanha foi encontrado.

“O TRE vasculhou a igreja que sou pastor, sala por sala, nada encontraram. Aqui não é comitê eleitoral, diferente do que Crivella fez com a IURD”, escreveu o pastor Silas Malafaia, que apoiou Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato eleito.

A cantora e pastora Fernanda Brum publicou no Facebook uma imagem em protesto ao fechamento dos templos da Igreja Universal do Reino de Deus e afirmou que a ação era fruto de perseguição religiosa: “15 igrejas Universal lacradas hoje! Começou a perseguição! Vão fechar as nossas também? Minha tenda estará aberta? Que absurdo! Que absurdo! Foto da Catedral em Del Castilho. A guerra eleitoral mexe com líderes, mas não toca na noiva! Não toca no povo de Deus! Vamos orar pessoal! Vamos vigiar!”, publicou a cantora, contradizendo a informação oficial da Justiça Eleitoral de que apenas dois templos foram lacrados.

O pastor Silas Malafaia usou seu Twitter para ponderar as afirmações de Fernanda Brum: “Querida Fernanda Brum, lhe admiro muito, as IURD estão fechadas não por perseguição política e sim por serem usadas como comitê eleitoral. Lamentavelmente Crivella usou as IURD como comitê, quem fechou foi o TRE. Eles também vieram na minha igreja e vasculharam, nada encontraram. A igreja que sou pastor está aberta porque depois da vistoria do TRE, nada encontraram, diferente do que aconteceu na IURD, verdadeiro comitê”.

O Tribunal Regional Eleitoral informou que os templos lacrados continuarão fechados até que a Justiça Eleitoral tome uma decisão a respeito: “A determinação da coordenadoria de fiscalização do TRE é que fique fechada até o final da eleição, mas nós não sabemos se será reaberta na segunda-feira (27). Ainda não temos como afirmar, isso será decidido”, afirmou Adriana Brandão, diretora-geral do TRE-RJ.

45 COMENTÁRIOS

  1. A organização universal é descaradamente mentirosa e afirma a um Tribunal??? Usa de meia verdade e transfere nominalmente sua responsabilidade a um irresponsável qualquer, tipo um “laranjinha”. Fernanda Brum usa a ilicititude previsível e punida a força da Lei, para fazer disto um perseguição aos cristãos, como se ela fosse uma verdadeira moradora de catacumbas, hipocrisia geral. Bem sabemos que a universal sempre usou os edifícios erguidos pelo povo, com o dinheiro do povo, para servirem de intendência e arregimentador de votos a seus apoiados e futuros despachantes, porque o que eles fazem não é para o bem público, é para o bem de uma única pessoa física, chamada E.B.M. Quantos não são os testemunhos filmados de tamanha caminhada fora da Lei, bem sabemos que são inúmeras. A direção da igreja mente, e se o “diabo” é o pai da mentira, de quem é esta direção de “igreja”??? Minha é que não é!.
    A concessão dada a universal nestes prédio deve ser caçada, pois nada tem com o seu ofício de evangelizar, que deveria ser seu único propósito, e para tal foi concedida. Quem não se lembra??!!!



    Assine o Canal
  2. JESUS ESTÁ VOLTANDO E VAI DEIXAR MUITOS PASTORES , BISPOS,APÓSTOLOS E GENERICOS DE JESUS VENDO NAVIOS.ELES VÃO FICAR OLHANDO SEUS BELOS TEMPLOS E VÃO DIZER POR QUE FIZ ISSO E AQUILO ? DE QUE VALEU EU ME MISTURAR COM O MUNDO E LEVAR MINHAS OVELHAS TAMBÉM?DE QUE VALEUI AMBICONAR AS COISAS DESSE MUNDO E ME AJUNTAR COM ÍMPIOS QUE NÃO RESPEITAM AS LÉIS DE DEUS.FIQUE CERTOS ! ESTÁ PERTO DISSO ACONTECER,NÃO É UMA HISTÓRIA,UMA LENDA,É FATO REAL A APROXIMAÇÃO DE JESUS PARA VIR BUSCAR APENAS OS HUMILDES DE CORAÇÃO .

  3. Bom, a notícia é bem grande e traz diversas informações então vou comentar pontuando em partes.

    1- sobre o fechamento de filiais da iurd e mundial, o TRE agiu muito bem em fiscalizar e verificar que as denuncias procediam (certamente isso foi motivado por denuncia), e essas organizações que não obedecem a lei (dando péssimo testemunho) devem mesmo ser fechadas, já que não estão atuando como denominações e sim como comitês eleitorais.

    2- Quanto a denominação de malafaia também ser vistoriada e nada de irregular encontrado, parabéns a silas malafaia, pois apesar de apoiar o pezão não permitiu que o templo sob sua direção fosse transformado em comitê eleitoral. Temos que saber separar as coisas… a césar o que é de césar e a Deus o que é de Deus.

    3- sobre a fala da cantora e “pastora” fernanda brum, somente a lamentar… apenas o fato de se intitular “pastora” já a desqualifica como alguém a ser levada a sério, pois biblicamente não há o ministério pastoral feminino. E ela dizer que o fechamento desses comitês eleitorais travestidos de templos religiosos é perseguição religiosa é total falta de desconhecimento de lei eleitoral ou ela deve achar que templos religiosos estão acima das leis dos homens… pra quem acha que é pastora, essa hipótese é bem provável… e ainda soa mais estranho ela defendendo a iurd, cujo lider disse que 99% dos cantores gospel são endemoniados, ela como cantora deveria ter se lembrado disso, realmente lamentável… é esse tipo de gente aí que anda “louvando ao Senhor” e cobrando caro pra cantar no templos… tem uns aí que cobram R$ 10 mil, não sei se é o caso dela…

    • STARDUST

      tu tem toda a razão nessa questão da pastoral feminina. Isso começou a valer de alguns anos para cá, desde quando os pastores foram cooptados pela maçonaria. Foram os maçons que ensinaram à estes crápulas a ordenar mulheres, e particularmente suas esposas, como pastoras. Primeiro: Se a mulher não tem autoridade sobre o marído, vai ter sobre o marido da outra? Porque Deus sujeitou os desejos das mulheres para seus maridos. Segundo ponto é que todo pastor por regra tem salario. Dessa forma a esposa, agora tbm pastora, exerce o mesmo direito. E quando pastores ordenam seus filhos pastores? tudo isso tem um nome apenas : nepotismo. O dificil de aturar, é quando os obreiros, evangelistas, presbiteros e diáconos, tem de dar duro lá fora para sustentar essa cambada. Pois os pastores tem direitos, mas aqueles que trabalam na obra, ganham um tapinha nas costas e um sonoro: ” Que o Senhor te abençõe.” Vou te falar meu irmão: A influência maçom dentro da igreja, tem transformado esta em um covil de lobos. E o lobo velho para não perder os dízimos silencia ante o pecado. que Deus nos ajude e nos guarde pois cada vez menos as pessoas querem saber de Jesus, pois este tem sido associado aos ratos do templo.

    • meu amigo Deus constituiu a Fernanda Brum como Pastora quem e vc…. pra ir contra Deus.. Vai ora… cuidado com o que vcs falam.ela é uma ungida do Senhor… DEUS ESCOLHER JOVENS, CRIANÇAS, VELHOS,INDEPENDENTE DO SEXO E FAZ… E FAZ AUTORIDADE… ELA É UMA ESCOLHIDA E NÃO TE PREOCUPES POIS CADA UM DE NÓS DAREMOS CONTA A DEUS DE SIM MESMA… VAI ORA

  4. numa iurd, ápos o culto da manhã
    serviram café com bolo

    sabem porque???
    para um bate papo
    a fim de ensinar aos iurdianos
    como digitar o número 10 do crivella kkk
    camuflagem geral kkkk

          • tudo que é lugar não só naqueles que levantam poeira.

            eis aqui a musica que fizeram para vc.
            A minha sorte grande,
            Foi você cair do céu,
            Minha paixão verdadeira.
            Viver a emoção,
            Ganhar teu coração,
            Pra ser feliz a vida inteira…

            É lindo o teu sorriso,
            O brilho dos teus olhos,
            Meu anjo querubim.
            Doce dos teus beijos,
            Calor dos teus braços,
            Perfume de jasmim…

            Chegou no meu espaço,
            Mandando no pedaço,
            Com o amor que não é brincadeira.

            Pegou me deu um laço,
            Dançou bem no compasso,
            De prazer levantou poeira.
            Poeira
            Poeira
            Poeira
            Levantou poeira!
            Poeira
            Poeira
            Poeira
            Levantou poeira!

      • o mundo é livre amigo, podemos comentar em qualquer lugar
        vc não vai xingar os gays em todas as materias sobre o assunto ???
        temos os mesmos direitos
        liberdade de expressão para TODOS, ok ??

        • DENNIS
          Diga isto aos sites gay ateus, postamos e ficamos em moderação e depois some, então liberdade só meio onde deus está como aqui, então fica de boa.

  5. AS VEZES TENHO VERGONHA DE SER CRISTA,POR VER LIDERES E MEMBROS SE DEGLADIANDO,COMO SE FOSSEM FILHOS CAO.POR CAUSA DISSO TENHO Q VER OMAL VENCENDO.Q NOJO!

    • Nunca você deve se envergonhar de ser Cristã e sim “Evangélica”. Por que Cristão é seguidor de Jesus e “evangélico” é seguidor de uma religião. Evangélico deveria ser aquele que segue as palavras de Jesus (EVANGELHO) como diz as Escrituras Sagradas. E não rotular “evangélico” como seguidor de uma religião como a sociedade diz. Por isso eu digo, tenho orgulho de ser Cristão, e não “evangélico” pois sigo os exemplos de Cristo somente e não da religião titulada “evangélica”. Seguir exemplo da religião é comprar ingresso para o inferno.

  6. Já é hora de conhecer a verdade,segundo revelação de Deus,os lideres religiosos estão se desviando da verdade,por isso a Igreja de Jesus já foi fudada e está na terra,vai entrar e dar ensinamentos direto do trono do Senhor dentro dos templos já existentes,assim como fez com os verdadeiros Profetas e Discipulos do Passado,toda a humanidade está corrompida.Deus está fazendo a sua colheita;

  7. São profissionais da enrolação e cínicos. Fazem campanha para MC, o material é encontrado dentro do templo…E negam que tenham alguma coisa ver. Os responsáveis deveriam está presos. Hipócritas! Mateus 23:27,28,33

  8. Vejam só que coisa: não é a própria igreja que, partindo da iniciativa de seus líderes, se reforma voltando para a pureza do Evangelho que não admite amálgama entre política e religião; é o próprio estado que, através de um órgão público que age no estrito cumprimento da lei, dá a senha para essa reforma. Evangélicos, entendam uma coisa: igreja não é partido político e púlpito não é palanque eleitoral!

  9. vcs q falam tão mal da iurd é pq não conhecem,pois eu sou membro da iurd e já falei muito mal também. Mas o lugar que me acolheu quando eu passei pelo pior momento da minha vida foi a iurd,os obreiros e pastores abraçaram a minha causa e me ajudaram como se eu fosse da família deles e hoje apesar de estar apenas 1 ano na igreja Deus mudou a minha vida, minha família é abençoada, e eu tenho certeza que a iurd é de Deus e tem ajudado muita gente a saírem do sofrimento pois é pra essas pessoas q Jesus veio. então que Deus abençoe vc que fala mal da iurd q vc possa conhecer o trabalho da iurd primeiro e depois falar. não julgue só Deus pode jugar

    • Me diz uma coisa, se esse jesus quer tirar pessoas do sofrimento, porque muitos evangélicos sofrem? porque só da sua igreja não sofre? não existem um caso de pessoa que tenha pegado doença ou ido a um hospital, estando dentro de sua igreja?

      Daqui a pouco vão achar que vocês foram trocados por extraterrestres, porque sob a condição humana, você vai sofrer até o dia do último suspiro. Jesus diz “pega tua cruz e me siga”, o que é isso? Ele soltou palavras a toa? “cruz”?

      Julgo com fatos, até porque num prostíbulo podem te tratar tão bem como um objeto sexual e você se sentiria como se estivesse num paraíso muçulmano, sem problemas e só no gozo.

      • Jesus disse que no mundo tereis aflições e também disse que a chuva (simbolo de coisas boas) e o sol (simbolo do sofrimento) cai para todos maus e bons. No mundo em que vivemos passaremos os piores problemas possíveis devido ao pecado que reina no ser humano, mas jesus Ele promete curar de todos os males. A placa ser evangélico não resolve o problema de ninguém o que resolve é a fé praticada e não teórica, a fé que funciona que as vezes falta em muitos religiosos. Eu por exemplo tenho problemas e já passei por vários sofrimentos mas aprendi a confiar em Deus irrestritamente, por isso alcanço várias vitórias, não por meus méritos mas pelos méritos de Cristo. Basta apenas crer de fato e verdade que isso falta em muitos religiosos.

DEIXE UMA RESPOSTA