O GMUH 2023 se encerrou recentemente, e na esteira das pregações feitas no evento, usuários das redes sociais resgataram um trecho da última mensagem do pastor Silas Malafaia nos Gideões, antes de romper suas relações com a CGADB.
À época, Malafaia era o vice-presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e meses depois renunciaria à função, desligando-se também da entidade. Hoje, a Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) não é parte da convenção.
Na pregação em Camboriú (SC), o pastor expôs sua insatisfação com a postura leniente de seus colegas de ministério com pessoas que se comportam de maneira que contradiz as Escrituras:
“Eu vou dizer uma coisa que está acontecendo no nosso meio, nesse reino. Você prestou atenção no que Jesus falou? Muitos dirão ‘nós operamos maravilhas’. Sabe o que é operação de maravilha? É acima de cura divina. Operação de maravilhas é o cara não ter um olho e nascer um olho. Operação de maravilha é faltar parte de um braço e nascer. É algo espantoso e extraordinário”, introduz.
A valorização do sobrenatural, segundo Malafaia, permitiu que pessoas se aproveitassem de seus talentos para desviar as atenções de suas falhas morais: “No movimento pentecostal, se alguém opera maravilhas, se alguém profetiza, pode ser safado, mau caráter, pilantra, ludibriador, que não tem problema. Afinal de contas, ele profetiza! Afinal de contas, ele expulsa demônios. Que reino é esse? Sabe o que está acontecendo no Reino de Deus? Estamos trocando caráter por talento”.
“Canta bonito? Faz o fogo cair? Prega e movimenta multidão? Pode ter a vida que quiser. Isso não é o reino de Deus não, gente. Estão brincado de Igreja e de Reino. ‘Ah, esse irmão aí não tem muito fogo, qualquer bobagem que fizer, mete o pé nele e bota para fora; mas esse irmão, não! Olha, quando ele profetiza, olha é ba-ta-ta; ele é vaso hein?’. Ele é vaso? Não tenho nada com isso. Eu tenho é com essa lei aqui”, diz, exibindo a Bíblia.
“O norte da Igreja é essa lei! Escute minha gente: não é o que diz – abstrato – é o que faz – concreto, real. Reino de Deus não é abstração. Reino de Deus não é falácia! Reino de Deus são atos! Você pode rodopiar, pode falar língua estranha, se tu anda passando cheque sem fundo, comprando e não pagando, tu vai para o inferno”, frisa o pastor.
Ao final do trecho que viralizou, o pastor cita um alerta que recebeu dos próprios irmãos na fé: “Sabe o que disseram para mim quando eu cheguei aqui, quando meu pessoal montou o estande lá fora? ‘Avisa o pastor Malafaia que só deve vender em dinheiro ou cartão de crédito. Não vende com cheque não que ele está frito’”.
“Eu vou em igrejas tradicionais, que não têm o ‘fogo’ que dizemos que temos, que não têm o ‘poder’ que dizemos que temos, vendo tudo com cheque pré-datado e não volta um! O povo do fogo, do poder, da unção… e a vida dele?”, questiona. Assista: