Igreja Universal processa centros de tarô por “concorrência desleal” e perde ação na Justiça

18

A Igreja Universal do Reino de Deus em Portugal moveu um processo na Justiça daquele país contra o “uso ilegal da marca”, mas não obteve sucesso.

O imbróglio gira em torno da “marca” da igreja, que a Universal alega vir sendo usada de maneira “desleal” por estabelecimentos que atuam em centros comerciais de três cidades diferentes.

Nesses estabelecimentos, os “centros de ajuda” oferecem “consultas”, “tratamentos”, “produtos esotéricos”, jogos de “sorte” e “tarô”. Para os líderes da denominação no país, trata-se de “concorrência desleal”.

De acordo com informações do jornal Press Reader, a Universal, no entanto, não conseguiu da Justiça uma decisão favorável até agora. Em uma queixa-crime feita no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Ministério Público do Porto, a Universal acusou os estabelecimentos “Ajuda Espiritual Consultas Espirituais Tarot” e “Sorte – Centro de Ajuda Espiritual – Consultas com Charuto e Tarot”, de usar a tipografia e marcas quase semelhantes às suas.


Para a igreja, os serviços anunciados pelos estabelecimentos, como consultas, tratamentos e produtos esotéricos, sempre com a finalidade de ajudar no “bem-estar da pessoa”, podem induzir o público facilmente ao erro e a confundir com algo ligado à denominação.

Além disso, a igreja fundada pelo bispo Edir Macedo afirma que o uso da expressão “centro de ajuda espiritual” permite invocações não autorizadas feitas com o fim de se beneficiar da reputação da sua marca.

O DIAP do Porto arquivou o caso, mesmo com a identificação dos responsáveis pelos estabelecimentos denunciados. O juiz de instrução criminal do Porto negou o provimento por considerar que a Universal não pode considerar-se ofendida para efeitos do crime de uso ilegal de marca e por concorrência desleal.

“Alegando a assistente que os seus serviços de ajuda espiritual têm natureza espiritual e não económica, não pode a mesma ser considerada ofendida por não ser titular de interesses económicos que o legislador quis proteger com a aludida incriminação”, sentenciou o juiz, arquivando o caso.

18 COMENTÁRIOS

    • A IURD, sentindo-se prejudicada com a concorrência, rsrrss…
      A turma do MAMONCEDO acha que só eles podem enganar o povo com seus golpes, a IURD esta perdendo terreno para os macumbeiros, kkkkkkk…
      Desconfio que os obreiros da IURD, não estão trocando o anjo no prazo certo, isso deve ser a causa dessa derrota no território “portuga”, rsrsr…
      É impressão minha, ou, o cesarr171, sumiu do site?
      Acho que ele também estava andando com algum anjo com data de validade vencida.
      Ou será que caiu em uma das fogueiras santas? kkkkkk…

  1. Essas igrejas um sei não, e cada pataquara que elas inventam, sinceramente isso e uma vergonha, eu em, por estas e outras que fico com a minha, com todas as dificuldades estamos bem mais proximos do correto,

    • vc e essa sua boca porca!

      quem é vc para falar mal de outra igreja?

      eu sei quem vc é. vc é filho do diabo, só vem a este site para destilar seu veneno contra outras igrejas.

      se diz pastor, mas é servo de satanás, pois teima em criticar a obra santa de Deus!

  2. Uso ilegal da marca.Desculpem eu nao consigo comentar.Os concorrentes, estao usando as estrategias da igreja,e isto?Mas pode ser que a dita igreja, tenha buscado as mesmas estrategias em lugares tenebrosos.De quem e a patente?

    • Servo,
      Concordo com vc, a ideia é bem por aí mesmo!
      No caso da IURD, não é novidade, exemplos não faltam, como: encosto, sessão do descarrego e outras expressões e vestimentas, como o branco, nesses dias.
      Como dizia o Chacrinha, “Na televisão, nada se cria, tudo se copia” . Nesse caso, podemos mudar para, “Na religião, nada se cria, tudo se copia”

  3. Acho que a equipe do site, postou uma matéria de tal natureza, com objetivo do lhes render comentários.
    Onde que uma igreja poderia colocar alguém na justiça, digo: outra igreja, centro espírita, cetro de macumba, ou outra qualquer crendice, por concorrência desleal? Me parece no mínimo se fazendo de vítima.

    • Se colocarmos os dois na balança veremos que o peso é o mesmo.Amigos de jesus só quem prega a Bíblica de gênesis a apocalipse sem interesse de extorquir terceiros. Vamos anunciar para todas as classes que Jesus está voltando, inclusive para os universais.

  4. É uma atrás da outra. Todo dia cai a máscara dos vendilhões da fé. O ladrão anunciado em João 10 pelo verdadeiro messias. O mercenário ou assalariado em algumas versões. Em ISAÍAS os falsos pastores são chamados CÃES GULOSOS, etc, etc.
    Quem não lê as escrituras, continua cego, pastando na mão destes doutores da lei hipócritas.

  5. Gente Recentemente DEUS abriu meus olhos ., sai da universal , mas so depois de fica completamente destruído . Depois de eu e minha esposa ter dado tudo o que tinhamos e ficarmos pior que estavamos . começamos a brigar bastante e em uma orientação Espiritual um pastor disse que tinhamos que nos se separar e que minha esposa tinha que se casa com um outro pastor .Já que eu tinha perdido tudo , tinha duas lojas perdi uma tinha um carro vendi e dei o valor na fogueira santa todo nosso dinheiro e até nossa aliança de ouro eles falo pra por no altar (hoje me acho um burro nem sei como fiquei tanto tempo sendo trouxa assim , foi 11 anos trabalhando so pra dar tudo eles ) todo fim de semana gastávamos eu e minha esposa cerca de 400,00 pra leva as pessoas a igreja eramos orientados que tinhamos que largar nossa familia de lado e ir pra igreja fica até 23:00 / 00:00/ 01:00 da madrugada e era nesses momentos que de maior descontração escultavamos e descobriamos as piores podridão possivel pastor falando de sexo como cachorro até obreiro com obreiro , traição em fim um inferno será que posso processar eles por ter nos usado tanto assim ., nós até chgamos a nos separar porque eles praticamente mandava em nós ., mas quando acordamos vasamos de lá e agora estamos reconstruindo nossa vida

DEIXE UMA RESPOSTA