Brasil

Universidade do DF cria curso de especialização em psicologia cristã e inicia polêmica com Conselho Federal de Psicologia

Comments (10)
  1. ""É vedado ao psicólogo induzir convicções políticas, filosoficas ou religiosas""

    regra é regra

    1. Lahat Herev disse:

      Regras se mudam! não esqueça estamos no Brasil.

    2. Então que esperem pela mudança, ao envez de infringi-las

    3. é só para ganhar dinheiro de trouxas, principalmente crentes

    4. logo vê se que tipo de gente vc é. vai contra todo principio bom para o bem estar de um ser que não é apenas físico mais também espiritual. meu caro, o homem deve saber estar bem por meio das sua três naturezas ou manifestações. tu és espirito, que habita num corpo, e tens uma alma (tessalonissens5.23), enquanto não compreender isso serás um homem limitado que Deus abençoe vc caro Paulo.

    5. Quidima Yola Queta Yola
      pessoa quer ser psicologo ou pastor???? cada um no seu quadrado.

      vou dar um exemplo.. uma pessoa procura cura da homossexualidade, passa um ano, o cara não consegue ter tesão olhando uma vagina… se mata por não conseguir.. a familia do "paciente"" processa o conselho e o psicologo por propaganda enganosa.
      por isto o conselho não abona estes "tratamentos"…que o cara funde uma igreja e tente converter, não curar uma coisa que não tem cura……..um bissexual consegue transar com uma mulher, um cara tipo clodovil, morre gay. mas não pega uma "xereca", rsrs tem alergia

    6. quem sabe se você também não é crente! porque la no seu íntimo todos necessitam de um DEUS e se crer em alguma coisa então é crente! Então não tende negar e se junte ao povo que cerer no DEUS ÚNICO

    7. religião para mim é "bengala" realmente não preciso… agora quem quer, não tenho nada contra.

    8. Lahat Herev disse:

      Paulo Agnóstico KKKKKKKKKK…Vive falando mal. e só buscar seus comentários e que fácil de verificar, quem não tem nada contra não fala mal como vc faz!!!!!! no post da universidade de Brasilia vc diz que e para ganhar dinheiro dos crentes trouxa. vai te L…! vc acha que tdo mundo e burro.

    9. Lahat Herev disse:

      Paulo Agnóstico Alias á 5 comentários acima vc dias isso, e agora vem com essa kkkkkkkkk
      " Olha o que vc escreveu: é só para ganhar dinheiro de trouxas, principalmente crente"

    10. Claro que não, conheço muitos crentes bem de vida e com grande cultura…. mas a maioria ainda fica a desejar, os pastores deveriam dar parte do dizimo para fazer escolas para o seu rebanho se aperfeiçoar, ao invés de mandarem seus filhos estudarem na europa, rrsr tendo em vista que grande parte destes crentes tem como unica leitura trechos repetidos da biblia, quase sempre o que o pastor fala.

  2. UDF.. só esta fazendo um curso caça niqueis $$$$, para pegar dinheiro de crentes desavisados.. O conselho não aceita..

    1. Lahat Herev disse:

      Católicos são Cristãos tbm e poderão fazer tbm a pós-graduação. O conselho pode até não aceitar agora, mas vai aceitar com o tempo, ainda veras.

    2. O conselho não tolera esse tipo de induzimento atoa. Devem ter um bom motivo para proibir manifestações políticas, filosoficas e religiosas

      Vou pesquisar sobre o assunto

    3. Lahat Herev disse:

      Artur Stoppelli Que imbecilidade a sua e a desses outros imbecis, o ser humano tem suas convicções, políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual, como tratar um paciente ignorando isso ou em parte, Oras, cabe ao paciente escolher o profissional segundo suas convicções seja ela Religiosa ou no seu caso de Orientação sexual, e se eu não quero se tratado por um profissional com orientação religiosa, pronto procuro outro.

    4. Eu imbecil ?

      Só repeti uma norma do conselho. Va chorar para eles e não pra min, se acha que tem capacidade intelectual p isso. ~risos~

      E controle sua lingua, seus pitis frutos da tensão pré mestrual ja estao beirando o ridículo

    5. Lahat Herev disse:

      Artur Stoppelli Não jogo no seu time! Só uso a bunda para sentar. Ah quando vcs são confrontados ai e pit, agora quando e vcs ai e liberdade de Expressão.

    6. Lahat Herev
      rsrs… talvez quando o conselho de psicologia do Irã, influenciar o mundo, isto será aceito.. não será na sua geração nem do seu filho… lamento te informar. o mundo ocidental já se afastou destes conceitos tem tempo.

    7. Lahat Herev disse:

      Levi Arcelino Braga Ah não quero crer que esse assino embaixo foi para o agente da Gaystapo (Artur), kkk depois de vc ser tão inteligente e incisivo em suas afirmações ou estou equivocado?

    8. vou dar um exemplo.. uma pessoa procura cura da homossexualidade, passa um ano, o cara não consegue ter tesão olhando uma vagina… se mata por não conseguir.. a familia do "paciente"" processa o conselho e o psicologo por propaganda enganosa.
      por isto o conselho não abona estes "tratamentos"…que o cara funde uma igreja e tente converter, não curar uma coisa que não tem cura……..um bissexual consegue transar com uma mulher, um cara tipo clodovil, morre gay. mas não pega uma "xereca", rsrs tem alergia

    9. Lahat Herev disse:

      Paulo Agnóstico Quem Falou de conselho de Psicologia do Irã? kkkkkkk

    10. o dia que o conselho do brasil for igual, aprovará este curso, rsrs.. só nos conselhos dos paises islamicos, existem curas de gays, pedofilos, assassinos, etc… lá eles matam, rsrsr. a cura é rápida

    11. bem que vcs gostariam que as nossa leis fossem feitas atraves da bíblia, assim como eles tem feito atraves do alcorão, rsrs

    12. tou brincando só matam no irã. nos outros são perseguidos e discriminados

    13. Lahat Herev disse:

      Paulo Agnóstico rsssss lá o "problema" para eles, e resolvido definitivamente! rssss

    14. Lahat Herev não jogaria no meu time nem se fosse capacitado. Poucas pessoas nascem capacitadas para entrar no time dos gênios xd

      Agora no time dos homossexuais vc estaria mais do que aceito, com esses pitis que da aqui no forum. Só acho que nem todos eles suportam tensão pré mestrual

    15. Shalom,eu queria saber o porquê esse incomodo todo diante desta questão…porque primeiro o paciente é quem escolhe o profissional.Segundo na área da psicologia os profissionais que usam técnicas de regressão,práticas que facilmente podemos identificar no esoterismo e no espiritismo e isso pode e ninguém foi caçado por isso.Terceiro se é curso de especialização ai que não cabe piti de terceiros porque para uma Universidade cogitar em oferecer especialização é por que tem respaldo para isso,e quem não respeita a opinião dos outros que se mude.

    16. Elaine Cristina
      mas a regressão não é tecnicas de vidas passadas, os psicologos não afirmam isto. são tecnicas de hipnose, os "pacientes" que relatam outras vidas, psicologos falam que é a imaginação do paciente.
      leia até o final:
      http://www.metodista.br/rronline/noticias/saude/pasta-3/hipnose-e-alternativa-no-tratamento-de-disturbios-e-doencas

    17. Tá vou ler e depois dormir já tou caindo de sono ^^ bj!

    18. Não Lahat Herev ,o assino em baixo foi pro seu comentário!

    19. Paulo Agnóstico ,GÊNIO, e isso não é espiritismo!

      QUANTA HIPOCRISIA!

    20. João Elias Martins disse:

      Paulo Agnóstico , um dia a psicologia cristã vai ser reconhecida assim como a hipnose:

      “O Conselho [de Psicologia] aceita a hipnose, desde que o psicólogo tenha feito alguma capacitação nessa área. O problema é que ainda NÃO HÁ UMA REGULAMENTAÇÃO específica para essas capacitações, como o número de horas OU O CONTEÚDO dos cursos”, comenta Garcia. “Nesse ponto, cabe ao paciente procurar um especialista com uma boa formação”.

      Muito coerente esse conselho de uma prática que se pressupõe científica!

    21. João Elias Martins disse:

      Ainda não entendi o alarde..Vai se tratar com psicologo com especialização cristã quem quiser. Isso é um direito democrático.

    22. Lahat Herev disse:

      Levi Arcelino Braga Blz,,, Brgdo!

    23. João Elias Martins
      Onde existe pisicologia cristã, estpirita, budista no mundo???
      hipnose não é religião, nem o psicologos que fazem hipnose falam de vidas passadas.
      o cara quer ser psicologo ou pastor… psicologo ou pai de santo???
      leia o texo abaixo ate o fim

      http://www.metodista.br/rronline/noticias/saude/pasta-3/hipnose-e-alternativa-no-tratamento-de-disturbios-e-doencas

    24. vou dar um exemplo.. uma pessoa procura cura da homossexualidade, uma "psicologa cristã" passa um ano, o cara não consegue ter tesão olhando uma vagina… se mata por não conseguir.. a familia do "paciente"" processa o conselho e o psicologo por propaganda enganosa.
      por isto o conselho não abona estes "tratamentos"…que o cara funde uma igreja e tente converter, não curar uma coisa que não tem cura……..um bissexual consegue transar com uma mulher, um cara tipo clodovil, morre gay. mas não pega uma "xereca", rsrs tem alergia

    25. João Elias Martins disse:

      Paulo agnostico, acho incrível a falta de capacidade de compreensão de um texto tão curto, para alguém que se diz professor.
      Hipnose não foi desenvolvida por cientistas mas sim assimilada de outras práticas. No entanto, de acordo como o texto que vc postou ela é reconhecida mesmo sem sequer possuir cursos especificos REGULAMENTADOS (uma exigência do próprio conselho, ironico não???). De acordo com o próprio texto a hipnose "pode causar alguns danos, além de expor a pessoa ao ridículo”.

      Após isso pergunto qual o empecilho de reconhecimento da psicologia cristã? Como disse antes não falta muito para isso.

    26. A hipnose cura vários de casos panico, fobias, etc….em que a biblia poderia ajudar???
      biblia é religião, hipnose não.

    27. O cara quer ser psicologo ou pastor???? cada um no seu quadrado.

    28. Vamos ter uma nova "casta" na sociedade brasileira…professores crisãos, advogados cristãos, psicologos cristãos, médicos cristãos…. como vai funcionar isto?? só atenderão a cristãos?? rsrs
      quanta besteira.. todo mundo pode ter a profissão e religião que quiser… mas "especialização" na religião???? rsrsrs

    29. João Elias Martins disse:

      ok, isso p/ vc pode ser besteira. Mas vivemos em um pais que se diz regido pela democracia.
      E como disse antes, só vai procurar um psicologo evangelico que quiser ser tratado por um psicologo evangelico…

    30. Acho que isto não tem precedentes no mundo Ocidental….como falei é complicado, um cara pode achar que vai haver a "cura" tipo da homossexualidade, passa 2 anos ele, continua não tento atração por mulher.. poderá processar a psicologa e o conselho por propaganda enganosa e charlatanismo religioso….Um pastor pode fazer esta "cura", pois esta protegido pela lei, que protege as religiãoes, e um pastor não estará cobrando por esta "cura"… caso não de certo.. é apenas questão de fé, ninguem será processado
      paz

    31. geralmente evangélicos conhecem médicos, pscologos, advogados etc, evangélios acabam indo por indicação de amigos.

    32. Com certeza ,já imaginou passar por uma sessão de hipnose (espiritismo = RELIGIÃO)?

    33. hipnose não é espiritismo nem religião.

    34. Oie cheguei ^^ Paulo não estava falando de hipnose simplesmente que aplica-se a um relaxamento e uma possível cura no subconsciente e sim da Terapia de Regressão a vidas passadas que está sim é espiritualizada até no nome e que não é de hoje que doutores em psicologia trabalha com essa técnica,então novamente eu na qualidade de cidadã livre e vivendo em um país democrático não assimilo o porquê que a TRVP não só aceita como vários psicólogos adotam essa prática como um forma eficaz de ajudar ao paciente enquanto tantos criticam a psicologia cristã como cura interior,se a maior prova é a vida de muitos que foram transformados ao chegar em uma instituição Cristã.Paulo toda teoria se cala quando vemos o que acontece na prática o homem não é somente corpo,ele é alma também espírito.

    35. Caso algum psicologo fale em vida passada, será cassado, isto são novelas na globo… quem fala em vidas passadas são os pacientes, são fenomenos da propria mente… o conselho não autoriza com esta finalidade.

    36. esqueci de postar………………………
      Fantástico, reportagem sobre Regressão de Memória. 1991 – Parte 01
      http://youtu.be/PFu2bJW7sjk

    37. Eu sei que tem pessoas que fazem, mais é proibido, não existem provas de vidas passadas, talves em 1991 o controle não fosse tanto.. com certeza o Conselho não fala que é vida passada, é um delirio da pessoa, que acaba lhe trazendo alivio… não é aceito pelo Conselho.. é uma terapia auternativa, feita por leigos…
      COPIADO DO LINK ABAIXO:

      Seria muito importante que se elucidasse a respeito da reprovação por parte do Conselho Regional de Psicologia da 6ª região sobre a utilização da TRVP nos consultórios psicológicos, por "sua prática não ser reconhecida enquanto técnica psicológica". Se, não sendo comprovada cientificamente como terapia, pode ser explorada financeiramente em consultórios particulares? Sabe-se que o Conselho Federal de Psicologia não reconhece essa técnica como terapia, tampouco a Sociedade Brasileira de Psiquatria.
      LEIA LINK:
      http://anovamente.vilabol.uol.com.br/trvp_e_o_psicodrama.htm

  3. Lahat Herev disse:

    Bem agora os poderosos e infalíveis , magnânimos donos da verdade absoluta, Ateus e membros da Gaystapo, desfilarão aqui suas mais belas e esfuziantes considerações.
    E vão começar já de inicio atacando os Evangélicos…kkk São cegados pelo ódio aos Crentes que esquecem que Católicos são Cristãos Tbm…

    1. Você esta confundindo, quem ataca são os fundamentalistas, enquanto os homossexuais mendigam uma lei no congresso por igualdade aos negros, estrangeiros, nordestinos e RELIGIOSOS, que ja possuem suas leis anti-discriminação (7.716/89)

      A prova disso é que homossexual apanha na rua, o fundamentalista não. E fazem o possível e o impossível para isso continue, com a esperança de que um dia os homossexuais acabem, penso eu. Tentativa inutil, posto que homossexuais continuaram nascendo

    2. Amanda Seixas disse:

      O problema não é com o cristianismo, é com a associação irracional de valores religiosos (de qualquer religião: budismo, candomblé, espiritismo etc) a um prática que se pressupõe científica!

    3. Tem algo que eu queria ter escrito mas a companheira Cynthia Mayara de Carvalho já escreeveu, dá uma olhada:

      "É vedado ao psicólogo induzir convicções políticas, filosóficas ou religiosas" -> Olha a que ponto chegamos na imbecilidade! É IMPOSSÍVEL qualquer psicólogo não induzir "convicções políticas, filosóficas ou religiosas", até porque a psicologia se assenta sobre várias dessas convicções e o próprio Conselho de Psicologia deste país induz a convicções deste tipo. Todo ser humano é constituído de um punhado de convicções q fazem parte dele mesmo e são impossíveis de não se manifestarem nas suas vidas públicas. Um código de ética que diz uma porcaria dessas já mostra o retardamento mental do nosso século. Não existe esse objetivismo, pura utopia, pura desconexão com a realidade. O fato é que chamam só as convicções religiosas de subjetivas para darem lugar as demais convicções sem que os burros percebam que são convicções iguais as religiosas. É o tempo da imbecilização!

    4. Amanda Seixas ,se você não leu o último comentário ,vou traduzi-lo: todo mundo tem uma religião (e isso inclui os psicólogos),até mesmo os ateus tentam provar a sua fé contrária a dos cristãos.
      Se todo ser humano tem suas convicções não tem como um psicólogo não passar isso pros seus pacientes ainda que de forma indireta!

      Agora o que vocês querem ,depois de terem falado tanto da INQUISIÇÃO ,é criarem algo muito pior que ela :
      A CENSURA A TUDO E A TODOS QUE NÃO CONCORDAREM COM SUAS IDÉIAS.

      INTOLERANTES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    5. GOSTEI ISSO É AMAIS PURA VERDADE

    6. Amanda Seixas disse:

      Levi Arcelino, o que Cynthia Mayara falou não faz o menor sentido. Justamente porque seres humanos são um conjunto de convicções, ideologias, crenças e etc é que existe o impedimento de que a gente use estes valores pra direcionar o trabalho! Justamente porque há décadas os psicólogos sabem que seu olhar não está isento das suas próprias convicções é que o conselho precisa regular pra que isso não DIRECIONE ou DETERMINE o trabalho.
      Me usando como exemplo fictício: sou atéia e tenho um paciente que se sente muito calmo e muito tranqüilo depois de rezar. Eu vou dizer a ele pra trocar o "rezar" por outra atividade?? Claro que não! Eu vou justamente perguntar porque ele não tem rezado quando fica ansioso (se fosse o caso) já que é uma estratégia que funciona pra ele.
      Isso é ÉTICA! Observar e entender as crenças, convicções e noções de certo e errado DO SUJEITO e trabalhar com ele estas noções, NÃO COM AS MINHAS.
      Meu papel de psicóloga não é questionar a existência de deus, ou dizer pro paciente que ao rezar ele se acalma porque libera endorfinas e não porque existe um deus acalmando ele. Esta é a MINHA convicção e não tem utilidade NENHUMA na prática do meu trabalho, além de ser danoso e imoral me valer do meu lugar de psicóloga pra impor esta visão pro paciente.
      Os psicólogos sabem o "poder" que eles acabam tendo. Não poder mágico de "mudar o que a pessoa pensa", mas um poder criado pela confiança que o sujeito deposita em você quando te procura. E ele foi ali atrás da sua formação profissional! Da sua formação técnico-científica. Ele tem outros lugares pra ir em busca de formação religiosa.
      Conheço dezenas de psicólogos cristãos e teístas em geral e TODOS passam pela mesma vergonha que eu passo porque eles são ÉTICOS.
      Eles oram, pregam, estudam a bíblia (ou o livro sagrado correspondente da religião de cada um) no dia a dia, mas não utilizam esta ideologia religiosa no seu trabalho.
      Simples assim. Respeito + ética.
      E este REALMENTE é o meu último comentário porque não gosto de discutir com quem finge que não entende (ou não consegue entender) o que eu digo, e coloca a discussão em níveis infantis de agressividade, perdendo a oportunidade de apresentar argumentos claros e educados.
      Chega a ser irônico ser chamada de "intolerante" por alguém que escreve o tipo de coisa que você escreveu.

    7. Marcelo Jobski de Paula disse:

      Amanda Seixas Não tem como separar a moral, e as ações bem como forma de ser expressar ou tratar deixando o seu Espirito de lado. Por mais que você baboseie, isto é irrefutável, ou deixa seus cursos de lado, ou deixa sua fé de lado, nem falo de religião, falo a Fé liga a esta religião.

    8. Marcelo Jobski de Paula disse:

      "Conheço dezenas de psicólogos cristãos e teístas em geral e TODOS passam pela mesma vergonha que eu passo porque eles são ÉTICOS. "

      Antes do trabalho rezar, não é para se envergonhar, rezar antes de prova ou estudar também, não é, estender as mãos na rua, ou até mesmo ajoelhar-se também não é, começa a ser problema se fora para aparecer outro se for por vergonha

    9. Que escolha outra profissão

    10. Marcelo Jobski de Paula disse:

      "o que eu digo, e coloca a discussão em níveis infantis de agressividade, perdendo a oportunidade de apresentar argumentos claros e educados. "

      Não precisa, porque ase acredita na sua religião, nenhuma explicação vai ser necessária, o cristão pode ser psicologo porque sua religião se adequada perfeitamente, se não se adequada ou não pode criar uma ramificação, então esta religião não é verdadeira, ou existe sim uma força de vontade que não se exista uma forma de psicologia separada das outras formas de tratamento, ou seja, só pode o cristão DE VERDADE, que REALMENTE tem fé, ou ser ignorante, ou ser ÉTICO, e criar outra, ou usar coisas que pela moral e cultura cristã se desenvolveu muitas racionalizações e estudos importantes, já que não pode misturar cristianismo com psicologia que é antagônico com a ética, piada ¬¬

    11. Amanda Seixas ,mas uma vez você vociferou INTOLERÂCIA !Até escreveu muito mas não demostrou respeito.Porque vocês não lutam contra a regressão psicológica ,hipnose e outras práticas relacionadas ao esoterismo e ao espiritismo que são usadas por psicologos e até aceitas pelo conselho !

    12. Marcelo Jobski de Paula disse:

      Artur Stoppelli
      "Que escolha outra profissão"

      Não, muito obrigado, eu não vou ceder ao preconceito que o cristão deve viver na ignorância e só pode evoluir intelectualmente se ele tiver uma mentalidade anticristã.

    13. Marcelo Jobski de Paula disse:

      Levi Arcelino Braga Uma coisa engraçada que esta gente fica falando que acredita, mas no final não acreditam que Deus, sabe de tudo, e que Ele pode desconstruir a falsa ciência.

      "A verdadeira ciência descobre Deus a espera atras de cada porta, cheguei a uma conclusão, a minha fé é totalmente racionada, busca Deus no raciocínio lógico." Pio XII

      "A voz de Deus nos diz constantemente: uma falsa ciência faz um homem ateu, mas uma verdadeira ciência leva o homem a Deus." Voltaire

    14. Amanda Seixas, se oq eu falei, pra vc não faz o menor sentido, sugiro que começe a estudar como gente grande. Qualquer lei q diga para não sermos conduzidos por nossas convicções, sejam elas filosóficas, religiosas ou tudo o mais, é um embuste. Essa lei está fora da realidade. Oq as pessoas podem fazer é TENTAR serem imparciais, apesar de sabermos que isso não existe, mas a ética é tentar.

      "Justamente porque há décadas os psicólogos sabem que seu olhar não está isento das suas próprias convicções é que o conselho precisa regular pra que isso não DIRECIONE ou DETERMINE o trabalho".

      Ahhh sim, entendi. Os psicólogos não são insentos então precisam de um Conselho, formado por seres humanos que também não são insentos para regular a sua profissão. Ah tá.

      Só pra vc ver como o seu Conselho não é "insento":

      http://www.midiasemmascara.org/mediawatch/noticiasfaltantes/denuncias/12520-o-ativismo-politico-do-conselho-federal-de-psicologia.html

      Outra coisa: Psicologia não é ciência no sentido de Karl Popper, apenas as ciências naturais são ciência no sentido mais famoso da palavra (aquele sentido que dá muita autoridade a palavra). Vejo você desfazendo do que chamou "irracionalidade" das religiões perto da "científica" psicologia, pois saiba, que para a maior parte dos cientistas, a psicologia não passa de pseudociência. E não, ela não é ciência no sentido popperiano da palavra. Por isso mesmo é utilizado muito do que se vê dentro das religiões também dentro da psicologia. A maior parte da psicologia não passa pelos métodos científicos. Isso é um problema? Só pros cientificistas q consideram a ciência como verdade primeira e última. Pra mim, por exemplo, a religião e a filosofia estão em nível bem mais elevado do que a ciência.

    15. Marcelo Jobski de Paula disse:

      Efésios 4:14-15, 17 "para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente"

      Quem disse que a Bíblia não tem conciliação com a psicologia? Ela foi feita por quem? Por animais irracionais? Por máquinas? Não, foi por pessoas com sabedoria

      “Os cientificistas desprezam qualquer processo de inquérito não fundado pela experiência; a matemática só é admitida por eles pois é uma ciência que lida com as ideias, não com fatos, e leva a conclusões hipotéticas e não reais; a “metafísica” só é usada como sinônimo de censura; eles admitem a ética apenas na condição de que ela abandona a consciência como seu fundamento cientifico, e baseia-se na utilidade concreta mas com relação a teologia, eles não podem lidar com ela, não podem dominá-la e, assim, simplesmente a banem e a ignoram.” John Henry Newman

  4. Que merda está se tornando a sucata do ensino superior… em terreno baldio os maus intencionados jogam lixo!!! Que lástima… Vergonha alheia UDF… degradante…

    1. só degrada depois de chegar a tal de psicologia cristã? ou chamas ao lixo a intituição por estar a implementar tal curso? pensse.

    2. VOCÊ SABIA QUE NEM VOCÊ SABE O QUE TA DIZENDO?

    3. Olha a que ponto chegamos na imbecilidade! É IMPOSSÍVEL qualquer psicólogo não induzir "convicções políticas, filosóficas ou religiosas", até porque a psicologia se assenta sobre várias dessas convicções e o próprio Conselho de Psicologia deste país induz a convicções deste tipo. Todo ser humano é constituído de um punhado de convicções q fazem parte dele mesmo e são impossíveis de não se manifestarem nas suas vidas públicas. Um código de ética que diz uma porcaria dessas já mostra o retardamento mental do nosso século. Não existe esse objetivismo, pura utopia, pura desconexão com a realidade. O fato é que chamam só as convicções religiosas de subjetivas para darem lugar as demais convicções sem que os burros percebam que são convicções iguais as religiosas. É o tempo da imbecilização!

  5. Marconi disse:

    Se mantiver a decisão de pé então podemos considerar o Centro Universitário do Distrito Federal como um modelo a ser seguido.

    O Conselho Federal de Psicologia demonstrou ser totalmente parcial no caso da psicóloga Marisa Lobo e os ativistas gays pegaram carona e juntos promoveram grande perseguição à Marisa. Tá na hora da sociedade reagir e não se submeter mais a nenhum tipo de ditadura nesse país!

    A postura de Marisa foi exemplar e espero que o Centro Universitário do Distrito Federal sustente sua decisão até o fim!

  6. Leon Balloni disse:

    que beleza assim matamos a liberdade do individuo e plantamos de vez a verdade dogmática infalível e larat herev eu não odeio crentes católicos etc , não generalize , eu não concordo com posturas tomadas que se veem no direito de usurpar a liberdade do individuo e dessa forma manipula-lo , dizendo sem argumentos ou visões já desaprovadas o que ele deve seguir ou fazer. enfim sua verdade não é absoluta , ela pode estar errada .

    1. Lahat Herev disse:

      Mto bom, e quem garante que a sua verdade é a correta e absoluta, e a minha liberdade e de quem pensa como eu como fica? a sua forma de liberdade e mais digna ou melhor que a minha? relativo meu caro, o ser humano tem suas convicções intrínseca e inerentes a ele próprio . Ah e outra coisa quem esta usurpando liberdade de quem? vc com seu pensamento sim, quer cercear o direito de um profissional de optar ou não de se especializar na areá de sua preferencia. Vc Tentou ser filosófico dando um tom de intelectualidade mas sua retorica e meio que confusa; " usurpar liberdade" de quem do paciente? sim e a liberdade de escolha do paciente em se tratar com profissional segundo suas convicções, não esta sendo usurpada? relativo ou não?.

    2. Leon Balloni disse:

      Não disse que minha verdade é absoluta , admito ela pode muito bem estar errada , não estou te impedindo de falar ou de dizer o que pensa , estou falando aquilo que acredito com argumentos e provas e dessa forma tentando chegar a uma conclusão que não beneficie somente o profissional mas também o paciente , no momento que você prega algo ainda mais que trabalha com o inconsciente não séria uma forma de manipular ? , não proíbo ninguém de se especializar em algo , mas existem regras que devem ser seguidas , como espera juntar fatos provados cientificamente com dogmas religiosos, por ex : para explicar o assassinato da esposa para um marido ?. não aceito que se use um termo para justificar preconceitos , ainda mais preconceitos contra um direito da pessoa e privado , ex : o de ser Homossexual . Quando digo de "usurpar a liberdade" me refiro a lavagem cerebral que se faz em crianças que se tornam adultos que não escolheram realmente o que acreditam e sim seguem uma tradição , não significando que essa tradição seja benéfica ,se pensando em weber .

    3. Leon Balloni estou de acordo com vc meu chapa, estagente sem Jesus é mesmo assim. Eles não sabem o que se esconde por detras de uma pregação, e qais seus beneficios para o homem atormentado por todos males que nem sabe como vieram para em seu corpo, mente e alma. Mais a palavra que presculta inclusive o coração de Deus tem o poder de remover e fazer te ver o que o seu homem natural não vê e não compreende. seja tu uma benção.

    4. O QUE NA REALIDADE O EU NÃO CONCORDO É QUE A VERDADE ESTÁ LA FORA E QUE MUITOS COM MEDO DE USA-LA OU SEGUILA SÓ POR ESTÁ APEGADO AS COISAS SECULARES TEM MEDO… MAS A REALIDADE É DURA E CRUA POR ISSO É QUE O MEDO QUE MUITOS TEM DOS CRISTÃO É QUE ELES CONHECEM A VERDADE. E OS MENTIROSOS SEMPRE TEMERAM A VERDADE. UM DIA ALGUÉM DISSE: EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA… TA LIGADO AGORA

    5. Apenas uma pergunta para o neo intelecto Leon: O conhecimento é intrínsico ou extrínsico ou melhor para vc entender melhor é interior ou exterior ao indivíduo? Responda se souber e complique se puder!

  7. "É vedado ao psicólogo induzir convicções políticas, filosóficas ou religiosas" -> Olha a que ponto chegamos na imbecilidade! É IMPOSSÍVEL qualquer psicólogo não induzir "convicções políticas, filosóficas ou religiosas", até porque a psicologia se assenta sobre várias dessas convicções e o próprio Conselho de Psicologia deste país induz a convicções deste tipo. Todo ser humano é constituído de um punhado de convicções q fazem parte dele mesmo e são impossíveis de não se manifestarem nas suas vidas públicas. Um código de ética que diz uma porcaria dessas já mostra o retardamento mental do nosso século. Não existe esse objetivismo, pura utopia, pura desconexão com a realidade. O fato é que chamam só as convicções religiosas de subjetivas para darem lugar as demais convicções sem que os burros percebam que são convicções iguais as religiosas. É o tempo da imbecilização!

  8. Só pra refrescar: tirando o preconceito, é só analisar as passagens bíblicas , possuem psicologia pura! Jesus verdadeiramente foi um mestre nas questões sobre a alma humana, independente que se creia ou não na sua Deidade!

    1. que DEus abençoe vc irmã. porque muitos não vêm esta natureza de Cristo. pensão que ciência veio a ser sem Deus. esquecendo se que ELE é a origem.

    2. É verdade!concordo plenamente com você….

    3. Fabio Barbosa disse:

      É bem típico de quem não tem opnião própria e se esconde atrás das escrituras da bíblia para responder tudo aquilo em que não se tem respostas racionais. Estamos vivendo o retrocesso à idade média. Agora concerteza vão dizer que eu bestou possuido por um ser "maligno".

    4. Jairo Luis Jairo disse:

      JESUS não foi nada porque não existe uma linha de texto que possa ser atribuída a Jesus.

    5. Eddie Batista disse:

      Christiane Jordão Almeida, e por falar em passagens bílblicas, temos 1 Tessalonicenses 5; 23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
      E aí eu te pergunto qual a parte da ciência está apta para tratar o espíritio ? Sim porque somos tri partidos porque somos a imagem e semelhança de Deus, e Deus é triuno Pai Filho e Espírito Santo. Aí como somos a sua imagem e semelhança somos Espírito Alma e Corpo os psicólogos seculares até tentam sarar a alma , quando não mais conseguem encaminham o paciente para um psiquiatra que entra com medicações e aí babau paciente …Acho de suma importância curso de especialização em psicologia cristã , pois será tratado espírito e alma , quem tem competência para tal é somente quem crê no médico dos médicos , e também crê que não se pode tratar alma sem tratar também o espírito, um é conexional com o outro e inexistem separados.

    6. Mykola Szoma disse:

      Amigo! Devemos apoiá-la não porque é irmão, mas porque tem o direito de externar as suas idéias e a colaborar no avanço das Ciência Humanas. Defendendo-a como a sua irmão na fé, está se colocando na posição unulateral e preconceituosa — ao lado dos que pretendem cercear as suas idéia! Acorde e comece raciocinar como umverdadeiro cidadão.

    7. Mykola Szoma disse:

      Fabio Barbosa
      Você é do tipo que nem conhece o que é Psicologia e nem sabe o que são as Escrituras Sagradas. Leia alguns livros a respito das duas coisas! P.S. É bom que leia, em primeiro lugar, a Constituição do Brasil. Só assim você poderá falar algo substancial e proveitoso. Escabroso? Pois é!!!

    8. Mykola Szoma disse:

      Marisa Lobo! Vai em frente! A Ciência está com você!
      E não perca a sua fé.. Não é? O resto é apenas a poeira que gruda nosso pé…

    9. Dalva Eline disse:

      Caro Fabio Barbosa, acho incrível seu posicionamento em relação as escrituras sagradas, gostaria de saber se você pode retirar do curso de Psicologia as citações de Lacan, Sigmund Freud, Jean Piaget, Lev Vygotsky, entre outros, estamos vivendo o retrocesso? Pois estudamos as opiniões desses homens… Cadê a opinião própria na Universidade quando se trata de estudo?

  9. Amanda Seixas disse:

    Eu só consigo sentir vergonha. Cheguei em um ponto que nem raiva consigo sentir mais. Só a mais pura vergonha dos "colegas", das instituições de ensino e várias vezes de ser brasileira.
    É um salto de marcha ré isso! Retrocesso em todos os sentidos. Acho que só existindo uma pós-graduação de psicologia SATANISTA pra ver se essas pessoas entendem que há uma abismo intransponível entre CIÊNCIA e religião e o quanto anti-ético é este tipo de coisa.

    1. Kkdeath Hc disse:

      TRISTE FIM. JA QUEREM IMPLANTAR DROGAS EM NOSSAS CABEÇAS.

    2. Sabrina Gomes disse:

      VERGONHA!!!

    3. Amanda Seixas disse:

      Psicologia cristã não é liberdade de expressão, é falta de ética! É descompromisso com o respeito aos pacientes/clientes. É querer impor a sua visão religiosa/ideológica de mundo a terceiros, que vão até você em busca de seu suporte TÉCNICO CIENTÍFICO!
      As pessoas procuram um psicólogo pela sua formação. Quando este psicólogo oferece um serviço que vem embasado nos valores religiosos dele, este está sendo no mínimo mau caráter e negligente. Não tem relação nenhuma com liberdade de expressão. Psicólogos fora do seu trabalho podem fazer quanta divulgação religiosa, ou anti-religiosa, desejarem.

    4. Filha ,eu não vou ficar aqui discutindo com você ! Mas você não acha que cada um deve procurar o profissional que quer pra se tratar? OU você quer impor a sua vontade aos outros?Têm que ser um terapeuta indicado por você…Santa paciência! ISSO TÁ PIOR QUE NA ÉPOCA DA DITADURA!!!!!!!!!

    5. Amanda Seixas disse:

      Também não vou discutir, especialmente porque você parece não perceber a gravidade que este tipo de coisa representa para a prática psicológica no país. As pessoas têm o direito de cultuarem o deus que elas querem, de seguir (ou não) os ensinamentos das religiões que elas escolhem etc e têm o direito de expressar isso também, fazer propaganda da sua religião, dos seus hábitos, das suas crenças e condutas, etc. O que questiono é a falta de ÉTICA da inserção desses valores na prática psicológica. Não é apenas com ideologias religiosas, mas com ideologias políticas e enfim.

    6. Amanda Seixas disse:

      E cada um deve procurar o profissional que quiser, o psicólogo é que não pode oferecer determinados serviços que se configuram como charlatanismo, procedimentos anti-éticos e/ou mentirosos, tais como a associação da psicologia com QUALQUER doutrina religiosa ou anti-religiosa.
      Eu sou atéia e nem por isso vou utilizar isto na minha prática profissional!

    7. Amanda Seixas disse:

      Detalhe: vai ser psicólogo quem quer! O nosso código de ética é muito claro. Aceita quem quer! Se quer usar seu trabalho pra propagandear religiões e ideologias, é só fazê-lo sem se apresentar como "psicólogo".

    8. Marcelo Jobski de Paula disse:

      Se não acredita que sua religião compõe tudo que existe até mesmo relações humanas, então você acredita em mentiras

    9. Sabrina Gomes Olha a que ponto chegamos na imbecilidade! É IMPOSSÍVEL qualquer psicólogo não induzir "convicções políticas, filosóficas ou religiosas", até porque a psicologia se assenta sobre várias dessas convicções e o próprio Conselho de Psicologia deste país induz a convicções deste tipo. Todo ser humano é constituído de um punhado de convicções q fazem parte dele mesmo e são impossíveis de não se manifestarem nas suas vidas públicas. Um código de ética que diz uma porcaria dessas já mostra o retardamento mental do nosso século. Não existe esse objetivismo, pura utopia, pura desconexão com a realidade. O fato é que chamam só as convicções religiosas de subjetivas para darem lugar as demais convicções sem que os burros percebam que são convicções iguais as religiosas. É o tempo da imbecilização!

    10. Kaio Andrade Olha a que ponto chegamos na imbecilidade! É IMPOSSÍVEL qualquer psicólogo não induzir "convicções políticas, filosóficas ou religiosas", até porque a psicologia se assenta sobre várias dessas convicções e o próprio Conselho de Psicologia deste país induz a convicções deste tipo. Todo ser humano é constituído de um punhado de convicções q fazem parte dele mesmo e são impossíveis de não se manifestarem nas suas vidas públicas. Um código de ética que diz uma porcaria dessas já mostra o retardamento mental do nosso século. Não existe esse objetivismo, pura utopia, pura desconexão com a realidade. O fato é que chamam só as convicções religiosas de subjetivas para darem lugar as demais convicções sem que os burros percebam que são convicções iguais as religiosas. É o tempo da imbecilização!

    11. Olha a que ponto chegamos na imbecilidade! É IMPOSSÍVEL qualquer psicólogo não induzir "convicções políticas, filosóficas ou religiosas", até porque a psicologia se assenta sobre várias dessas convicções e o próprio Conselho de Psicologia deste país induz a convicções deste tipo. Todo ser humano é constituído de um punhado de convicções q fazem parte dele mesmo e são impossíveis de não se manifestarem nas suas vidas públicas. Um código de ética que diz uma porcaria dessas já mostra o retardamento mental do nosso século. Não existe esse objetivismo, pura utopia, pura desconexão com a realidade. O fato é que chamam só as convicções religiosas de subjetivas para darem lugar as demais convicções sem que os burros percebam que são convicções iguais as religiosas. É o tempo da imbecilização!

  10. Pitagoras disse:

    Daí que vamos ter “pos-graduação” em matemática cristã. geografia cristã, ciências contábeis cristãs, e outras idiotices do gênero. A UDF está retroagindo à idade medieval. Extremamente lamentável – Só no Brasil…

    1. Lahat Herev disse:

      Esse pessoal não sabe ainda o que Fundamentalismo! o dia que eles descobrirem isso vão baixar a bola.

  11. Democracia é isso…e cada um segue seu rumo , se consulta com o especialista que quiser, se casa com quem quiser, defende a idéia que quiser…O que não se pode é cercear o direito dos outros também ter suas convicções!

  12. Quem não quiser estudar na UDF que estude em outro lugar, ora…Quem não quiser se tratar com um profissional formado lá se procure outro , mas que bobagem!

  13. Celso Dossi disse:

    Vixe, tá todo mundo querendo lucrar com o cristãos mesmo.

  14. Dilson Santos disse:

    isso é ridículo cienciae religião sãocoisasbemdiferentes, por favor que esse delíriodessainstituiçãonãotenha seguidores.

  15. claudio disse:

    Cansei de ver Psicólogos espíritas aplicando técnicas de regressão a vidas passadas como terapia e tratamento de traumas. Quando o cristão quer aplicar a psicologia da Inerrrante e Infalível Palavra de Deus tratam como coisa esquisita e inapropriada. A questão é que alguns do CFP já sabem que quando a Bíblia for de fato utlizada no trato e restauração das mazela da alma humana, a psicologia secular será um mero coadjuvante.

  16. Vamos ter uma nova "casta" na sociedade brasileira…professores crisãos, advogados cristãos, psicologos cristãos, médicos cristãos…. como vai funcionar isto?? só atenderão a cristãos?? rsrs
    quanta besteira.. todo mundo pode ter a profissão e religião que quiser… mas "especialização" na religião???? rsrsrs

  17. JOÃO disse:

    A verdade é esta mesma… Jesus voltará

  18. Pessoas que vivem no mundo sem se preocupar com a verdade são assim mesmo… Mas esquecem que só existem por que DEUS os criou… Então pára com isso de ficar descriminando o povo cristão sai da frente e deixa-os passar tranquilamente não atrapalha por que o que é teu está guardado e vai doer bastante. Se não quer seguir então não critica…Por que até mesmo pessoas como você, eu sei tembém é crente por que crente é aquele que crer… Então cala a boca e vê se não enche o saco de quem quer fazer alguma coisa em prol da humanidade. Ou refletir a Cristo é errado? Se é será que estou errado? Claro que não creio em Deus e não vai ser a escória de satanás que vai me parar. Porque comigo está o rei do Universo o criador de tudo e de todos. Então quem será contra mim? Aposto que ninguém!

  19. Que horror!! Daqui a pouco também uma louca qualquer da minha profissão, vai criar tb uma especialização em Nutrição Cristã. Aff, tem essa não, é perseguição contra as gays mesmo.

  20. Sou pastor evangélico, com graduação em Economia, em Teologia e Pós-graduado em Administração. Gostaria de fazer esse curso, pois, como pastor tenho que orientar as pessoas que têm problemas existenciais, emocionais e psicológicos. E o faço com base nos ensinos da palavra de Deus. E não conheço nenhuma instituição ou clínica que liberte mais pessoas das drogas, da prostituição, da depressão e de tantos outros problemas que agligem o ser humano. A VERDEIRA CIÊNCIA, que não é dogmatica, nem fundamentalista, convive bem com a fé. Respeito a opinião da comentarista anterior, mas não vejo propriamente um abismo entre a ciência e a religião. Ambas buscam a explicação sobre a origem, o desenvolvimento, a realidade e o destino do ser humano. Cada uma em sua área. A ciência, baseando-se em fatos pesquisados, experimentais (se possível), seguindo o método científico. A religião, ou a fé, baseando-se nos pressupostos transcendentais. Há coisas que a ciência explica muito bem. Outras, em que ela apenas especula, baseada em hipóteses. A mente humana é tão complexa, que não cabe no quadrado teórico de qualquer corrente da Psicologia. Feeud, Lacan, e outros explica, concordam, discordam e divergem em muitas coisas. A fé crê que o Autor da Mente tem sua palavra como orientadora do comportgamento humano e suas experiências alegres ou traumáticas. Faz muito bem quem souber utilizar os recursos da fé e da Psicologia. Parabéns à universidade que quer criar o Curso de Psicologia Cristã. O mundo é plural, e se fala muito em respeito às diferenças. Isso é ótimo.

    1. Jairo Luis Jairo disse:

      Há coisas que a ciência explica muito bem, MAS A RELIGIÃO NÃO EXPLICA COISA ALGUMA SOBRE NADA.

    2. Jairo Luis Jairo disse:

      A VERDADEIRA CIÊNCIA IGNORA COMPLETAMENTE A FÉ, PORQUE FÉ É O MESMO QUE NADA.

  21. Erika Gualberto Jofre disse:

    Eu apoio! Principalmente pelo MEU direito de escolha , pq só vcs podem ter opções enquanto cristãos não? Poxa tomara que vigore e que assim que o 1º colocar a placa {Fulano-Psicologia Cristã} Se não quiser ser atendido por este é só não IR, pronto acabou o drama do século 21…Agora deixem o direito de livre escolha! Já não tem p casamento Gay, Kit Gay :/…Porque escolher pagar impostos caros e os politicos mais caros do Brasil, ninguém liga néh? Em outras palavras tem coisas mais importantes para se preocupar neste País!

  22. Fabio Barbosa disse:

    Gostaria de saber quando voces vão entender que Ciência e Religião podem sim caminhar juntas em algumas questões. Vamos acabar com a ipocrisia de achar que a Religião responde todas as coisas e começar a a brir as mentes para o conhecimento advindo da ciência.

  23. Marcio disse:

    Saia do Brasil “Pitágoras” !!

  24. Everson Souza disse:

    cfp impedir nao pode, mas pode nao considera lo como especializacao, nao avalidando o certificado, diminuindo o valor do curso

  25. Roni Pauli disse:

    C F P, "A casa caíu pro ceis manos", Esse Nosso DEUS É TREMENDO!

  26. Eddie Batista disse:

    Vou citar uma passagem bílblica, temos 1 Tessalonicenses 5; 23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
    E aí eu pergunto qual a parte da ciência está apta para tratar o espíritio ? Sim porque somos tri partidos, somos a imagem e semelhança de Deus, e Deus é triuno, Pai Filho e Espírito Santo. Aí , como somos a sua imagem e semelhança somos Espírito Alma e Corpo; os psicólogos seculares até tentam sarar a alma humana , quando não mais conseguem encaminham o paciente para um psiquiatra que entra com medicações e aí babau paciente …Acho de suma importância curso de especialização em psicologia cristã , pois será tratado espírito e alma , quem tem competência para tal é somente quem crê no médico dos médicos, e conhece as funções da alma e do espírito , e também crê que não se pode tratar alma sem tratar também o espírito, esta é uma conexão que não tem como ser tratada uma parte só.Alma e espírito são conexionais.

  27. Mykola Szoma disse:

    Marisa Lobo!
    Você tem toda razão em divulgar o seu ideário. Afinal de contas, não estamos num país livre e sem preconceitos? Uma verdadeira Democracia não deve e nem pode cercear o livre pensamento de sues cidadãos! Ou será que estamos caminhando para o retrocesso dos tempos de Galileu? Os tempos em que as ciências, pretendidas por alguns, deveria ser um "conhecimento estagnado" para " usufruto pessoal" de alguns imbecis e incapazes de raciocínio mais prá frente?

    Que eu saiba, a Ciência evolui peloa evolução do pensamento e das idéiias novas que possam surgir nas mentes de pensadores sadios de mente não preconceituosa. De pessoas que querem atinigr a verdade e nada mais do que verdade. Portanto, a ciência não pode estar "parada" como uma fonte estagna da água… porque pode apodrecer e produzir mau cheiro. As Ciência evolçuem andando para a frente e não retrocedendo.

    Os falsos detentores do conhecimento, que nem eles próprios conhecem, é querem barrar o avanço do pensamento de seus concidadão!.. Nenhuma Ciência é exata e é precisa em suas afirmações e muito menos a Psicologia… Quem estudou um pouquinho só alguma coisa de Ciências Sociais sabe o que afirmei agora.

    Marisa Lobo! Estou com você. Pessoas como você é que fazem o progresso de qualquer Ciência. Esqueça os chamados Conselhos. Será que os seus Conselheiros são cientistas de verdade? Ou apenas são portadores de diplomas de papel mas, até agora não se atreveram dar-se à leitura de pelo a um livo espalhados por aí — os chamados "manuais de psicologia"?

    Pena que o Brasil tenha chegado a esse ponto. Alguns chamados cientistas querendo deter o avanço das ciência!!!

    1. Dalva Eline disse:

      Parabéns!!!! Achei incrível seu comentário. Concordo plenamente!

  28. Edison disse:

    Ahhh que legal, tomara que façam também, pós-graduação na medicina, mas tem que ser Pós-graduação para testemunhas de Jeová, ai quero ver o povo morrendo e a família processando os médicos por não realizarem doação de sangue. Aff o povo não tem mais o que inventar… falta do que fazer ou melhor “ganhar grana”.

  29. Marconi disse:

    Caro Pitagoras, me parece que vc não sabe distinguir entre um conhecimento objetivo de um subjetivo. A psique humana não é uma ciência exata e pode ser encarada sim sob a perspectiva bíblica e cristã. Afirmar que depois desse curso é possível ter pós-graduação em matemática cristã, geografia cristã, etc. é uma tolice gigantesca uma vez que são áreas do conhecimento que não depende do observador. Para escrever asneiras sem tamanho como essas que vc redigiu é porque certamente vc não sabe o que é o método científico e os seus desdobramentos. Além disso, afirmar que a UDF está retroagindo à idade medieval é porque desconhece que a ciência é o ramo do questionamento por excelência. Mesmo em ciências exatas, um pesquisador sério pode questionar qualquer conhecimento contanto que sua argumentação tenha fundamento.

    Retroagir à idade medieval é o que os ativistas gays estão fazendo: transformam a opinião em crime, classificam qualquer um como homofóbico e submetem a sociedade a um clima de guerra para promover um comportamento que é claramente um desvio. Homossexualismo é totalmente contrário à natureza pois confronta diretamente o princípio fundamental da vida: a preservação da espécie. Devo lembrá-lo que a preservação da espécie está acima do próprio indivíduo.

    Quem quiser ser homossexual que seja, mas impor à sociedade este comportamento e adotá-lo como padrão e modelo de sexualidade é um equívoco tosco.

    Portanto, esse curso de pós-graduação da UDF é uma opção e uma alternativa de conhecimento que diferentemente das práticas dos ativistas gays, não está sendo arbitrariamente imposto na sociedade, mas está sendo oferecido livremente para quem quiser.

    Parabéns à UDF pelo posicionamento. NÃO À DITADURA GAY NO BRASIL!!!

  30. everson souza disse:

    É um curso em que o titulo de especialização para o psicologo nao tera muito valor, poque nao sera valido como especialização e nem como clinico para o cfp. Fazer um curso por 3 meses em que o titulo nao tera validade para que serve ?

  31. Dalva Eline disse:

    Compartilhei a leitura deste assunto com bastante interesse, acho muito importante a Psicologia, pena que o curso será oferecido apenas a profissionais graduados em psicologia… (Se aprovado). Existem muitos e muitos psicólogos evangélicos, como também, médicos, engenheiros, pedagogos, arquitetos, advogados, juízes, enfermeiros, neurologistas, cardiologistas, psiquiatras, entre outros… E conforme o código de ética Cristã (a Bíblia Sagrada), acreditamos na integridade de nossas ações na sociedade, com certeza atuamos revestidos de fé, essa que não é palpável, porém, invisível para os Tomés da vida, maravilhosa de ser conduzida. Conforme o texto lido, "O código de ética da categoria proíbe a associação entre crença e ciência nos consultórios"… Acho incrível esse dilema criado pelo homem, como tantos outros… Qual é o homem sem crença? Ou, qual é o homem sem ciência? Qualquer estudo forma suas normas em administrá-lo, com certeza será interessante perceber, analisar e discutir a psicologia através do olhar Cristão. Querendo ou não, ninguém pode impedir o cristão de estudar Psicologia e muito menos atuar em seu consultório, que pode muito bem ser particular, e aí? Vamos ser sensatos, já estudei com professores que defendiam vários tipos de fé, ou nenhuma e sem querer ou querendo, em seus planos de aulas utilizavam filmes, músicas, e, indiretamente eu percebia como eles conduziam a mediação do conhecimento sistematizado de maneira a infiltrar seus ensinamentos, sutilmente… Através de dinâmicas de grupo, corporeidade e palavras firmes, "incontestáveis" aos olhos da "ciência", que acredito "DELES" e Eu ali, percebendo tudo, a ciência e a crença (disfarçada) atuando. Pena!!!!! Não deveria ser assim, cadê a ética?
    Quem quer ver, percebe.
    Dalva Eline – (Cristã) Pedagoga e Psicopedagoga.

  32. Alvaro Junior disse:

    Pelo que podemos entender, ao final da publicação, a entidade universitária citada deixa claro que não pretende oferecer o curso. É uma pena, pois, seria de grande proveito para todos os que ocupam ou pretendem ocupar cargos de episcopado. Afirmar que Deus e ciência são opostos é deveras uma sandice, se não loucura. Pois, Deus é o criador da ciência; e isso podemos constatar através da harmonia de tudo oque existe. Tudo matematicamente, biologicamente e engenhosamente calculado e realizado por Ele. E, como já foi citado pela jovem Chistiane, Jesus é sem dúvida (entre outras especialidades do Mestre) o maior psicólogo que andou sobre a face da terra. Não há razão para haver preconceito de uma ou de outra parte, pois o homem sem ciência ficaria de pés e mãos atados à ignorância. Outrossim, o homem sem Jesus ficaria de pés e mãos atados ao império do pecado e da morte.

    No amor de Cristo Jesus,
    Pastor Álvaro Junior.

  33. Pitagoras disse:

    Sr. Marconi, então que a UDF não use a expressão “psicologia cristã”, pois aí pode estar inerente um engodo para atrair incautos. Acho que não se pode usar a ciência para tentar impor ou propagar uma crença religiosa, isso é uma idéia antiquada e tola. – Ciência contém questionamentos, mas não creio que religião faça parte desse questionamento; – Não vejo porque V. distilar sua aversão ao homossexualismo, pois não mencionei nada a respeito, e esse assunto não me interessa nem um pouquinho. Paz

  34. Ismael Pereira de Siqueira disse:

    Nada contra a fé de ninguém, mas associar psicologia com qualquer religião é um atraso enorme. Só consigo encontrar uma palavra para descrever essa associação: bizarro, não no sentido pejorativo, porém, de estranheza. Afinal de contas, se o fato de ser cristão mudar alguma coisa na prática de qualquer psicólogo, então psicologia não é ciência, pois, estaremos colocando a prática psicológica como algo acima de qualquer fato comprovado por evidências. Eu, até hoje não vi nenhuma Associação de Medicina Cristã, Associação de Fisioterapia Cristã, Associação de Terapia Ocupacional Cristã, aí me pergunto, por que é sempre a Psicologia que embraca nessas discussões despropositadas? O Conselho Federal deve sim tomar providências e, principalmente, a ABEP. Está na hora de alguém se manifestar de maneira séria e contundente em relação a isso. Sou psicólogo, cristão, conheço razoavelmente a bíblia e ainda assim acho que os dois campos não são passíveis de uma interpelação tão próxima assim. A doutrina de Jesus não é científica ou psicológica, assim como, os conhecimentos da psicologia não pressupõem qualquer tipo de verdade revelada para existir. Então pergunto mais uma vez: qual a relação entre ambos? Por fim, ainda expresso mais uma opinião pessoal. Tenho acompanhado este debate em alguns programas evangélicos, principalmente, o do Pr. Silas Malafaia, a quem respeito, porém, dou-me ao direito de discordar sobre algumas de suas colocações em relação à Psicologia Cristã e, principalmente, em relação ao tratamento psicológico de homossexuais (sim, para mim, ambas questões possuem relação direta). No fim das contas, parece-me mais uma briga política de afirmação de fé do que, propriamente, uma discussão séria e consistente. Mais uma vez repito: Nada contra ninguém afirmar a sua fé. As Instituições religiosas são o lugar adequado para isso. Assim como a Psicologia é a instituição, onde, se afirma a identidade de psicólogo e quem possui esta formação, agrega a Psicologia na sua identidade, se é cristão, ateu, xintoísta, homossexual ou o quer que seja, é algo que deveria permanecer na esfera íntima e privada de cada um, pois, estes caracteres não possuem, ou pelo menos, não deveriam possuir relação direta com um campo de conhecimento ou uma prática clínica.

    1. Dayane Rodarte disse:

      Nossa vou mandar isso para umas pessoas que conheço e você tbm !!! rsrsr

    2. Dayane Rodarte disse:

      Nossa vou mandar isso para umas pessoas que conheço e você tbm !!! rsrsr

    3. Essa simbiose no mínimo estranha entre religião e psicologia não é de hoje… Veja a Renate em BH com a chamada "ADI" a anos neste segmento… Os livros dela são verdadeiras enxurradas de psicologia católica carismática… Nada contra a psicologia, muito menos contra o catolicismo, tão pouco pelos carismáticos… Porém… Tem que "converter" o sujeito que busca a psicologia para uma religião para só depois auxiliá-lo? Se for assim vai pra igreja logo que é mais barato que pagar psicólogo…

    4. Olha a que ponto chegamos na imbecilidade! É IMPOSSÍVEL qualquer psicólogo não induzir "convicções políticas, filosóficas ou religiosas", até porque a psicologia se assenta sobre várias dessas convicções e o próprio Conselho de Psicologia deste país induz a convicções deste tipo. Todo ser humano é constituído de um punhado de convicções q fazem parte dele mesmo e são impossíveis de não se manifestarem nas suas vidas públicas. Um código de ética que diz uma porcaria dessas já mostra o retardamento mental do nosso século. Não existe esse objetivismo, pura utopia, pura desconexão com a realidade. O fato é que chamam só as convicções religiosas de subjetivas para darem lugar as demais convicções sem que os burros percebam que são convicções iguais as religiosas. É o tempo da imbecilização!

  35. Roney Paes Pinto disse:

    No parecer enviado pela OAB a Marisa Lobo, a ação do CRP, similar a este caso, é tratada como “inconstitucional”. Em seu conteúdo, o posicionamento da OAB afirma que “A apreciação do caso em pauta invoca, necessária e previamente, a contemplação da liberdade religiosa na peculiaridade do seu conteúdo, eis que sua noção não se esgota na livre escolha, pelo indivíduo, da sua própria religião. Esta liberdade demanda uma série de elementos fundamentais, do que resulta também incluso, no seu âmago, um leque de outros direitos inerentes a este bem jurídico principal: (…) as liberdades de organização e de manifestação religiosas(..)no sentido de consolidar a expressão pessoal da fé (…) a adoção de comportamentos idôneos à aquisição do consentimento e da adesão de outros (…) e o proselitismo como uma das formas de expressão pessoal da fé, e, portanto, de integrar a essência da liberdade religiosa em sentido amplo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *