A guerra midiática entre Valdemiro Santiago e Edir Macedo teve um novo capítulo este mês, com o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus conseguindo tirar a programação da Igreja Universal do Reino de Deus de um canal de televisão de Curitiba (PR) para incluir o de sua denominação.
A disputa por espaço entre os dois líderes neopentecostais acontece há anos. Edir Macedo usou todo o poder de mídia da Record TV para veicular uma matéria com sérias acusações contra Valdemiro Santiago. Depois desse episódio, a Igreja Mundial enfrentou séria crise financeira, perdendo os espaços usados em canais para a Universal.
Agora, de acordo com informações do jornalista Thiago Prado, da coluna Radar Online, da revista Veja, “Valdemiro Santiago levou a melhor contra o seu rival Edir Macedo na disputa por espaço na TV”.
“O líder da igreja Mundial vai ocupar a partir de hoje a programação do canal 21 TV Mercosul de Curitiba, de propriedade do empresário Luis Mussi. Até então, a emissora exibia a programação da Record News e da igreja Universal, de Macedo”, informou Prado.
O imbróglio de disputa por espaço e fiéis entre os dois não passa despercebido pelos veículos de mídia seculares: “Há anos, a guerra entre as duas lideranças criou a maior rivalidade do segmento evangélico brasileiro. Valdemiro deixou a Universal no fim dos anos 90 e criou a própria denominação”, diz a matéria da Veja.
“Ao longo dos anos, abocanhou fiéis de Macedo, que reagiu. Com ofertas milionárias para donos de TV, a Universal já tirou a Mundial de várias emissoras pelo Brasil durante esta década. A vitória da Mundial em Curitiba é a primeira em muito tempo”, concluiu o jornalista.