[Vídeo] Jornalista José Luiz Datena critica pastor Lucinho por cheirar a Bíblia ao vivo no Brasil Urgente: “Apelação desgraçada”

181

A polêmica causada pela foto em que o pastor Lucinho, da Igreja Batista da Lagoinha, aparece cheirando a Bíblia, simulando consumir cocaína, chegou à televisão e foi alvo de críticas por parte do jornalista José Luiz Datena.

Datena, que apresenta o Brasil Urgente em rede nacional pela Band, classificou o pastor como “Mané” por sua atitude.

Durante a apresentação da reportagem, que contava aos telespectadores da emissora sobre o ocorrido, o pastor explicava que se a forma de transmitir a mensagem não fosse inovadora, os jovens não “comprariam” a ideia. Quando Lucinho passou a explicar que já havia feito uma Bíblia comestível, para ingeri-la durante seu sermão, o apresentador interrompeu a reportagem e pediu para que a equipe técnica tirasse do ar.

-Pode parar com esse cara falando aí. Pode tirar do ar. Esse cara tá pinel, velho… Isso é uma profanação de um livro sagrado, da palavra de Deus. Essa foto é um acinte, nem bota no ar de novo. Se o cara faz isso com o Alcorão, eles decolam o cara. Isso é uma piada! Pronto. Tem uns caras manés que não sabem o que fazer! Ah, vai… – protestou o jornalista, indignado.


A postura de reprovação à ação do pastor Lucinho, foi complementada por Datena com um segundo comentário a respeito do episódio: “Primeiro, que para fazer que as pessoas acreditem em Deus, não precisa muito não, porque Deus está na gente, no nosso coração. Agora querer apelar para esse tipo de coisa, isso é uma apelação desgraçada que não vale a pena nem mostrar de novo”, concluiu.

Confira no vídeo abaixo a apresentação da matéria e os comentários do jornalista José Luiz Datena, no Brasil Urgente da Band:

Assine o Canal

Redação Gospel+

181 COMENTÁRIOS

  1. isso pode até atrair os jovens ATRAIR mas resgatAR salvar não é dessa maneira AAAAA MEU DEUS
    ''AQUELE QUE CRÊ EM MIM ESTA SALVO MAS QUEM NAO CRER JÁ ESTAR CONDENADO'' a pessoas só vão ser atraidas pelo que ele fez de importante nao pela palavra verdadeira jesus me segura. SABE COMO PROVA O SER HUMANO VERDADEIRAMENTE '' e conhecereis a verdade e a verdade libertarão vocês'' não é em modos mas sim lendo a palavras meditando nela dia e noite como Deus falou para josue ooo josue quer derrubar as barreiras entao medite nas minhas palavras.QUERIA VER SE ATRAIRIAM AS PESSOAS NA BASE DE UM AR LIVRE AÍ VAMOS VER O AMOR DAS ALMAS POR JESUS SE ELAS NAO FOREM É SINAL QUE ELAS NAO QUEREM DEUS. POR FAVOR MEDITEM O LIVRO DE EZEQUIEL, JEREMIAS pessoas que preferiam mas as coisas desse mundo do que o propio Deus HEY DEIXE AS PESSOAS VIREM POR INTERESSE PELA PREGAÇÃO E NAO POR MODOS ESCANDALOSOS AÍ DA QUELES QUE VER O ESCANDALO

  2. Não gostei nem um pouco;só ver a foto e ouvir uns segundos o audio do video, foram suficiêntes para me desagradar;está faltando,é a presença do ESPIRITO SANTO, na vida desse pastor, isso que ele fez foi fazer alusão ao uso de cocaína, quem convence as pessoas,é o ESPIRITO SANTO, não sei oque está acontecendo com os cristãos contemporâneos;isso é a secularização do EVANGELHO,é a prática de sincretismo religioso sem limites, infelizmente vejo a cada dia, pessoas distântes de DEUS, vejo a palavra cada vez mais adulterada, contaminada,é muito triste…que Dios vos bendiga.

  3. É isso ai pastor Lucinho, tô contigo nessa, não liga pra esses idiotas da mídia que se acham ficam falando, eles não entendem o mistério, pois a Bíblia diz que a palavra de Deus é loucura para os homens, louvado seja nosso Deus!

  4. Acho que o "Pastor", se é que merece ser chamado de Pastor, deveria pensar 2 vezes e não levar ao pé da letra quando diz que precisa utilizar todos os recursos pra conquistar as pessoas a Cristo!

    Nos conquistamos verdadeiramente uma pessoa para Deus primeiramente pelo nosso testemunho como cidadão e como cristão, e infelizmente esse pastor feriu o seu testemunho por falta de sabedoria….Isso que dá, colocar uma pessoa que não é capacitada para ser pastor…

  5. então quer dizer que vale tudo. comer bilblia cheirar. oque mais?. quer dizer que agora esse pastorzinho, quer adaptar a biblia para ganhar alma, quem concorda com isso leiam o texto e contexto ("E DISSE aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!" (Lucas 17 : 1)"E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles." (Romanos 16 : 17) e ((Mateus 18 : 7) agora se vc acha que vale tudo, então pode cheirar ou jogar fora, porque para vc é apenas um livro, pois oque vale é um sem noção que esta atras de um púpto

  6. Na minha opinião, errou o pastor Lucinho. A Palavra de Deus é pra ser pregada e não cheirada. Principalmente em local tão exposto como a TV, onde pessoas como o Datena, que são usados pelo diabo para escarnecer a Palavra de Deus.
    O servo de Deus não tem que tá imitando gestos mundanos pra atrair jovens para a salvação não entendeu! O pastor Lucinho tem apenas que pregar a Palavra de Deus. Sem essa de ficar cheirando a Bíblia. Coisa de louco, gesto de viciado. Nós evangélicos, principalmente os pregadores da Palavra de Deus, não precisamos disso pra ganhar almas pro Reino dos Céus. Basta simplesmente abrir a Bíblia, ler o texto bíblico e pregar a “Palavra”. O resto, o espírito santo se encarrega de fazer. Portanto, O pastor Lucinho foi no mínimo infeliz.

  7. Distintos irmãos, graça e paz!
    Com todo o respeito aos ilustres irmãos que discordam do apresentador
    Datena, tendo em vista o mesmo ter feito comentário reprovando a atitude
    do “pastor” Lucinho, quando o mesmo cheirou a Bíblia Sagrada, talvez
    tentando evangelizar pessoas viciadas em drogas, com seu gesto, no
    entanto, infelizmente foi uma atitude por demais escandalosa.
    A nosso ver, é importante que os líderes eclesiásticos do “pastor” mencionado,
    oriente-o no tocante ao amadurecimento na fé, para que ele deixe as coisas
    de menino, conforme 1 Coríntios 13.11; 14.20.
    Se não for o caso, será que o mesmo não está necessitando de um especialista
    no tocante a distúrbios mentais?
    Assim pensamos, por causa da bizarrice!
    Quanto aqueles que encaram com naturalidade a atitude do nosso irmão,
    por gentileza, leiam 1 Coríntios 10.23;32.
    Que o Altíssimo, todos os dias, ajude-nos a não esquecermos o que se nos diz Tiago
    1.5.
    Em Cristo,
    Tadeu de Araújo

  8. Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam.
    Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, sejas achado mentiroso. PROVÉRBIOS CAP. 30:5-6

    Porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

    João Cap. 12:43
    há 48 minutos · Curtir

    Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou a de Deus? Ou procuro agradar homens? Se agradasse ainda a homens, não seria de Cristo. Gálatas cap.1:10

    Prega a palavra, insta, que seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
    Pois haverá tempo em que não SUPORTARÃO A SÃ DOUTRINA; pelo contrario, cercar-se-ão de mestres segundo AS SUAS PRÓPRIAS COBIÇAS, como que sentindo COCEIRA NOS OUVIDOS…
    2 TIMÓTEO CAP. 4:2-3

    Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até o ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si repentina destruição.
    E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade.
    2 PEDRO CAP. 2:1-2

    Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra." (2 Timóteo 3:15-17)

    Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. (JOÃO CAP. 5:39)

    Uanderson Cetauro Santana Tudo, porém, seja feito com decência e ordem. 1 Coríntios cap. 14:40
    há 23 minutos · Curtir

    a Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. Tiago cap.2:19

    Uanderson Cetauro Santana Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias cap. 17:9
    há 9 minutos · Curtir

  9. Católicos beijam a bíblia, basta vê as missas em que os padres assim procedem. Beijam cruz, crucifixo, passam a mão e alisam estátuas, beijam a mão dos superiores. Se perguntados, vão responder que se trata de um ato de reverência, nunca com o viés de ajudar, auxiliar os demais, em síntese, numa forma didática.

    O que o pastor faz, ao que parece, é um ato didático, todavia o nobre jornalistas, que diz ter Deus no coração nunca criticou os da igreja católica, muito menos a si próprio, pois de que adianta ter Deus em seu coração e estar criticando veemente seus colegas em pleno ar, aliás ele que contesta e é contra a violência, antes de tudo precisa rever os conceitos, pois o constrangimento que impinge aos colegas é repassado aos telespectadores, seja quando ele a si se faz de diretor cruel em pleno ar, esnobe portanto, seja quando humilha os demais jornalistas, se fosse qualquer um outro que não precisasse do emprego mandaria o nobre jornalista para…

    Grosseria com motivo até mesmo a gente depois se arrepende por ter agido açodadamente, imagine sem razão e diariamente contra colegas e público numa pedagogia explícta a um pais que ja padece com várias distorções na educação escolar/familiar/relgiosa.

    • Pois é Levi,

      beijar o Livro Sagrado e a Cruz o sacerdote o faz de forma individual e sem promoção midiática, e muto menos incentiva a prática pelos jovens, aos viciados priorizamos o tratamento e a evangelização. O carinho na imagem da sagrada família, ou do santo de devoção etc. é um simples cumprimento.

      O Datena agiu assim como agem leigos, crentes não crentes e até pastores quando apontam seus dedos. É do ser humano meu caro, assim como você faz rotineiramente aqui neste espaço quando se sente atingido.

      Paz e Bem

      De fato é reverência mas

  10. são muitas as opinioes,independente do comentario de quem não tem direito nem autoridade para faze-lo,fico pensando qual vai ser a proxima do pastor?contra a fornicação,prostituição,adulterio? já pensou nas cenas? bobagem,quem convence o homem é o Espírito santo e não por muito falar,como disse Jesus.

  11. O Datena deveria opinar mais vezes das apelações dos mais diversos religiosos que vendem o nome de Jesus: O Valdemiro está vendendo a fronha da fé por 91 reais; O MALAfaia já vendeu o SPREY da salvação e assim sucessivamente. São bandidos, estelionatários da fé, que agem abertamente enganando o POVO, o fiel incauto, que não têm conhecimento da Bíblia. Homens amantes do dinheiro. Hipócritas! (1Tim 6:3-5; Mat. 23:27,28; 2Tim.3:1-5; Hebreus 13:5)

  12. Se não me engano essa igreja já levou pastor adúltero ao púlpito, pastora se arrastando no chão dizendo que é um leão e agora um pastor “cheirador”. Vamos esperar os próximos capítulos escandalosos! Mas vale tudo né? Tudo em prol da evangelização! Acordem povo de Deus… Acordem!

  13. Infelismente o jovem Pastor. não foi sábio, pq para atrair os jovens a conhecerem a palavra de Deus não é preciso praticar este gesto imbecil e que as maiorias das famílias estão já estão vendo dentro de suas próprias casas(coisa do diabo).Nós q somos cristão, temos q pedir a Deus ++sabedoria para aproximar-mos dos jovens, com carisma, afeto e muito amor, levando-os ao verdadeiro conhecimento do amor de Deus.A atitude do nosso respeitado apresentador que eu admiro muito foi no impulso, ele também pode ter achado da mesma forma q eu e muitos outros acharam.
    Vamos pedir a Deus ++++ sabedorias e não falar o q vem pela frente,realmente pegou muito mau.

  14. Vai se converter Datena e aí sim entenderá as coisas de Deus, deveria ter ouvido até o final pra tu ter entendido, mas que programa esse seu hein!o jovem querendo ajudar jovens nas drogas e tu vem atrapalhar, e depois fica aí falando mal dos viciados, vai entender.

  15. Esse Datena foi infeliz ao chamar um servo de Deus de mané, Porque a Biblia nos diz que devemos falar a tempo e fora de tempo. Se essa foi a maneira que o Prst. Lucinho encontrou para melhor se indentificar com os jovens quem é o Datena para dizer o contrario. Pois o inimigo esta usando de todas as formas para arrebatar os nossos jovens.Parabéns Pastor siga em frente;

  16. Caros Irmãos em CRISTO. Viver na palavra de DEUS e ela meditar de dia e de noite, seguindo todos os seus mandamentos é a melhor bem aventurança que teremos. A imprensa é um meio de, também, levarmos a palavra pelo mundo a todas as criaturas. mas nossa televisão têm levado a milhares de lares um amontoado de LIXO. Cabe a cada CRISTÃO fazer sua análise e tirar suas conclusões que certamente serão acertadas. Uns falam, inclusive em religião, palavra imprópria em “nosso meio”. Não atiremos pedras, Não julguemos, não demos crédito à falta de essência cristã. Oremos e vigiemos. Sejamos sábios. E da sabedoria bem sabemos a fonte.

  17. É MMA na igreja, é festa have, é balada gospel, é tanta invenção. A fé é individual e não um frenesi coletivo inspirado por homens. Não é show da fé, é EVANGELHO que deve ser pregado. Não são invenções marqueteiras que convencem o homem do pecado e os levam a Salvação. É o Espirito Santo que faz que um coração quebrantado se arrependa dos seus maus caminhos e aceite Cristo como seu Salvador!

  18. Verdade é diferente de sinceridade, o que este “pastor” e outros pastores estão fazendo são atos para agradar homens, seguindo os seus próprios pensamentos fugindo totalmente da palavra de Deus, distorcendo a palavra. ”Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou a de Deus? Ou procuro agradar homens? Se agradasse ainda a homens, não seria de Cristo”. Gálatas cap.1:10
    Querem trazer as coisas do mundo para dentre dentro das igrejas, pois não suportam mais a sã doutrina “Prega a palavra, insta, que seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”.
    “Pois haverá tempo em que não SUPORTARÃO A SÃ DOUTRINA; pelo contrario, cercar-se-ão de mestres segundo AS SUAS PRÓPRIAS COBIÇAS, como que sentindo COCEIRA NOS OUVIDOS…”.
    2 TIMÓTEO CAP. 4:2-3

    Reparando aqui a maioria dos comentarios a falta de conhecimento biblico é imensa, a biblia é para ser examinada não para ser cheirada “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. (JOÃO CAP. 5:39)
    e também praticada “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. JOÃO CAP. 14:15
    A questão aqui não é concordar com o Datena, mas, sim, com a palavra de Deus que é a nossa única regra e pratica.

  19. é a forma mas medieval, que pode observar nos ultimos tempo ,é por isso que o evangelho é ridicularizado, homens como esse não começaram nas escola da verdade do evangelho, e dizem ser pastor e a quem o siga. sai dele povo a sua os seus ensinamentos não condiz a do verdadeiro
    evangelho.

  20. Puxa, Simular cheirar cocaína em cima da bíblia, esta foi demais mesmo! Que qualidade de pastor faz um absurdo deste? que até uma pessoa que não é crente como Datena, se escandaliza com tal atitude? É…estamos chegando nos fins dos tempos, nosso messias Jesus Cristo estar voltando a qualquer hora, te prepara verdadeira igreja do Senhor, o noivo estar voltando.
    Dizer que a atitude deste pastor é uma estratégia para ganhar viciado em cocaína para Cristo, isto é uma brincadeira, dizer que isto foi Deus que mandou ele fazer, não acredito, pois para ganhar almas para Cristo não precisa fazer nada disso, o Senhor Jesus Cristo nos ensinou a pregar somente o evangelho( Marcos 16.15,16).
    Eu pergunto, será que para atrair os bêbados, o pastor vai também colocar um copo de bebida em cima da bíblia e simular beber? Esta atitude deste camarada que tem o título de pastor, é uma atitude abominável diante de Deus.

  21. datena esta cert nem devia colocar no ar, da até nojo um negócio desses eu sou pastor, e acredito que a forma de atrai os jovens para igreja e atraves do poder do espirito santo, não fazendo uma simulação de cheirar cocaina cheirando a biblia, quem é viciado quando ve uma cena dessas logo sente vontade de cheirar.

  22. e um MANE mesmo !! , um verdadeiro idiota , nao sabe o que fazer pra atrair os jovens , eu tenho uma ideia , distribua umas pedras de crack , ou um pozinho do bom ou ainda contrate uma streeper para por no pulpito que os jovens vao ouvir voce inbecil , li aqui nos comentarios dos fanaticos que para salvar almas vale TUDO , entao usem tudo mesmo , e o pior de tudo e que tem uns crentes ai que diz que esse pastor pirralho esta certo !! .

  23. Para todos que foram contra a postura do Pr Lucinho, procure saber quantas almas se converteram ao Senhor Jesus por conta de sua foto. Vi o testemunho de um viciados em cocaína ter deixado o vício após ser impactado pela foto.
    Bem…a Palavra de Deus diz que pelo fruto se conhece a árvore… Procure conhecer os frutos desse “louco por Jesus” e compare aos seus! Tenho certeza que a maioria que critica não lê Bíblia, não é convertido ao Senhor Jesus e tem uma obra completamente estéril…
    Cuidado com maledicência gente… e com julgamento, afinal, falar do que não se sabe é pecado.

  24. Ah! E em relação ao Datena, eu lamento a ignorância… afinal, ele não tem mente de CRISTO, nem é convertido, não tem intimidade com a Palavra de Deus…
    O meu desejo é que ele se renda ao Senhor Jesus…

  25. Que bom se fosse possível cheirar a Bíblia até uma overdose da Palavra de Deus e ter a vida totalmente transformada. Enquanto Deus não permite isto, vou meditando nela dia e noite, até não ser mais eu, mas Cristo através de mim. Essa verdade liberta: vamos ter surtos psicóticos, psicodélicos, psicotudo que é de bom, cheirando, comendo, bebendo, lendo, meditando… BÍBLIA SAGRADA.

  26. Lucinho, cara, essa idéia foi maravilhosa. Ela está dando muito o que falar e isso é muito bom. Tenho levado a minha bíblia para o açougue, supermercado e agora vou até fazer minhas caminhadas na lagoa com a BÍBLIA na mão. Isso está virando uma loucura. Alguém, por favor, poderia me acompanhar? Que barato, gente!!!

  27. olhe, o tal de Marconi vem dizer que profanação á palavra de deus são programas como o do datena, véi.. vc é uma mané mesmo..
    o Datena só informa, as coizas que acontecem, se ocorre carnifica, então infelizmente é isso que tem que ser mostrado, não adianta ficar escondendo, essa é nossa realidade.
    com relação ao pastor, é uma apelação, é só um ato vergonhoso, tirar os jovems das drogas, otimo! mais ai leva pra fazer a lavagem cerebral da igreja evangelica, dai mais gente dando seus 10%!
    otimo, tirar os jovems das drogas é oque o governo tem de fazer, aos menos assim evitando que a igreja faça sua lavagem cerebral.

  28. Datena como apresentador tem suas boas qualidades, mais se realmente ele tivesse o conhecimento espiritual da Palavra de Deus, ele não agiria de tal forma, …

  29. Jesus não veio trazer a PAZ, mas a espada. colocarei pai contra filho mãe contra filha filha contra sogra.o que o pastor fez é prova de amor pela palavra. enquanto muita gente morre por ai um jornalista que não conhece as coisas espirituais fica criticando a atitude.meus irmãos evangélicos olha o programa dele é só morte pela amor de DEUS.o cara se acha o juiz,vamos cheirar a biblia come-la ouvi-lá.COMUNIDADE SARA NOSSA TERRA ACEITA E APÓIA O PASTOR LUCINHO.

  30. Quem não conhece nada sobre o reino como esse Datena só pode falar asneiras mesmo, garanto que ele nunca leu a biblia, pois se tivesse lido não falava dessa forma, as pessoas falam sem informação. Acho estranho essa forma de anunciar o evangélio, mas o importante é pregar, tirar do inferno as vidas que estão se perdendo, isso mesmo tirar do inferno, esse mundo esta do avesso, pessoas achando normal fazer o que é errado

  31. esse pastor que foi feito pela panelinha da igreja ,um playboy que se faz de jovem estravagante ta com nada.o evangelho puro e simples nao precisa dessas estrategias malucas.eu com meu testemunho ganho almas para cristo e pronto.
    jesus disse ide por todo mundo e pregai o evangelho,mais nada!
    pastor religioso que e dominda pelo sistema dos pastores que libera tudo,mas se tocar no dizimo dizem que o crente esta em pegado.falo para o pastor lucinho se ele pregaria na minha igreja sem pedir cache e aviao para esta aqui levando o evangelho?

    • Deixa de lero lero…vc não sabe nada do Lucinho…vc fala sobre “pregar o evangelio e mais nada” e é exatamente isso q ele faz. Com estratégias dadas por Deus..

  32. Engraçado, quando o Pr. Lucinho tirou a bendita da foto cheirando a bíblia, muitos cristãos reclamaram e se posicionaram contra por N fatores e muito blá blá blá. Mas quando o Tom Zé foi no programa do Jô falar que usava as folhas da Bíblia pra fumar maconha (diz ele que deixa o trem mais forte), a maioria não falou nada (que eu lembre, só o TerraNova ficou injuriado e fez um abaixo-assinado contra o “cantor”). Enfim, a Igreja maltratando a Igreja, enquanto o mundo faz chacota com o Evangelho.

  33. Datena é a incoerência em pessoa, mas isso não faz da atitude de cheirar a bíblia como se fosse cocaina algo aceitável pois, quando o pastor o fez, associou a juventude as drogas.

  34. Tô com vc irmão…tá cheio de crente malhando os da fé e babando pra programas mundanos. Vai BBB a novelas…Deixa rolar, logo vamo ter um acerto de contas…

  35. Cada um tem sua opinião!!!
    Mais eu achoa assim , nao importa oq falao ou oq vao falar importa, que oq ele esta fazendo e um bem, que jesus cristo, este mundo perdido, a se nos tivessemos pr igual esse. o mundo estava melhor temos que ter ousadia.

  36. Datena foi muito grosseiro e mal educado, não deixou o homem nem terminar de falar. Ele tirou do ar porque não tava agradando a ele. E dai, ele faz o jornal pra quem ? pra ele? Engraçado que ele escuta babaquice de bandidos e bêbados, mas quando se trata de um pastor ele fez o que fez. Quer dizer que mais valor ele dá aos bêbados e bandidos???? Ele nem terminou de ouvir, quer dizer julgou sem antes ver o tudo. No mínimo devia ter respeitado mais o pastor, chama-lo de mané ofende não só ao pastor como aos seus fieis. Agora é esperar pra ver a queda do Datena pois ai daquele que se levanta contra o ungido do Senhor, Datena ainda vai engolir tudo o que disse. Se as palavras de bêbados e bandidos valem muito mais pra ele , pra mim a dele não vale nada mais. Antes prefiro ouvir o que o pastor Lucinho tem a dizer, pois me acrescentam muito mais do que o sensacionalismo diário e as palavras do Datena. Datena NÃO ME REPRESENTA.

DEIXE UMA RESPOSTA