Um pastor virou notícia ao anunciar sua decisão de abandonar a liderança de uma igreja com 100 membros para se dedicar exclusivamente à pregação em seu canal no YouTube, onde tem mais de 3,6 milhões de visualizações e 40 mil inscritos.
O pastor Gavin Ortlund liderava a Primeira Igreja Batista de Ojai, na Califórnia, com salário pelo ministério de tempo integral. Ele é irmão de outro pastor que também se dedica exclusivamente ao ministério, liderando a Igreja Presbiteriana de Naperville, no estado de Illinois.
Ao anunciar sua decisão, afirmou que o alcance de suas pregações na plataforma de vídeos é uma estratégia que permite falar com muito mais pessoas, incluindo as que deixaram de frequentar as igrejas: “O YouTube é um lugar estratégico para o ministério; as oportunidades são simplesmente inacreditáveis”, declarou Ortlund.
“Como você sabe, mencionei muito que nos Estados Unidos estamos passando pela época de maior declínio religioso da história do nosso país. Cerca de 40 milhões de pessoas pararam de ir à igreja. […] É apenas uma enorme mudança e, especialmente na geração mais jovem, há muitas pessoas que abandonam a sua fé”, contextualizou.
Gavin Ortlund tem um Ph.D pelo Fuller Theological Seminary, acredita que seu canal Truth Unites (“a verdade une”, em tradução livre) vai conseguir “promover a segurança do Evangelho através da profundidade teológica”.
“Nos últimos anos, a maior paixão da minha vida vocacional passou a ser simplesmente dedicar-me a fazer tudo o que posso para resolver esta situação, tentar ajudar as pessoas, ser um amigo […] eu uso estas palavras – recentralizar, reconstrução, revitalização, estabilização – tentando transmitir o que espero que meus vídeos estejam fazendo para as pessoas, especialmente os mais jovens”, disse o pastor.
De acordo com informações do portal The Christian Post, um porta-voz da Primeira Igreja Batista de Ojai informou que os membros estão tristes pela partida de Gavin Ortlund, e que ele deverá continuar cumprindo o ministério na igreja até meados de dezembro, e expressou a expectativa que a iniciativa do pastor seja bem-sucedida.
Gavin Ortlund informou que se mudará com sua esposa e cinco filhos para o Tennessee, onde terá o suporte do Renewal Ministries, que é liderado por seus pais. Além disso, o pastor atuará como teólogo residente na Igreja Emmanuel, na região da cidade de Nashville.
Ele falou que desde que começou o Truth Unites, há três anos, sua vida se tornou mais ocupada e também é difícil se concentrar nas coisas pelas quais ele realmente é apaixonado:
“Tivemos mais dois filhos nesse período. Temos cinco filhos agora. Sou pastor em tempo integral e faço todos esses tipos de coisas diferentes e amo todas elas. Então, fui capaz de tentar navegar pelas coisas. Ao longo do último ano, a situação subiu para um nível adicional de ocupação. E isso faz parte. Essa mudança me permite focar um pouco mais e não sentir que estou fazendo cinco coisas diferentes ao mesmo tempo”.
“Quero escrever um livro sobre os sacramentos, por exemplo. Adoraria escrever um livro sobre o existencialismo e como o tipo de filosofia existencialista clássica se cruza com a nossa cultura e algumas das necessidades do momento. Também quero ser livre para aceitar pedidos de palestras que chegarem”, acrescentou, explicando ao final que atualmente é preciso “recusar 98% [dos convites] porque, com cinco filhos pequenos, é difícil viajar e estou muito ocupado”.