Home » Brasil, Mundo Cristão, Sociedade

Por pressão do Vaticano, Brasil tira referência a aborto do texto final da Rio+20

Profile photo of Dan Martins Por Dan Martins em 19 de junho de 2012
Tags: , , , ,

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Por pressão do Vaticano, Brasil tira referência a aborto do texto final da Rio+20

O novo projeto de texto final da Rio+20, apresentado na manhã desta terça-feira (19) teve uma modificação feita por pressão do Vaticano sobre as autoridades brasileiras. O Brasil retirou do texto a expressão “direitos reprodutivos”, que designa a autonomia da mulher para decidir quando ter filhos.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O novo texto fala sobre o direito de acesso a métodos de planejamento familiar, fazendo uso do termo “saúde reprodutiva”, e mantém as referências à Declaração de Pequim, de 1995, que, entre outros temas sobre igualdade de gêneros, trata de direitos sexuais femininos. Com status de observador na ONU, o Vaticano, queria também que essas referências fossem removidas do texto.

A mudança foi motivo de protesto entre representantes de entidades feministas. Beatriz Galli, da ONG feminista Ipas, afirma que a exclusão do termo vai contra uma promessa feita nessa segunda-feira (18) pela diplomacia brasileira, de que mantê-lo era um compromisso com a Secretaria das Mulheres da Presidência.

Segundo a Folha de São Paulo, o texto inicial foi defendido por Bolívia, Peru, México, Uruguai, Canadá, Islândia e EUA.

A Santa Sé, que já pressionava sobre as mudanças desde o início, foi diretamente apoiada nessa decisão pelo Chile, Honduras, Nicarágua e Egito, que alegaram não reconhecerem “direitos reprodutivos”, e pela República Dominicana, Rússia e Costa Rica que sugeriram acrescentar ao termo o qualificativo “de acordo com as leis nacionais”.

Questionado sobre o assunto, o observador permanente do Vaticano na ONU, arcebispo Francis Chullikat, afirmou que não comentaria o tema enquanto as negociações estivessem em andamento.

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

4 comentaram, comente você também!

  1. E depois afirmam que o Vaticano é representante do Anticristo.Tai O diabo contra o aborto? Nunca ouvi falr distoCade os telepastores que não foram ajudar a”Igreja da Babilônia” nesta hora? O Espirito Santo disse que não? Ou já é a falsa tese da Livre interpretação da Biblia liberando os “cristãos” para o aborto?

  2. Parece que pelo menos alguém tem a coragem de defender a vida, pois que seja o Vaticano.

  3. Quanta besteira dita em tão pouco espaço, os ateus radicais se superam !

    Alguem pelo menos se perguntou se o tema “aborto” é pertinente a uma discussão racional sobre a natureza ?

    Então indefesos são tão responsáveis quanto a ganância do mundo por dinheiro ??

    Vinde Senhor Jesus

  4. Rio+20 é uma vergonha. Devia se chamar "Pântano+20".

  5. Rio+20 é tipo melancia… Verde por fora e vermelha por dentro. Querem defender o verde e assassinar os nascituros. Dá pra entender? Eu não consigo…. Sinto muito… A vida humana é muito superior… Acredito que se deva proteger a ambas.

  6. Pe. José de Anchieta disse:

    Que bom que nossa Igreja Catolica, como participante da RIo + 20,
    pode pressionar para que a Vida seja respeitada.
    Parabéns por quem apoiou esta iniciativa, e que mais e mais as igrejas procurem
    sempre se ajuntar na defesa dos valores humanos e que reneguem as leis anti-vida.
    Pe. Anchieta – Juiz de Fora MG

  7. Rodrigo Freire,acorda o vaticano é pequeno no tamanho de fachada,na verdade o papa comanda o mundo com seus espioes chamado sacerdotes,na verdade tudo isto chama politica absolutista aonde o papa é um ser unico e absoluto que comanda generais,policia,juizes e médicos atraves da “ordem de Malta”(maçonaria) tudo é politica religiâo é fraude,Deus mesmo é o Sol.

  8. Que vergonha, Brasil. Ceder por pressão de um paíszinho insignificante que tem como chefe de estado um velho caquético e ex-nazista. PQP, Dilma. Honra essas saias que tu usas.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 466,123 comentários no Notícias Gospel.

Da Internet e em Inglês para Praticar