Home » Destaque, Exclusiva, Missões

Humor Cristão – Com muitas piadas e risos, grupos utilizam a comedia Stand Up para evangelizar. Assista os vídeos e entenda

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Humor Cristão – Com muitas piadas e risos, grupos utilizam a comedia Stand Up para evangelizar. Assista os vídeos e entenda

Por seguir a Jesus o cristão deve…. gargalhar de felicidade! Foi pensando nisso que atualmente vários grupos de Stand Up Cristão estão se formando em todo país, seguindo a nova tendência estadunidense.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Stand Up é um tipo de comédia em que apenas um comediante se apresenta em pé, daí o nome stand up, sem nenhum tipo de figurino especial. Ele se difere de um monólogo tradicional por ter o recurso da improvisação e ter sempre textos engraçados. Alguns comediantes se referem a esse tipo de teatro como “humor de cara limpa”.

O gênero faz sucesso nos Estados Unidos desde o início do século. No Brasil vários grupos se formaram, dentro os mais famosos está Clube da Comédia Stand Up, formado por Marcelo Mansfield, Marcela Leal, Oscar Filho e Danilo Gentili.

Aproveitando o sucesso da comédia, cristãos evangelizam e fazem os crentes rirem por meio do Stand Up. Um desses grupos cristãos é formado por pessoas do Jovem da Verdade. Além do conhecido grupo de teatro e o podcast, a trupe agora criou o “Rato de Palco”.

O Ministério, que tem por objetivo “itinerante de recreação, peças de teatro e pregação em acampamentos e congressos em todo o Brasil. O desejo do JVnaEstrada é levar para os acampamentos a mesma qualidade e alegria dos acampamentos que o Jovens da Verdade tem promovido em seus 40 anos de existência”, faz suas apresentações em acampamentos e em treinamentos de liderança realizados em sua base em Arujá, SP.

Seguindo o mesmo modelo americano, a trupe, além de fazer improvisação, com exercícios como o “congela”, também conta histórias bíblicas e sobre vida cristã de uma maneira engraçada e peculiar do gênero.

Outro grupo bastante conhecido entre os evangélicos é o “Stand Up Gospel Comedy”. “Queremos mudar um pouco aquela idéia de que para ser um cristão, a pessoa não pode ser bem humorada. Rir não é pecado!”, disse Dennys Ramos, integrante da trupe.

Nos Stand Ups cristãos é proibido falar palavrão e fazer piadas com conotações sexuais. São contadas histórias bíblicas e sobre a vida cotidiana de uma forma engraçada sem o apelo aos pecados da carne. “Não precisamos destes apelos para rir. A vida nos apresenta outras formas de humor que são pouco exploradas, mas que terão muito espaço no stand up”, explicou Ramos.

Nos Estados Unidos o grupo “Apóstolos da Comédia” faz muito sucesso. Os integrantes, que comungam na igreja Grandview Assembléia de Deus, ganharam até um a produção de um filme a respeito do grupo.

“Por anos a igreja não viu a comédia como uma ferramenta viável para o ministério. Mas olhe que faz comédia para a alma. Ela quebra os muros. É ótimo levar as pessoas para a igreja e elas darem risada”, disse Allan, um dos integrantes.

O pastor da Grandview Assembléia, Todd Matchett disse que os cristãos devem, além de evangelizar, terem bom humor, porque essa característica influencia pessoas. “Muitos cristãos não são conhecidos por sua luz e suas risadas. Muitos pensam que os cristãos não gostam de rir. Isso nos dá a oportunidade de pintar um quadro diferente”.

Uma das defesas apresentadas para a realização de Stand Ups é a maneira como ela evangeliza. Quando se convida alguém para ir à igreja muitas vezes é negado o convite. Porém quando se convida para ouvir palavras engraçadas, a aceitação é mais fácil. Através do humor se leva a Palavra da Salvação às pessoas.

Segundo os criadores do “Apóstolos da Comédia” existem músicas cristãs que não agradam as pessoas, pois cada tem sua preferência musical, mas o humor é algo universal e uma ótima estratégia de evangelização.

Já dizia o ditado popular “rir é o melhor remédio”. Para o cristão o bom humor deve fazer parte do cotidiano. Portanto falar do Amor de Deus através do humor integra-se à lista de estratégias de evangelização.

VÍDEOS:

Stand Up Gospel Comedy

Stand Up – Jovens da Verdade



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

18 comentaram, comente você também!

  1. canal comediacomjHá 25 segundos – Compartilhada publicamente

    irmãos tenho uma pagina no face q envolve humor cristão , futuramente irei montar um vlog mas eu estou precisando de curtida no face , clica lá em curti e acompanha as piadas e videos , Deus abençoe a todos… segue o link :

    https://www.facebook.com/pages/Comediacomj/406454846166146

  2. Ildevan B. Guedes disse:

    Gente está forma de pregar a palavra de DEUS é concerteza há mais criativa que eu já vi , eu também quero por favor me ajudem se poderem , agradeço desde já .

  3. quero dica de como contar historias de forma dinamicas

  4. Pessoal! Eu sou cristão. Qro mto fzr Stand up, Mas qro mto fzr dessa forma como vocs fazem. Um Humor de Evangelização. Qro dicas como posso começar. contato: 18- 96766303. Twitter: @Hetto_Ribeiro.

  5. nossa nao acredito nisso as pessoas nao pençao né por que sera meu bem rsrsrrs nao sei o que vc esta pensando né o que que é nao sei me esplique ná tudo de nosso de iuma das muito de uma tatata nossa de novo vc esta aqui n´´e nunca regeite um mendingo por anda com os pes no chao por que deus ando com os pés no chao e hoje tem o mundo na palma de suas maos né amiga sempre tive amiga sempre terei amiga como vc jamais esquecerei né nao te dou uma fl

  6. Só acho que se deve ter cuidado quando se falar na Bíblia.
    Irreverência é um perigo!

  7. Eu acho válido! É uma ótima idéia pra se colocar em congressos e acampamentos!
    Seria errado no meio de um culto! Não se deve misturar as coisas.
    Acho que é um divertimento cristão que ainda trás alertas à vida espiritual de uma forma cômica.

    Agora, sendo usado como evangelismo, seria um desastre!

    Isso porque as pessoas aí fora acham que o cristão é um ser “perfeito” e as piadas muitas vezes focam maus exemplos passados pelos que se dizem cristãos.

  8. Alvaro concordo em numero genero e grau…. a onde está escrito que crente não pode se divertir???? isso é papo de crente que na frente dos outros tem a cara de quem chupou limão mas em casa quando a verdade aparece estão rindo com as piadas sujas e mal intencionadas que a tv transmite……, não esqueçam… Jesus sonda os coraçõs não adianta viver uma vida de aparências….

  9. É absurdo que ainda tenha que se discutir se o crente pode rir! Senhoras e senhores pelo amor de Deus!!! É uma pena o que esse evangelho barato e demoagogo pregado em muitos pulpitos tem feito com vocês…mas a gente vai para o céu igual, eu me divertindo de vez em quando e você carrancudo feito uma múmia santificada!

  10. Missionária Delair disse:

    Sinceramente não gostei!

    A essência do Evangelho ficou em segundo plano pra dar lugar ao humor.

    Está mais fácil as pessoas que ouviram se lembrarem do humor, ou seja, das coisas engraçadas do que da Palavra.

    Deus é quem julgará sabiamente, é claro…!!!!

    Só quis dizer que não agradei… prefiro o sermão tradicional que nos exorta à santidade, a fugir das coisas erradas, a não escarnecer, a tomar cuidado com nosso linguajar(livro de Tiago), enfim, Deus sabe em qual aprisco coloca cada ovelhinha sua para que ela venha receber o alimento e edificação espiritual.

    A Paz a todos !!!!

  11. Ta certo, tem que investir o negócio em todos os segmentos.

  12. Muito interessante e boa a ideia deles. Não tem nenhuma piadinha com o nome d Deus ai não, e eh muito bom isso, pois ser cristão não eh ser cara fechada, e uma prova de que é ser feliz ai

  13. Tiago,
    Tem gente que brinca com Deus falando sério, de terno e gravata! Eu não faria brincadeiras com o Nome de DEUS, ou de Jesus!!! Usaria situações engraçadas, e cômicas até, que acontecem no meio cristão! Sei tantas…

  14. Atenção às piadas e coisas de rir acerca de Deus, porque com Deus não se brinca, e se agora começa de uma maneira e depois passa ao gozo é muito mau e lembre-se que Deus não e deixa escarnecer …

  15. Acho que vou entrar para um grupo desses! E, você Levi? Acho que leva jeito também, rsrsrsrsr.

  16. QUE QUE ILSON.

    NUM PODE FAZER ISO NAUM UAI.

    HEHEH POIS É. UAI

  17. Missionário Dejair disse:

    Da hora!
    Que bela ‘sacada’ desses garotos!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 440,991 comentários no Notícias Gospel.