Home » Internacional, Israel, Sociedade

Líder judeu defende que mulheres devem viver em casa e receber menos educação: “O lar é o habitat natural para as mulheres”

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Líder judeu defende que mulheres devem viver em casa e receber menos educação: “O lar é o habitat natural para as mulheres”

O líder judeu Zvi Tau, presidente da Har Hamor Yeshiva (centro de ensinos religiosos da Torá e do Talmud), escreveu um documento no qual orienta que “o lugar das mulheres é em casa”, e que as mulheres não devem receber o mesmo nível de instrução que os homens.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Intitulado “Quem me criou como ele desejou”, o folheto escrito por Tau, que é um dos mais influentes líderes ultraortodoxos de Israel, recomenda uma doutrina considerada radical até mesmo para alas mais ortodoxas do judaísmo. O texto causou polêmica e manifestações de repúdio por todo o mundo.

O documento foi escrito para uso interno, mas acabou vazando através do jornal Haaretz, que teve acesso ao folheto e publicou trechos em sua edição eletrônica nesta terça-feira (31/07).

- O lar é o habitat natural para as mulheres expressarem suas tendências especiais, e não locais de atividade social (…) Em casa, sem confusão (…) é onde uma mulher pode viver sua vida plenamente – afirma o documento, que diz que crianças nascidas de famílias onde as mulheres se dedicam a um trabalho serão “fracas e flácidas”.

O religioso defende ainda que a noção de que homens e mulheres devam ser tratados com igualdade e receber a mesma educação só é capaz de gerar frutos a curto prazo. Ele afirma que, no futuro, essa tendência irá “prejudicar a qualidade de vida da nação e da sociedade, já que o verdadeiro caráter feminino não estará desenvolvido e fará falta ao mundo. A sociedade e a nação devem se esforçar para aprimorar os atributos especiais inerentes à mulher”.

De acordo com ele, homens e mulheres têm papeis diferentes. Ele defende que enquanto as mulheres tem mais “poder emocional”, os homens nasceram com “maior capacidade intelectual”.

Zvi Tau, nascido na Áustria, é considerado um importante líder religioso e apoiador de conceitos nacionalistas que consideram o Estado de Israel sagrado. Entre suas declarações no documento, o religioso afirma que as mulheres não foram feitas para se ocuparem com questões “tão profundas quanto a ciência e a moral”, e sim a dar à luz, alimentar e cuidar de crianças.

Redação Gospel+



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

11 comentaram, comente você também!

  1. A verdade nu e crua incomoda a muita gente, o Rabi disse o que pensava e encaro com naturalidade que se refira nesse termos, é claro que as mulheres não são coagidas a nada, para efeitos teologos religiosos nada tem valor se não feito com obidiencia e com amor, é natural que a mulher se didique a apoiar o marido e familia a tempo inteiro pois esse é a função predisposição natural, enquanto o homem tem predisposição para trabalhar e liderar, o que fazer? no mundo corrompido que desses o adão e eva, aquando o pecado entrou no mundo a tendencia é subverter o bom para mal, o natural para o contraio á natureza, em que a figura médiatica da mulher, é da mulher independente, sexy, e superiorida em relação ao homen, a Biblia é manual para um vida reta ela tem varios citação a enunciar a que a mulher seja sujeita ao marido, se entenderemos autoridade divina verão que tudo faz sentido e que cada um tem sua função sua tarefa, isso não faz que niguem seja inferior no campo da importancia tudo tem seu valor, e forma a unidade na soma das partes e quem está sob autoridade, no caso da mulher estar sujeita ao marido, verá que a vida se torna mais facil e organizada. a havera pessoas incomodas, que verão isto no prisma do macismo ou alguma outra coisa polémica, mas não se replandencem da lei natural e divina. e sim dos correntes idiologicos deste mundo

  2. Pitágoras, se transpareceu isso não foi a minha intenção. Não resta a menor dúvida que a educação cabe aos pais mas, a mãe, a mulher tem esse atributo melhor do que ninguém, isso é nato. Se você verificar bem o pai sempre foi mais ausente, isso é totalmente errado, tem que mudar, mas a mãe que é mãe não relaxa nisso porque ela é mais responsável nessa causa, ela ama mais, tem carisma melhor que ninguém e é por isso que sofre mais. Não quero com isso justificar a irresponsabilidade do pai, do marido aproveitador da boa vontade da mãe. Eu sou do bem, desejo o melhor para as mulheres. Fica com Deus.

  3. Judaísmo ortodoxo é isso!

  4. EU SÓ SEI QUE:" O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA CIÊNCIA:OS LOUCOS DESPREZAM A SABEDORIA E A INSTUÇÃO.PROVÉRBIOS 1 :7 E / O SEGREDO DO SENHOR É PARA OS QUE O TEMEM;E ELE LHES FARÁ SABER O SEU CONCERTO.SALMOS 25:14."

  5. Esse Paulo Agnóstico é um otário e machista! Vem com essa de dizer que a mulher deve ser obdiente ao marido; não pode falar na congregação; que deve ser submissa ao marido etc. etc. etc. Vai morar no Irã, no Afeganistão ou no Paquistão…Aqui no Brasil não tem vaga mais para gente da tua espécie. Os tempos mudaram e a sociedade conteporânea não permite mais esse tipo de prerrogativa masculina ou privilégio sem cabimento. Liberdade!

    • Paulo AGnostico não defende nada disso, meu caro. Seu impeto por avacalhar pelo jeito não te deixe sequer ler direito. Alem disso voce nao é o dono do Brasil para decidir quem nao tem vaga. Em todo caso é gente como voce que nao deveria te-la, mas como certeza voce se beneficia da toolerancia da gente que tem um pouco mais de educaçao do que voce. E ninguem aqui esta obrigado a rever suas creenças so pra agradar voçe, ok? Este é um espaço de opiniao, nao de ter chilique!

  6. Os judeus, os árabes e muculmanos são todos farinha do mesmo saco. Oprimem o sexo feminino com todo tipo de discriminação. Já foi citado casos de mulheres muçulmanas que tiveram as orelhas e narizes cortados por maridos enciumados (criminosos) que não foram punidos pelos seus atos; Existem outros casos de estupros de crianças do sexo feminino e seus autores também não foram julgados ou punidos. A própria Bíblia discrimina as mulheres, por exemplo, em Lucas 2:23, diz:"todo bebê do sexo masculino que nascia era chamado de 'SANTO'" enquanto isso nem o nome das mulheres eram citados nas escrituras, com raras exceções. Por exmplo: O nome dos irmãos (homens) de Jesus constam na Bíblia (Mat. 13:55,56) e omite os nomes das mulheres. Em 1Tim. 2:8-12, diz: "A mulhere tem que ser submissa ao homem" numa clara discriminação e mau exemplo para os dias de hoje. E assim sucessivamente…

  7. Bom, se a mulher foi feita mesmo para ficar em casa cuidando do marido e filhos, o que me dizem da Rainha Ester Deus escolheu ela uma mulher judia para da morte todos os judeus que vivia naquele povoado…

  8. Cristina Faraon disse:

    Para mim, questões como dar à luz, alimentar e cuidar de crianças é que são as fundamentais. A mulher tem o direito de desempenhar a tarefa e a profissão que ela quiser e que achar melhor, mas seria bom que soubesse que NADA é mais importante do que cuidar dos filhos. Chega a ser maligno imaginar que esse é um trabalho inferior aos outros.

  9. Vão pras Putas que o pariu! – Rita Lee.

  10. Sempre neste espaco vai aparecer doidos e doidas frustrados com a vida e que nao tem nada para fazer e vem meter o bico em sites cristao.
    Pessoas que nao se toca, se tornam ridículas pensando que com suas merdas escritas aqui, vai fazer alguma diferença.

  11. Renato M Veras disse:

    Ouviram senhoras? rsrs

  12. Quem fica fazendo xixi no sapato o tempo todo, fica pensando coisas que parece que não sei!

  13. Dalva Rossmann disse:

    Esse cidadão e os machistas de plantão poderiam ter nascido mulher. Jesus deu Belos exemplos, e que lamentavelmente não são vistos.

  14. Ela não deveraim nem falar fora de suas casas, segundo o livro de Corintios!

    Quanto mais trabalhar e estudar!

    Não sou eu quem estou falando, é a palavra

  15. Por outro lado acho que quem saiu perdendo nessa história foi a própria mulher e a família. Ela perdeu porque passou a trabalhar mais em casa e no emprego que arranjou, ou seja, procurou sarna pra se coçar. A família perdeu porque ela deixou de usufruir mais a sua natureza de mãe, de estar com seus filhos, de educá-los ali junto dela para transferir isso a uma babá, avó, ou uma creche, ou até mesmo à rua quando ela não tem com quem deixar. A mulher perdeu muito com isso porque ela ficou sem tempo para ser mãe, ser dona de casa e esposa. Com toda essa situação a família passou por transformações e hoje o resultado é um desastre uma vez que aquele referencial,a mulher, está muito ocupada, cansada, estressada…

    • Tem razão: a mulher perdeu MUITO, e a sociedade também.

      Mas isso tudo foi causado pela sacanagem masculina. As mulheres se viram obrigadas a começar a trabalhar porque estavam cansadas de serem desprezadas, desvalorizadas, abandonadas pra criar dez filhos sozinhas. Elas começaram a ver que o homem não mantinha a promessa feita no altar e que se elas não se virassem iam ficar pra sempre na pior.

    • Aragão, porque Vc. acha que a educação dos filhos e responsabilidade únicamente da mãe ? Para Vc. não cabe culpa nenhuma aos “pais” omissos, ausentes. irresponsáveis??.

    • Bom a mulher ficou muito ocupada, cansada, estressada… por causa do próprio homem que só sabe ser machista e folgado a mulher com todos os afazeres tanto profissional, intelectual e dona de casa, não a deixou de ser aquela pessoa que sempre foi guerreira, inteligente e p´ro ativa que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo e o homem consegue fazer quantas…

    • Concordo com vc Aragão, mulher que é mãe somente deveria trabalhar pra fora, se precisar, pois o pai já é ausente do lar quase o dia inteiro para prover para o lar, e a mãe tbm fora de casa é sofrível, eu sou prova disso, minha mãe sempre teve que trabalhar fora e minha vida foi horrível, ausência dela foi cruél, filhos não podem ser educados por avôs, babás, vizinhos, creches, televisão, amigos e escola, mas pelos pais. É por isso que a sociedade está como está.

  16. Nenhuam novidade, até mesmo porque esse tipo de regra de conduta para as mulheres vem de uma cultura semita patriarcal que tinha a mulher como objeto de disputas tribais.A mulher sempre foi a representação da sensualidade, do engano e da tragédia na cultura judaica da antiga Palestina.Gênesis cap.III narra a queda do Homem, quando um bode expiatório de nome Eva se deixa enganar pela serpente, come do fruto proibido, oferece-o a Adão e condena toda a humanidade ao nosso inferno existencial de sofrimento e caos.É bem típico desses ultra-ortodoxos tratarem a figura feminina como um símbolo do desvio de conduta moral e espiritual.

    • essa é uma afirmação sem pé nem cabeça que parte do erro fundamental de interpretar Eva como uma personagem arquetípica. Como pecadora, Eva é uma mulher com identidade especifica. E se a cultura judaica é machista (e de fato o é!) é problema deles. A bíblia não estabelece a inferioridade da mulher de forma alguma. Basta com dizer que Deus trouxe seu Filho ao mundo por medio de uma mulher. Estou certo que a doutrina de Cristo eleva as mulheres a uma dignidade nunca antes vista!

  17. Já que o deus judeu é “homem”, nada como uma idéia machista como essa, para agradá-lo. Se em vez de deus, fosse deusa, como ficaria ?? Iriam os homens aceitar que ficassem em casa calados ??????????

  18. As Escrituras Sagradas foram escritas sobre a inspiração Divina somente para aquele que crê e só consegue crê os que verdadeiramente são filhos de Deus.

  19. Não é o líder judeu que "defende", mas é a Bíblia que determina isso em 1Coríntios 14:34,35. Mas o mundo tem mais alguns meses para se preparar para o retorno do Senhor Jesus. Foi revelada a data definitiva da Sua chegada: em 21 de março de 2013 todos os joelhos se dobrarão. Os Cristãos devem acessar apriscocristao. wordpress . com e ler o texto sobre "21 de março de 2013: dia da chegada do Senhor Jesus" e os textos da guia "sinais". Saberão o que está acontecendo nos céus, no espaço com os sistemas gravitacionais dos planetas, com o Sol, sobre UFOs em enormes quantidades também aqui na terra, coisas estranhas acontecendo por todos os lados, reações de governos como o dos EUA sobre isso tudo, para se prepararem da melhor forma para o que está por vir, pelo que a Bíblia nos diz que vai acontecer em 21 de março de 2013. É muito importante visitar e ler. Fraterno abraço.

    • Cristina Faraon disse:

      A Bíblia defende que tenhamos conduta honrada NO NOSSO TEMPO, NA NOSSA SOCIEDADE, NA NOSSA CULTURA. Esse é a mensagem central do texto bíblico. O resto é legalismo vazio e anacrônico.

  20. Nada diferente que Paulo e timótio falou no início do cristanismo.

    As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor…. Como, porém, a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido" (Efésios 5:22,24). "Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor" (Colossenses 3:18)

    Como em todas as igrejas dos santos, conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma cousa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja" (1 Coríntios 14:33-35).

    Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo" (1 Coríntios 11:3). "A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio" (1 Timóteo 2:11-12).

    • Ja dizia o velho ditado: Cristo é o caminho, Paulo é o desvio.

    • Confesso que o rabino apelou agora, mas pior apelação e dizer que a mulher ser submissa ao marido é ficar sem educação e presa dentro de casa, parei aqui paulo agnostico voce não tem base cara kkkkkk não consigo descer até seu nível rsrsrsrsrsrs

    • Simples rasque as paginas do novo e velho testamento…..depois de Paulo, não desceu nunhum profeta dos céus para revogar estas leis…. no entanto hoje a igreja evangélica estão cheias de pastoras… MUDOU DEUS OU MUDARAM OS HOMENS??

    • rsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr Vou dar um desconto, esse senhor esta idoso, ja deve estar caduco, por isso falou todas essas besteiras.Lugar de mulher é aonde ela quiser!!!

    • Isso mesmo Andréa além do que cada coisa tem seu tempo e sua época.
      Lugar de mulher é aonde ela quiser!!![2]

    • Cristina Faraon disse:

      O decente, para a época, era mesmo a mulher ficar em casa, usar véu e tal e tal . Agora desconhecer que o mundo mudou é ser muito bitolado. A mensagem bíblica continua atual e válida. Ela é: seja decente e respeitável para o mundo da sua época. Se pegarmos a mensagem central do texto bíblico dá tudo certo. Se nos apegarmos teimosamente á frieza da letra, falaremos besteira.

    • Cristina Faraon Concordo mais temos que aceitar todas mudanças, homens, mulheres, crianças, gays, velhos, todos mudaram…por que os crentes continuam negando gays, divorciados(muitos pastores recasados), etc??? não foi só as mulheres que mudaram.

    • uma coisa é não concordar com a doutrina crista. Outra bem diferente é propalar mentiras respeito à mesma:

      1. Paulo estabelece a sujeição da mulher respeito ao seu marido, não respeito ao gênero masculino. Ele oferece uma base teológica para isto que bem vale a pena ser analisada, e que nada tem a ver com o valor intrínseco da mulher.

      2. Pelo contrario, a Bíblia claramente estabelece que Deus não faz acepção de pessoas e que para Ele homens e mulheres são iguais. E isto em varias passagens.

      3. Paulo não é machista. Pelo contrario, é patente em suas cartas sua satisfação e reconhecimentos de determinadas mulheres ao assumir ministérios de relevância. E finalmente no famoso passagem de corintios, as mulheres são sabiamente aconselhadas a guardar silencio durante o culto. Os homens devem fazer o mesmo!

      3. Zvi Tau parece desconhecer que muitas mulheres tiverem um papel sobressalente na Bíblia, tanto no antigo como no novo testamento. Basta com dizer que Israel teve uma mulher como magistrado e que julgou com autoridade de Deus. Não existe forma de estabelecer biblicamente que uma mulher não pode trabalhar ou estudar e menos ainda que seja menos inteligente.

      4. finalmente, a vida crista é uma vida de obediência e sujeição, tanto para homens como para mulheres e isto não deveria ser surpresa para ninguém.

    • Antonio Marcos Pecoraro meu amigo a biblia é machista, vcs sempre citam um ou dois exemplos(exceções) rute, etc…
      veja este link cristão, se isto não é machismo, eu me chamo Paula

    • pois então, Paula, não citei exceções. Pelo contrario, se não me engano, refutei cada afirmação, pontualmente. Nem mesmo a partir de releituras criticas é possível estabelecer uma visão machista Entendo que qualquer pessoa possa ter reservas respeito a bíblia ou à doutrina crista porem machismo não poderia ser uma dessas reservas. Você poderia me dizer de que forma é possível considerar Jesus machista????

    • Jesus não, mas paulo e o resto da biblia sim….acho que desaprendi a ler textos:

      "Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo" (1 Coríntios 11:3). "A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio" (1 Timóteo 2:11-12)

    • antes de mais nada, peço desculpas pois o que vem pela frente é cumprido. Espero não ser massante, ou pelo menos não mais do que o que for estritamente necessário!

      Devo dizer que estou tao longe da sua opinião quanto de quem escreveu esse artigo que você compartilhou. É uma interpretação boba e piegas sem nenhum sentido de consequência com o contexto das citações.

      1. A bíblia não declara a inferioridade da mulher respeito ao homem. Pelo contrario, vemos muitos exemplos, mas muitos mesmo, de mulheres sobressalentes inclusive à frente de magistraturas. Não são exceções porque estes exemplos sao suficientemente abundantes como para falar em MODELOS de mulheres como autoridade de Deus. Posso pensar em pelo menos umas dez mulheres (isto é, sem forçar muito a memoria!). Sim! bastante, não? e o que você me diz de Jesus, filho de uma mulher? hum. . . sera que Paulo passou por alto estes detalhes? sera que você tem uma formação teológica superior à de Paulo?

      2. pretender que o mensagem de paulo não é a mesma que a de Jesus é uma bobagem gigantesca. Apenas conjeturas sem sentido. Sera que você esquece que as cartas de Paulo são o testemunho documental mais antigo que temos sobre Jesus? ou você esquece que Pedro em suas cartas apoia o ministério de Paulo? Cual é a razão pela cual você deduz que a predicação de Paulo nao e digna de Jesus?? este deveria ser o primeiro ponto a estabelecer, você não acha?

      3. você parte de um erro fundamental na sua interpretação. Passa por alto o fato de que o argumento teológico de Paulo implica uma relação conjugal entre Adão e Eva. Por tanto, sempre Paulo fala de uma relação de respeito e sujeição da esposa ao seu marido e não das mulheres aos homens. É um pequeno detalhe a levar em conta, não? afinal de contas, a vida crista é uma vida de sujeição e obediência. Não ha nada de escandaloso nisto pois todos estamos sujeitos a um discipulado. Na mentalidade crista, não ha humilhação nisto!

      4. Posso dizer que o centro da teologia Paulina respeito as mulheres converge neste ponto: (Efésios 5:33) "Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito." Respeito é o que Paulo pede a troco de um amor, do cual eu falarei mais adiante, no meu argumento 5.5

      5. É o mesmo Paulo que estabelece em mais de uma ocasião a igualdade das mulheres frente a Deus (inclusive nas passagens que você meso cita, mas pelo jeito, prefere não dar relevo). É o mesmo paulo entusiasta com a liderança das mulheres na igreja. Eu acho mesmo que você desaprendeu a ler. Ou provavelmente nunca soube faze-lo desde uma plataforma critica e conseguente com o seu contexto sócio-cultural. Vejamos suas citas:

      5.1 (1 Timóteo 2:11-15) neste passagem você passa por alto que uma vez mas, as recomendações feitas sobre as mulheres estão no contexto do matrimonio de Adão e eva. De novo: a mulher não é menos que o homem. O mesmo texto afirma categoricamente que Eva foi seduzida, enganada. Não exite razoes para acreditar que este engano deriva da sua condição feminina.

      5.2 (1 Corintios 11:3-12) uma vez mais Paulo declara a igualdade: "pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus."

      5.3 (1 Coríntios 14:33-35) esta cita SUA começa dizendo: "Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz". Por tanto, as mulheres estejam caladas DURANTE o culto. provavelmente Paulo esta se queixando da atitude desrespeitosa das mulheres. A mesma figura existe para qualquer homem que não saiba guardar silencio durante os oficios. Porque? porque Deus não é Deus de confusão.

      5.4 (Colossenses 3:18-21): aqui definitivamente você esqueceu de citar o seguinte versículos. O texto completo diz assim: "Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados." uma vez mais: organização dentro de casa. Não implica inferioridade.

      5.5 (Efésios 5:22-25). Uma vez mais, você só cita ate onde convém. E uma vez mais Paulo recorre a figura do matrimonio estabelecido por Deus em Adão e Eva onde a mulher esta aos cuidados do marido e não porque seja inferior. Mas vejamos o texto com a cita que você omitiu: "Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela," não preciso dizer o que esta sobre a cabeça dos maridos: uma entrega como a de Jesus. Machismo??? Sera que Paulo, considerando as mulheres seres inferiores, se contradiz dizendo que são dignas de todo o amor, dedicação e entrega como a de Jesus? sera injusto pedir as mulheres que em troca simplesmente se sujeitem aos seus maridos??? Vejamos mais adiante, no versículo 28: "Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo." e finalmente o versículo 31: "Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá ã sua mulher, e serão os dois uma só carne.". Paula, você não leu ou não quis divulgar o resto do texto??

      Agora, o que você acha de confrontar estas citas com outras do mesmo Paulo? vamos la?

      Gálatas 3:28
      28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

      acho que eu também desaprendi a ler, pois poderia jurar que este texto fala, uma vez mais, da igualdade de homens e mulheres!! Vejamos um pequeno exemplo do entusiasmo de Paulo pela liderança das mulheres na Igreja:

      Romanos 16
      neste capitulo Paulo faz uma lista de agradecimentos E RECOMENDAÇÕES onde figuram mulheres! ver Febe, Pricila, Maria, Trifena e Trifosa, Pérside, Julia e Junia, citada como Apostola e como NOTÁVEL! (e estas não estão na minha lista provisional de 10 mulheres que mencionei no começo)

      Vamos aos textos que originam o argumento teológico de Paulo:

      Gênesis 1:27
      27 Criou, pois, Deus o homem ã sua imagem; ã imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

      Gênesis 2:23
      23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

      e para encerrar:

      1 Pedro 3:7
      7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra ã mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.

    • Antonio Marcos Pecoraro Meu amigo vamos ser práticos??? todas sociedades humanas naquela época eram machistas, os judeus não eram diferentes… todas as passagens que destacou são abafadas por esta pérola do NOVO TESTAMENTO:]
      E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio" (1 Timóteo 2:11-12)
      Se isto não é colocar a mulher um degrau abaixo, não sei o que é, temos todos que aprender a interpletar textos..

      Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher,

    • Paulo Agnóstico:
      pra começar, esse argumento ja foi rebatido. Por que voce insisti? insisto: uma vez mais voce omite o resto do texto. Esse tambem esta claramente focado à relaçao conjugal de Adao e Eva. A mulher nao esta um degrao abaixo. Voce nem deve ter lido o que escrevi acima.
      Voce esta passando por alto minhas argumentaçoes! Espertinho, hem? hehehe!
      E ainda por cima, seu argumento é me dizer "sejamos praticos"!! boa essa, hem?
      So pra deixar claro: nao nego o machismo das sociedades antigas. Mas Deus nada tem a ver com machismo como Jesus nada tem a ver com "culturas" humanas. O que as pessoas vem fazendo ao longo dos milenios em nome de Deus ou o que a cristandade fez em nome de Jesus nao reflete a realiadade dos mesmos.

    • Meu amigo por fé, vcs tem leitura seletiva(só registram o que querem)….a biblia é machista, homofobica, xenofobica, genocida, infanticida. só em NUMEROS 31 vemos tudo isto… Moisés sob ordem de deus, o homem dos 10 mandamentos, mata, incentiva o adultério, etc.. já que oferece meninas para os soldados de israel… já sobravam mulheres em israel, pois homens morriam em guerra. Veja que a mulher nesta sociedade era colocada como objetos, despojos de guerra.
      E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
      Vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois recolhido serás ao teu povo.
      Falou, pois, Moisés ao povo, dizendo: Armem-se alguns de vós para a guerra, e saiam contra os midianitas, para fazerem a vingança do SENHOR contra eles.
      Mil de cada tribo, entre todas as tribos de Israel, enviareis à guerra.
      Assim foram dados, dos milhares de Israel, mil de cada tribo; doze mil armados para a peleja.
      E Moisés os mandou à guerra, mil de cada tribo, e com eles Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, com os vasos do santuário, e com as trombetas do alarido na sua mão.
      E pelejaram contra os midianitas, como o SENHOR ordenara a Moisés; e mataram a todos os homens.
      Mataram também, além dos que já haviam sido mortos, os reis dos midianitas: a Evi, e a Requém, e a Zur, e a Hur, e a Reba, cinco reis dos midianitas; também a Balaão, filho de Beor, mataram à espada.
      Porém, os filhos de Israel levaram presas as mulheres dos midianitas e as suas crianças; também levaram todos os seus animais e todo o seu gado, e todos os seus bens.
      E queimaram a fogo todas as suas cidades com todas as suas habitações e todos os seus acampamentos.
      E tomaram todo o despojo e toda a presa de homens e de animais.
      E trouxeram a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e à congregação dos filhos de Israel, os cativos, e a presa, e o despojo, para o arraial, nas campinas de Moabe, que estão junto ao Jordão, na altura de Jericó.
      Porém Moisés e Eleazar, o sacerdote, e todos os príncipes da congregação, saíram a recebê-los fora do arraial.
      E indignou-se Moisés grandemente contra os oficiais do exército, capitães dos milhares e capitães das centenas, que vinham do serviço da guerra.
      E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres?
      Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra o SENHOR no caso de Peor; por isso houve aquela praga entre a congregação do SENHOR.
      Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele.

      Números 31:1-18

    • 1. voce continua evadindo meus argumentos.
      2. a leitura seletiva quem fez foi voce. Pelo contrario, eu tive que ampliar as citas que voce utilizou deixando de lado textos importantes para a interpretaçao e que poderiam equilibrar a percepçao dos leitores. Inclusive me dei o trabalho de por em evidencia os textos que fundamentam a doutrina de Paulo. E mais do que isso, do lado das suas citas, inclui outras nas que Paulo claramente reconhece o papel relevante das mulheres na igreja.
      3. como disse no começo, uma coisa é nao gostar ou nao estar de acordo com as doutrinas biblicas. Mas outra coisa bem diferente é propalar mentiras respeito a mesma.
      4. mesmo que voce conseguisse se virar para provar que o antigo testamento é o testemunho de um Deus machista, homofobico, xenofobico, genocida ou infanticida, ainda assim, ficaria por provar de que a predicaçao de Jesus orientava seus seguidores nesse sentido.
      5. para fazer afirmaçoes desse tipo, voce deveria em primeiro lugar ter uma abordagem teologica destes textos. Simplesmente é uma criancice de sua parte insisitir em ver a Deus como alguem que vai matando de forma caprichosa e sem proposito algum, em lugar do Deus que governa a historia do homem e que nos conduz com um proposito. Se voce nao é capaz de ver este Deus nas entrelinhas, entao definitivamente voce nao tem uma leitura consecuente. E isto nao implica que voce tenha que acreditar neste Deus, mas simplesmente faça uma critica mais coerente.
      6. ainda nao vejo neste texto nada que nos leve a creer que devemos considerar as mulheres inferiores.
      7. a cita desde texto em especifico comprova que voce, assim como muitos, tem uma expectativa completamente errada de Deus, ou pelo menos respeito ao que voces pensam que DEVERIA ser o Deus no cual acreditam os cristaos. Porem os cristaos acreditamos no Deus que Jesus mesmo revela e claramente sinaliza para o antigo testamento. Sinto muito se nao lhe fazemos a vontade, mas nossas convicçoes nao sao negociaveis!

    • Um crente não pode dissociar jesus do restante da obra, os espiritas fazem isto
      .. deus em numeros 31, deixou moises o homem dos 10 mandamentos adulterar e matar… alem de salvar meninas como segundas esposas ou concunbinas..
      Quantas apostalas Paulo e cristo tinham no inicio da igreja??? alguma mulher??? jesus tnham auxiliares, madalena, etc…nunca cabeça…
      seu deus não é coerente.
      eu tenho que provar que deus é tudo que falei??? a partir do momento que ele assistiu tudo e nada fez.
      aconselho vcs rasgarem numeros 31, outras passagens sangrentas da biblia, paulo assassino, etc

    • nao estou dissociando nada. Sou creente e nao guardo o setimo dia porque entendo, a partir de Jesus, que nao preciso faze-lo. A cosmovisao biblica é bem mais amplia do que voce pensa. E isto nao necesariamente implica contradiçao, desobediencia, interpretaçao tendenciosa ou inconsistencia doutrinal.
      Por outro lado, o fato de que Jesus so tivesse apostolos homens nao é prova de machismo. Na verdade Jesus tambem teve seguidoras mulheres muito estreitas e importantissimas, ao ponto de serem postas como exemplo para todos seus seguidores, para humilhaçao dos propios apostoles. Por outro lado, se voce tiver uma leitura cuidadosa dos evangelhos e inclusive de todo o nove testamento ficara claro a voce que de fato, nenhum homem é cabeça da igreja, nem mesmo Pedro. Uma vez mais, voce parte de expectativas equivocadas.
      Alem disso, ja citei muitissimas mulheres de destaque na biblia. Alem delas, citei tambem varias que sao parabenizadas por Paulo pelo seu trabalho e cita uma Apostola sim e a chama de NOTAVEL entre os apostolos. O que mais voce quer que eu te diga?
      E nao, voce nao tem que provar que Deus é tudo o que voce falou. Voce teria que provar que a Biblia da testemunho de um Deus que incita o machismo, a homofobia, xenofobia, genocidio ou infanticidio como atributos a serem imitados e aplaudidos.
      Tambem pretender que Deus interferisse em tudo isso nao obedece a uma leitura biblica consecuente. Interferiu na perseguiçao dos judeus e dos cristaos ao longo da historia? talvez devessemos concluir que ja que Deus ficou omisso nestes casos, entao deve ser porque Ele quer que seus seguidores sejam perseguidos?
      E nao, nao rasgaremos absolutamente nada. Como disse antes, quem faz leituras seletivas é voce! basta com mencionar que voce somente responde o que lhe convem y omite uma serie de argumentos, logo pula para outros temas e termina dizendo que eu deveria rasgar a biblia. É dose?

    • E nao, voce nao tem que provar que Deus é tudo o que voce falou. Voce teria que provar que a Biblia da testemunho de um Deus que incita o machismo, a homofobia, xenofobia, genocidio ou infanticidio como atributos a serem imitados e aplaudidos.
      Tambem pretender que Deus interferisse em tudo isso nao obedece a uma leitura biblica consecuente. Interferiu na perseguiçao dos judeus e dos cristaos ao longo da historia? talvez devessemos concluir que ja que Deus ficou omisso

      A prova de tudo isto esta na biblia.. ele é no minimo omisso…os principais assassinos dos judeus ao longo da história foram os proprios cristãos… e deus tb foi omisso.
      fico por aqui, acho que só iria me repetir… quem tem fé religiosa, crê cegamente, não questiona, só aceita.
      fique na sua fé e em paz.

    • hahahaha. . . . . . minha fe nasceu da reflexao, da experiencia e de confrontar as escrituras. Quem nao quer ser razoavel, é voce. É voce quem mantem uma postura CEGAMENTE. É voce quem se esforça por desacreditar uma doutrina sem nenhum, apesar de que esse esforço nao traz nenhuma vantagem!! eu acho que voce esta sendo um pouquinho fundamentalista, hem!

      Pode acreditar que estou em paz mesmo. Nao preciso ir atras de paginas de religiones alheias para me auto-justificar!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 435,217 comentários no Notícias Gospel.