Mundo Cristão

Após eutanásia passiva, morre o Pastor Nilson Fanini, ex-presidente da Aliança Batista Mundial

Comments (95)
  1. Valéria disse:

    A prática da eutanásia é permitida na igreja Batista ?

  2. GISELLA (luto) disse:

    É com grande pesar que leio este artigo…
    PASTOR NILSON, referencial de submissão, cujo nome ficará em minha memória e minha profunda admiração pelo trabalho feito com o propósito de anuciar o evangelho.
    Que o CRIADOR NESTE MOMENTO seja o BÁLSAMO DE GILEADE PARA A FAMÍLIA, CURANDO A DOR.. sabemos que para os que serve a CRISTO a morte é sinônimo de DESCANSO DAQUELES QUE ESPERAM ENCONTRAR O SENHOR.
    :(

  3. Kyle Felipe disse:

    Esse foi um caso de eutanásia passiva, em que o paciente não toma a decisão junto com os médicos.
    Mesmo assim nós< batistas, não apioamos qqr forma de abreveação da vida de uma pessoa, Seja eutanásia ativa, que é uma forma de suicidio, eutanásia passiva, que é uma forma de assassinato, e até mesmo o aborto, que tbm é um forma de assassinato.
    Como o txto diz, os médicos tomaram a decisão de desligar os instrumentos.

  4. regi disse:

    Impressionante numca tinha ouvido uma noticia como essa ,um pastor cuja familia ,se entrega tao facilmente a noticia de nao haver mais nada, o que fazer a respeito da saude de um membro dela ,tenho aprendido um pecador que sou quanto mais nos afastamos MAIS nos achamos indignos de pedir algo tao importante ,nada e por acaso toda e qualquer coisa acontece porque DEUS permite ,e assim ele quer saber qual a direçao a tomar ,LAZARO na sua historia com DEUS ,FOI GRANDEMENTE USADO MESMO EM SEU ESTADO DE MORTE ,MAIS DEUS SABIA QUE ESTAVA ESPERANDO NA VERDADE JESUS ,SE AFASTAR E TODOS ACHAREM QUE ELE DEMOROU A CHEGAR ,POIS ENTAO ELE VOLTA E MUDA TUDO PARA HONRRA E GLORIA DO SENHOR ,O EVANGELICO DE VERDADE ,COISA QUE EU TAMBEM ESTOU APRENDENDO A SER , TEMOS QUE APRENDER QUE NADA E IMPOSSIVEL PARA DEUS NADA MESMO ,MAIS PARA NOS QUE O CONHECEMOS UM POUCO SO DA BIBLIA TEMOS SIM QUE LEMBRAR QUE ELA SEMPRE FOI ALVO DE CEREBROS ,MUITO BOM QUANTO AO RACIOCIONIO MAIS NADA VOLTADO A FE ,A FE E O INTEGRANTE PRINCIPAL PARA ALGO ACONTECER EM NOSSO CORAÇAO E ASSIM DE MANEIRA SOBRENATURAL UM MILAGRE ACONTECER ,ESTA FAMILIA OU QUEM ESCREVEU ESTA NOTICIA DEVE TER FEITO ALGO QUE NESSAS POUCAS LINHAS NAO CONTARAO TUDO O QUE ACONTECEU E ISSO CABE A VC REFLETIR TAMBEM ANTES DE ESCREVER ALGO TAO SERIO ,E EU QUERO FAZER UMA PERGUNTA PORQUE ESSA NAO ME SAI DO CORAÇAO A BIBLIA E UMA SO ,POIS O DEUS DELA VIROU MUITOS OUTROS E QUAL DEUS ENTAO DEVEMOS SEGUIR SE A BIBLIA E UMA SO ,MILAGRE ELE FAZ ,LIVRAMENTO ELE DA,ENTAO PORQUE TANTOS HOMENS MORTAIS ,SEGUEM COISAS MORTAIS ,E O DEUS DE VERDADE DIVIDIRAO ELE EM TANTAS PARTES ,SENDO QUE A PROPRIA BIBLIA E CONTRA . TODOS SE INTITULAO PRIMEIROS MAIS QUERO LEMBRAR QUE OS PRIMEIROS SERAO OS ULTIMOS,NAO QUIZ SER GROSSEIRO MAIS FALAR A VERADE E PEDIR SE VC E INTEGRANTE DESTA FAMILIA LEIA E RELEIA A BIBLIA DO SENHOR,TODOS HOMENS DE DEUS OU FORAO MORTOS OU VIVERAO SEUS 120 ANOS SO NAO VE QUEM NAO QUER ,E O MELHOR AINDA NOS ESTAMOS VIVOS E NOS VC DSTA FAMILIA OU QUEM ESCREVEU QUER SER MORTO PELA VIDA ,QUER VIVER 120ANOS ,JESUS DA ESSA VIDA BASTA SEGUIRMOS A BIBLIA , ,ABAIXEMOS NOSSA CABEÇA E ENTENDEMOS QUE PRECISAMOS TODOS IGUAIS DE DEUS ELE AMA A TODOS ,MAIS TODOS AMAM NAO SO UM MAIS A TODOS,BIBLIA UMA SO ,PALAVRA UMA SO ,DEUS UM SO,AMEM

  5. henrjk disse:

    Valéria

    Não.
    Nenhuma igreja, seja de qualquer linha doutrinaria tem a eutanásia como prática permitida e nunca soube de uma discussão séria sobre o tema, mas talvez a igreja Católica já tenha uma posição sobre isso. Creio que a exceção seja os Testemunha de Jeová, pois não permitem a transfusão de sangue para manter a vida de um de seus membros embora eles sejam considerados como seita e não como um seguimento cristão genuíno.

    Pelo que eu saiba, esse tipo de fato deve ser de consenso entre médicos e familiares e nunca com a igreja.
    Na matéria não expõe se houve morte cerebral, o que realmente tornaria irreversível o desligamento de aparelhos.
    Este é o meu ponto-de-vista.

  6. petrafan disse:

    eutanásia é quando o paciente expressa seu desejo de morrer, e alguém o auxilia neste sentido, de forma assistida e controlada.
    desligar máquinas após a morte cerebral não é eutanásia.
    a reportagem não tem todos os dados de forma a permitir concluir se foi ou não eutanásia. portanto, a manchete não passaria na editoria de um jornal ou revista.

  7. henrjk disse:

    regi
    Não consegui muito bem entender o que você queria transmitir, mas anoto o que está escrito em Salmos 90:10.
    “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.”

    Quanto aos cento e vinte anos há uma boa dicussão que se afirma que seria o período que aquela geração, pré-diluviana, viveria até o dilúvio.
    Se você ler em Gênesis 11, verá que a vida ainda era longa após o dilúvio.

  8. Karla Cristina disse:

    Realmente estranho né Valéria…

  9. pastor nilson disse:

    Deus tem a resposta cabe a nos aceitar e agradecer pelo ministeirio q foi atribuido a ele e saber que Deus esta a frente de tudo.

  10. Jorge Rincon disse:

    Prezados,

    Desligar aparelhos que mantêm um pessoa viva artificialmente não é eutanásia. Desliga-se os aparelhos e se permite que o organismo tente se manter independente. E isto, repito, não se caracteriza como prática de eutanásia. O Pr. sofreu derrame cerebral que atingiu três pontos vitais do cérebro que levaram a um quadro irreversível. Os aparelhos foram desligados e o organismo não teve condições de responder independente deles. Respeito o desejo da família em permitir desligar os aparelhos em uma postura contrária ao egoísmo de protelar o sofrimento de um corpo que não responde mais. O Pr. Fanini, por toda obra que dedicou ao evangelho e à Igreja cristã, com certeza, está em um lugar muito melhor do que no leito de um hospital. E que Deus conforte a família que ele amou e a Igreja que ele serviu.

  11. Cristiane disse:

    segundo a matéria, não foi eutanásia… “sofreu acidente vascular cerebral, que atingiu três partes do seu cérebro… Médicos constataram que a situação do paciente era irreversível, o que levo-os a desligarem os aparelhos”… ele teve morte cerebral, por isso desligam os aparelhos. Se fosse um caso vegetativo, em coma, a família decidiria.
    Falando em milagre. Deus pode sim fazer mas acho que não nos cabe julgar pq não sabemos os desígnios de Deus.

  12. Georges disse:

    Henrjk, sobre este tópico que vc abordou, tomo a liberdade de sugerir que vc dê uma olhadinha em meu blog DOA A QUEM DOER, e veja se concorda . Na minha opinião, no tempo dos patriarcas, o ano era realmente de 12 meses, e eles de fato viviam centenas de anos, por várias razões que este espaço não permitiria expor.
    Um abraço,
    Georges.

  13. Chicco Sal disse:

    Amigos,

    Não se tatou de eutanasia, mas de ortotanasia! É preciso entender a diferença e, principalmente, informar corretamente.

  14. último cristão disse:

    Nossa , fico impressionado como vocês são pervertido, ficam condenando o cara porque morreu de eutánasia.

    O que fica do Pastor Fanini, é o seu legado, ele foi um verdadeiro cristão, foi muito usado por Deus.
    A falha dele foi o episódio da construção do templo batista no Caminho de Niemayer, em Niterói. Ele cresceu o olho em construir uma igreja enorme, e foi pedir dinheiro a um grupo financeiro(supostamente)que pediu uma entrada para liberar o empréstimo. Aí ele deu o valor de entrada, e não recebeu nada do empréstimo posteriormente.

  15. Marcela disse:

    É complicado… O importante agora é lembrar das coisas boas e ñ julgar ninguém. A família é que sabe o que passou pra tomar essa decisão.

  16. Denys disse:

    Não creio ter sido o caso de eutanásia. Mas valeu a informação do site.

  17. Raimunda disse:

    Boa tarde!EUTANÁSIA,morte sem sofrimento;prática pela qual se procura abreviar;sem dor ou sofrimento,a vida de um doente incurável,a palavra diz que não temos o direito, a Deus pertence a vida e a morte,tudo tem o seu tempo determinado,e há tempo para todo propósito de baixo do céu:há tempo de nascer e tempo de morrer,a medida que se ler a palavra de Deus o entendimento das coisas vão tendo clareza para entender o agir de Deus,que ele console os corações atormentados.

  18. landa disse:

    gente não foi eutanasia. este pastor foi um exemplo para todos os cristão , um pregador do evangélho. mas as pessoas pareçem que só querm qgora descer a lenha nos batistas me poupem. enquanto os batistas estão aí pelo mundo pregando o evangelho , muitos estão dentro das suas igrejas arrecadando$$$$$$.

  19. GISELLA (luto) disse:

    ORA não ha o que argumentar contra os BATISTAS, isso não é uma prática de nenhuma igreja, isso é uma fatalidade, nenhuma família deseja que uma pessoa querida venha a falecer independente da situação…
    Agora claro a Valeria fica esperando a oportunidade de julgar, igual um urubu em busca de carne podre.
    Isso é vingança, de que caminha humilhado e envergonhado, quer sujar a imagem de quem não pode se defender.
    Aqui está exposto o artigo do óbito de alguém querido,que passou sua vida dedicada ao evangelho “”BATISTA CHAMADO PARA ANUNCIAR A VINDA DO MESSIAS NO DESERTO””, e vc péssimo CRISTÃO tem provas dessas suas acusações diabólicas.

  20. petrafan disse:

    vemos que não foi eutanásia ativa nem passiva:

    Eutanásia ativa: o ato deliberado de provocar a morte sem sofrimento do paciente, por fins misericordiosos.
    Eutanásia passiva ou indireta: a morte do paciente ocorre, dentro de uma situação de terminalidade, ou porque não se inicia uma ação médica ou pela interrupção de uma medida extraordinária, com o objetivo de minorar o sofrimento.

    uma vez que havia coma irreversível (como os médicos denominam a morte cerebral), não havia mais consciência nem capacidade de volta da consciência, e portanto não havia sofrimento a ser abreviado.

    o mais interessante é que nenhuma das notícias de sites estrangeiros (cristãos e não cristãos) menciona a palavra eutanásia…

  21. Eric disse:

    Só agradeço à DEUS ter tido o privilégio de conhecer o Ptor Fanini,
    que o Espirito Santo de DEUS console seus familiares.

  22. marcelo disse:

    oremos pela falilia , que o Espirito Santo de consolo , em nome de Jesus.

  23. henrjk disse:

    Georges

    Entrei no seu blog e li.
    O ano sempre foi de doze meses, mas diferentemente do nosso calendário ocidental que é o solar, o lunar era e é até hoje que vigora entre os hebreus.
    Lembro-me quando criança que meus avós e tios sempre tinha em conta as fases da lua para contagem de dias e semanas e a estrela D’Alva para o fim do dia e esses.
    Como as fases da lua são quatro e o ciclo completo equivale a um mês.
    Há tambem as quatro estações do ano. Quando alguem aniversariava, perguntava-se quantas primaveras fazia a pessoa, coisas dos antigos.
    Isso foi só um parêntese, um assunto sempre puxa outro.

    Quanto ao pastor Fanini, realmente foi morte cerebral.
    Ele fez muito pelo evangelho, mas um fato lhe obscuereceu a biografia conforme alguns aqui colocaram. Creio que fora um deslize por parte dele e que afetou mais a ele do que a congregação que pastoreava.

  24. evankut disse:

    afinal foi eutanásia ou não to em duvida

  25. Wellington disse:

    Não é hora de ninguém ficar falando de denominação, pelo amor de Deus, é hora de orar-mos pela família desse saudoso homém de Deus. Eu particulamente detesto “guerrinhas” de denominação, creio que a maior preocupação de Jesus não é a nossa denominação e sim se estamos vivendo em obediência a sua palavra. Irmãos temos que colocar a vida dentro da Bíblia e não a Bíblia dentro de nossa vida. Jesus falou que voltará para buscar sua igreja. E a igreja de Jesus é todos aqueles que fazem a sua vontade. Volto a dizer não é hora de julgamento, e sim de oração por essa família que como tantas outras precisa de nossas orações. Deus é o nosso juíz! Creio que a vontande Dele é que oremos e não julguemos. Um grande abraço a todos!

  26. petrafan disse:

    onde existe julgamento e guerrinha de denominação nos comentários de todos aqui?
    não vi.

  27. regi disse:

    DILUVIO,AIDS,CLIMA,ACIDENTES,DROGAS,FURNICAÇAO,CAMINHOS,IDOLATRIA,ENFERMIDADES,E UMA PERGUNTA PRA QUEM E PARA QUE.EU SOU UM PECADOR NAO POSSO NUMCA ME ESQUECER DISSO ,MAIS TAMBEM NUMCA ME ESQUEÇO O PASSADO PARA DEUS ,SE NOS MANTIVERMOS NO SEU CAMINHO ELE NAO SE LEMBRARA E NISTO TENHO ME AGARRADO NESTES DIAS,MAIS ENTAO ESTAMOS DE VERDADE COM UMA GRANDE CONCENTRAÇAO DE CAMINHOS EM NOSSA VOLTA ,MUITOS MESMOS ,E QUANDO LI ESTA NOTICIA SABIA ,QUE TUDO E UM GRANDE ENSINAMENTO NAO PARA O QUE MORREU MAIS PARA MIM VC ,QUE ESTAMOS VIVOS,A FAMILIA ,FIHOS,IRMAOS TUDO DEUS COM CERTEZA ESTA FALANDO AOS CORAÇOES ..E TEMOS QUE NAO PRESTAR ATENÇAO NAO EM NOS ,MAIS SIM EM DEUS ,A MORTE ELA E UMA PALAVRA SEM SIGNIFICADO PARA O QUE SERVE A DEUS ,POIS HOJE ESTAMOS MORTOS PARA O MUNDO E VIVO PARA DEUS E VIVER A CRISTO E MORRER UM POUCO TODO DIA ,POUCO ,POUCO,QUANTO MAIS MORTE DA MINHA PROPRIA CARNE ,MAIS VIDA AO MEU ESPIRITU,MAIS TEM UMA DIFERENÇA ENTRE AQUELES QUE CREREM DE VERDADE EM DEUS ,E PROMESSA DO SENHOR,NOS NAO VEREMOS POIS JA ESTAMOS MORTOS,E TALVEZ A DECISAO DA FAMILIA ,CHOQUE NOSSOS CORAÇOES PORQUE CREMOS EM MILAGRES E TUDO QUANTO AO PODER DE JESUS,ISSO CHOCA UM POUCO TALVEZ O QUE QUERIAMOS LER E QUE UMA ORAÇAO LEVANTA PASTOR COM QUASE MORTE ,MAIS NAO FOI ISSO QUE ACONTECEU,ENTAO DEUS TEM UM TRABALHO MUITO GRANDE A REALIZAR NESTA GERAÇAO QUE ESTA FICANDO ,FILHOS,NETOS E IGREJA ,SENHOR DEUS QUERO ORAR DIGITANDO NESTA MAQUINA,PAI VENHA SENHOR ABRIR NOSSOS OLHOS NESTES DIAS PARA PODER VER QUANTO TU ES MISERICORDIOSO PARA AQUELES QUE O ADORAO EM ESPIRITU E EM VERDADE PAI ENCHA NOSSOS CORAÇOES COM TEU AMOR E NOS ENSINE A MORRER TODO DIA PELO TEU AMOR EM NOME JESUS ,QUERO VIVER DE VERDADE ,RESPEITAR MEU PAI ,MINHA MAE ,ANDAR NOS TEUS CAMINHOS PARA QUE NOS POSSAMOS, A TUA IGREJA DEMOSTRAR CADA VZS MAIS FALAR DO SEU AMOR,EM NOME DE JESUS . VAI TER UMA FESTA NO CEU MATEUS 22 DO 1 AO 14 ~~LUCAS 7 VERS 20 AO 22 HEBREUS 12 VERS 1 ATE 14 .MEDITE E ESPERE AMEM

  28. André disse:

    Nunca vou esquecer no Aterro do Flamengo, quando o Bp Macedo, fazendo aquele culto em meio a mais de 1 milhão de pessoas, chamou o Pr. Fanini, ele Batista, no meio dos neo-pentencostais…os 2 anteriormente tinham tido um desintendimento…e lhe pediu perdão, foi um dos momentos mais bonitos que vi no meio evangélico…

  29. GISELLA disse:

    WELINGTON fale somente por você, guerrinha faz quem me crítica…
    pare de generalizar, se você não sabe comentar fique na sua!!!
    E vá orar!!!

  30. Ronaldo Daniel disse:

    Etimologicamente, ortotanásia significa morte correta: orto: certo, thanatos: morte. Significa o não prolongamento artificial do processo de morte, além do que seria o processo natural. A ortotanásia deve ser praticada pelo médico.
    Na situação em que ocorre a ortotanásia, o doente já se encontra em processo natural de morte, processo este que recebe uma contribuição do médico no sentido de deixar que esse estado se desenvolva no seu curso natural. Apenas o médico pode realizar a ortotanásia. Entende-se que o médico não está obrigado a prolongar o processo de morte do paciente, por meios artificiais, sem que este tenha requerido que o médico assim agisse. Além disso, o médico não é obrigado a prolongar a vida do paciente contra a vontade deste. A ortotanásia é conduta atípica frente ao Código Penal, pois não é causa de morte da pessoa, uma vez que o processo de morte já está instalado.
    Os médicos já tinham declarado a MORTE CEREBRAL do o Pr FANINI.
    Foi uma atitude particular, pssoal,familiar. Agora querer envolver a denominação batista ou os evangélicos, é forçar uma barra, para não dizer que trata se de preconeceito.
    Ronaldo

  31. regi disse:

    http://www.youtube.com/watch?v=DASgOzT5fw4
    AMIGO OU AMIGA ESTE HINO FALA MUITO AO MEU CORAÇAO SE QUISER OUVIR A ESCOLHA E SUA AMEM JESUS TE AMA

  32. regi disse:

    apos o diluvio quem chegou aos 120 ,poucos ate homens de DEUS MORRERAM ANTES ,POIS DAI EM DIANTE A LEI DA SEMEADURA AINDA VALE ATE HOJE.

  33. Marcela disse:

    Eu já nem sei se foi ou ñ eutanásia. Mas aconteceu e só nos resta orar, né.

    A Paz pra tds!!!

  34. petrafan disse:

    o lead continua errado e a nota contém erros.

    eutanásia passiva é diferente de ortotanásia.

    na eutanásia passiva, ainda não existe a morte. o doente está em estado terminal e ainda sofre. nesta situação, é interrompida uma ação que pode aliviar o sofrimento e prolongar a vida, ou então essa ação nem é iniciada. por exemplo, tirar o paciente do hospital e suspender ou nem iniciar tratamentos, para que ele possa morrem em casa.

    (aliás, cabe esclarecer que a distinção passiva ou ativa é meramente para facilitar o entendimento, pois na prática existe apenas a eutanásia. nem ativa (quando se mata o paciente por ação), nem passiva (quando se mata por omissão), apenas eutanásia.)

    na ortotanásia, o doente já se encontra em processo natural de morte. ou seja, é um paciente irrecuperável e que já foi submetido a Suporte Avançado de Vida. nesta situação, o médico não prolonga o processo natural de morte, sem que o paciente tenha requerido isto anteriormente por sua expressa vontade.

    de forma simples:
    – na eutanásia, encurta-se a vida de alguém que ainda não está clinicamente morto. na ortotanásia o médico não prolonga o processo natural de morte de alguém que já está clinicamente morto.
    – a eutanásia é causa de morte da pessoa. a ortotanásia não é causa de morte, uma vez que o processo de morte já está instalado.

    no Brasil, o que se chama de eutanásia (pois não está prevista no Código Civil) constitui homicídio. a ortotanásia, embora também não prevista, não é homicídio.

  35. GISELLA disse:

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    CLARO ANDRÉ!!!!
    imagina você o EDIR CHEIO DE CAPIROTO NO COURO, em frente uma multidão sedentos por salvação, o que o EDIR TINHA PARA OFERECER?????
    necessário foi chamar um homem que realmente sonhou os sonhos de DEUS e serviu a DEUS de coração…
    o EDIR já provou que a capacidade dele só está voltada para lavar dinheiro….
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  36. Araujo (Abraão) disse:

    Pr. Fanini fora sim um grande homem de Deus e com certeza já está a se deslumbrar com a glória celestial.

    Gisella, se você seguisse o exemplo deste sábio homem, vc não falaria a loucura que terminou de falar a respeito do B. Macedo.

  37. Erick disse:

    Amigos em Cristo,

    Comunico que a família de Pr Fanini, após sua morte cerebral, permaneceu por 36 horas ao lado de Fanini orando e pedindo a Deus tudo que o evangelho ensinava.
    Quanto ao comentário que fizeram acerca da Catedral e de como Pr Fanini e toda a diretoria financeira FORAM ENGANADOS POR ESTELIONATÁRIOS, gostaria de pedir que aquele que nunca foi enganado em sua vida, que atire a primeira pedra.

  38. Lia, Os pastores iniciantes da ig universal maioria é rapazote disse:

    ***
    REGI

    Por favor não escreve em MAIÚSCULA

    E confesso: Tentei entender seu 1o comentário
    MAS ESTÁ IMPOSSÍVEL.

    Surgiro a vc q por favor, coloque ponto ou vírgula
    cada vez q terminar um assunto.

    E de novo te peço. NÃO ESCREVE EM MAIÚSCULA (CAIXA ALTA)

    Fique com Deus. Paz do Senhor Rei dos reis Jesus.

  39. Georges disse:

    Henrjk, é isso mesmo. O ano judaico era lunar mas no final acabava dando no mesmo, porque havia um mês “extra” (o “segundo Adar”) de duração variável que servia para, digamos, equiparar ou equilibrar com o calendário solar. Isto fica claro na narrativa do dilúvio, onde se conta “depois de tantos dias” Noé fez isso e aquilo, e aí, depois, “no segundo ano, no primeiro dia”… A Bíblia é fantástica!

  40. Daivid silva disse:

    Só lamento. Mas ele está melhor do que nós. Deus o recompensará por tudo que ele fez.

  41. regi disse:

    me perdoa ,erro muito a gramatica perdao

  42. Marcela disse:

    Regi, me diz o nome dessa musica? É q ñ meu trabalho ñ abre youtub.

  43. regi disse:

    hino da vitoria da cassiane,e um lindo hino de adoraçao,so tem uma coisa que pode deter um cristao ,o mar vermelho ,cujo para nos hoje so mudou de nome ,e ele se chama coraçao.primeiro o nosso coraçao ,ainda sou cego em muitas coisas ,mais o que eu tenho hoje eu te dou,DEUS te abençoe vc e a familia que graças a DEUS PELA vida deles porque depois que morrermos nada mais podemos fazer.

  44. Lázaro Maxuel disse:

    Foi uma grande perda…

    Que Deus dê conforto a todos amigos e familiares.

  45. laercio disse:

    Tenho certeza que ele cumpriu o proposito que Deus tinha para sua vida .Que Deus conforte toda fámília,nome de Jesus.

  46. salvo pela graca de Deus disse:

    Cabe a Deus tomar posicao de cada um de nos….’nos julgueis para que nao sejais julgados” Que cada servo de Deus seja responsavel por suas obrigacoes enquanto pode fazer, ‘pregar o evangelho’

  47. petrafan disse:

    o importante é ressaltar os frutos do ministério do pr. Fanini.
    e lembrar que não houve eutanásia passiva.

  48. JOELINE disse:

    NÃO QUERO AQUI JULGAR A ATITUDE DOS MÉDICOS OU DOS FAMILIARES, MAS , PENSO EU, QUE SERIA MELHOR SE ESPERASSEM ATÉ QUE A MORTE SURGISSE NATURALMENTE.DEUS É O DONO DA VIDA E ,SE O MESMO PODE LEVANTAR OS MORTOS, QUEM SOU EU PARA PERMITIR OU NAÕ DESLIGAR APARELHOS, AINDA QUE, EM RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL OU COM MORTE CEREBRAL CONSTATADA.

  49. petrafan disse:

    joeline,
    a morte dele já havia “surgido” naturalmente. o que não era natural eram justamente os aparelhos que mantinham a respiração dele.
    não precisamos nem recuar até os tempos bíblicos. se o que o pr. Fanini teve tivesse ocorrido há 50 anos ou mais, ele teria morrido pouco após o AVC. não haveria aparelhos para serem desligados, e portanto ele somente se recuperaria se ressucitasse.

  50. Valéria disse:

    O pastor Fanini sempre integro, aí vem a Gisella e o henrjkpalavrão para queimar o filme do grande trabalho de conversão da igreja Batista, tsc, tsc…

    petrafan, então essa é a desculpa que o pessoal Batista dá para a falta de crença em milagres, AAAHHH BOM, tsc, tsc…

  51. petrafan disse:

    Valéria, continuamos aguardando pelo milagre da sua conversão hehehehehe

  52. Valéria disse:

    petafran, que bom que pro meu caso ainda tem jeito, pois pra você se torna mais difícil, por causa da a sua apostasia…

  53. petrafan disse:

    sua conversão vai ser o maior milagre já visto, Valéria… hehehehehehehe

  54. henrjk disse:

    Petrafan, o milagre da valeria deve começar pela língua.

    O que ocorreu foi morte cerebral e não quanta asneira a valeria-palavrão quer mais.
    Já que ele estava no States, o todo-poderoso Edir estava lá e poderia fazer algo, você não acha?

  55. petrafan disse:

    pois é, caro henrjk,
    essa é a geração que hoje engrossa as estatísticas de crescimento dos evangélicos no Brasil. uma verdadeira manada, ávida por achar quem a toque. que nem gado.
    nessa toada, rapidamente nos tornaremos nominais.

  56. Karla Cristina disse:

    Lendo os comentários de henrjk e do petrafan em relação a Valéria, me lembrei daquela passagem do profeta velho…é petrafan, essa ‘manada’, ávida e digo mais, sedenta de Deus, que igrejas como as de vocês não tem condições nem estrutura de sustentar, de cuidar, pois estão estagnadas, olhando para o próprio umbigo, se achando melhores que as outras…estudando se Adão teve umbigo ou não, se anjo é masculino e(ou) feminino, favaoravel ao ecumenismo, chamando católicos de ‘irmãos em Cristo’, se a igreja de vocês é tão boa assim, nem digo tanto pelo henrjk que é um Batista frustrado e obrigado pela mulher a ir na Assembléia de Deus e acredito que sem conhecimento da própria, fica aqui falando mal da igreja pentencostal que o acolheu,rsrsrsrsrsrsrsrs,mas se a igreja de vocês fosse tão boa assim, tão usada, já que é tão antiga, Deus não precisaria levantar outros ministérios e por que Ele faz isso? Porque, as igrejas tão antigas, tão ‘espirituais’, tão ‘letradas’, estão estagnadas, verdadeiros profetas velhos…

  57. Karla Cristina disse:

    Não é a toa que igrejas como a minha, estão cheios de ex-Batistas, é só perguntar pro Abraão que também comenta por aqui,rsrsrsrsrsrsrs

  58. petrafan disse:

    Karla Cristina, você é mais uma que confirma o que digo heheheheheh
    vida de gado…. rssssssssss

  59. Valéria disse:

    Karla, você sabe por que, a Bíblia nunca relatou que João Batista fez milagres ? Porque ele era Batista…RSRSRSRS…Quer dizer, praticaram eutanásia no Pastor Fanini…mas nele pode né, não é pecado…aí vem com uma porção de conversinha…”olhem bem, não foi bem uma eutanásia, só desligaram os aparelhos, digo, ele tava vivo, mas tava morto”…ninguém desligou os aparelhos do filho dos Bispos Henandes, e ele está se recuperando, GRAÇAS A DEUS !!! Isso é desculpa de quem não crê na atuação milagrosa do Espírito Santo, os Batistas nem crêem, que Ele batiza quem O busca hoje em dia, pra eles esse batismo, só aconteceu no dia de Pentencostes, eu imagino o conflito que o henrjkpalavrão deve passar dentro de si, pois está em uma igreja pentencostal ( obrigado pela esposa, bem lembrado pela Karla ) a onde se busca o batimo com o Espirito Santo, deve viver de aparências, pois ele já escreveu em outra página que não aceita muito o trabalho que a Assembléia de Deus faz, deve viver um turbilhão de contradições, eu já escrevi em outro lugar que as colocações dele confundem, mais do que outra coisa, fruto da “doutrina” morna que recebeu na Batista, em choque com os conhecimentos pentencostais adquiridos na Assembléia de Deus, quer dizer, “ODRE VELHO, NÃO PODE RECEBER VINHO NOVO, PANO VELHO, NÃO PODE RECEBER REMENDO NOVO” e se eu precisa-se de um milagre
    , seria nos dedos e não na na lingua, pois dedilhei meus comentários e não falei com a boca, tsc,tsc…

  60. Valéria disse:

    laercio disse:
    Tenho certeza que ele cumpriu o proposito que Deus tinha para sua vida .

    ÔÔÔHHH, cumpriu mesmo, aqui só tem gente “fera” da Batista, taí a Gisella, o petrafan, o henrjkpalavrão, que não me deixam mentir, tsc, tsc…

    Faltou também escrever que a Batista apoia o ecumenismo, que considera católicos “irmãos em Cristo”, outro dia em uma banca de jornal, estava sendo vendido um jornal chamado, jornal espírita, a onde os espiritas também chamavam o Pastor Billy Graham de “irmão” e consideravam a igreja Batista o exemplo de que igreja evangélica a ser seguido, tsc, tsc…
    E na parte das igrejas evangélicas consideradas erradas, ADIVINHEM SÓ, estava a Renascer, a IURD, a Assembléia de Deus, olha eu riria agora, mas infelizmente não é engraçado, tsc, tsc…ECUMENISMO TÔ FORA !!!

  61. petrafan disse:

    manada…

    heheheheh….

  62. henrjk disse:

    Petrafan

    Eu me divirto muito aqui com as postagens das beatas.
    O mais engraçado é elas tentarem adivinhar a vida de outrem e sem sucesso, daí inventam-se histórias fantasiosas.

    Não sei se você já percebeu, mas o objetivo da tríade de beatas e adjuntos é desviar o foco dos comentários.
    Se você comenta algo, esse grupo vem desviar o assunto para a sua denominação para denegrir as demais e daí só levam pauladas na cabeça.

    A reportagem acima não diz nada a respeito desse grupo de pessoas e elas insistem em propagar suas crendices.
    Nesse balaio de gatos que ainda trazem, acabam tentando envolver a vida pessoal e até íntima, algo que nem eu faria.
    Se ela é macho ou não; se é feia ou não, a mim não interessa.
    Quem gosta de saber a intimidade dos outros não passa de fofoqueira, parecem lavadeiras.
    Como eu não dou a mínima chance, então elas ficam a divagar pelas suas mentes fantasiosas e isso é a parte mais divertida da história.

    Bom…em breve estarei alguns dias dando repouso às suas mentes, pois vou tirar umas boas férias lá pelos lados de Pernambuco e Paraíba. Família grande é muito complicada, se vai na casa de um, deve-se ir na casa de outro.

  63. Paulo Henrique disse:

    Valéria,

    O caso da morte do Fanini, apenas mostra q tds terão q um dia passar por ela, agora o título da matéria é bem tendencioso, e remete à chamar a atenção para o conteúdo.
    1º Não vi em momento algum dizer na matéria q a família decidiu q desligassem os aparelhos.
    2º Mesmo q a família permitisse, isto não expressa a vontade do Fanini uma vez q já estava inconsciente.
    3º A situação da morte dele não desmerece em momento algum o trabalho que este homem de Deus fez enquanto vivo (coisa q acredito, q vc não deva ter feito nem um décimo).
    4º Vc deveria conhecer mais as doutrinas batistas, aliás a igreja Assembléia de Deus no Brasil tem origem na Igreja Batista (em especial de Belém do Pará – estude um pouco de história dos evangélicos);
    5º Antes de vc falar mal dos batistas, pelo menos estude as suas doutrinas e verá que o q vc disse sobre não acreditar no batismo no Espírito Santo é uma MENTIRA acreditamos sim no batismo com o Espírito Santo (Ver o site batista.gov.br) lá vc terá uma explanação geral sobre nossa doutrina.
    6º Os batistas acreditam q Deus cura, mas dentro da vontade Dele e não pela determinação humana ou imposição de um grupo, todos morrerão inclusive o bispo Macedo, Silas Malafaia, Bispo Hernandes…Agora só quero ver a desculpa de vcs ADEPTOS DA TEOLOGIA NEOPENTECOSTAL DA PROSPERIDADE argumentarem sobre tal acontecimento.

    …. CONHEÇA O ASSUNTO ANTES DE CRITICAR….

  64. henrjk disse:

    Paulo Henrique

    Assino em baixo sobre o que você escreveu.
    As pessoas hoje não reconhecem mais que Deus é soberano em sua manifestação.
    Hoje Deus é colocado contra a parede para que a seja feita a vontade humana.
    Talvez essas atitudes levem muitas pessoas a não acreditar em Deus por seus planos e desejos não se realizarem.

  65. petrafan disse:

    Paulo Henrique,
    não perca seu tempo.
    Mat. 7.6

  66. Valéria disse:

    Bom, então o comentário do Paulo Henrique só confirmou o que eu já tinha esvcrito e o petrafan, tentou botar panos quentes, tsc, tsc…
    Mas uma coisa me chamou atenção, no comentário do Paulo…”Os batistas acreditam q Deus cura, mas dentro da vontade Dele”, então pra vocês deve ser NUNCA, pois tá cheio de Batistas, nas tão “famingeradas” igrejas neopentencostal, buscando a cura,a prosperidade e PASMEM, o Batismo com o Espírito Santo tsc, tsc…

    Petrafan, Ap 3 : 16 pra você…

  67. petrafan disse:

    viu só, Paulo Henrique?
    não adianta jogar pérolas aos porcos.
    ainda bem que Mt. 13:38, 40.

  68. Paulo Henrique disse:

    Caro Petrafan,

    Realmente o q disse é verdade, algumas denominações estão formando mais fanáticos e deterministas do q realmente convertidos, pessoas que eu realmente não sei o q estão fazendo dentro das igrejas (aliás são denominações sem o propósito real da igreja de Cristo) e deveriam preocupar-se em DEFAMAR outras denominações sérias q troxeram o evangelho de Cristo para este país, e q não entram nestas ondas de MARIA VAI COM AS OUTRAS, não tentam adaptar os “ACHISMOS”, formas de atrair MULTIDÕES para arrancar dinheiro delas de qualquer forma… Desse jeito elas vão crescer, inchar… Mas sem CREDIBILIDADE nem LEGITIMIDADE DA PALAVRA, DA BÍBLIA….

    Na verdade me sinto feliz por ver a resposta despreparada da Valéria q demonstra o q realmente eu deduzia.

    abraços,

    OBS.: Gostaria de lembrar q (ao contrário do q a Valéria disse…) em minha igreja batista local mais ou menos uns trinta por cento de nossos membros tiveram origem de igrejas pentecostais (que aliás não tenho nada contra, ao contrário da Valéria, acredito q várias delas têm trabalho sério e crentes realmente convertidos)…que se cansaram de várias “NOVAS DOUTRINAS” que surgem destoando a cada dia do propósito das igrejas legitimamente ligados ao propósito do evangelho.

    abraços,

    é mt bom comunicar com gente inteligente e verdadeiramente comprometida com evangelho como vc… No caso da Valéria … prefiro não comentar…

  69. regi disse:

    TEM COMPROMISSO E CORAÇAO VEDADEIRO TEM RECOMPENSSA

    GENISES
    6:3 ¶ Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
    Deuteronômio
    31:2 E disse-lhes: Da idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar; além disto o SENHOR me disse: Não passarás o Jordão.
    Deuteronômio
    34:7 Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.
    1 Reis
    10:8 Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria

  70. petrafan disse:

    pois é meu caro, essa manada fica nessa guerra de plaquinha de igreja, e depois os outros é que são fariseus.
    sem mencionar a falta de conhecimento básico de qualquer coisa que seja, desde conhecimentos gerais, passando pela posição doutrinária e prática das diversas denominações, até a própria Bíblia.

  71. André disse:

    Mas o que esses comentários sectaristas tem a ver com a eutanásia praticada ao pastor Fanini ?

  72. henrjk disse:

    Valéria

    Lendo jornal Espírita!!!!!
    Agora entendo tudo.

  73. Paulo Henrique disse:

    Valeu petrafan.

  74. Karla Cristina disse:

    Já fomos chamados de fanáticos, de idolatrarmos o Bp Macedo, de defendermos plaquinhas de igreja, agora os fariseus modernos defensores da eutanásia,rsrsrsrsrsrs, nos chamam de gado, manada,rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrss…a Valéria está certa!

  75. petrafan disse:

    o povo não sabe nem ler, como pretende comentar?
    com esse nível de indigência mental, é de se esperar o nível baixíssimo de alguns…
    heheheheheheeh

  76. Valéria disse:

    O que eu gosto no petrafan é a auto-critica, tsc, tsc…
    pra pessoas como ele é que a Bíblia diz em Ap 3…

    “15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
    16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
    17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.”

  77. petrafan disse:

    a tática da Valéria é velha…
    a carapuça serve direitinho, só resta tentar jogar a bomba pra outro… heheheheheheheh
    ainda há tempo…

  78. Valéria disse:

    AAAHHH petrafan, seus comentários só corraboram com tudo aquilo que eu já sabia, lhe falta inteligência para expor um argumento mais convicente, por isso nos ofende chamando-nos de manada, de bichos…e somos mesmo né, o MEU SENHOR me chama carinhosamente de ovelha…

    E eu acredito, pelo seu modo de escrever que você deva ser um pastor Batista e isso é o mais preocupante de tudo, tsc, tsc…

  79. petrafan disse:

    que preguiça de ler o que já escrevi… é só dar um scroll up e ler, mas acho que deve dar muito trabalho heheheheheh
    mas como eu havia dito, não discuto com ignorantes… heheheheheh

  80. Karla Cristina disse:

    HÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁ,rsrsrsrrssrrrsrsrsrsrsrsrsrrsrss

  81. petrafan disse:

    heheheheeheheh

  82. Valéria disse:

    Eu comentei, que o que falta em você petrafan não é argumento, mas sim a capacidade de tê-los, ou seja a inteligência necessária e a maior prova disso é você imitando minhas respostas, tsc, tsc…

    “mas como eu havia dito, não discuto com ignorantes”

    trocou uma palavra ou outra, mas a resposta é quase idêntica a que eu já te dei, tsc, tsc…

  83. petrafan disse:

    Valéria, você é outra que só confirma o que eu digo.
    veja neste link o meu comentário, datado de 29 setembro 2009 às 10:27.

  84. Valéria disse:

    tsc, tsc…pra quem nã tá a fim de falar, você fala muito…

  85. petrafan disse:

    heheheh continua confirmando.
    não sei de quem é a autoria do ditado, mas ele encerra uma verdade que a cada dia se renova.
    “nunca discuta com um ignorante. ele rebaixará a conversa ao nível que domina, e o derrotará com a experiência que possui.”
    heheheheh

  86. FAC disse:

    E o primeiro comentario e o ultimo que farei, não responderei ninguem :
    Perdendo tempo em comentarios(de eutanasia ou não) , se o cara era grão mestre da maçonaria , Ahh como vc sabe disso? Esse ai era frequentador da loja maçonica proximo ao Igreja Batista de Niteroi-RJ ( no bairro de Ingá), todos viam ele nas proximidades desta organização ,sem dizer os cumprimentos maçonicos com sua irmandade, so não via quem fingia ser cego.

  87. petrafan disse:

    cabe ressaltar:

    o lead continua errado e a nota contém erros.

    eutanásia passiva é diferente de ortotanásia.

    na eutanásia passiva, ainda não existe a morte. o doente está em estado terminal e ainda sofre. nesta situação, é interrompida uma ação que pode aliviar o sofrimento e prolongar a vida, ou então essa ação nem é iniciada. por exemplo, tirar o paciente do hospital e suspender ou nem iniciar tratamentos, para que ele possa morrem em casa.

    (aliás, cabe esclarecer que a distinção passiva ou ativa é meramente para facilitar o entendimento, pois na prática existe apenas a eutanásia. nem ativa (quando se mata o paciente por ação), nem passiva (quando se mata por omissão), apenas eutanásia.)

    na ortotanásia, o doente já se encontra em processo natural de morte. ou seja, é um paciente irrecuperável e que já foi submetido a Suporte Avançado de Vida. nesta situação, o médico não prolonga o processo natural de morte, sem que o paciente tenha requerido isto anteriormente por sua expressa vontade.

    de forma simples:
    – na eutanásia, encurta-se a vida de alguém que ainda não está clinicamente morto. na ortotanásia o médico não prolonga o processo natural de morte de alguém que já está clinicamente morto.
    – a eutanásia é causa de morte da pessoa. a ortotanásia não é causa de morte, uma vez que o processo de morte já está instalado.

    no Brasil, o que se chama de eutanásia (pois não está prevista no Código Civil) constitui homicídio. a ortotanásia, embora também não prevista, não é homicídio.

    portanto, os aparelhos foram desligados quando o pr. Fanini já estava morto. ou seja, Deus não dependia de os aparelhos estarem ligados para fazer um milagre.

    é importante ressaltar os pontos acima aos que eventualmente precisem de esclarecimento ou informação sobre o assunto e são sinceros nessa busca, bem como para os ignorantes, que falam antes de pensar e que não sabem interpretar o que lêem.

  88. henrjk disse:

    Petrafan

    Não adianta explicar porque tem algumas pessoas aqui que não entendem nada de medicina, parece que só lêem revista de novela.

    Algo quase parecido ocorreu com o falecido deputado Enéias que prefieriu ficar em casa aguardando apenas a sua hora.
    Só que neste caso houve a diferença de que ele estava consciente da sua ação.
    No caso do pastor Fanini o que ocorreu foi que ele teve morte cerebral e a família autorizou o desligamento dos aparelhos e mesmo assim o coração continuou batendo como sempre normal.

  89. Karla Cristina disse:

    Muito forte o que o FAC escreveu hem…será?

    faltou só o henrjk escrever que tem coisas que livrinhos de teologia não ensinam…’pois a fé não é de todos’ (II Ts 3 : 2)

  90. petrafan disse:

    henrjk, eu nem que as pessoas devam entender um pouco de medicina. seria esperar demais. deviam entender de aprender, de reconhecer quando estão erradas. de entender um texto que se lhes é apresentado. de argumentar em alto nível, e não com base em achismos.
    tem gente que prefere se revolver na lama ou comer capim, só porque acha que está certo.

  91. petrafan disse:

    o pior de tudo é a ignorante repetindo em outros posts que a máquina foi desligada porque os que os “fariseus” e “não-apostólicos” não acreditam no milagre…
    como se Deus dependesse das máquinas ligadas para fazer milagre…
    fosse assim, tadinho do Lázaro… tava todo enrolado em panos até hoje… heheheheeh
    é fácil proclamar cura de câncer da ministra depois que o tratamento terminou, uma semana antes dela pegar o boletim final do médico…
    assim até eu…

    mas é como eu disse: quero fazer pós em marketing com o “apóstolo”!

    heheheheehehe

  92. marcos disse:

    Não Creio que isso seja eustanásia, a familia deixou o corpo responde, eu creio em milagre e creio que Deus poderia realizar c/ aparelhos e sem aparelhos se assim desejase. Homem que pelo trabalho que realizou alcançou vitória. como Paulo disse em 2 Timóteo 4:7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

  93. silvana disse:

    realmente devemos observar o que falamos, pois seremos julgados pela cada palavra que proferimos.
    Deus deu a vida e somente ele tem o poder para tira-la.
    nao é maquina e nem homem que da a vida, se Deus nao tivesse terminado a obra que tinha com ele, com toda a certeza ele nao teria morrido.desligando ou nao o aparelho nao vai decidir nada,pois quem cuida de tudo e tem o dominio de tudo é Deus…ninguem mata ninguem, há nao a ser a vontade do nosso Deus. pois o controle pertece a ele.
    Deus escolhe situações para confudir o homem , ele por sua vez faz julgamento prescipitado.

  94. RICARDO MORAES disse:

    CONHECI O PASTOR EM 1979, NO MEU PRIMEIRO ANO DE CONVERSÃO EM UM ENCONTRO DE JOVENS [REECONTRO] NO RIO DE JANEIRO. HOJE, COM 50 ANOS, 30 ANOS DE CONVERSÃO, AINDA ME LEMBRO DAQUELE ENCONTRO…FOI MARCANTE!
    APROVEU O SENHOR NO SEU TEMPO O RECOLHER PARA OS SEUS BRAÇOS…
    HOJE, COMO PASTOR, POSSO SENTIR A DOR DE UM IRMÃO, POR OUTRO LADO, ALEGRE POR SABER QUE EM BREVE NOS ENCONTRAREMOS NAS MANSÕES CELESTIAIS.

  95. Uma vez eu ouvi o pastor Fanini fazer menção duma mensagem sobre o tema 5 coisas que DEUS não sabe , gostaria de saber como posso ter acesso a esta mensagem. meu e mail é gg-damotta@bol.com.br fico agradecido mesmo

  96. Maria de Fátima Serra Jogaib Cabo disse:

    Inesquecível, amado e grande servo do Senhor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *