A expressão “cobertor curto” serve bem para ilustrar a situação financeira da Igreja Mundial do Poder de Deus, que recentemente acertou o arrendamento da grade de programação da Ideal TV (antiga MTV), mas teria deixado de pagar outras emissoras onde possui horários alugados.
De acordo com informações do site Na Telinha, o apóstolo Valdemiro Santiago estaria enfrentando problemas para quitar uma quantia de aproximadamente R$ 8 milhões, referentes aos horários alugados na Rede NGT de Televisão, uma pequena emissora que transmite apenas para a Região Metropolitana de São Paulo, e à locação de uma faixa de frequência da RedeTV!, usada para transmitir os programas da IMPD TV para antenas parabólicas.
O atraso nos pagamentos seria motivado pelo novo acordo feito por Valdemiro com a Ideal TV, que é uma emissora com sinal aberto em UHF e também presente em várias operadores de TV por assinatura, como Sky, Net, Vivo TV, Claro TV e Oi, por exemplo. Com os programas da Mundial na Ideal TV, Valdemiro reduziria a diferença de presença na mídia que hoje existe entre a sua denominação e a Igreja Universal do Reino de Deus, que ocupou todos os espaços deixados vagos pela Mundial.
No caso do atraso com a RedeTV!, a emissora paulista optou por cortar o sinal de transmissão que era usado pela Igreja Mundial até que o pagamento seja efetuado.
Com a intenção de quitar as dívidas e retomar a rotina da IMPD TV nas antenas parabólicas e ficar em dia com a NGT, o apóstolo Valdemiro Santiago lançou uma campanha que pede aos fiéis que doem o dízimo em dobro.
A campanha do dízimo a 20% seria mantida até o dia 20 de julho de 2014, e de acordo com Santiago, as doações podem ser feitas através de cheque pré-datado, cartão de crédito e dinheiro em espécie.