Repórter mostra luta de cristãos na Síria para impedir avanço de rebeldes; Muçulmanos tem decapitado quem não se converte ao islamismo. Assista

3

A situação de cristãos na Síria se torna cada vez mais complexa à medida que a guerra civil no país se perpetua. Os rebeldes pedem a saída do presidente Bashar Al-Assad, mas também protagonizam cenas de perseguição religiosa.

A jornalista Maria Finoshina, correspondente de guerra do portal RT, visitou o vilarejo de Maaloula, onde os 2 mil moradores se juntaram ao Exército sírio para defender o local dos rebeldes, e impedir que eles avancem sobre a região.

Um dos temores dos moradores, em sua maioria cristãos, é que os rebeldes forcem a conversão ao islamismo, sob pena de decapitação, como tem sido feito em diversas regiões do país.

“Alguns moradores, que afirmam que os rebeldes têm recorrido a pilhagens, execuções e obrigam os moradores a se converter ao islamismo, escolheram se juntar ao Exército para defender sua aldeia”, relatou Finoshina.


Saba Ubeid, dono de uma loja na aldeia, disse que em 2012, ele tinha certeza de que os rebeldes nunca iriam para a aldeia, mas agora, na iminência da invasão, ele estava armado com um revólver lutando ao lado dos soldados sírios. “Eles mandaram os terroristas aqui de todos os cantos do mundo para matar povo sírio e uns aos outros. Por quê? Pergunto ao mundo, por quê? Enquanto na Europa se um cidadão recebe simplesmente um tapa na cara dele, isso se torna um escândalo, aqui na Síria… Quantas vítimas, quantas centenas de milhares de pessoas foram abatidas? Quando isso vai parar?”, questionou.

Assista aos momentos de tensão da reportagem:

Assine o Canal

Egito

Dois cristãos coptas foram mortos por se recusarem a pagar o imposto Jizya, uma taxa criada pela maioria muçulmana exclusivamente para cristãos.

Segundo a Agência Internacional de Notícias Assíria (AINA), Emad Damian, 50 anos, e seu primo Medhat Damian, 37 anos, eram funcionários do governo e moradores da aldeia de Sahel Selim, na província de Assuit.

Dois dias antes de sua morte, eles foram contatados por Ashraf Ahmed Mohammed Khalajah, líder de uma gangue muçulmana, que exigiu £ 10 mil libras egípcias para a compra de armas.

Como não tinham o dinheiro para quitar a extorsão, acabaram mortos. Segundo a AINA, a polícia local foi informada sobre as ameaças, mas não fez nada para impedir a tentativa de extorsão e o assassinato, e mesmo após as mortes, o mandante do crime continua livre.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


3 COMENTÁRIOS

  1. Cade sera o meu amigo defensor dos muçulloucos em, me da uma justificativa plausível ai, porque ele me rebate quando eu mostro a realidade das crenças dos tais

    • Por ai o senhor vê a decadencia moral de países como França, Inglaterra e EUA. São de maioria cristã e querem agora detonar o governo de Assad. Sem duvida o cara é ditador, mas respeita o direito a vida de sua minoria cristã.

      É a segunda vez que a Russia salva a civilização nos ultimos 100 anos.
      E sobre o “amigo” que defende os mulçumanos fanaticos(e nem todo mulçumano é assim). É facil responder a ele.

      Ele cita as Cruzadas?

      Mole, mole dar resposta. As Cruzadas começaram em 1190 aproximadamente. Antes disto tudo tivemos:
      636- Batalha de Yarmuk- primeiro ataque dos maometanos contra os cristãos do Imp Bizantino. Eles tomaram a iniciativa de atacar.
      711- Invasão dos mulçumanos na Peninsula Ibérica, outra pova de que tomaram a iniciativa de atacar.

      840- Saquearam Roma e profanaram as basilicas onde estão os restos mortais de Pedro e Paulo. Durante 20 anos a IGreja pagou tributos para evitar mais saques.

      E ainda no caso das Cruzadas, os cristãos atenderam a um apelo do Imp Bizantino que desejava retomar terras recentemente ocupadas pelos arabes como Antioquia.

  2. Bando de insolentes, hipócritas!!! voces ai que adoram falar mal de cristãos, ficam ai ENCHENDO A BOCA DE ESTERCO E VOMITANDO NOS PRATOS, adoram ir contra o que os outros acreditam mas odeiam quando alguem é contra suas ideologias, dormem pensando num sonho neutro que talvez amanha nao seja possivel mesmo querendo dizer a cristaos que os sonhos deles nao valem nada, leem livros com ‘teorias” que nunca foram concluidas e querem dizer que os cristaos nao podem ter o mesmo, é muita hipocrisia. falam mal pelas costas ate de amigos e inimigos, sao sujos ao falar mal de algo e muito baixos e ainda me pergunto como conseguem ter amigos? so podem ser amigos de cobras iguais, um com a faca nas costas do outro, dando beijinho nas maes na hora de dormir mas dizendo que é mal na hora de um amigo cair…. talvez nao pareça ter sentido o que falo. mas um dia depois que todos nos que cremos em algo morrermos e nao sobrar mais nenhum de nos, queria poder ver a cara de voces quando a morte viram para tal rumo… o antigo envagelho foi riscado o novo prega amor, e uma vez voces e eles muçulmanos e outros nao quiseram ouvir ou ler, que amar nao é dificil, empatia nao é impossivel, um dia iram ver que fizeram uma má escolha e nesse dia iram se matar sozinhos como ja o fazem… pois nao é verdade? que ate mesmo ateus e neo ateistas e outros grupos de outras sociedades podem brigar entre si? claro, e nem precisa ser cristao para ver que uns estao se virando fortemente contra os outros, vemos isso todos os dias, a falta de amor, quando isso tudo se tornar fluente nas ruas e nao so na internet, vao querer paz e nao vao encontrar pois nao mantiveram respeito antes e nao iram ter depois. essa sera nossa 3° guerra mundial

  3. Bando de insolentes, hipócritas!!! voces ai que adoram falar mal de cristãos, ficam ai enchendo a boca de esterco e vomitando nos pratos , adoram ir contra o que os outros acreditam mas odeiam quando alguem é contra suas ideologias, dormem pensando num sonho neutro que talvez amanha nao seja possivel mesmo querendo dizer a cristaos que os sonhos deles nao valem nada, leem livros com ‘teorias” que nunca foram concluidas e querem dizer que os cristaos nao podem ter o mesmo, é muita hipocrisia. falam mal pelas costas ate de amigos e inimigos, sao sujos ao falar mal de algo e muito baixos e ainda me pergunto como conseguem ter amigos? so podem ser amigos de cobras iguais, um com a faca nas costas do outro, dando beijinho nas maes na hora de dormir mas dizendo que é mal na hora de um amigo cair…. talvez nao pareça ter sentido o que falo. mas um dia depois que todos nos que cremos em algo morrermos e nao sobrar mais nenhum de nos, queria poder ver a cara de voces quando a morte viram para tal rumo… o antigo envagelho foi riscado o novo prega amor, e uma vez voces e eles muçulmanos e outros nao quiseram ouvir ou ler, que amar nao é dificil, empatia nao é impossivel, um dia iram ver que fizeram uma má escolha e nesse dia iram se matar sozinhos como ja o fazem… pois nao é verdade? que ate mesmo ateus e neo ateistas e outros grupos de outras sociedades podem brigar entre si? claro, e nem precisa ser cristao para ver que uns estao se virando fortemente contra os outros, vemos isso todos os dias, a falta de amor, quando isso tudo se tornar fluente nas ruas e nao so na internet, vao querer paz e nao vao encontrar pois nao mantiveram respeito antes e nao iram ter depois. essa sera nossa 3° guerra mundial

DEIXE UMA RESPOSTA