Associações de ateus se organizam para agir contra interesses políticos dos evangélicos

19

A mobilização de associações de ateus para confrontar iniciativas de representantes de setores da sociedade ligados à religião, como por exemplo a bancada evangélica, tem crescido sensivelmente no Brasil.

De acordo com informações da BBC Brasil, os ativistas ateus se referem ao coletivo cristão no Congresso Nacional como “bancada teocrática”, numa referência aos países onde a constituição é baseada nas interpretações religiosas, muito comum em países islâmicos, como o Irã.

Segundo os ativistas ateus, a “bancada teocrática” estaria apresentando projetos que contrariam o princípio de Estado laico. Em contra-ataque, entidades como a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) tem apresentado representações junto ao Ministério Público para solicitar investigações sobre a legalidade das propostas.

“Isso era um dos objetivos centrais da criação da Atea, que os ateus tivessem uma personalidade jurídica para fazer suas representações perante as autoridades”, afirmou Daniel Sottomaior, fundador e presidente da associação.


A atuação de cristãos, distribuídos entre a bancada evangélica e a bancada católica, é uma das questões que mais cobram atenção dos ativistas ateus. “A bancada católica tem afinidades com alguns temas da igreja evangélica, como aborto, união civil homossexual, regulamentação da profissão de prostituta. A igreja evangélica é mais incisiva nos debates e acaba aparecendo mais, mas na votação as duas atuam juntas”, diz André Santos, consultor parlamentar, explicando a forma com que os projetos que desagradam aos parlamentares são estudados.

O deputado João Campos (PSDB-GO), presidente da bancada evangélica, refuta a argumentação de ateus que as propostas defendidas pelos parlamentares violariam a laicidade do Estado e fala em discriminação: “Acho que não tem ninguém que defende mais a laicidade do Estado do que nós evangélicos. O que me parece é que essas iniciativas são fruto de ignorância a respeito da laicidade estabelecida na Constituinte ou de muito preconceito contra os religiosos”.

As críticas do deputado às posturas dos ateus sobre a linha de atuação da bancada evangélica envolve ainda citações da própria Constituição Federal: “No artigo 19 inciso 1º, a Constituição veda à União, aos Estados, ao Distrito Federal e municípios, subvencionar igreja ou culto, ter relação de dependência com líderes religiosos e embaraçar o funcionamento de igrejas, salvo em caso de colaboração de interesse público. A laicidade na Constituição brasileira não é um Estado sem religião, não é um Estado ateu. O Estado e a Igreja estão separados, mas cooperam entre si”, pondera.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

19 COMENTÁRIOS

    • Hoje os ateus tentam a todo custo combater o cristianismo, mas todos os cristãos não obrigam os ateus a serem cristãos! Esperem a hora que o Islã crescer em toda a Europa e chegar até a América, assim o Islã dirá para os ateus que os infiéis tem que morrer ou aceitar o Islã, então os ateus irão sentir falta dos cristãos que não forçavam eles a nada e ainda pregavam a paz e o amor ao próximo! Eu pelo menos morrerei por Jesus e não aceitarei o Islã, já os ateus não sei dizer, mas terão duas opções, ou morrem pelo ateísmo ou aceitem o Islã, seguir toda a lei do Alcorão, se não decorar o Alcorão é castigado e ainda tem que fazer orações 5 vezes por dia virado para Méca, ai de vocês se não se curvarem nos horários que tocar as cornetas dos Califas, fora que vocês não terão mais nenhuma liberdade, pois álcool é proibido, cigarro é proibido, a internet é limitada e cheia de censura, a tv só passa aquilo que eles querem e tem muita censura e milhares de outras coisas como chicotadas, apedrejamento, forca e etc…. Peçam a Deus para que o número de cristãos não diminua, pois nós morreremos por Cristo, agora vocês ateus eu não sei dizer… (Não estou afirmando que o islã vai crescer, mas se continuar do jeito que está indo, logo eles estarão em massa por aqui também… )

  1. “A bancada católica tem afinidades com alguns temas da igreja evangélica, como aborto, união civil homossexual, regulamentação da profissão de prostituta”.

    Eu vou bater forte nesses “malucos”.

    Vamos ver: Para quê a ATEA quer representante no congresso nacional, ou representatividade?

    Para votar projetos de interesse a MAIORIA da população? NÃO!

    Para votar projetos de interesse aos flajelados do nordeste? NÃO

    Para votar projetos de interesses aos miseráveis que se amontoam nas periferias das grandes cidades? NÃO

    Para votar projetos de interesses aos usuários de drogas? NÃO.

    Olhas o que esses caras estão preocupados:

    Aborto. É meu caro, a ATEA está querendo um estado laico para a regularização e descriminalização do aborto para que toda a jovem que engravidar sem qualquer planejamento, e com toda a sensualidade do mundo, venha a um hospital público, que já carece de recurso, e mandar uma vida para o ESPAÇO, no leito que deveria ser ocupado por um canceroso, ou qualquer vitima do trânsito.

    Casamento homoafetivo. Já que a família é uma questão religiosa, sobretudo e unicamente, a composta por homem e mulher, que tal ser do contra e ter uma família com duas mães, ou dois pais – ou melhor – duas mães e um pai, ou dois pais e uma mãe. É a evolução!

    Por fim a regularização da prostituição. Isso é perverso. Regularizar algo que é análogo à escravidão, algo que é reconhecido pela psicologia e psiquiatria como desagregadora de lares e vidas, que roubam o sonho de milhares de vítimas, as quais escolhem a prostituição como a última chance de conseguir o dinheiro para comprar um prato de comida, como ocorre com as prostitutas da Amazônia, é tentar matar a pulga dando um tiro de .40, mas esquecem-se, ou melhor, ignoram, que também mata a vaca.

    Ainda querem passar por cima da Constituição.

    Passar por cima da Bíblia já sei. Eles não a consideram.

    Mas não consideram a CF?

    Então o que esses mauricinhos e patricinhas querem? Que só os livros de Filosofia deles do século XIX e XX valham alguma coisa?

  2. MENSAGEM DE AMOR, JUSTIÇA, PERDÃO E PAZ
    VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, E EU VOS ALIVIAREI. (Mateus:11-28)
    Dentre bilhões de pessoas no mundo inteiro, Eu escolhi você; para receber a minha mensagem de amor, justiça, perdão e paz. Porque Eu conheço sua vida, suas angústias, seus sofrimentos, seus problemas diários, suas dificuldades para enfrentar os desafios da vida e sei também da sua carência de amor, carinho, compreensão e paz interior. De nada adianta você tentar preencher o vazio da sua alma buscando a solução para sua inquietação e para os seus problemas na diversão, em viagens, na aquisição de bens materiais, na corrida para ganhar dinheiro, na sua vaidade pessoal, na bebida, no sexo, nas drogas ou na sua dedicação profissional.
    Eu sou o único que conhece o seu íntimo, conheço toda a sua vida, mesmo antes do seu nascimento. Eu já lhe conhecia, sei quantos fios de cabelo você tem, sei a sua idade, os segredos mais bem guardados no fundo do seu coração, posso vê-los claramente agora mesmo. Pois acredite-Me, Eu conheço você, melhor do que você mesmo se conhece e sei tudo sobre a sua vida. Afinal!.. Eu criei você à minha imagem e semelhança e sou o único que pode fazer você feliz nesta vida e ainda conceder ao seu espírito, vida eterna e paz, por toda a eternidade junto comigo e os meus santos anjos.
    Uns julgam você pelo seu estilo de vida e por sua aparência pessoal, mas Eu não julgo a ninguém segundo as aparências e sim segundo a reta justiça de Deus. Eu sou a porta; Se alguém entrar por mim, salvar-se-á. O ladrão, o diabo, satanás, seu eterno inimigo, não vem senão a roubar, matar e a destruir todos os seus sonhos de prosperidade e felicidade; Eu vim para que você tenha vida, e a tenha com total abundância, de maneira que nada falte para você e toda a sua família durante sua vida aqui na terra.
    Eu tenho todo o poder do universo. Posso curar, posso libertar da prisão, posso ressuscitar, posso realizar sonhos, posso abrir mares. Enfim!..Eu continuo curando, salvando e libertando vidas no mundo inteiro. Eu posso fazer tudo em seu favor e lhe ajudar no que você precisar. Dentre 07 bilhões de pessoas no mundo inteiro; Eu fiz esta mensagem de amor, justiça, perdão e paz chegar as suas mãos. Esta mensagem é uma prova do meu eterno e sincero amor por você. Sou Eu mesmo, Jesus de Nazaré a falar com você neste momento e vou lhe ajudar a sair com a vitória completa desta situação que você está vivendo hoje. Eu amo você com amor puro e verdadeiro e quero que você saiba de uma vez por todas que você não está só nesta jornada da vida. Eu estou sempre ao seu lado, pronto para ajudar-lhe, perdoar-lhe por todos os seus pecados praticados até agora e o mais importante:
    Aceitar você exatamente como você é. Eu vim a este mundo para salvar você e sou o único que pode e quer dar-lhe a vida eterna. Mas, tudo isso depende do seu querer, pois meu Pai lhe deu o livre arbítrio e você tem o direito de escolher a vida ou a morte, o céu ou o inferno, viver na luz ou nas trevas. Eis aqui a sua grande oportunidade de começar uma vida nova. Faça a sua escolha certa. Está agora em suas mãos a decisão que mudará a sua história por toda a eternidade: Portanto, aceite-me, como seu único Deus e suficiente Salvador da sua vida.
    Eu quero que você desfrute de alegria em seu coração, paz, prosperidade, para que você possa desfrutar, por direito, de todas as maravilhas que criei neste mundo e deixei para aqueles que me aceitaram e entregaram a direção de suas vidas a mim. Eu morri numa cruz por você e já APAGUEI com o meu sangue, todos os seus pecados. Todos os seus pecados já estão perdoados por mim; siga seu caminho em paz e procure não pecar mais.
    EU AMO VOCÊ COM AMOR PURO E VERDADEIRO, VOCÊ É MUITO IMPORTANTE E ESPECIAL PARA MIM.
    Eu quero ver você alegre e feliz. Eu quero inserir você no meu reino de infinita paz, justiça e luz. Para que isto seja possível, tome agora a decisão mais importante de toda a sua vida. Onde você estiver, agora mesmo, neste minuto, convide-me para entrar em sua vida. Ao fazer isto com suas próprias palavras, a sua voz chegará nítida aos meus ouvidos, pois Eu estou bem aqui ao seu lado. Eu lhe atenderei com prazer e lhe concederei a salvação e a vida eterna que meu Pai prometeu a todos os que me aceitam. Está em suas mãos a minha Mensagem de Amor, Justiça, perdão e Paz e o convite para a salvação de sua alma. Pense muito nestas santas palavras, pois o mundo em que você vive é passageiro e tudo nele é ilusão.
    NÃO DESPREZE ESTA MINHA MENSAGEM, PORQUE EU JAMAIS ME ESQUECEREI DO DIA EM QUE A ENVIEI A VOCÊ!
    “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. ( João:5.24 )
    “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ou que dará o homem em troca da sua alma?”
    Jesus Cristo – Príncipe da Paz

  3. QUEREM UM ESTADO LAICO, PO9S BEM É SÓ DEIXAR DE CUMPRIR PARA ELES LEIS TAIS COMO NÃO ROUBARAS NÃO MATARAS SÓ ESTAS DUAS, QUE TODO PAIS CIVILIZADO COMO O CONHECEMOS, LEVÃO LEIS TIRADAS DA BÍBLIA, DEIXEM QUE ROUBEM SUAS CASAS CARTEIRAS EMPRESAS E PIOR QUE MATEM SEUS FILHOS MULHERES E MARIDOS, SIM POIS QUEREM UM ESTADO LAICO QUER NÃO SE SUBMETA A DEUS E SUA PALAVRAS, ENTÃO, DEPOIS DE ROUBADOS E MORTOS, VÃO SE QUEIXAR PARA O ESTADO LAICO

  4. O brasil so vai mudar quando a propia população estiver consciente que uma nação vai para frente com prosperidade inovação dignidade e e serio com suas leis principalmente agora o ponto crucial para isso é envestir em educação ciencia tecnologica ciencia cosmologica astromica e etc? disso o brasil ja sera um pais feito, e não vai ficar precisando em falar o nome de deus para pedir milagre isso e coisa dos fracos sem mentalidade.

  5. A MENSAGEM SIM E BEM VINDA!! GLORIA A DEUS POR PALAVRAS TAO MARAVILHOSAS, QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SEMPRE, POIS SAO MENSAGENS COMO ESSA QUE TOCAM O CORAÇAO E QUE FAZEM AS PESSOAS PARAREM UM POUCO PARA REFLETIREM A MANEIRA PELA QUAL ESTAO VIVENDO. OBS; ACEITE A JESUS HOJE MESMO POIS AMANHA PODERA SER TARDE DEMAIS. A PAZ DE CRISTO ESTEJAM COM TODOS AMEM…..

  6. Essa bancada evangélica é uma des.graça, é a mais corrupta do senado, e só responde processo por corrupção. Essa cambada deveria ser expulsa a base de tiros, se evangélico você galinha, eu matava um por dia pra acabar com essa raça.

    Acordem seus idiotas, o brasil é um país laico e jamais vai ser dominado por vocês.

  7. Essa bancada evangélica é uma des.graça, é a mais corrupta do senado, e só responde processo por corrupção. Essa cambada deveria ser expulsa a base de tiros, se evangélico fosse galinha, eu matava um por dia pra acabar com essa raça.

    Acordem seus idiotas, o Brasil é um país Laico e jamais vai ser dominado por vocês!

  8. Os ateus não tem argumentos para sustentar suas teses agora resolveram apelar, querendo colocar a sociedade contra os evangelicos, mais o final é este eles vão tomar outra surra rsrsrsrsrsrrsrsr.

  9. engracado com a maconaria ninguem incomoda……e olha que tem bastante,politico maconico creio ate que a maioria.nao sei mas ta me cheirando a complo tudo isso ai,por que so evangelicos….vamo acorda pessoal ates que seja tarde.

  10. pela fé!
    talvez nós evangelicos não tenha o poder de dominar o mundo mas sevimos a um Deus que é dominador de tudo isso aqui…
    afinal foi Ele quem criou, até vc “alma peregrina” foi Deus quem te criou.
    ceia nele e sera salva tu e a tua ksa,

  11. A história da humanidade é assim mesmo, de inda e vindas.
    Um dia é da caça, outro do caçador.

    A história das religiões cristãs e pseudos cristãs é marcada por períodos alternados onde num momento é vítima, noutro é o algoz, o carrasco, o perseguidor.

    A democracia é um regime politico que na teoria é muito bom mas é como o Windows sem anti vírus:
    Qualquer um pode entrar e fazer a festa..

    A frágil democracia brasileira não tem defesa contra esse tipo de movimento.
    A teocratização do estado brasileiro é uma mera questão de tempo.
    Vai acontecer, cedo ou tarde.

    Estou esperando ganhar na loteria e me mudar pra Argentina.
    Lá está escrito na constituição: SOMOS CATÓLICOS.
    Pelo menos os católicos são menos chato em matéria de fundamentalismo cristão.
    Até aprovaram o casamento gay.

DEIXE UMA RESPOSTA