Ateus tentam remover placa que atribui autoridade sobre o país a Deus, mas têm pedido negado

6

A entidade ateísta Freedom From Religion Foundation (FFRF) tentou fazer a prefeitura da cidade de Hondo, no Texas (EUA), remover uma placa que alerta os motoristas a dirigirem de forma segura e, ao mesmo tempo, destaca que aquele território pertence a Deus.

A FFRF é uma entidade que se dedica a limitar as expressões de fé em espaços públicos. Nos últimos anos, vem constrangendo – através de ameaças de processos – escolas a proibirem que seus alunos façam manifestações religiosas durante atividades curriculares e/ou esportivas.

A iniciativa da FFRF, no entanto, não foi bem-sucedida em Hondo. O prefeito da cidade, se negou a remover a placa com os dizeres “This Is God’s Country. Please Don’t Drive Through it Like Hell”, que pode ser interpretada como “Este país pertence a Deus. Por favor, não dirija por ele como um demônio”.

Em entrevista ao San Antonio News, o prefeito James Danner foi categórico na negativa: “Nem pelo inferno iríamos tirar essas placas”, garantiu.


As placas foram instaladas há mais de 80 anos nas entradas e saídas da cidade, como uma forma de alertar os motoristas a respeitarem as leis de trânsito, usando um jogo de palavras, com referência direta à religião majoritária do país.

Annie Laurie Gaylor, co-fundadora da FFRF, afirma que os dizeres enviam “a mensagem de que os não-religiosos não são bem-vindos na cidade”, segundo o The Wall Street Journal.

Por isso, ela resolveu pedir que Danner “encontre uma forma alternativa de promover a condução segura, para que não endosse uma mensagem religiosa”, alegando que do jeito que está, a placa favorece o cristianismo, o que vai contra o princípio de não favorecimento a uma religião específica.

Contexto

Considerando o contexto sociocultural do Texas, um dos estados norte-americanos que mais expressa a fé, a iniciativa da FFRF pode não ser frutífera.

Um dos casos que ilustra a cultura de demonstração pública de fé é o da frota de viaturas da Polícia da cidade de Diboll, que usam adesivos com a frase “In God W eTrust” (“em Deus nós confiamos”, em tradução livre).

Recentemente, porém, o chefe de Polícia da cidade autorizou a inserção do versículo “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”, de Mateus 5:9, nas viaturas.

“Com tudo o que está acontecendo no mundo agora e os ataques contra policiais… Sabe, existem agentes sendo alvejados e mortos. Eu queria uma espécie de referência para o que fazemos”, justificou Steve Baker.


6 COMENTÁRIOS

  1. realmente, é muito bom ver que em algum lugar do mundo não se dobram aos contrarios, eu não vi eles na construção de qualquer país, o E.U.A foi colonizado por cristãos e depois veio estas coisas, na URSS. não aprovam o casamento gay, quer dizer ainda existe resistencia contra o mal, legal.

    • Um, quer dizer que homessexualidade é mal… sinceramente esse tipo de de atitude me enjoa, se meu comentário for cesurado, a moral das pessoas que fazem esse site inútil é pior do que penso. CREIO que vcs religiosos não se sentiriam confortáveis tendo seu dinheiro utilizado pelo estado, dinheiro público, para promover placas anti religiosas ou para a descrença

  2. isso ai!Que pertubaçao agora virou modismo esse bando de ativistas ateus ditar regras no mundo todo por suas revoltas contra DEUS.vai catar coquinhos bando de maluco…sabe o que e isso?vivem de fazer nada de um trabalho pesado pra essa turma que o lombo fica cansado e ja ja eles deixam de encher o saco com bobagens.Povo chatinho sem noçao ta vendo nao pode abrir a liberdade pra alguns como esses e acham em conter a liberdade alheia.

  3. A Biblia diz que devemos respeitar as autoridades pois elas foram constituidas por Deus. ( Romanos 13:1-2), por isso esta placa e tambem os sinais de transito devem ser respeitadas.

  4. Facebook pra móvel não funciona,que porcaria fizeram no g+gay!

    Sobre os ateus não quererem a placa,bem,só tirar ou escrever assim;
    *ATEUS NÃO PRECISAM CONSIDERAR A PLACA EM NADA…COLINA ROCHOSA AO LADO…PODEM IR PRO INFERNO EM ALTA VELOCIDADE!

    OBRIGADO.

  5. Na verdade a placa é só um mico que os crentes estão pagando. Estão apenas fazendo as pessoas que moram na cidade passar a pior venrgonha de suas vidas. A placa não influi em nada, é apenas um atestado de burrice. Todo mundo sabe que todas as cidades são propriedade de Exu, que comprou diretamente do dono anterior, Thor. Se tiver que fazer uma placa que diga a verdade, basta apenas escrever: esta cidade pertende ao senhor Exu, o mais poderoso de todos os reis.

DEIXE UMA RESPOSTA