Ativistas gays organizam protestos contra Marco Feliciano em 27 cidades, incluindo 3 no exterior

25

Na última semana, ativistas gays organizaram uma série de protestos contra a permanência do deputado e pastor Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos na Câmara dos Deputados, a maioria dos protestos aconteceu nesse sábado (16).

Os protestos foram organizados em 27 cidades, sendo 24 delas em diferentes estados no Brasil, além de protestos em outros 2 países. Entre as cidades brasileiras listadas para o protesto estão: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Florianópolis, Natal, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Volta Redonda, Ribeirão Preto, Cabo Frio, Chapecó, Salvador, Fortaleza, Campinas, Jundiaí, Recife, Santo André, Jacarezinho, São Carlos, São José dos Campos, Paraty e Goiânia. Participaram também do protesto Buenos Aires, San Francisco e Paris.

O protesto do Rio de Janeiro reuniu cerca de 200 pessoas em Copacabana, onde os manifestantes também protestaram contra o presidente do Senado, Renan Calheiros. De acordo com o IG, em São Paulo, um grupo de pessoas, a maioria simpatizantes e comunidades GLBT, se concentrou na Praça do Ciclista na Avenida Paulista e depois, com faixas e cartazes saiu pela rua da Consolação em direção à praça Roosevelt.

Em Salvador a mobilização aconteceu na praça do Campo Grande, e teve a participação da banda afro-brasileira Olodum. O presidente do Olodum, João Jorge, comentou sobre as manifestações, comparando as polêmicas declarações do deputado com a política nazista de Adolf Hitler.


– É um atentado à república, aos cidadãos brasileiros, do candomblé, da umbanda, os travestis, os negros. Começa assim, como foi na Alemanha com Hitler, a partir de um pequeno partido. O partido dele poderia tirá-lo e colocar outra pessoa. É uma posição fundamentalista. É muito caro os direitos humanos no Brasil, custou muitas vidas, uma longa história – afirmou o ativista.

Na cidade baiana os protestos aconteceram no Farol da Barra e seguiu com uma passeata até o bairro de Ondina, reunindo cerca de 600 pessoas que bradavam gritos de protesto e levantaram cartazes com “Fora Feliciano”, “Feliciano, respeite os seres humanos”, “Mais liberdade, Menos Feliciano”, “Nós somos agora a sua maldição”.

Já em Maceió, em Alagoas, o protesto contra Feliciano reuniu cerca de 20 pessoas, e contou com a presença do superintendente de Direitos Humanos do Estado, Geraldo de Majela Fidélis. De acordo com o G1, Igor Nascimento, um dos líderes do LGBT no estado, afirmou que a eleição de um político como Feliciano para um cargo de tamanha importância social tem que ser revista.

– Uma pessoa como essa, que diz que a AIDS é uma praga dos gays, que nos discrimina de uma forma tão absurda, não pode estar à frente de uma Comissão de Direitos Humanos. Nós não aceitamos isso de forma alguma. Os protestos estão acontecendo em todo o país e ganham força a cada dia. Nós não iremos descansar enquanto ele não for derrubado – reclamou o ativista.

Em Manaus, o protesto aconteceu na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas na última quinta feira e reuniu cerca de 15 pessoas.

– Esse é um ato de repúdio contra essa nomeação. Não temos nada contra ele como religioso ou pessoa física, mas contra os pensamentos racistas e preconceituosos que traz e defende – declarou a representante do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), Helen Luciana, que pediu a saída do parlamentar da comissão e disse não se sentir representada por ele.

Veja fotos dos protestos:

20130317-155809.jpg

20130317-155818.jpg

20130317-155827.jpg

20130317-155833.jpg

20130317-155853.jpg

20130317-155849.jpg

20130317-155900.jpg

Por Dan Martins, para o Gospel+


25 COMENTÁRIOS

  1. Segue importante comentário do Dr. Carlos Roquette: “É assustador q ninguém comente o verdadeiro problema desta questão. No Brasil, desde a 1ª Constituição Republicana ( 1891 ), o Estado e a Religião estão separados, ou seja, o Estado é laico. Nenhum grupo ( ou indivíduo ) religioso pode impor suas crenças específicas ao resto da população. O Governo ( Executivo, Judiciário, Legislativo ) tem a OBRIGAÇÃO LEGAL d evitar q isto aconteça. Logo, não pode 1 pastor, seja d q religião for, s aboletar em cargo legislativo e, por intermédio dele, querer impor as crenças específicas da sua religião ao resto do povo brasileiro. É inconcebível q isto esteja acontecendo no país. Cidadãos q constam na folha d pagamento d religiões ( ou simulacros d ) organizadas sequer deveriam ter o direito d s candidatar. Aonde está a Justiça Eleitoral q não v isto? Porq o Ministério Público ainda não tomou uma providência a este respeito? Como é possível q o STF não tenha s manifestado? E a OAB? Não deveriam os interessados em acabar c/ este abuso começar a pagar seus impostos em juízo? O movimento necessário é o d retirar dos governos ( federal, estaduais, municipais ) os religiosos q tentam impor as crenças específicas das suas religiões ao resto d nós. Religião é assunto d foro íntimo. Quem sentir necessidade dela q vá procurar a q melhor lhe convém. Não pode ser imposta, por seus seguidores, ao conjunto da população. Até quando vamos permitir que pessoas intelectualmente deficitárias ditem as normas? Dr. Carlos Roquette, advogado / magistrado aposentando”

    • Falou tudo, Elias… prefeito! Realmente não há nada de novo sobre a Terra. Certos evangélicos estão usando o mesmo estratagema dos militares para chegar ao poder: demonizar os gays e espalhar medo e ódio entre seus eleitores, exatamente como aqueles fizeram em relação aos comunistas antes da ditadura. Falam em ”proteger a familia e a ordem”, com um discurso vazio, altamente parcial, preconceituoso e cheio de inverdades cientificas. Enquanto inventam uma suposta ”ditadura gay” (a luta por igualdade), eles próprios sorrateiramente estão instalando a sua: se metendo na politica a olhos vistos, impondo seus dogmas e valores pra toda população. Sob pretexto de fazer a vontade da ”maioria” (qual?) e ”de Deus”, travestem a TEOCRACIA em democracia e abusam da liberdade de expressão para espalhar sua ignorancia e ódio, como Silas Malafaia, Julio Severo e Magno Malta.
      E essa bancada evangélica pisaria na CF em nome da biblia se pudesse, e não tem ética em chantagear Dilma e o PT, mesmo a custo da corrupção e conchavos. Aliás, são falsos moralistas pois é a bancada mais corrupta, faltosa e inútil, segundo o site Transparencia Brasil. Mas a sociedade acordou com esse equivoco com Marco Feliciano, não ”apenas” gays. Esses fundamentalistas não vão tranformar nosso pais num Irã!!! Esses protestos são apenas os primeiros. Deus nos livre de um Brasil evangélico.

      DIGA NÃO A TEOCRATIZAÇÃO! ESTADO LAICO.DE FATO!

      • Concordo. Há trinta anos atrás você não via nenhum evangélico homofóbico. Em minha infância (nasci em 70) jamais ouvi pessoas criticando os homossexuais como hoje. Porque essa galera de crentelhos está tão fixada em condenar isso ultimamente?(tendo retardados que ainda confundem homossexuais com pedófilos). Isto se tornou a bandeira deles! Jesus está em terceiro plano na vida destas pessoinhas, pois em primeiro ligar vem o combate aos homossexuais, em seguida o próprio enriquecimento e só então o Salvador. JULGAM tanto que esquecem que a bíblia deles diz que quem Julgará as pessoas é somente DEUS!

  2. me digam la se borboleta tem cerebro, e se tem estes são super desenvolvidos, pois enquanto uns servem de bonecos de joguetes nas mãos de malandros, que o governo paga para fazerem fumaça, ou seja para tirarem a atenção da verdadeira tramóia , e esta que feliciano também se presta e não imagino qual o valor pago a elçe e aos seus asseclas gays que dirigindo uma turba de borboletas burras fazem barulho e algazarra tipica desta casta nojenta , para desviar a verdadeira ação macabra do pt, colocar genuino condenado a cadeia por roubo e formação de quadrilha, dentro da camara federal, em lugar estratégico, e de grande importancia, conclusão feliciano mais gays lideres que vivem da benecie do governo mais ladrões profissionais como genuino e joão, tudo um circo em que o ´povo paga a conta, raça de viboras gays tolos servindo de massa de manobras de cabritas de curral dos coronéis do pt, e este feliciano vendeu a alma ao diabo

  3. Alguns brasileiros deveriam ter mais noções de Direitos Humanos. O grande problema é que alguns entendem que o protesto contra Marcos Feliciano é contra uma determinada religião e não é isso. O caso é bem mais sério. Vejamos: os Direitos Humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos sem distinção alguma de etnia, sexo, nacionalidade, classe social,opinião política, cor,orientação sexual ou de qualquer tipo de julgamento moral. São aqueles que decorrem do reconhecimento da dignidade de todo ser humano, e por isso é universal, não se referem a um membro de uma nação. ou determinado grupo social poderoso, mais a todos, daí sua universalidade. Agora respondam: será que Marcos Feliciano é a pessoa ideal para representar a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal de um país laico como é o caso do Brasil ? Será que ele estar disposto a defender os homossexuais, outras religiões e até mesmo ateus? O fato da igreja que ele representa e ele mesmo ter uma opinião contra uma determinada minoria, já não é o suficiente para que ele não continue nesse cargo? Gostaria de saber como ele vai defender essas minorias já que faz parte da sua nova função.

  4. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
    Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
    Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.
    Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
    Judas 1:17-20

    • Jesus NUNCA falou nada sobre homossexualidade, nunca atacou gays, mas condenou bastante os falsos profetas, fariseus (religiosos que fazem da fé negócios) e adultério. Segundo seu messias, acha que suas igrejas, pastores e politicos tem condições morais pra julgar GLBTs? Pense nisso.

  5. Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
    Judas 1:7Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
    Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
    Judas 1:14-15

    • Fofa, em nenhum lugar da biblia se diz que sodoma e gomorra foram destruidas por causa dos gays, e sim ”pela multidão de seus pecados”, incluindo a falta de hospitalidade e ESTUPRO contra os visitantes. Não eram gays TODOS os moradores da cidade (senão extinguiriam sozinhos, conforme certas teorias de fundamentalistas, não precisaria Deus destruir!), Eram ESTUPRADORES. Estude e entenda mais o texto e contexto do seu livro sagrado antes de perpetuar essas interpretações vinda da tradição homofóbica, ok? CHEGA DE ODIO E CASTIGOS CONTRA GAYS. bjos.

  6. Evangélicos estúpidos têm que entender que nem todos acreditam na bíblia ( um livro pessimamente escrito por povos rudes do deserto) e que não podem impor suas crendices às pessoas pensantes. Deveriam estudar outros livros.

  7. Raça de viboras,assim também fizeram com os homens de Deus no passado.Falava-se do amor de Deus e elesrejeitavam o evangelho porque queriam continuar em suas praticas imorais e em suas prostituições carnais.

  8. Sr. Maria candinha! Ñ sei qual a Biblia a biblia que vc está lendo ! Sodoma e gomorra foram destruidas por diversas razoes mais a principal foi o homosexualismo! E cristo falou sim sobre esse assunto ! Cristo falou de lascivia prostitiçao e etc.. Estude melhor a biblia e vc vai verificar que Deus condena essa pratica ! Leia o livro de Romanos 1 aí vc terá uma visão melhor!

  9. Sr. Maria candinha! Ñ sei qual a Biblia a biblia que vc está lendo ! Sodoma e gomorra foram destruidas por diversas razoes mais a principal foi o homosexualismo! E cristo falou sim sobre esse assunto ! Cristo falou de lascivia prostitiçao e etc.. Estude melhor a biblia e vc vai verificar que Deus condena essa pratica ! Leia o livro de Romanos 1 aí vc terá uma visão melhor! OBS: Preconceito é quando nós ñ temos um conceito de determinada coisa mais quando temos a verdade de uma determinada coisa baseado na verdade ! Ñ é mais preconceito e sim opinioes! E todos nós de respeitar as opinioes dos outros! Daqui a pouco eles vão dizer que temos que respeitar a opção sexual deles ! Os pedófilos vão dizer que temos que respeitar a opção sexual deles

    • Francisco, onde estão os trechos que embasam suas afirmações? Não sou papagaio de pastor, quero provas. Pelo visto, estudei melhor a biblia que você, que aceita interpretações que lhe ofereceram pela tradição homofóbica e nunca pensou por si mesmo, nem verificou nada… aliás, talvez nem deseja saber a verdade pois assim continuará usando a religião para justificar sua homofobia.

      Quero que cite CAPITULO E VERSICULO para provar que S&G foram destruidas por causa de gays! Não serve achismos pois lá diz que o crime dos moradores foi o ESTUPRO. Seriam todos homossexuais???? Que estranho… explique.

      Também quero CAPITULO E VERSICULO em que Jesus falaria ESPECIFICAMENTE sobre homossexualidade, e condena quem é ou nasce assim..Não vale ”generico” segundo suas visões já preconceituosas (que gays são promiscuos, lascivos, etc…) E prostiuição é VENDER o corpo, não sabia? Que tem a ver com gays?

      E o famoso rexto de Romanos 1! Paulo fala sobre IDOLATRIA desde o principio do capitulo e no fim cita os sacerdotes hetero pagãos que mantinham relações homo ritualisticas. Não era sobre os gays legitimos, era sobre idolatria sexual em Roma! Se informe sobre o contexto cultural e do proprio livro, amigo. Leia desde o inicio e continue no cap 2. Não vale isolar versiculos pra condenar gays.

      Se quer refutar, favor citar REFERENCIAS BIBLICA sobre os textos comentados. mas não em venha com falácias ou citar outros textos.. Se usam estas passagens, PROVEM que tem embasamento em si. E lembre que Levitico manda matar homossexuais. Quer ser literal? CAPITULO E VERSICULO.

      E uma dica de PSICOLOGIA: pedofilia é uma doença e crime, uma ”perversão” ou parafilia, geralmente dentro da familia de heteros. Homossexualidade não é considerada crime nem doença segundo a OMS, nem é ”opção”, mas uma condição ou orientação sexual. Não compare covardemente as duas, ok? Deixa de pré-conceitos de ódio travestidos de opinião, ok? Abraços.

    • NOS 04 (QUATRO) EVANGELISTAS, MARCOS, JOÃO, MATHEUS E LUCAS, QUE SÃO A REPRODUÇÃO DA FALA DE CRISTO, ATESTO, COM TODA CERTEZA, NÃO HÁ CITAÇÃO DE CRISTO CONTRA A HOMOSSEXUALIDADE.” CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARA” CRISTO SÓ PREGOU O AMOR, REPEITO E A IGUALDADE DOS SERES HUMANOS. QUEM É CRISTÃO COMPARTILHA E CURTEM CRISTO E NÃO A “FALSOS PASTORES” E” FALSOS PADRES” E MUITO MENOS AO PAPA.

  10. E nós v
    amos ficar de braços cruzados! E ver essa imundicie acontecer na nossa cara e ñ fazer nada ? Daqui pouco os pedofelos vão dizer que temos que aceitar a opção sexual deles! E aí vcs que acham que nós somos preconceituosos! O que vcs vão dizer quando um pedofelo falar p/ vcs que vcs estão com preconceito com eles? Vcs irão aceitar a opção sexual deles? Se vcs estudarem a biblia corretamente vcs ver que tudo isso é ABOMINÁVEL ! E ñ váo na corda desss ateus ! Por que sses se ñ procurar DEUS eles estão perdido !!

  11. nossa quantos gays estao surgindo…………o certo era mandar eles todos pra uma ilha e que eles criassem suas proprias leis por la…eles se matariam uns aos outros………….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA