Após a Primeira Guerra Civil Sudanesa iniciada em 1955, o sul do Sudão tornou-se uma região autônoma em 1972, mas desde então inúmeros conflitos eclodiram no local e permanecem até hoje, no âmbito de guerra civil. Devido a isso, milhões de sul-sudaneses fugiram de suas casas para regiões mais seguras, em outros países, sendo um deles a Uganda.
“O total de refugiados sul-sudaneses e solicitantes de asilo é 900 mil, e Uganda é agora o país que mais refugiados acolhe na África e que aceitou mais refugiados que o número de pessoas que receberam asilo na Europa em 2016”, comunicou a ONG Médicos Sem Fronteira (MSF) em 2017, segundo informações do Portal EBC.
Estima-se que 1 milhão de refugiados sul-sudaneses atualmente vivem em Uganda, sendo que 85% deles são mulheres e crianças, ou menores de 18 anos. A situação de emergência também foi relatada no comunicado dos Médicos Sem Fronteiras, ainda segundo a EBC: “Apesar da grande mobilização humanitária, a resposta de emergência ainda está longe de ser suficiente e muitas pessoas não têm água, comida e refúgio suficiente”, diz um trecho.
Com base nisso, a ONG cristã humanitária e sem fins lucrativos, Visão Mundial, presente em mais de 100 países no mundo, procura fazer a sua parte enviando voluntários e recursos para prestar auxílio aos refugiados em Uganda. Quem se mostrou preocupado com a situação por lá foram as atrizes Patricia Heaton e Jen Ray, da série de sucesso “The Middle”, conhecida no Brasil pelo título “Uma Família Perdida no Meio do Nada”, segundo o Christian Post.
Heaton, que interpreta Frankie Heck no seriado, publicou no início do mês em sua página no Facebook um vídeo onde aparece lendo histórias para um garoto refugiado de 14 anos, também pedindo orações por ele e seus três irmãos, resgatados pela Visão Mundial quando fugiram da guerra civil. O garoto e seus irmãos não sabem do paradeiro dos seus pais, pois se perderam durante a fuga.
Junto com a atriz Jen Ray, que interpreta a vizinha Nancy Donahue na série, Heaton também preparou refeições para os refugiados, além de prestar auxílio humano e espiritual. A simples presença das atrizes da série “The Middle” em Uganda é algo importante para a situação do país, que, vivendo uma crise humanitária, precisa ao máximo de ajuda e atenção da comunidade internacional.