Dilma age nos bastidores para evitar impeachment, mas TSE deverá unificar pedidos de cassação

32

A presidente Dilma Rousseff (PT) vem atuando fortemente nos bastidores para, através de negociações políticas, impedir que o processo de impeachment contra ela seja levado adiante, mesmo após o Tribunal de Contas da União apontar que sua administração cometeu crimes de desobediência à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

No entanto, essa não é a única frente de investigação que pode acabar com o segundo mandato de Dilma de forma precoce. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá, nos próximos dias, determinar que todas as ações que tramitam na corte pedindo a cassação de seu mandato – assim como o do vice, Michel Temer (PMDB) – sejam reunidas em uma só.

“Na semana passada a Justiça Eleitoral decidiu pela primeira vez abrir uma ação de impugnação de mandato eletivo contra uma chapa presidencial eleita. Há outras três ações tramitando com questionamentos à campanha de Dilma e Temer. Mesmo ministros que votaram contra a abertura da ação avaliam que a jurisprudência da corte, pelo menos desde 2013, determina que ações correlatas sejam reunidas em um único processo, como sugeriu o ministro Luiz Fux em seu voto”, informou a jornalista Vera Magalhães, na coluna Radar Online, da revista Veja.

Essa reunião de todas as ações em uma única tem o propósito de, com as apurações, facilitar o trâmite dentro do TSE e apontar quais pontos possuem, ou não, embasamento jurídico.


Por outro lado, a equipe da presidente espera que a Comissão de Orçamento do Senado não siga a decisão do TCU de reprovar as contas de 2014 de Dilma, para assim, minguar o principal argumento da oposição para levar o impeachment adiante.

Mas, segundo Vera Magalhães, já não há tanta certeza que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) se mantenha fiel à aliança com Dilma. “Após uma semana em que colecionou derrotas, o governo já não sabe se pode contar com Renan Calheiros (PMDB-AL) para barrar o impeachment contra Dilma Rousseff. O presidente do Senado fez críticas à reforma ministerial — que, segundo ele, não incluiu a cúpula do PMDB no núcleo decisório do Planalto. Os três ministros sob sua influência no TCU votaram pela rejeição das contas da presidente. Por fim, a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), soldado de Renan que preside a Comissão de Orçamento, previu que o colegiado referendará o parecer do Tribunal de Contas”, escreveu a jornalista.

A estratégia, agora, é tentar reatar com os parlamentares para que eles “não embarquem no navio do impeachment”, apontando as acusações contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) como um motivo para não seguir suas manobras.


32 COMENTÁRIOS

  1. Diante da Suprema Corte, zelosa guardiã e fiel intérprete da Constituição, o tramado golpe contra o mandato da presidente Dilma Rousseff, legitimamente conquistado nas urnas, não prosperará. Um golpe faria ruir a democracia e precipitaria grande crise nacional e internacional sobre o Brasil.

    Solenes alertas já foram dados por homens da grandeza do Dr. Joaquim Barbosa, que integrou a Suprema Corte da República Federativa do Brasil.

    O Brasil não é Paraguai, o Brasil não é Honduras, o Brasil não é republica das bananeiras!

    “A última trincheira da cidadania é o Judiciário, é o Supremo.” (Ministro Marco Aurélio)

    • SANDRO

      Olha aí tua resposta-padrão, devolvida como veio.
      “Sinto muito, mas não tenho tempo para ler e comentar tanta tolice junta.”
      Falta de tempo o ca**lho , o que não tem é coragem.
      Cada vez que argumenta, é uma sova…tá ficando fácil demais derrotá-lo.
      Isso é o melhor que consegue, fracote?
      Achou que todo mundo no G+ eram uns crentes sem capacidade?

      Pois errou e feio, aqui está alguém treinada para lutar sem medo e que nunca foi derrotada.
      Não seria um zé ninguém o primeiro…
      Ah, o Brasil também não é Coreia do Norte ou Cuba, o paraíso para teu deus Lula Molusco e a presidAnta DILMArionete, na verdade o terceiro mandato do Amigo do Polvo.

      E ninguém está falando em golpe, mas de expelir essa imcomPTente através de um “impeachment”, figura prevista na Carta Magna, de que você mesmo diz que o STF é o “guardião”.
      Conheceu, papudo?
      Se soubesse qual o meu nível, fugiria com o rabo entre as pernas.
      Vai lá cumprimentar teu amigão Kim Jong Pum.

    • A presidente Dilma Rousseff vai cumprir o mandato para o qual foi legitimamente eleita e sair, em 01/01/2019, para passar a faixa presidencial ao novo presidente: Luiz Inácio Lula da Silva.

      • SANDRO

        Espero que o povo não faça essa KAGADA.
        Fora Lula e fora DILaMA!!!!!!
        Esses anos de Lulalá foram um festival de tudo o que não presta.
        Com direito a mensalão e outras safadezas, sendo que Lulalá nunca sabia de nada.
        Lulalá é um embuste, apresentado como uma saída para o país diante da economia ruim, corrupção generalizada e os políticos nem aí para o povo.
        Achava que a grande popularidade lhe dava o direito de zombar das leis, ignorar a justiça, enfim fazer o que bem entendesse, como se o país fosse dele ou estivesse num país como Cuba ou Coreia do Norte.
        Copa do mundo no Brasil foi só para afagar o ego de alguns e encher os bolsos de outros.
        No fim levamos de 7 a 1, e acho que foi bem feito!!!
        Até quando o assunto não é gays, você fala M-E-R-D-A…
        Ah, sei, é porque o Partido dos Traidores é favorável a “casamento” de dois barbados.
        Antes, eu achava que você era um imbecil…
        Agora não acho mais, tenho certeza…
        O errado é certo e o certo é errado.
        Lulalá de novo, depois de tudo o que fez ao país?
        Cadê o Fome Zero?
        Não parece que a fome tenha sido zerada.
        Nos anos de FHC Lulalá chamava o Bolsa Família de “criadouro de vagabundos” e demonizava a CPMF.
        Assumindo o “pudê”, como ele fala, aumentou ainda mais o “criadouro de vagabundos” e protagonizou o mico de elogiar a CPMF e dizer que o país ficaria ingovernável sem ela, pois a CPMF foi extinta e o país não quebrou, e aí?
        Agora vem DILaMA pedindo a volta da diabólica CPMF…
        A verdade: você não é sério.
        E muito menos teu “deus” Lula, que ainda é e sempre foi um grosso, sem-educação, um Zé Marmita, peãozão de fábrica, comedor de marmita requentada de arroz, feijão e zoiúdo.
        Saia dessa que eu quero ver…
        Pega teu deus Lula, dilma e leva pra coreia do norte, vão morar com o Kim Jong Pum.
        Que além de comunista é gay…

      • hmmm agora tu se entregou completamente. Quem te financia rapaz? Tu está aqui para fazer bagunça…quem te paga e quanto? É com dinheiro público né…tu é uma ESCORIA não por ser gay e gostar de homem (que nojo)…mas por se submeter a algo tão baixo, seu M e r d a…nao me venha com esse papo de amor cristão que voce já está na justiça. Merece todo peso e rigor da lei pelo mal que está fazendo.

        • Não preciso dar satisfação a você, fanático, mas se quer saber aí vai:

          sou profissional competente e regido pela CLT, nunca fui funcionário público ou por indicação política – cargos em comissão. E também não sou membro de ONG’s que lutam por direitos homoafetivos, sendo que comento aqui por desejo e iniciativa pessoal e no usofruto de meu direito constitucional de liberdade de expressão. Se você não gosta do que escrevo, é simples: não leia, passe por alto, mas não aja como um incoerente que desfaz de minha pessoa e do que escrevo e, não obstante, lê tudo o que escrevo e ainda tenta me refutar.

          Quanto aos seus xingamentos, sua falta de respeito e urbanidade, eles só revelam a estreiteza de sua mente, sua incapacidade de me vencer no debate das ideias e a falsidade de seu cristianismo.

          Quanto a Justiça, estou muito tranquilo, nada havendo contra minha pessoa, pois sou cidadão honesto, cumpridor das leis e trabalhador.

  2. A Suprema Corte, zelosa guardiã e fiel intérprete da Constituição da República Federativa do Brasil, constitui, nas irretocáveis palavras do Ministro Marco Aurélio, “A última trincheira da cidadania”. A democracia, a República, o povo brasileiro agradece e louva a defesa corajosa, verdadeira, intransigente dos princípios constitucionais que regem a nação.

    • SANDRO

      Você é um por fora mesmo…
      Por acaso você é petista?
      Ou será que a DILaMA é homossexual?
      Porque só assim você defende alguém.
      Não tem vergonha de defender essa DILMArionete?
      Na verdade é o Lula que está puxando as cordinhas.
      Defendendo ela, está defendendo Mensalão, Petrolão e outros.
      Por isso este país não vai pra frente, repleto como está de idiotas.

      • Marina – a desonesta intelectual, de comentários estupidos, baixos e vulgares -, não sou petista, defendo a presidente sempre que ela estiver correta, não me interessa a sexualidade dela (uma mulher claramente heterossexual), e não defendo pessoas só porque são gays ou heterossexuais, mas por dizerem a verdade ou fazerem o que é certo, e quem esta defendendo a presidente Dilma hoje chama-se SUPREMA CORTE – a qual não permitirá golpe contra o mandato dela -, mas você nem deve saber do que se trata, pois é uma velha ignorante, pedante e insuportavente chata.

          • VANESSA

            Oi, querida amiga!
            Cadê a Celia?
            Faz tempo que não a vejo…
            Esta resposta é pro apedeuta-mor…
            Se quiser implantar a ditadura gay, sugiro que vá pra Coreia do Norte e fique amigo de outro apedeuta, Kim Jong Pum.
            O qual, que coincidência, também é gay!
            Lá não tem internet para falar mal de vocês.
            Não tem oposição.
            Não tem evangélicos pra “encher o saco”.
            A única justiça que existe é a vontade do ditadorzinho Kim Jong Pum.
            Quem sabe ele te nomeia como o sucessor Kim Jong Sandro, assim poderás realizar teu sonho dourado, mandar num país e perseguir os héteros.
            E aproveite para estabelecer o “jean” como a moeda oficial.
            E implantar o culto ao teu deus Lula Molusco, o Amigo do Polvo…
            E velha chata e insuportável é a tua mãe!
            Se me acha insuportável, ou me suporta ou crie teu próprio site.
            Prometo, com a mão sobre a Bíblia, que nunca irei lá importuná-lo.
            E já vai tarde…é chato além da conta…

            Ah, meu nome é MARIANA…e não Marina, seu anarfabeto!!
            Volta pro MOBRAL…

          • ♡Princesa querida♡
            Eu também sinto falta da Celia, ela sumiu, e nos deixou aqui sem a presença fofa dela, espero que ela retorne pra junto de nós!
            Tenho notícias de que neste país governado por esse ditador Kim Jong, os cristãos são totalmente privados de seus direitos mais básicos,são relatos terríveis de total miséria, são tratados de forma desumana. Só Deus!

  3. Com todas as letras eu digo o STF é um puxadinho do PT! Quer saber do que estou falando procure saber quem é Maria Rosa Weber!

    Agora que uma coisa não se deve esquecer! Quando houver paralisia social,ética institucional o jeito é acionar as Forças Armadas!
    Em um recente pronunciamento do General Eduardo Villas Boas ele deixou claro que estão atentos à crise que o país está passando e uma intervenção para manter a ordem será inevitavél.

    • Puxadinho do PT? Oh, então isso explica a absolvição dos dirigentes petistas sentenciados no julgamento do Mensalão? Quanto ao Exército brasileiro, ele existe para assegurar a lei e a ordem, não para dar suporte ou apoio a golpistas vagabundos, descarados e cinicos.

      Samuel Jose, você é uma piada, segunda-feira estava todo faceiro achando que ia ter golpe, mas hoje esta de cuca inchada porque golpe não vai ter, queridinho, pois nosso Brasil não é o Paraguai, não é Honduras e não é republica das bananas, cara-pálida.

      • Se o STF não é um puxadinho do PT, explique ai por quê da intervenção do STF no rito do impeachmen?se tudo estava de acordo com as regras interna da casa do congresso!
        Agora um babaca do PT querendo até ameaçar o Cunha de Prisão! O cara é um sem noção! Uma outra ministra do TSE também queria barrar as investigações de ilegalidade na campanha! Graças ao Gilmar Mendes as investigações deram continuidade!
        As Forças Armadas estão de olho e nós os brasileiros de verdade também!

        • “Se o STF não é um puxadinho do PT, explique ai por quê da intervenção do STF no rito do impeachmen?”

          Não houve intervenção alguma, sendo que os magistrados apenas determinaram o cumprimento da Constituição e da Lei 1.079/1950, que regulamenta o processo de impeachmente e que Cunha estava simplesmente ignorando, passando por alto para impor sua vontade.

          A questão é tão clara, tão pacífica, que a oposição nem entrou com recurso, pois sabia que ia perder e ficar ainda mais desmoralizada.

          “se tudo estava de acordo com as regras interna da casa do congresso!”

          Acordo com as regras da casa coisa nenhuma! Regras do Cunha, e claramente contra a Lei 1.079/1950, como já disse anteriormente.

          “Agora um babaca do PT querendo até ameaçar o Cunha de Prisão!”

          Não seja ridículo! Quem esta processando o Cunha é a JUSTIÇA, a JUSTIÇA é quem decreta prisão, e logo a JUSTIÇA – STF – o julgará.

          “O cara é um sem noção!”

          Sem noção é você, pedante!

          “Uma outra ministra do TSE também queria barrar as investigações de ilegalidade na campanha! Graças ao Gilmar Mendes as investigações deram continuidade!”

          Ué, mudou de assunto? Investigação não significa condenação, a ministra foi contra porque o TSE já havia julgado e aprovado as contas, e esse será o resultado das investigações: nada ficará comprovado.

          “As Forças Armadas estão de olho e nós os brasileiros de verdade também!”

          As Forças Armadas estão de olho em golpistas e em quem comete o gravíssimo crime de CONSPIRAÇÃO contra o Estado e a democracia!

  4. Para o Samuel Jose refletir e deixar de ser o analfabeto politico que aprecia sobremodo ser:

    “O d e p u t a d o Jorge Solla (PT-BA) subiu à tribuna da Câmara nesta tarça-feira (13) para criticar o moralismo seletivo da oposição.

    Ao longo de um discurso de três minutos, Solla denunciou a farsa construída em torno das chamadas “pedaladas fiscais”. Na avaliação do d e p u t a d o, a rejeição das contas da presidenta Dilma foi uma “operação armada” entre membros do Tribunal de Contas da União e a grande mídia.

    “Inventaram que as contas da Caixa Econômica e do Banco do Brasil não podem ficar um dia sequer negativas, porque o Governo tem que estar sempre depositando recursos antes de serem feitos os pagamentos”

    Para Solla a criação da figura das “pedaladas” é que irá entrar para a história como um escândalo de articulação da política de um tribunal “que deveria ser técnico”, pois tal exigência do TCU jamais foi feita a outros governos

    “Todos os governos, de todas as esferas de governo, trabalham as contas bancárias dos repasses dos seus compromissos com altos e baixos no fluxo financeiro”, explicou.

    O d e p u t a d o baiano ainda criticou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por seu envolvimento em atos de corrupção denunciados pelo Ministério Público Federal e pelas autoridades suíças, e alertou que a gestão de Cunha é descaradamente apoiada pelos partidos da direita conservadora, com PSDB e DEM à frente de um tentativa de golpe.

    “Eles o fizeram conscientemente, fizeram com o único e exclusivo objetivo de criar instabilidade política, de adotar a filosofia do quanto pior, melhor, de fazer oposição ao Brasil, de criar dificuldades e tentar viabilizar o impeachment da presidente Dilma”, disse.

    As tentativas frustradas de se investigar Cunha – que conta com a proteção sistemática de setores da Polícia Federal, do Ministério Público, do Judiciário e na Câmara dos D e p u ta d o s – também foram mencionadas por Solla.

    “Em 2006, a Polícia Federal foi tentar conseguir no Supremo autorização para investigar essas remessas para o exterior de recursos oriundos da corrupção de Eduardo Cunha. Depois de 9 anos, após o processo passar por nomes como o de Gilmar Mendes, nada foi apurado”, lamentou o parlamentar.

    “Eles não contavam que, mesmo com a blindagem no Supremo, com a blindagem na Polícia Federal, com a blindagem no Ministério Público, com a blindagem na CPI da Petrobras, o Ministério Público da Suíça iria investigar. Graças ao Ministério Público da Suíça nós sabemos hoje que não são 100 mil ou 200 mil dólares, são milhões de dólares em contas bancárias”, acrescentou, para em seguida comparar a situação de Cunha com a da presidenta.

    “A Presidenta Dilma, que tem meses que os senhores fuçam tudo, que a Polícia Federal, o Ministério Público, a CPI, tentam de todas as formas achar uma razão para o impeachment da Presidenta, até agora acharam o quê? As famosas pedaladas fiscais”, ironizou.

    “Eu quero ver a cara de pau dos líderes da oposição de chegar a esta tribuna e dizer que não vão cassar Eduardo Cunha, que roubou, que está com dinheiro em conta na Suíça, e vão querer cassar a presidente porque pagou os compromissos com a população, com o Bolsa Família, com a população mais pobre. Desviar dinheiro para a Suíça para pagar as contas da esposa de Eduardo Cunha pode, isso não é crime. Agora, pagar o Bolsa Família é motivo de impeachment?”, questionou.“

    Fonte: site o cafezinho.

    • Meu querido, as pedaladas aconteceram por que o nosso dinheiro do BNDES foi usado para financiar obras em outros países pelas empresas apadrinhadas, retornando lógico uma boa parte em propina pro bolso do Lularápio. É estarrecedor ver pessoas como você que se fazem de cegos ou burros mesmo caindo ainda nos discursos mentirosos desse desgoverno comunista e traidores do Brasil. Para ter coragem de defender esse bando de ladrões só pode estar levando algum dim dim.

      • MARIA

        Quando eu assistia ao Chaves, via o Senhor Barriga falar “tinha de ser o Chaves!”.
        E agora eu digo: “Tinha de ser o Sandro!!!”.
        Para escrever asneiras desse calibre, só ele mesmo.
        Posts de manhã, de tarde, de noite e de madrugada.
        Ou o cara nunca dorme, ou há mais de uma pessoa postando com esse nickname.

        Eles acham que tem “inteligência natural”, ridículo…
        Pois o mesmo só fala M-E-R-D-A, onde foi a inteligência dele?
        Saiu para dar um passeio e não acha o caminho de volta?
        É, apedeuta-mor, não devia ter me chamado de “cadela”, “mulher vulgar” e “pr0stituta”.
        Quem escreve o que quer, lê o que não quer…

        Pra você uma aulinha de Latim…
        IRA FEMINAE POTEST ESSERE MAGNA
        (A ira da mulher pode ser grande)

        Maria, mandou bem, muitíssimo bem, colocou o apedeuta-mor no seu lugar…
        Parabéns!
        Para a primeira postagem, está pra lá de excelente!!!!!!!!!!!
        Não é sério quem defende DILMArionete e Lula Molusco.
        Ele só faz isso porque o PT – Podre Traidor lhes é favorável.

        E a imbecil nem é presidente de verdade, quem está puxando as cordinhas é ninguém menos que Lula Molusco, o verdadeiro presidente é ele.
        Ela é apenas o terceiro mandato do Amigo do Polvo, que governa por procuração.
        Sem ele, DILMArionete nem teria chegado ao segundo turno…
        Outro dia ela estava comparando seu governo com a Arca de Noé, imagina!
        Senso de ridículo não existe nela…

        Eu sou a Mariana, me chamam de princesa.
        Se precisar de algo, se tiver alguma dúvida, ficarei feliz em ajudar.
        Pessoas inteligentes como você são sempre bem vindas.
        E se o apedeuta-mor Sandro lhe escrever, não responda.
        E não fale com ele.
        Vamos ignorá-lo e assim lhe dar o que merece: O ESQUECIMENTO.

        • “Vamos ignorá-lo e assim lhe dar o que merece: O ESQUECIMENTO.”

          POR FAVOR, MARIANA, CUMPRA O QUE ESTA DIZENDO!!!!

          TENHA VERGONHA NESSA TUA FUÇA E ME ESQUEÇA!!!

          VOCÊ NÃO SABE O FAVOR QUE ME FARÁ ME IGNORANDO!!!

      • Maria,

        você não sabe de nada. Nem vou perder tempo discutindo com mais uma pedante que vem aqui arrotar ignorância política e econômica, mas te direi isto: pedaladas são comuns em governos e vêm ocorrendo há muitos anos e em todos os governos, e os motivos no governo Dilma não foram os que você disse, mas para garantir o bolsa família e outros programas sociais.

  5. Pergunta que não quer calar.: Tirando essa mulher do poder vai melhorar alguma coisa, ou só iremos ter troca de cadeiras. Porque se for pra continuar essa mer da do jeito que está, esse impeachment é desnecessário.

    • sim. é necessário a saída imediata de Dilma porque ela com sua corja estão afundando mais o país no caos, sem falar das pedaladas e medidas contra nossa populaçao que visa mais sacrificios para pagar os roubos que eles cometeram… intervenção militar já!!!

    • Vai melhorar.

      Para começar ela nem deveria ter sido reeleita. Se você acompanhasse o mercado de câmbio durante as eleições de 2014 por exemplo, teria percebido que toda vez que a anta ia bem nas pesquisas o real desvalorizada; quando ela ia mal, o real valorizava (o dólar “caia”).

      O mercado já havia entendido que a situação do país era crítica e manter a anta e seu partido no poder iria agravar a situação. A situação econômica que estamos vivenciando foi causada pela administração do PT, que usa o populismo e a corrupção como métodos de governo.
      Observe os 2 principais parceiros do Brasil: Venezuela e Cuba. Como estão esse dois países? Pois é.

      No aspecto político, o PT é um partido comunista que tem o desejo de se perpetuar no poder remodelando o sistema. Em outras palavras, estão acabando com o sistema democrático de direito e subvertendo a sociedade. Isso é muito mais grave do que os problemas econômicos atuais, embora não chame a atenção da maioria das pessoas.

      É imperativo retirar a anta do poder, e lutar para que o “pendulo” do sistema volte a normalidade. Para isso é preciso que haja partidos de esquerda moderada como o DEM e o PSDB e de direita (o que ainda não existe; com Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro teremos algo mais próximo disso). Através do embate entre direita e esquerda a sociedade estará representada e este embate é saudável para a democracia.

      É preciso de certas mudanças no sistema. Por exemplo, hoje o presidente indica os ministros do STF. Sendo a maioria indicada pelo PT, o STF se torna um instrumento do partido.

      Mudanças são coisas que acontecem da noite para o dia. Mas a saída da anta vai aliviar bastante e abrir espaço para as mudanças necessárias.

  6. Primeiro: faxina moral nos três poderes.
    Segundo: pessoas decentes começarem a se envolver na política e mudar seu paradigma.
    Terceiro: partidos de esquerda passarem por uma revisão, proibindo qualquer ideologia contrária à soberania nacional, como república bolivariana, etc.
    Quarto: retorno da educação moral e cívica nas escolas.

    Dentro do quadro político atual conheço apenas o Bolsonaro que poderia se enquadrar no perfil que precisamos. Se não aparecer nada melhor até 2018, meu voto estará com ele se ele se mantiver na mesma honestidade. É um diamante bruto, precisa ser polido.

  7. Palavras da MARIANA (falsa princesa de nada e de lugar nenhum) a meu respeito:

    “Vamos ignorá-lo e assim lhe dar o que merece: O ESQUECIMENTO.”

    POR FAVOR, MARIANA, CUMPRA O QUE ESTA DIZENDO!!!!

    VOCÊ NÃO SABE O FAVOR QUE ME FARÁ ME IGNORANDO!!!

    TENHA VERGONHA NESSA TUA FUÇA E ME ESQUEÇA!!!

DEIXE UMA RESPOSTA