O presidente Jair Bolsonaro anunciou que está deixando o PSL para fundar um novo partido, chamado Aliança pelo Brasil. Nas redes sociais, uma foto mostrou o mandatário e um grupo de deputados aliados orando na primeira reunião entre os fundadores da nova legenda.
A ideia de fundação de um novo partido surgiu depois do racha no PSL, entre o grupo apoiador do presidente Bolsonaro e os aliados do deputado federal Luciano Bivar (PE), presidente da legenda. Houve discordância sobre investigação no uso de verbas públicas do Fundo Eleitoral e uma série de troca de farpas através da imprensa.
No Twitter, o deputado federal Filipe Barros (PR) compartilhou a foto do momento de oração entre os parlamentares e o presidente Bolsonaro, e usou um versículo bíblico na legenda: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Provérbios 16.3”.
Ao todo, 30 deputados dos 52 eleitos pelo PSL devem seguir Bolsonaro no Aliança pelo Brasil. Nomes como delegado Waldir (PSL-GO), Joice Hasselmann (PSL-SP) e Alexandre Frota (PSDB-SP), eleitos por influência do presidente, mas agora opositores, são apenas alguns dos que não participarão do novo partido.
O manifesto de criação do Aliança pelo Brasil prevê atuação em favor de reverter o cenário de “degradação moral contra as boas práticas e os bons costumes”.
A ideia é que o número necessários de assinaturas para a fundação do novo partido, de valores conservadores, seja alcançada rapidamente, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprove o recolhimento de adesões pela internet. O prazo final é março de 2020, para que o novo partido possa disputar as eleições municipais do próximo ano.
ALIANÇA PELO BRASIL:
“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.”
Provérbios 16:3 pic.twitter.com/Xm1Sbism1h
— Filipe Barros (@filipebarrost) November 13, 2019