Um culto de ação de graças pelo aniversário do pastor José Wellington Bezerra da Costa, em São Paulo, reunirá o presidente Jair Bolsonaro e os dois candidatos à prefeitura de São Paulo mais bem colocados nas pesquisas: Celso Russomanno (Republicanos) e Bruno Covas (PSDB). O evento acontece nesta segunda-feira, 05 de outubro.
A presença dos dois principais concorrentes ao cargo no evento realizado pela Assembleia de Deus Ministério do Belém reforça a avaliação de que o eleitorado evangélico será decisivo nestas eleições, o que tem forçado os candidatos a buscarem uma aproximação com as igrejas.
Russomanno conta com apoio maciço da Igreja Universal do Reino de Deus e lidera as pesquisas com 25,6% das intenções de voto, conforme levantamento do instituto Paraná Pesquisas. Bruno Covas, candidato à reeleição, está em segundo lugar com 21,5%.
De acordo com informações do jornal Valor, a presença de um terceiro candidato está confirmada: Andrea Matarazzo (PSD), que tem como candidata a vice-prefeita a deputada estadual Marta Costa (PSD), filha do pastor José Wellington Bezerra da Costa. Essa chapa tem 2,6% das intenções de voto para comandar a cidade pelos próximos quatro anos.
Bolsonaro, que não declarou abertamente seu apoio a Russomanno, deverá comparecer ao evento. O presidente antecipou que, eventualmente no segundo turno, poderá pedir votos pelo seu escolhido em algumas regiões do país, o que inclui a candidatura do deputado federal.
Esse será o primeiro evento em uma igreja que Bolsonaro irá participar desde que escolheu indicar o desembargador Kassio Nunes Marques, do TRF-1, para a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha desagradou lideranças evangélicas por conta da ligação do juiz no passado com políticos de esquerda.
Um dos principais apoiadores do governo Bolsonaro, pastor Silas Malafaia – que não integra a CGADB – criticou o presidente abertamente pela escolha, por considerar que o indicado não representa o conservadorismo ou o pensamento político de direita. O mandatário reagiu afirmando que as críticas são “covardes” por serem baseadas em informações distorcidas
Pastor José Wellington
O aniversariante comanda o Ministério do Belém, a maior ramificação da Assembleia de Deus, há décadas. Ele foi presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) por 26 anos e ao sair em 2017, elegeu seu filho, José Wellington Junior.
A nova eleição da maior convenção nacional das Assembleias de Deus no Brasil em 2021 deverá reconduzir Wellington Junior ao posto por aclamação, visto que sua chapa foi a única a ser registrada para o pleito na Comissão Eleitoral da CGADB.
A CGADB é responsável pela gestão da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), além do patrimônio que inclui uma fundação educacional, hospitais e creches. Ao todo, a denominação tem mais de 12 milhões de fiéis em todo o país.