Homem cria campanha para “queimar o Jesus Branco”, em protesto contra o racismo

5

Uma suposta campanha contra o racismo lançada no YouTube tem chamado a atenção da imprensa norte americana pela forma, considerada por muitos como ofensiva, usada para protestar contra o que o criador da campanha classifica como uma “supremacia branca”. No vídeo que deu início à campanha, um homem negro incentiva as pessoas a queimarem o “Jesus Branco”.

Publicada no canal “Mr. Savannah Black”, o vídeo tem sido visto por muitos como uma ração ao “Ice Bucket Challenge” (“Desafio do Balde de Gelo”), criado em alerta para doença degenerativa Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e que se espalhou pelo mundo todo. Em seu vídeo, Savannah Black também tenta criar um desafio viral, pedindo para que seus expectadores queimem uma foto de “Jesus Branco”.

No vídeo, ele afirma que a representação de Jesus Cristo como um homem branco se trata de uma referência preconceituosa a Ele. Ele afirma que firmar a imagem de Jesus como um homem branco e caucasiano simboliza a supremacia branca e, portanto, é uma visão que não deve ser aceita.

Segundo o The Christian Post, Savannah Black completa em seu perfil do Facebook o desafio de queimar o Jesus Branco, afirmando que aceitar o desafio é uma forma de “irmãos e irmãs” se solidarizarem sobre a questão do racismo. Ele afirma que cada pessoa que aceitar o desafio estará promovendo “um novo dia e uma nova maneira de pensar para os homens e as mulheres negras dentro desta dimensão de realidade”.


As opiniões sobre o desafio são diversas. Enquanto alguns apoiam a ideia e até mesmo publicam vídeos queimando as imagens, outros afirmam se tratar de um ato “irritante e insolente”, como afirmou V. Saxena, do site downtrend.com.

Assista ao vídeo (em inglês):

Obs.: O vídeo contém linguagem que pode ser considerada ofensiva.

Assine o Canal

5 COMENTÁRIOS

  1. isto que ele colocou fogo e apenas um pedaço de papel com a estampa de um rosto humano nada mais alem disso, destes eu uso quantos forem preciso pra acender fogo e dai, Por ventura o REI dos reis e SENHOR dos senhores o SENHOR DA GLORIA, estaria estampado em um pedaço de papel?, isto e invenção catulica sem nenhum valor portanto o protesto dele não valeu e nem vale uma picada de fumo macaia, se por ventura tem algum valor o tem pelos ignorantes da verdade chamados catulicos, pois para o verdadeiro Crente em Cristo Jesus e apenas um pedaço de papel nada mais que um pedaço de papel como tantos outros como osd das gravuras de politicos corruptos que existem por ai, fogo nele que queima pois e claro e papel uai

DEIXE UMA RESPOSTA