Cientistas que estudaram o cérebro de quem vê o rosto de Jesus em torradas ganham prêmio

8

Uma imagem em que supostamente o rosto de Jesus aparecia numa torrada queimada circulou tempos atrás nas redes sociais com grande repercussão, causando grande burburinho entre internautas e fazendo surgir discussões sobre a seriedade ou não das “imagens”.

Porém, um grupo de cientistas levou a discussão a sério e promoveu um estudo sobre o cérebro das pessoas que enxergavam a imagem de Jesus no pedaço de pão torrado.

O fenômeno que leva um indivíduo associar uma imagem abstrata a outra figura conhecida é denominado pela ciência como pareidolia, e descrito como um processo psicológico. Quem percebe imagens ou sons em situações aleatórias e os associa com uma pessoa, objeto ou música pode ter apofenia, que é a capacidade cognitiva de percepção de padrões ou conexões em situações que são presumidas como aleatórias, de acordo com informações do Wikipedia.

Como resultado da experiência com o cérebro de pessoas que viam o rosto de Jesus na torrada, os cientista chineses chegaram a uma conclusão de como funciona o raciocínio desses indivíduos e de quebra receberam um prêmio internacional promovido pela revista de humor científico Anais da Pesquisa Improvável.


A revista publica desde 1991 um ranking com as dez pesquisas mais incomuns, bizarras ou óbvias publicadas durante o ano. O prêmio é considerado uma provocação no meio científico e geralmente é levado na brincadeira pelos estudiosos, que comparecem à cerimônia e recebem os troféus das mãos de vencedores do verdadeiro Prêmio Nobel.

Os cientistas chineses receberam o Ig Nobel 2014 na categoria “Neurociência” numa cerimônia realizada no auditório da Universidade de Harvard.

De acordo com o G1, uma dupla brasileira já venceu o Ig Nobel em 2008. Astolfo Gomes de Mello Araujo e José Carlos Marcelino, da Universidade de São Paulo, foram os primeiros brasileiros a ganhar o prêmio por mostrarem o impacto do tatu nas pesquisas arqueológicas.


8 COMENTÁRIOS

  1. Putz. E dai?

    que po**a de matéria é essa?

    falou que os cientistas ganharam um premio por conta da pesquisa mas não informou o resultado da pesquisa?

    os caras que veem imagens são doidos?

    não são doidos?

    tem percepção aumentada?

    que matéria mais sem pé nem cabeça.

  2. Matéria de quem não tem nada para fazer de util aos internautas.
    Doideira.
    Quem vê esse tipo de besteira e os catolicos, espiritas ou macumbeiros. A onde Deus vai se manifestar a toa, não foi chegado o grande dia que poucos irão velo.

  3. Louco sao esses cientistas que imaginam saber tudo mas nao sabem nada espiritualmente falando em breve voces saberao quem e Jesus Cristo e quem e o povo nesta terra que o serve em verdade e em espirito

  4. Manipulação da mente é o que eles conseguiram pois este estudo abre as portas para que descubram uma forma de manipula, como ja fazem a muito tempo através da tv e midia internet, mensagens subliminares e etc…

DEIXE UMA RESPOSTA