A escalada dos conflitos entre os Estados Unidos e a República Islâmica do Irã (EUA e Irã) deve aumentar o clima de tensão vivenciado pelos cristãos localizados no Iraque e no Afeganistão, dois dos principais palcos de atuação do terrorismo islâmico no Oriente Médio.
O motivo se deve à morte do general iraniano Qasem Soleimani, considerado o segundo homem mais poderoso do Irã e um dos principais líderes das forças militares do mundo islâmico no Oriente Médio.
A morte de Soleimani ocorreu no dia 02 de janeiro, após uma reação dos Estados Unidos em resposta à iminência de ataques contra alvos americanos, precisamente à Embaixada do país no Iraque, seus diplomatas e militares, coordenados pelo general iraniano.
Em decorrência disso, o Parlamento do Iraque aprovou no domingo (05) uma resolução pedindo a expulsão do país dos 5.000 membros das tropas americanas e dos soldados de outros países da coalizão estrangeira, o que diminui consideravelmente a segurança dos cristãos no país.
Cristãos em tensão
Quando as cidades de Qaraqosh e Mosul foram tomadas pelo Estado Islâmico no auge da sua atuação, em 2014, 90% das moradias na região foram destruídas. Com a derrota e expulsão do grupo terrorista pelas forças de coalizão lideradas pelos Estados Unidos, entre 2018 e 2019, os cristãos puderam retornar para suas casas.
De acordo com a Missão Portas Abertas, missionários auxiliaram os cristãos locais na reconstrução de quase 700 casas desde então. Entretanto, com a retomada da escalada de conflitos após a morte de Soleimani, e a possível saída das forças americanas do Iraque, a probabilidade dos cristãos sofrerem maior perseguição é iminente.
No Afeganistão, um dos principais redutos do terrorismo islâmico, não é diferente. Os cristãos que já vivem em segredo e isolamento no país temem a expansão dos conflitos, visto que os Estados Unidos também possuem forças militares na região.
Uma maneira encontrada pela organização Portas Abertas para ajudar os cristãos no Afeganistão foi a criação da “Campanha Presentes de Esperança”, onde igrejas de todo o mundo podem fazer a doação de recursos para o auxílio dos irmãos em Cristo que vivem os horrores da perseguição nessas áreas.
Para saber como contribuir, clique aqui.