A maior convenção evangélica dos Estados Unidos se manifestou de forma contundente contra uma igreja que havia abraçado o liberalismo teológico e decidiu excluí-la do quadro de congregações filiadas.
“Afirmação aberta” do comportamento homossexual e uma “falta de cooperação” para resolver as preocupações sobre discriminação levaram a uma recomendação do Comitê de Credenciais da Convenção Batista do Sul (SBC, na sigla em inglês) para desassociar duas igrejas.
O Comitê Executivo da SBC confirmou a recomendação em uma reunião do dia 20 de setembro: “O Comitê de Credenciais determinou que essas igrejas estavam fora dos limites da comunhão com os Batistas do Sul”, disse o pastor Jared Wellman, presidente do Comitê Executivo.
“O Comitê Executivo discutiu isso em sessão executiva e aprovou [essas decisões]”, acrescentou Wellman, em entrevista ao portal Baptist Press.
A Igreja Batista College Park em Greensboro, na Carolina do Norte, foi excluída devido à “afirmação aberta, aprovação e endosso do comportamento homossexual”.
O Comitê enfatizou que a igreja em questão, originalmente fundada em 11 de março de 1906, como uma missão da Primeira Igreja Batista Greensboro, agora se posiciona em seu site como uma “Igreja Batista de Afirmação LGBTQIA acolhedora”, e por isso deveria ser excluída da SBC.
Embora agora declarando que não faz parte da Convenção Batista do Sul, a igreja reivindica afiliações com a American Baptist Churches USA, a Cooperative Baptist Fellowship of North Carolina e a Alliance of Baptists.
Os líderes batistas da Carolina do Norte reconheceram a decisão de desassociar a Igreja College Park e disseram que o comitê executivo da diretoria da convenção estadual considerará o status de afiliação da igreja em sua reunião regular agendada para esta semana.
A outra igreja excluída da SBC foi a Amazing Grace Community Church em Franklinville, de Nova Jersey, “devido à falta de cooperação demonstrada […] para resolver preocupações sobre suposto comportamento discriminatório”.
A igreja não menciona qualquer conexão denominacional em sua constituição e estatutos em seu site. Uma cópia do inquérito do Comitê de Credenciais foi enviada à congregação em 4 de janeiro com um pedido de resposta dentro de 30 dias.
Uma consulta em 3 de março por carta registrada seguiu sem resposta inicial, com uma carta de intenção entregue à igreja via carta registrada em 15 de setembro, que também não foi respondida.
Diante disso, a Amazing Grace Community Church foi excluída dos quadros da SBC, que vem adotando postura mais firme sobre desvios doutrinários desde que escândalos envolvendo pastores e igrejas da convenção se tornaram públicos nos últimos anos.
Nessa mesma linha de preocupação com a preservação de princípios e valores teológicos, a SBC definiu que a teologia da prosperidade, uma das vertentes que mais se difundiu no meio evangélico nas últimas décadas, é uma “falsa doutrina”, rejeitando seu ensino nas igrejas afiliadas.