Na manhã desse sábado (12), mais de mil cristãos se reuniram em torno do Maracanã, estádio que vai sediar nesse domingo a final da Copa do Mundo, para um ato simbólico em torno do local. Os cristãos deram um abraço simbólico no estádio; o evento foi promovido pelo projeto v, em parceria com o Joga Limpo Brasil, organizado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).
Segundo os organizadores, o Abraço no Maracanã foi um convite para que todas as pessoas se unam em oração, para a paz e o entendimento entre os povos.
– O Joga Limpo Brasil chega ao final deste torneio de futebol com saldo de gols. As ações, promovidas em todo o Brasil, em especial nas cidades-sedes, tiveram o mérito de disseminar a Palavra de Deus para turistas vindos de todas as partes do mundo – avalia Eude Martins, coordenador do movimento.
Segundo informações dadas à Agência Brasil pelo secretário-regional da SBB no Rio, Acyr de Gerone Junior, o nome do projeto é inspirado na expressão inglesa fair play (jogo limpo), que é usada no meio esportivo para tratar questões como ética, cumprimento de regras, respeito entre competidores, apoio mútuo, promoção do entendimento entre as pessoas.
Gerone Junior afirmou ainda que o abraço simbólico visa passar a mensagem de que “nós estamos orando pelas pessoas que estão participando do projeto, incentivando as pessoas a aplicar os princípios de jogo limpo, não só no estádio, mas também na vida, nos relacionamentos do dia a dia, em todas as ações a serem executadas”.
Outras atividades evangelísticas no Maracanã e outros locais
Durante toda a Copa, todas as cidades-sede do Mundial receberam eventos similares promovidos por diversas igrejas e instituições cristãs. Para esse domingo, dia da final da Copa do Mundo no Maracanã, está programado um evento de evangelização em torno do estádio organizado com a Junta de Missões Nacionais (CBB).
No sábado aconteceu também, segundo informações do site Lance Net, a final da Copa do Borel, iniciativa do grupo missionário Jocum (Jovens com uma Missão).
Aconteceu também no local a doação de bolas de futebol com as cores do evangelismo, junto com uma explicação do que significam as cores (ouro é o céu, o preto é o pecado, o vermelho é a expiação, o branco é a justiça, o verde é de crescimento).