O Evangelho de Cristo deve ser anunciado para todos os grupos sociais, e quando isso pode ser feito com o amparo da natureza, tudo parece ser bem mais fácil, já que ela mesma testemunha a grandeza e o amor de Deus para com a humanidade. Esse é o privilégio que tem os surfistas de Cristo, um ministério criado 15 anos atrás.
“No coração do que fazemos esta nosso relacionamento com Deus e como reagimos em nossa comunidade”, disse Phil Williams, um dos coordenadores do encontro internacional de surfistas cristãos que ocorreu em Hossegor, na França, e líder do ministério de surfistas na Europa.
O evento reuniu 280 pessoas de 27 países, com o objetivo de compartilhar durante uma semana experiências acerca da fé em Cristo e se capacitar para levar o Evangelho do Reino para outros surfistas que ainda não conhecem o poder transformador de uma vida com Deus.
Phil Williams destacou que os participantes saíram do evento “capacitados a voltar para suas comunidades e lembrar a todos que Deus ama os surfistas”. Ele ainda ressaltou como o estilo de vida dos surfistas favorece a compreensão do Evangelho, devido aos aspectos de uma vida mais simples, em grupo e em contato frequente com a natureza.
“O evento deste ano falou sobre sermos uma família com uma missão. Apesar de o ato de pegar uma onda ser um esforço muito individual, nosso estilo de vida é bastante comunitário”, disse ele, segundo informações do portal Evangelical Focus.
“Para nós, o surf é mais do que um esporte”, disse ele. “Tentamos aproveitar a vida ao máximo e compartilhar sobre isso com todos aqueles com quem encontramos”.
Williams acredita que devido ao estilo de vida, os surfistas tentem a ser mais espiritualizados. “Às pessoas experimentam algo da criação de Deus, e tendem a ser mais espirituais, embora obviamente nem todos compartilham de nossas crenças cristãs”, disse ele.
O caráter comunitário no dia-a-dia dos surfistas contribui para a propagação do Evangelho e a identificação com os seus ensinamentos, como o da partilha e da solidariedade uns com os outros.
“Temos tantos exemplos de como Deus trabalha em meio a comunidade de surfistas, mudando vidas… A melhor pessoa para alcançar um surfista é outro surfista”, conclui Williams.