Durante a cobertura das Olimpíadas de Londres, o site da organização cristã American Family Association (AFA) trocou um nome de um atleta devido a um filtro automático, que substitui a palavra “gay” por “homossexual”.
De acordo com informações do jornal inglês Mirror, o aplicativo de notícias da AFA, chamado OneNewsNow tem por regra substituir uma palavra por outra quando noticia casos ligados à prática homossexual, pois em inglês, o termo gay pode ter outras conotações, como alegre, jovial, divertido.
Quando o OneNewsNow publicou a notícia sobre o atleta Tyson Gay, que havia chegado às finais olímpicas dos 100 metros rasos, o filtro automaticamente substituiu o sobrenome do atleta por “homossexual”.
O diretor do site de notícias afirmou que foram tomadas providências para evitar que o erro voltasse a ocorrer: “Já retiramos o filtro para essa palavra. Nós não temos nada contra a palavra ‘gay’, exceto quando se refere a pessoas que praticam o homossexualismo”, explicou.
O atleta Tyson Gay, que ficou em quarto lugar na final, não foi o primeiro a ter o sobrenome trocado pelo aplicativo. Anteriormente, o jogador de basquete Rudy Gay já tinha tido seu nome substituído por “homossexual” acidentalmente.
Redação Gospel+