Evangélicos lançam campanha de boicote à novela Meu Pedacinho de Chão, da TV Globo; Personagens seriam alusão à umbanda

156

A novela Meu Pedacinho de Chão, exibida pela TV Globo na faixa das 18h00, está sendo alvo de uma campanha de boicote por parte dos evangélicos. Nas redes sociais, um texto que associa a novela às religiões afro tem sido compartilhado por milhares de usuários.

O folhetim escrito por Benedito Ruy Barbosa adota um estilo fantasioso, e um dos principais personagens, o Coronel Epaminondas (Osmar Prado) é tratado pelo apelido, “Epa”, que seria uma alusão à saudação Epa Babá ao Orixá Oxalá, considerado um dos mais reverenciados na umbanda.

Ainda de acordo com a publicação original no Facebook, o local onde a trama se passa – a cidade fictícia de Vila de Santa Fé – seria uma representação de um terreiro: “Descobri que a Vila de Santa Fé [cidade fictícia da novela] é um terreiro e que os nomes dos personagens são de umbanda”, escreveu a autora do post, Dayhendra Alves.

Para a internauta autora da campanha, os personagens representam mensagens subliminares e são uma apologia às religiões de matriz africana “[O personagem] Serelepe: seus sinônimos são gay, excitado, inquieto, danado, caxinguelê, conhecido na umbanda como Joãozinho, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio e Serelepe da Umbanda (sapeca adora balas e doces). Pituca: Boneca Pituca, esoterismo e ocultismo, famosa mãe de santo, e filha de orixá; Viramundo/Giramundo: exu; Gina: famosa mãe de Santo, a voz de Oyá, Yansã e Ruy de Ógún, está representando o lesbianismo; Amaância: filha de Oxúm; Dona Tereza: Cigana, Oxum Panda, Cabocla. No grego significa Seifera e Caçadora; Tuim: santo, saudação de umbanda; Mãe Benta: mãe de santo; Catarina: mãe de santo; Rodapé: pé que gira; Pedro Falcão: Falcão, povo das águas, Oxum; Tem um senhor que vive de chapéu fumando cachimbo com bengala na mão. Esse vocês já sabem”, relatou Dayhendra.


Os usuários não demoraram a manifestar incômodo com as afirmações da internauta, e aderiram á campanha: “É verdade, eu também me incomodo muito com essa novela, acho ridículo os figurinos, a forma que eles falam, sei lá, sinto um negócio estranho só de ver as propagandas”, comentou Eucler Novato.

“Desde que via os comerciais de anúncio da novela vi logo que estava cheia de ocultismo e o foco era as crianças”, assegurou Aline Aiara Santiago de Araújo.

Para a usuária Luana Ramos, Meu Pedacinho de Chão não é uma exceção: “Meu Deeeus! Heeita glóória… Ainda bem que eu não assisto novela, e nem a Globo… As programações são toodas consagradas, principalmente as novelas!”.

A autora da campanha conclui sua convocação ao boicote pedindo proteção: “Que o Senhor Jesus nos lave com seu poderoso sangue e abra nossos olhos!”.

De acordo com informações do site Notícias da TV, a Federação de Umbanda do Brasil optou por não comentar o teor do texto da campanha de boicote à novela, e a TV Globo assegurou que Meu Pedacinho de Chão “não é inspirada na umbanda e não faz nenhuma referência a ela”.

Boicotes de evangélicos

Na era das redes sociais, essa não é a primeira vez que evangélicos se juntam em boicote a uma novela da TV Globo. Recentemente, Salve Jorge – escrita por Glória Perez – se tornou alvo de uma maciça campanha contrária, iniciada por fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


156 COMENTÁRIOS

  1. Eu não sou evangélica, mas, a Globo é cheia gente assim Ex. Juliana paes que já deu até entrevista assumindo a macumba; não sou do contra mas, todos nós podemos opinar e os evangélicos também, têm o direito ao espaçp, sem dizer que a udi~encia dessa novela é a pior das 6… eu mesma não assisto porque não gosto.

  2. todo mundo sabe que na globo tem muita gente é assim, a juuliana paes já deu até entrevista dizendo ser da macumba… Não sou do contra, mas, os evangélicos t~em o espaço para opinar, eu não assisto essa novela porque não gosto!

  3. todo mundo sabe que na globo tem muita gente é assim, a juuliana paes já deu até entrevista dizendo ser da macumba… Não sou do contra, mas, os evangélicos t~em o espaço para opinar, eu não assisto essa novela porque não gosto!

  4. Acho engraçado a noticia ser direcionado aos evangélicos, cristãos convertidos genuinamente não se atentam à novelas, se atentam aos direcionamentos de Deus, o perigo não esta em a novela ser ou não relacionada à umbanda e sim no fato das pessoas estarem perdendo o seu tempo com qualquer coisa que não vá te acrescentar em nada espiritualmente. Quanto as pessoas evangélicas que aqui estão parem de tentar enfiar o evangelho na cabeça dos que já conheceram a palavra de DEUS e preferem não crer, lembrem-se do livre arbítrio, eles conhecem os caminhos e escolhem em qual querem seguir “sua escolha sua consequência”.

  5. Grande porcaria!!! Essa campanha é coisa de quem nao tem o que fazer. Eu nao assisto essa novela mas cara o que tem a ver o significado do nome dos personagens se a historia e o desfecho da novela é que é importante. Olha as vezes eu fico farto desses evangelios acharam em todo programa um motivo pra ser coisa do demonia. Sabe de uma coisa vao procurar o que fazer por que ficar fazendo essas campanhas insignificantes e imprestaveis nao vai dar em nada e a novela é até legal fantasiosa mas é legal, é muito bom a gente fugir da realidade as vezes. Melhor do que esta sempre centrado nessa vida corrida e esstressante que é hj em dia. Façam campanhas que beneficiem a sociedade e nao ficar perdendo tempo com bobagens. Fim.

    • Se vc não quer acreditar tbm não fica criticando.Demônio quer fazer de tudo para gente ir pro inferno não critique os evangélicos eles ao contrário de vc querem ir pro céu estao nos alertando nao vai me falar que vc nao sabe q tem um monte de canais a ver com demônio como: Disney, Disney XD, record, band, globo mas se vc nao acreditar ao invés de ficar falando q evangélicos acha coisas de demonio em tudo faz coisa melhor e se toca e ao invés de ficar criticando vai procurar no youtube os iluminartes e veja vários videos daqueles e vai tem uns videos que vc vai ingolir oque vc falo. Caso mais alguem tbm concorde com ele pare de ser um jumento va se converter e vai procurar no youtube sobre “os iluminartes”

  6. O que me deixa triste é ver cristão que si dizem’ dizer que não tem problema…
    Como não nos que somos cristão não nus preocupamos só com o nosso lá, mais também
    Com os outros. Eu entendo que não é por força nem por violência mais temos
    O direito de expressar o nosso ponto certo de visão baseado no que estudamos e aprendemos.

    • Não é dizer-se cristão ou não!
      Não há provas concretas da acusação.
      Na bíblia há paródias. Se criarem uma novela que uma serpente fala é do diabo também.???
      O problema são essas cabeças fechadas que vivem pelo que os pastores falam.
      Como na época da XUXA, acusaram-na de pacto com o Diabo. hahahha Depois o Dito bruxo virou evangélico. Pra mim ele continuou servindo ao mesmo deus, quer na bruxaria quer dentro das igrejas que ele vai!!!!!
      PeLOAmordeDeus, GENTE!!!! Abrem as cabecinhas ocas!

  7. Outra coisa não estamos falando para quem não quer ouvir!
    E sim para quem tem no mínimo de curiosidade para descobrir a verdade!
    E si pra vcs que leram coiyefvzsas a respeito e não si incomodam nem para pesquisar
    No mínimo os significados dos nomes e o que esses nomes trazem para dentro de suas casas
    Problema é seus o senho não tomar mais por inocentes!

    • Se você fica doente eu não sei. O que eu sei é que se de fato você é Cristã o motivo não é a novela.

      “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.” 1 João 5:18

      talvez você fique doente por isso:

      “Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo.” 1 Coríntios 11:30-31

  8. A novela é especial. Trata de problemas como analfabetismo de adultos e crianças e como os fazendeiros tratam os seus empregados e a influência deles na política. Esta novela passou na década de 70 e mostra assuntos ainda pendentes desde dessa época. Esta novela é ótima com um colorido bonito que chega a ser quase que infantil. Creio que o querem é desprestigiar o assunto que está sendo tratado para que as pessoas continuem a ser analfabetas políticas. As igrejas evangélicas que não estão visando partido político não veem mal nenhum na novela.

  9. Acho inclusive de grande imaginação o que esta internauta autora diz a respeito da novela. Para mim o autor Benedito Ruy Barbosa fez uma alusão do Serelepe ao Peter Pan, personagem inglês.

  10. Socorrooooo! Quanta alienação! Vamos esquecer um pouco esta discussão sobre Bíblia, religião, fanatismo, novelas, etc, e focar no que vem aí nos próximos meses: as urnas! Através delas, talvez, teremos educação, saúde e segurança de qualidade.
    Ah! Antes de clicarem no “comentar”, verifiquem se o texto está escrito corretamente porque o que tenho observado é um assassinato à língua portuguesa!

  11. Por que ficar procurando possíveis mensagens subliminares, se na maioria das novelas da globo ou Record está tudo as claras, vemos violência, prostituição, traições, corrupção e tatas outras mazelas, dessa sociedade sem Deus, os crentes poderiam ganhar tempo aprendendo sobre Deus.

  12. RIDICULO este evangélicos…. Vai todo mundo pro inferno por se acharem juízes.. QUEM NAO CONHECE O CANDOMBLÉ NAO PODE FALAR… E é preciso conhecer a essência das religiões para depois falar…. Se acham os donos da verdade e ganham o povo pelo medo… Seus demônios… Tenho dó de vcs q seguram uma bíblia e saem falando em nome de DEUS pregando uma discórdia sem fim

  13. Não concordo, nem discordo. Vivemos em um país livre e Deus nos deu livre arbítrio. Mas uma dúvida para os que apoiam o boicote e aqui se expressam: Se assistir a novela é perca de tempo, o que seria ler esse tipo de artigo e comentar?

  14. Por que vocês não vão procurar o que fazer? É apenas uma novela. Já assisti novelas onde eram citados evangélicos e nem por isso sai agredindo a religião alheia! Falta de respeito é o que eu vejo nessa página em especial a noticia acima. Não acredito como existe tanta gente com cabeça pequena. Respeite a religião do seu próximo, respeite O próximo – Afinal, não foi isso que Jesus nos ensinou? Acredito que nenhum seguidor de quaisquer outra religião se sentiria a vontade em visitar uma página que faz acusações maldosas e sem fundamento. Acho despreparada a postagem de uma notícia que nem sabemos se é verídica. Vamos parar com acusações maldosas e sem nexo. Obrigada desde de já.

    • Em algum momento deixamos de respeitar religiões alheias? O texto acima mostra uma notícia. Respeitamos todas as religiões, Umbanda, Candomblé, qual seja. Afinal, Jesus nos deu o livre arbítrio. Ninguém é obrigado a concordar ou a seguir a campanha. Se discorda, continue vendo a novela, pois quem precisa arrumar o que fazer aqui é você. Beijos de luz!

  15. esses evangélicos que dizem que só eles irão pro céu , estão entendendo mais de terreiro , do que a própria religião deles , pois na bíblia não tem escrito que se você ser frequentador de uma igreja evangélica , estará salvo , fazer o bem e só se meter na vida e religião dos outros , só se for para ajudar ou elogiar , aí sim , será salvo .

  16. Este tal elder novato diz que se sente mau ao assistir a novela, vai cuidar da sua vida e bota sua pombagira pra trabalhar, e os pastores vão cuidar dos 10 % dos pobres e deixem a religião alheia em paz. Vão lavar um tamque de roupa!!!!!

  17. Acho um cúmulo as pessoas debaterem sobre religiões, sou evangélica e conhecedora da verdade, assistir uma novela que seja dedicada ao candomblé ou outras coisas, não significa deixar de ser evangélico ou menos santo … Não é porque você assisti que você adoro outros deuses. Vivemos em um mundo onde as religiões se separaram, os povos antigos lutaram para q cada um pudesse honrar e seguir aquilo que crê! Então meus caros, religião não vai levar ninguém para o céu, mais sim a sua fé e suas obras boas aqui na terra! Pensem nisso.

  18. acho que não podemos tratar tudo como uma alienação. Vejo que pelos nomes dos personagens realmente estao se fazendo uma alusão a umbanda, pois não e o nome de uma pessoa isolada, mas de acordo com essa pesquisa todo elenco tem alguma referencia a umbanda. Na bíblia o apostolo Paulo diz em efésios 4: 14O objetivo é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas teológicas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os incautos ao erro. 15Longe disso, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. …| é falsa doutrina tudo que contradiz a bíblia e não podemos ser inocentes a ponto de pensar que tudo que se fale seja ”perseguição” ou preconceito, apenas não podemos ficar calados sobre aquilo que nos induz ao erro como no versículo 14 e ainda não nos faz crescer em cristo.

  19. Só posso dizer uma coisa: “vergonha alheia!”.

    Cresci num lar evangélico, sou evangélica, cristã, e sempre me incomodou muito ver o papo dessa galera que se diz evangélico (católico, espírita, etc.), e não entende nem o essencial que é o cristianismo! Passam a vida encostados em pessoas simples, caçando pelo em ovo pra conseguir alguma atenção (não deve conseguir isso em casa, na família e amigos). Lamentável…

    Só peço que ninguém nunca generalize em suas opiniões! Há bons cristãos (evangélicos, católicos, espíritas, etc.), há comunidades sérias, que buscam a imitação de Cristo.

  20. pode ser ate que o autor por conviccção umabandista ou adepto do candomble, tenha feito uma homenagem em referencia aos santos de sua devoção.até ai, tudo bem…
    agora a novela é uma doçura, um oasis de pureza em meio a um tsunami de maldade, traição, promiscuidade!
    uma delicia de assistir!
    agora vem esses evangelicos querendo o que? impugnar o que é bom ? respeitoso? puro?
    porque nao vao se ocupar da tv record e suas novelas repletas de violencia, sexo, assassinato e outras coisas mais? bem uma tv evangelica? nesta sim voces evangelicos podem e devem opinar, pois eé gerenciada por membros da religião que voces pregam com tanto fervor…rs
    vao cuidar da própria casa!!!

  21. Concordo plenamente com você!! Sou cristã e acredito que ao invés de ficarem se ocupando com estas críticas infundadas deveriam estar pregando o Evangelho da Graça de Jesus Cristo.

  22. As pessoas dão poder demasiado ao diabo. Precisam entender que Deus nos deu uma coisa muito peculiar que se chama inteligência (senso crítico). Vejo que muitas pessoas que se dizem cristãs, não entenderam nada da Obra que Cristo fez na cruz. Deveriam ler a carta de Paulo aos Romanos a partir do capítulo 13. Vejam o que diz o versículo 14:” Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesmo imunda. Mas se alguém a tem por imunda, então para esse é imunda.”
    Para mim. esta novela é linda. Ontem por exemplo: Teve uma cena do Coronel Epaminondas com seu filho Ferdinando, onde ele pede perdão pelos erros que havia cometido com o filho. Eu me emocionei. Não faz a menor diferença para mim, se os nomes dos personagens são nomes supostamente tirados da Ubanda. Eu retenho o que é bom.
    Fiquem na Paz .

  23. Quanta hipocrisia e ignorância, a maldade está nos olhos e dentro do coração de vocês, já fui evangélico e sai depois de ver absurdos dentro da igreja, tenho vergonha de vocês, a novela foi uma das maiores obras de artes representadas na tv, antes de criticarem deveriam olhar primeiro para as sujeiras e os absurdos que acontece dentro da igreja, como esse templo de salomão que custou 680 milhões de reais, tenho nojo de vocês e dos seus comentarios hipocritas, vocês são piores que porcos na lavagem!

DEIXE UMA RESPOSTA