O jornalista e escritor Lee Strobel foi ateu por grande parte de sua vida, mas terminou se convertendo ao Evangelho ao se debruçar sobre uma pesquisa e descobrir provas históricas da ressurreição de Jesus Cristo.
Strobel, que teve sua história de vida contada no filme Em Defesa de Cristo, reuniu uma série de razões que funcionam como provas da ressurreição de Jesus após anos de investigação. Sua jornada de conversão começou através de sua esposa, que se entregou ao Filho de Deus e fez despertar nele uma curiosidade intensa.
“Nós temos um relatório da ressurreição, incluindo testemunhas oculares nomeadas, que foi datado por estudiosos dentro dos meses da ressurreição de Jesus. Isso é ouro histórico”, disse Lee Strobel, de acordo com informações do portal The Christian Post.
A existência de um túmulo vazio é considerada uma evidência relevante: “Mesmo os oponentes de Jesus admitiram que seu túmulo estava vazio”, explicou. O contexto dessa declaração leva em conta que Jesus foi executado por soldados romanos, e isso seria uma garantia de que ele também foi sepultado.
“Mais adiante, temos nove fontes antigas, dentro e fora do Novo Testamento, confirmando a convicção dos discípulos de que eles encontraram o Jesus ressuscitado. É uma avalanche de dados históricos”, acrescentou Strobel.
O escritor pontuou ainda que fontes antigas também confirmam o destino dos discípulos de Cristo e os sofrimentos que foram submetidos para divulgar o Evangelho: “A ressurreição de Jesus não é uma piada do dia da mentira, é uma realidade histórica que não está baseada na mitologia, mas num sólido fundamento da verdade histórica”.
Transformação
A reação inicial de Lee Strobel, ateu desde a adolescência, quando soube que sua mulher havia se tornado cristã foi pensar em se livrar dela: “Depois de um tempo, Leslie entregou sua vida a Cristo e me contou sobre isso. Minha reação inicial foi falar em divórcio com ela. Eu não queria estar casado com uma cristã e pensei que ela ia se transformar em alguma ‘beata’ ou coisa do tipo”.
A surpresa, porém, é que aos poucos ele foi notando mudanças positivas em sua esposa, e para compreender o que estava acontecendo, decidiu ler a Bíblia para descobrir o conteúdo que impulsionava aquela transformação.
Após dois anos de intensa pesquisa na Bíblia, usando sua experiência como jornalista investigativo do Chicago Tribune, além da consulta a teólogos, estudiosos e especialistas, Strobel entendeu a obra de Cristo e se entregou ao Filho de Deus. “Eu quero chegar a mais pessoas com a evidência do cristianismo, a verdade da fé cristã e do amor de Deus”, disse, testemunhando que seu casamento está cada vez mais forte e sua vida se tornou uma jornada de amor.