O reality show Big Brother Brasil, realizado pela Rede Globo anualmente e que vem enfrentando uma série de críticas nos últimos anos, especialmente do público evangélico, devido a baixa qualidade de conteúdo e promoção de valores que confrontam os princípios bíblicos cristãos, algumas vezes revela entre seus participantes pessoas que são marcadas por polêmicas, enquanto outras pela mudança de vida que demonstram ao sair do programa.
O ex-BBB Manoel Rafaski, que participou com seu irmão gêmeo, Antônio, da 17ª edição do reality, virou matéria em alguns veículos de notícia e nas redes sociais após aparecer testemunhando sua fé em Deus em uma igreja evangélica localizada em Vitória, no Espírito Santo.
Após publicar uma foto sua falando ao microfone, acompanhada do versículo “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15), alguns seguidores de Rafaski rapidamente imaginaram que o ex-BBB estaria se apresentando como um “pastor”, no que ele respondeu: “Somente leio a Bíblia e vou à igreja mesmo”, deixando claro que não é esse o caso.
“Fui falar o que Deus fez na minha vida. Agradecer por coisas que vivo diariamente”, comentou Rafaski, explicando que a sua conversão, na verdade, parece ter sido o fruto das sementes plantadas por sua família, composta por integrantes evangélicos: “Minha família por parte de mãe sempre foi evangélica, eu fui criado na igreja, mas não seguia muito”, disse ele.
Esse não é o único exemplo de ex-BBBs que se converteram ao evangelho de Jesus Cristo após sair do reality show.
Enquanto alguns se aprofundaram na vida artística e conseguiram se estabelecer na vida pública, como a modelo e atriz Grazi Massafera, outros encontraram em Deus a razão de suas vidas. Esse foi o caso de Bruna Tavares, do “BBB 7”, e Natália Nara, da 5ª edição da atração, que se tornaram pastoras.
“Eu tenho certeza que não foi aquilo [o BBB] que Deus tinha pra minha vida […]. Eu até me envergonho de alguns deles. Depois, ele me disse: ‘Filha, não era isso que eu tinha pra você, mas eu quero te mostrar que eu sou o Deus poderoso e o que eu tenho pra ti é muito maior’”, disse Natália Nara na época.