O programa Fala Que Eu Te Escuto, veiculado pela Igreja Universal do Reino de Deus há anos na madrugada da TV Record, passou a vender intervalos comerciais há alguns meses, como forma de amenizar o impacto da crise financeira na emissora.
Essa crise, que assola todas as emissoras de televisão, levou o departamento comercial da Record a estipular um valor altíssimo para uma inserção de 30 segundos nos intervalos do Fala Que Eu Te Escuto: R$ 59.800,00.
Esse valor é pouco mais de duas vezes maior do que o cobrado nos intervalos do telejornal Hora Um, da TV Globo. A emissora carioca cobra, por um comercial de tempo igual, R$ 25.300,00, de acordo com informações do site TV Foco.
A audiência média do Fala Que Eu Te Escuto é de 1.0, o que equivale a 67 mil domicílios na metodologia de avaliação do Ibope para São Paulo.
“O valor para anunciar nos intervalos do Fala Que Eu Te Escuto não fica muito atrás do pedido para alguns programas da própria Record, como o Hoje em Dia (R$ 84.200), e Cidade Alerta (R$ 93.500). Mesmo tendo uma audiência extremamente superior ao religioso, o programa de Marcelo Rezende tem como ponto fraco o fato de ser rejeitado pelo mercado publicitário, que ‘crucifica’ telejornais policialescos”, informou Vitor Piccoli, editor do TV Foco.
Ao longo dos vários anos em que a Record vem alugando horários para a Igreja Universal, a denominação sempre pagou valores considerados mais altos do que a média cobrada pelas concorrentes para o horário, segundo especialistas.
A estratégia de vender intervalos comerciais no Fala Que Eu Te Escuto foi testada em outros programas antes, informou o jornalista Flávio Ricco: “A ação certamente se estenderá para as demais praças, mas não deve ser encarada como algo de outro mundo. O ‘The Love School – Escola do Amor’, da mesma Universal, já é parte integrante da área comercial da Record”.