Falece, aos 100 anos, o pastor e missionário da Junta de Missões Nacionais Dodanim Gonçalves

0

Faleceu no fim da última semana, em Palmas, no Tocantins, o missionário e pastor Dodanim Pereira Gonçalves. O missionário havia completado 100 anos de idade em agosto do ano passado, e morreu em decorrência de uma crise pulmonar.

Nascido em Cambuci-RJ no dia 05 de agosto de 1911, o pastor foi nomeado missionário pela Junta de Missões Nacionais (JMN) em 1942, quando seguiu para atuar na cidade de Carolina, no Maranhão. Dodanim passou a maior parte do seu ministério na cidade de Itajacá (TO), onde se dedicou à evangelização dos índios Kraô. O missionário chegou a pastorar a Igreja Batista em Itacajá e foi diretor no Lar Batista F.F. Soren, ao lado de sua esposa Edith Duarte Pereira, nos anos de 1946 a 1950.

A filha do missionário, Darlene Duarte Pereira, falou sobre o trabalho missionário de seu pai: “É uma referência especial para mim, para toda a missão batista, para todos os missionários, para todos que passaram pelo Lar Batista, enfim, para toda a sociedade. É exemplo de vida, dedicação e renúncia. Meu pai foi guerreiro, um homem de fé”, frisou.

De acordo com o site da JMN, mesmo após sair do ar Batista, do qual foi diretor, o missionário prosseguiu colaborando com o trabalho da instituição, tendo, inclusive, doado a propriedade para a JMN construir a primeira sede do Lar Batista F.F. Soren, na cidade de Itacajá, e mais uma fazenda de 107 hectares no município de Piacá, onde eram cultivadas roças de arroz, feijão e outros que serviam de mantimento para o Lar Batista.

Dodanim era referência nos trabalho missionários do Brasil e era considerado um dos missionários mais “velhos” do país.

Fonte: Gospel+

SEM COMENTÁRIOS

  1. essas pessoas que trabalham em missoes sao merecedores de todo respeito, sao pessoas levantadas por DEUS nao e qualquer um que um que se submete a este trabalno e um chamado especifico, tem que amar muito renunciar, ter muita coragem e dedicaçao porque sofre muitas perseguiçoes, mas e um trabalho lindo.amem

DEIXE UMA RESPOSTA