As afirmações feitas pelo pastor Silas Malafaia, líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, no programa de entrevistas “De Frente com Gabi” tem causado uma série de reações e respostas. Por isso o SBT e a produção do programa estariam interessados em convidar o pastor para uma nova entrevista no segundo semestre focando no tema aborto. A informação é do Radar Online.
E no meio da grande repercussão um vídeo que está circulando na internet fez muito sucesso: um geneticista rebateu todas as afirmações do pastor sobre a homossexualidade.
O biólogo Eli Vieira, mestre e doutorando em genética pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), fez um apanhado das afirmações do pastor e as rebate com estudos, fontes científicas, e até mesmo os mesmos estudos citados por Malafaia.
– Parece que para você, Malafaia, a genética só existe em sua versão determinista do século XX. E sinto te desmentir nessa, mas a gente evoluiu, a gente progrediu – afirmou o geneticista, eu uma das réplicas ao pastor.
Em uma de suas respostas, Eli cita um estudo que mapeou o cérebro de homens homossexuais. No programa, Malafaia diz que tal estudo “não deu nada”, mas o biólogo afirma que o estudo aponta para uma resposta contrária a defendida pelo pastor.
– Como não deu nada? Os neurocientistas investigaram o cérebro de pessoas heterossexuais e homossexuais e já mostraram que especificamente nas regiões do cérebro relacionadas a prazer sexual e conexão emocional homens heterossexuais mostram similaridades cerebrais com mulheres heterossexuais – afirma Eli Vieira.
Ao fim do vídeo, Vieira afirma que suas palavras são profissionais, e que não mistura fatos biológicos com moral e ética, o que ele afirma ser a abordagem feita pelo pastor ao assunto.
– Eu não tenho nenhuma lição de moral, por que, ao contrário de você, pastor Silas Malafaia, eu não misturo os meus fatos como biólogo geneticista com a minha moral ou ética. Os fatos eu simplesmente aceito – afirma.
Vídeo: Geneticista rebate Silas Malafaia
Depois da popularização do vídeo, Silas Malafaia se manifestou através do Twitter para responder ao geneticista.
-Minha resposta ao doutorando em Genética, que me parece estar defendendo a sua causa na questão da homossexualidade. Toda a argumentação que ele apresenta é apenas suposição científica, sem prova real, e tremendamente questionada pela própria Genética. É igual à Teoria da Evolução, uma argumentação científica que não pode ser provada. Não existe ordem cromossômica homossexual, só de macho e fêmea. Então, pseudodoutor, não existe uma prova científica de que alguém nasce homossexual, apenas conjecturas – respondeu Malafaia em uma série de publicações feitas na rede social.
Em sua defesa o pastor Silas chamou o geneticista de “pseudodoutor” e voltou a mencionar estudos. “Dados de pesquisas americanas: 86% dos homens homossexuais já se apaixonaram ou tiveram relação com mulheres; 66% das mulheres homossexuais já se apaixonaram ou tiveram relações com homens… Como alguém nasce homossexual se já teve relação heterossexual? Isso é uma piada! 46% dos homens homossexuais já sofreram abuso por homens. A pesquisa é mais estarrecedora ao mostrar que 68% dos homens homossexuais só se identificaram com o homossexualismo após o abuso”, disse o pastor.
Silas Malafaia comentou também sobre gêmeos monozigóticos afirmando que “35% desse tipo de gêmeo que é homossexual, o seu irmão gêmeo é heterossexual. Logo, conclui-se que geneticamente não se nasce homossexual, e o fator externo, do ambiente, é fundamental para determinar isso. Preferência aprendida ou imposta! Ou todos teriam de ser homossexuais ou todos teriam de ser heterossexuais no caso de gêmeos monozigóticos”, afirmou.
Se o rapaz metido a doutor em Genética quiser saber mais, leia o livro Nascido gay?, do Dr. John S. H. Tay. O autor desse livro tem mestrado, doutorado em Genética, e analisou 20 anos de pesquisas sobre o assunto (…) A verdade é esta: ninguém nasce gay. Não existe prova científica, apenas teorias científicas! – rebateu, o pastor
Por Dan Martins, para o Gospel+