Globo “explode” igreja e faz overdose de beijo gay em recado contra cristãos no final de Babilônia

27

O último capítulo de Babilônia, exibido na sexta-feira, 28 de agosto, teve a pior audiência para um encerramento de novela da TV Globo, com média de 32,2 pontos.

A novela, que deveria ser um marco nas comemorações dos 50 anos da Globo, teve em toda sua exibição uma audiência muito abaixo do que a emissora está habituada para suas produções de teledramaturgia. Com 25 pontos de média no Ibope, Babilônia fechou com 18 pontos abaixo de sua antecessora, Império.

O boicote promovido por evangélicos contra a novela foi bem-sucedido, já que havia incômodo com a forma caricata que os cristãos dessa vertente eram apresentados na trama, além da exposição de múltiplos beijos-gay e a constante briga de “gato e rato” entre as protagonistas.

“Telespectadores teceram críticas negativas sobre a trama. A rejeição inicial, aparentemente, se deu pelo conservadorismo do público, mas também pelo alto teor de tensão da trama, com excessos de vilania das personagens Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Glória Pires), cenas de sexo e temas densos como corrupção e homofobia”, destacou o jornal Diário de Pernambuco.


No último capítulo, o político corrupto Aderbal Pimenta, descrito como evangélico, explodiu uma igreja para desviar o foco das acusações de corrupção que pairavam sobre ele, e posou de herói ao salvar uma criança.

Os três autores, Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, ainda reforçaram sua predileção por associar os evangélicos à homofobia ao fazer o personagem Aderbal usar uma bandeira com as cores da militância homossexual para enrolar a bomba, como forma de incriminar os ativistas gays. Para internautas e críticos, os autores passaram do ponto.

“A parte mais crítica do final de Babilônia pareceu ser o recado dos autores a toda a caretice que a novela enfrentou. Aderbal (Marcos Palmeira) manda explodir uma igreja para sair como salvador e o seu discurso anti-gay continha uma cutucada ao desenrolar uma bandeira gay da bomba plantada: ‘Essa bandeira com o arco íris é o símbolo dos destruidores da família brasileira’”, opinou o jornalista Daniel Castro, reproduzindo trecho do diálogo no final da novela.

Por fim, mais beijos entre os casais gays de Babilônia, numa espécie de reforço da postura adotada no primeiro episódio, que causou repulsa no público, que respondeu com um expressivo boicote.

27 COMENTÁRIOS

      • VANESSA

        Oi, querida amiga…
        Tem um ativista aí reclamando que o expulsaram de uma igreja evangélica por ser gay, mas mantiveram os adúlteros e outros pecadores.
        Mas será só por isso?
        Ou o mesmo tentou convencer “irmãos” de que homo sexualismo não é pecado?
        Em princípio, apenas ser homo sexual não seria motivo para essa dura medida, pois o que fiéis fazem dentro de casa só interessa a eles mesmos.
        Mas se a pessoa andou fazendo apologia da homo sexualidade dentro da congregação, é óbvio que a iniciativa pode acabar mal.
        É como ir lá no Oriente Médio e tentar converter muçulmanos ao cristianismo, só que lá é muito pior, pela presença de fanáticos, pela própria história do islamismo e pela ausência de segurança para o cristão.
        Claro está que existem outros pecados dentro das igrejas, para além do homo sexualismo.
        Mas além desta coisa ser tão hedionda que eclipsa os outros, há o fato de que quando um homem trai a esposa, quase sempre o faz com outra mulher, então eles entendem que um homem adúltero continua hétero, continua “macho”.
        Podem ver, o pior insulto para um homem (e que já fez correr muito sangue) é ser chamado de “VI@DO”, dizerem que ele não é macho, porque macho de verdade só se relaciona com mulheres.
        E todo homem é muito firme sobre sua masculinid@de.
        Por isso (não é opinião minha, apenas analiso os fatos) é que os evangélicos perdoam ao adúltero e expulsam o “irmão” gay.

  1. Não consegui entender a seletividade com que os evangélicos julgam as novelas, pois as mesmas sempre apresentam personagens em tramas envolvendo adultério, leviandades, crimes de toda sorte mas nunca vimos os evangélicos se mobilizarem contra esses comportamentos como os vemos fazer em relação a um simples beijo gay. Em agindo assim vocês se revelam incoerentes e até causa de repúdio da sociedade mais esclarecida e que abomina a hipocrisia e o cinismo aliados à religião.

    • Pois fique sabendo, seja adultério ou prática gay, ambos dá no mesmo tamanho. A diferença é que: adultério (infidelidade conjugal), acontece e todos sabem que é pecado, e homossexualismo é o mesmo pecado, mas os envolvidos não querem admitir.

      • Mentiroso. Vocês aceitam e convivem harmonicamente com os outros pecados, principalmente o adultério no meio evangélico. Para vocês parece que o único pecado é a homossexualidade
        .

        • É isso mesmo, Cláudio. Já fui crente de frequentar e até dormir na casa de irmãos da igreja e sei o quanto esses fariseus são uns hipócritas e cínicos. Eles me excluiram por eu ser gay, mas deixaram na igreja todos os demais pecadores. Mas dou graças a Deus por não estar mais nesse gueto de ignorância, intolerância, fanatismo e alienação.

          • Eu sei disso. Nunca fui evangélico, mas eu observo os fatos. A crentalhada vai voltar a ver novela das 9:com aquele monte de homens bonitos e os beijos ardentes daquela boca gostosa do Cauã. Vamos tirar o chapeu pra Globo e admitamos: esses reprimidos adoram uma sacanagem, desde que não envolva gays. Pra ter uma ideia, todas as minhas colegas evangélicas veem novelas da Globo. Mudaram pro Mousés por causa do beijo das duas logo no primeiro capitulo. Acho que o diretor se precipitou e não atentou para a aversão que os noveleiros tem dos homossexuais.
            .

          • Sinto muito Sandro, porem vc nao é cristao se foi e saiu e agora so fala mal. Vc nunca viu a Cristo e isso é o seu maior problema, nao o problema de ser gay, que ja é grande, mas o problema de nao ter Jesus é maior ainda. Amor é falar a verdade, eu estaria mentindo pra vc se dissesse que tudo bem em ser gay, nao é nao, porem outros pecados tambem sao pecados. Todos sao. A diferença é que se vc tem Cristo na sua vida, vc tem cobertura. Se vc nao tem Cristo, a Lei cai sobre vc com força e nao haverá escapatoria. Nao haverá como se salvar quando a coisa ficar preta e vai. Eu tenho alguem na minha familia que eu amo muito e é gay ou acha que pe. eu ja falei toda a verdade pra ele, o que Deus pensa disso, porem ele quer continuar e Deus diz que entrrega tais pessoas a uma disposição contraria ao natural, para cometerem torpeza uns com os outros, acumulando condenaçao sobre si mesmos. No entanto, outros pecados tambem sao perdoados em Cristo, como ser gay.

          • Lygia, quem é você, crente farisaica, para vir aqui me julgar, falar das coisas da minha vida, do meu coração, julgar as intenções da minha alma e que só Deus e eu conhecemos? Cuidado, fariseu, que a Bíblia diz que “aquele que pensa estar em pé olhe para que não caia”, “porque muitos serão chamados, mas poucos escolhidos” e “os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiro”.

        • nao é nao, Claudio, pecado é pecado e todo pecado ja esta julgado de acordo com a Biblia. Veja bem, JA ESTA julgado, qualquer pecado, que é fazer aquilo que Deus nao aprova. Porem homossexualidade é dita na Biblia ser abominaçao para Deus. Os homens estao levantando seus punhos para o Deus do Universo e querendo mudar coisas quando nao podem e vao levar condenação por isso. È pegar ou deixar, mas mudar nao vai.

        • CLAUDIO

          Não é o único pecado, mas é hediondo, tão feio que eclipsa todos os outros, por atentar contra a natureza.
          E as leis da natureza não sofrem exceções.

    • na imprensa espanhola existe um termo muito interessante para descrever programas de televisao apelativos e pouco consistente no que trata de valor cultural ou moral ”telebasura” nisso que se encaixam essa e todas as outras telenovelas da globo assim como a maior parte da programaçao televisiva não me abstive dessa novela por que alguem me mandou senão que por achar bem”que la basura se vaya al basurero” nao a minha casa .NO HAGAIS DE VUESTROS HOGARES UN BASURERO!!

    • A coisa em si mesma é nojenta, mas nao é por isso so que os evangelicos e catolicos que sabem das coisas nao querem esta m …na suas casas, é porque DEUS diz que é abominaçao. Kabou, nao tem discussao com Deus. Esta escrito, vai brigar com a Biblia.

      • Em minha modesta opinião ser gay não é pecado nenhum, si ser gay fosse pecado deus não criaria gay nenhum, vcs evangelicos e catolicos intolerantes si acham os maiorais más no fundo não passam de um bando de abutres que só sabem julgar os outros, vcs si consideram pessoas boas más no fundo nunca fizeram nada para ajudar ninguem de verdade. Vcs são todos invejosos sem amor ao proximo ficam so na igreja dando gloria como animais irracionais e não venham mim falar de porcaria de biblia(livro dos mentalmente retardados) porque isso é apenas uma baboseira escrita por homens para subjulgar e amendotrar os outros peguem essa sua biblia e esse porcaria de deus homofobico e enfiem bem no meio do seu cutevelo bando de abutres

        • BUnDISTA

          Óia, teu portuguêis tá horríver.
          Vorta lá pro MOBRAL, homi!
          Eita povo inguinorante demais de anarfabeto, uai…
          Hómi é homi, muié é muié, tá difícir di intendê?
          Uai sô, ocê tem um pobrema na iscola?

    • a recopia nao e uma emissora religiosa e nem e tida pela comunidade evangelica como representante sua apesar que isso realmente aconteceu nos 90 hoje em dia as igrejas nao se sentem mais implicadas na guerra de emissoras.

  2. Deixei de assistir novelas desde avenida brasil, pedi pra Deus me libertar. Quando assistia não me sentia bem, decidi não assistir mais desde então estou livre dessas prodridoes que a globo exibe

  3. Gente parem com isso a verdade que a maioria das pessoas estão cega falarão que não tem preconceito em gente que e gay por não e seu filho não e da sua familia mais quando e da sua familia só falta matar o próprio filho ou parente aprenda a querer para as pessoas o que vocês querem pra si mesma pq apontar e fácil e presta atenção babilônia foi uma porcaria sim e não prestou pra nada igual verdades secreta um nojo de novelas!

  4. Não acho que tenha havido boicote. Se boicote nesse país funcionasse muita instituição funcionava. Houve um mero desinteresse. Ninguém quer ver velhas se beijando em horário nobre.

DEIXE UMA RESPOSTA