Globo faz programa especial para discutir o ensino do criacionismo nas escolas brasileiras

0

O programa Globo Ciência, da Rede Globo levantou, em uma de suas últimas edições, a questão sobre ensinar ou não a teoria criacionista nas escolas brasileiras. Para discutir o assunto, o programa usou uma série de entrevistas, principalmente de cientistas que afirmam que o criacionismo é uma questão religiosa.

O programa exibiu quatro entrevistas para discutir o tema, entre os entrevistados três se apresentaram como defensores da ideia de que a teoria de Charles Darwin sobre a evolução das espécies explica melhor a origem da vida do que a visão da criação como obra de uma inteligência superior. Os entrevistados que defenderam essa ideia foram o doutor em física e professor de história da ciência, Lideu de Castro Moreira, a professora de filosofia da Unisinos/RS, Anna Carolina Krebs Regner, e Rosana Tidon, que é doutora em genética da UnB.

Para defender o criacionismo o programa falou com o religioso católico Dom Ancelmo Chagas de Paiva, doutor em direito canônico e diretor da Faculdade São Bento/RJ, que afirmou que o criacionismo não é uma teoria científica por se basear na fé. O religioso afirmou ainda que a Igreja Católica aceita a teoria de Darwin quando se trata de vegetais e animais, que ele classificou com espécie “infra-humana”. O religioso disse ainda acreditar que o corpo humano passou pelo processo de evolução.

O programa foi amplamente criticado pelo jornalista e escritor Michelson Borges, do site criacionismo.com. Borges afirma que o objetivo da reportagem não foi debater o tema, mas sim defender o ensino do darwinismo. Criticando o fato de o criacionismo ter sido defendido por um religioso e não um cientista, ele afirmou que o geólogo criacionista Dr. Nahor Neves de Souza Júnior foi procurado pela produção e chegou a gravar uma entrevista, que ficou de fora do programa após a edição.


Borges afirmou que “Nahor falou sobre o criacionismo bíblico a apresentou evidências científicas que dão sustentação a esse modelo. Mas, na hora de editar o programa, os responsáveis simplesmente optaram por descartar a entrevista com um verdadeiro criacionista para colocar no lugar dela a fala de um clérigo católico que apenas apresenta argumentos diluídos advindos de uma visão darwinista teísta que mal compreende do que se trata o verdadeiro criacionismo bíblico”.

Os defensores do evolucionismo entrevistados afirmam que o criacionismo é uma questão de fé e não uma visão científica e, por isso, não deve ser ensinado nas escolas.

Fonte: Gospel+

SEM COMENTÁRIOS

  1. Esses crentes nunca aprendem … a mídia faz política e nunca vai expor a falência do modelo darwinista; mesmo em programas sérios de discussão científica, sempre puxam a brasa para a sardinha do darwinismo ou no mínimo deixam um sabor de incerteza em relação ao criacionismo …

    • Precisamos criar uma midia evangélica que não tenha só pregação, mas também ajude a desenvolver os estudos.

      Estou estudando criacionismo sozinho, devo dizer que sozinho é chato em muitos aspectos. Deveriamos nos unir mais

    • Rafael Ribeiro é a mortífera teologia filosófica existencialista que permite usar signos religiosos tudo de forma simbólica, mas na verdade não se crê neles como coisas reais …. ai pode-se falar de jesus a vontade …. e até lucrar com isto …. é o pensamento moderno aplicado á religião

    • Natanael Elesbon Dos Asantos parabéns pelo seu comentário, Natanael. Eu não acredito na teoria do criacionismo, mas ná PRÁTICA da existência de DEUS, que criou tudo e todas as coisas, INCLUSIVE OS VEGETAIS E ANIMAIS.( ESSE TEÓLOGO, DOUTOR DE NÃO SEI DAS QUANTAS, TÁ PRECISANDO PEDIR DISCERNIMENTO A DEUS, PARA ENTENDER A BÍBLIA.) E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
      E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
      21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. GÊNESIS CAP 1

    • Nunca diga isso, a zombaria inclui uma aprovação da teoria evolucionista, parcial.
      Nem sua mãe, nem mãe de ninguém: humanos humanos, outros mamiferos bipedes a parte. Semelhanças semelhanças, mas sejam justos, a questão não é somente que a idéia ofende, mas a verdade tem prioridade, e para isso, faz falta o JUSTO ambiente de crescimento e fortalecimento e criticas de teorias e de JUSTO debate para melhor interação e correção de TODAS as idéias

    • Evolucionismo não indica que viemos dos macacos, e sim que temos um parente em comum com eles que já foi extinto há 6 milhões de anos. Mas ei, se você quer acreditar que viemos do barro tudo bem, só não venha ensinar isso nas escolas porque é o evolucionismo que foi baseado no método científico, não o criacionismo.

  2. Marinheiros alegaram que viram lulas gigantes e que portanto lulas gigantes existem.
    Não podemos crer NUNCA MAIS em lula gigantes nem levar essa possibilidade a sério. Afinal, são os marinheiros que falaram e eles tentaram nos forçar a crer sem provas.

    É semelhante a isto o que está acontecendo. Estão discriminando todas as teorias religiosas que poderiam (não só as cristãs, mas muitas outras de outros grupos religiosos especialmente na ética) serem EXAMINADAS avaliadas com LÓGICA, COERENCIA, CIENCIA, ESTUDO FORMAL, e as teorias poderiam ser RIVALIZADAS com justiça.

    O fato é que a comunidade cientifica impôs ateismo forte sob alegação de ateismo fraco. Como não sabem que Deus existe IMPÕEM que teorias baseadas em Deus não vale. É injusto, ninguém jamais provou o ateismo e ainda que provasse NESSE ambiente a prova seria questionavel como a teoria da evolução porque foi num ambiente não aberto para criticas de teorias religiosas.

  3. …Esse tipo de coisa só sustenta ainda mais a minha fé…Mas Fé meus caros é racional sim, sabe porque?? Porque se não seria Fideísmo!!!! engraçado de 5 entrevistados, só 4 foram escolhidos e dos 4 só 1 para "defender" o criacionismo e ainda por cima o cara não era nenhum cientista…Tenho algumas referências melhores, ícones criacionistas: O Dr. Rodrigo Silva (Pós Doutorado em Arqueologia Bíblica, Teólogo, Prof.º de Universidade, Pastor e Apresentador do programa 'Evidências' TV Novo Tempo), Dr. Nahor (Geólogo), Dr. Michelson Borges (Jornalista e Editor) entre vários outros, dou graças à Deus pela vida de cada um deles.

  4. A Globo esta certa em dar enfase ao evolucionismo. Chega das escolas ensinarem, como disse o Jô Soares aquela velha: "esse conto de fadas" !!!!

    • Fabiane Lima ,cade os fósseis?o dr.Marcel Schwartzemberg,professor da Universidade de Paris,fez um calculo sobre a real possibilidade d a evolução ser um fato científico,e verificou q há uma chance d dez elevado a dois bilhões d zeros.difícil,né?!

    • Rejane Queiroz A loteria também é muito difícil de ser ganhada e todo mês aparece um vencedor. Probabilidades pequenas não quer dizer que não podem ocorrer. Com isso isso em mente, sim, temos fósseis, temos a genética, temos a abiogênese e orgãos vestigiais. O criacionismo tem o quê? A bíblia? Fora lembrar que nosso planeta de 4,5 bilhões de anos e a vida se iniciou 3,5 bilhões de anos atrás, ou seja, foi 1 bilhão de anos para que a vida se iniciasse, imagina essas probabilidades jogadas nesse período de tempo? Fora que, essas probabilidades são meras conjecturas. Não há como calcular uma probabilidade sem que se tenha conhecimento de todos os fatos.

    • Rejane Queiroz Como já falei, a vida começou há 3,5 bilhões de anos e nossa arqueologia ainda é recente. Já temos diversos fósseis das espécies mais "recentes"(leia-se centenas de milhões de anos), aos poucos vamos escavando mais e mais espécies. Seria ingenuidade achar que só porque foi formada a teoria da evolução, nós estalaríamos os dedos e todos os fósseis iriam aparecer do dia pra noite, cuidadosamente catalogados. O que foi o fato final pra provar a teoria foi também o advento da genética moderna. Com ela conseguimos montar a árvore da vida e, também até hoje, descobrimos mais e mais semelhanças genéticas entre as espécies. O genoma também é outra área recente que não entendemos completamente, mas o que já sabemos é o que precisamos pra provar a evolução.

    • Érick Vecchiato ,quais são os métodos utilizados pela ciencia?ñ é a observação,experimentação…mas os evolucionistas dizem q a evolução é um processo tão lento q ñ pode ser observado…mas essa ñ é a razão q tem levado os cientistas a rejeitarem a revelação teológica?

  5. Percebe-se claramente que esse lixo de mídia manipuladora brasileira é sempre tendenciosa. Nunca vão às fontes mas ficam especulando e criando uma falsa imagem dos cientistas criacionistas. Parabéns principalmente aos destemidos adventistas que possuem universidades e pessoal de currículos invejáveis que não têm vergonha de mostrar a cara como também as teses. É bom lembrar que quando se fala em discussão séria, não vejo mais nenhuma instituição denominada cristã fora essa, que tenha a mesma coragem.

DEIXE UMA RESPOSTA