A vida cristã é um processo de aperfeiçoamento constante na vontade de Deus, o que chamamos de santificação, e um pastor e escritor está alertando sobre as mentiras que satanás dissemina para manter muitos cristãos presos em suas garras através de hábitos perigosos.
O pastor Craig Groeschel é líder de uma megaigreja nos Estados Unidos, autor de livros cristãos best-sellers no país e está lançando um livro (ainda não disponível no Brasil) sobre as mentiras que o conceito de autoajuda conta, reforçando que a mudança em nós é operada por Deus.
“Eu vivi uma vida indisciplinada, e minha família, ministério e saúde física pagaram o preço. Eventualmente, o suficiente foi suficiente, e decidi que precisava encontrar o poder para fazer uma mudança duradoura”, resumiu.
Em entrevista ao portal The Christian Post, o autor falou sobre o livro The Power to Change: Mastering the Habits That Matter Most (“O poder da mudança: dominando os hábitos mais importantes”, em tradução livre) e como identificou que o diabo atua para manter os cristãos “reféns”.
Em resposta a isso, o pastor sugere estratégias que ajudarão os irmãos na fé a viverem uma vida vida que honra a Deus, como o desenvolvimento de hábitos básicos – como a leitura diária da Bíblia Sagrada – até grandes desafios, como quebrar vícios.
“Mesmo quando erramos, nosso pecado não é maior do que o poder de Deus para perdoar. Nossas más decisões não são maiores do que o poder de Deus para redimir e restaurar. Por meio de nossa nova identidade em Cristo, temos acesso ao poder de mudar”, disse ele.
“Passei mais de duas décadas lendo, pregando e escrevendo sobre hábitos, e este livro reúne tudo o que aprendi. Estou animado para ajudar os leitores a descobrir o mesmo poder que nos ajudou ao longo dos anos”, acrescentou o pastor.
Groeschel explicou seu conceito: “A força de vontade é um recurso limitado que se esgota rapidamente. É como um músculo. Se você trabalhar muito, ele ficará cansado. Quando confiamos na força de vontade, estamos tentando com nosso próprio poder. Quando somos tentados ou presos, o que realmente precisamos é confiar no poder de Deus”.
“Em 2 Coríntios 12:10, o apóstolo Paulo fala sobre ter prazer em nossas fraquezas porque quando somos fracos, Deus é forte. Acho incrivelmente reconfortante que a força de Deus comece onde minha força termina. É somente quando reconhecemos que não podemos fazer isso sozinhos que liberamos Seu poder dentro de nós. Podemos começar a confiar no poder de Deus, e não no nosso próprio, mudando nossa mentalidade”, ensinou o pastor.
Em seguida, ele listou quatro passos para buscar em Deus essa mudança: “Renovar: quando permitimos que Deus mude nossa maneira de pensar, isso mudará como agimos, como reagimos às oportunidades e tentações e como tratamos as pessoas. Renovamos nossas mentes com a Palavra de Deus para que possamos começar a pensar os pensamentos de Deus”, afirmou.
O segundo passo é “permanecer”: “Quando você permanecer em Deus e permanecer conectado a Ele, Seu poder será liberado em sua vida. Você será capaz de viver a vida que Deus o criou para viver”.
“Reconheça que você não tem o poder de que precisa. O que você precisa é do Deus da ressurreição trabalhando a seu favor, andando com você, Seu poder correndo em suas veias, libertando-o do que o está prendendo”, elencou, em terceiro lugar.
Por último, Groeschel enfatizou que sempre que enfrentar dificuldades, o cristão deve buscar ajuda: “Peça. Você pode se sentir nervoso ou envergonhado de pedir a Deus por Seu poder, ou por qualquer coisa, por causa de sua fraqueza e pecado. Lembre-se de que Ele é um Deus de graça e pedir a Deus para fortalecê-lo e dar-lhe Seu poder naquele momento é crucial”, encerrou.