Uma igreja evangélica foi posta à venda na plataforma de anúncios Mercado Livre, por R$ 45 mil, parceláveis em até seis vezes. O caso, surreal, ganhou grande repercussão e o vendedor retirou o anúncio do ar.
O anúncio de venda da igreja Assembleia de Deus Jesus para Todos atraiu interessados, que enviaram perguntas relacionadas à possibilidade de manter o templo funcionando. Alguns dos que questionaram o vendedor, claramente, usaram de sarcasmo nas perguntas.
“Dá pra comprar apenas os fiéis?”, questionou um interessado. “Qual o faturamento mensal de dízimos e ofertas, e o valor do aluguel?”, perguntou outro. Um terceiro, demonstrando real interesse, até mostrou ter planos para o futuro da igreja: “Oi irmão, quanto tem de custos fixos, e qual o ROI [conceito que mostra a taxa de retorno sobre o investmento]? Outra dúvida, qual a média de membros e se todos estão adiplentes com o dízimo? Quero abrir uma franquia da Universal aí, tem alguma na via? A paz”.
A forma como as igrejas passaram a ser vistas como negócio, no entanto, ainda poderia ser apresentada de forma mais explícita: “Quanto fatura de dízimo por semana, mais ou menos?”, questionou um dos interessados. “Vende não, amigo. Tenta como pizzaria. A estrutura é boa”, sugeriu alguém.
Sobre a estrutura, o anúncio dizia que entre os itens oferecidos pelo valor de R$ 45 mil estavam bateria, teclado, violão, guitarra, microfones, bebedouro, dois aparelhos de ar-condicionado e 200 cadeiras.
De acordo com a RedeTV!, a igreja foi registrada em fevereiro de 2015 por Claudemir Penasso, que apresentava o programa Jesus Para Todos com sua esposa, Márcia, na Rádio Tapejara FM.
O vendedor da igreja não mencionou o motivo da venda, e retirou o anúncio do ar após a forte repercussão do anúncio. No entanto, é possível acessar o arquivo da página de venda no Mercado Livre neste link. Outro anúncio, no OLX, continua ativo.