Igreja evangélica afirma que “doces de Cosme e Damião” são amaldiçoados e troca por “doces abençoados”

38

Nessa sexta feira foi comemorado em todo o Brasil o dia de São Cosme e São Damião, data firmada na cultura popular pelas religiões afro-brasileiras, em que tradicionalmente são distribuídos saquinhos com balas e doces a crianças. Porém, uma igreja evangélica da Zona Norte do Rio de Janeiro resolveu se opor à data, e convidou as crianças da região a trocarem os doces que ganharam nas ruas em função da data por guloseimas “abençoadas por Deus”.

O pastor Isael Teixeira, da igreja Projeto Vida Nova, explica que saquinhos com geleia, pipoca doce, bananada e pirulito foram preparadas para que as crianças, que são convidadas a, em troca, entregarem os doces que receberam. A estimativa é que a troca seja feita com cerca de dez mil crianças, nos 70 templos da denominação.

– É apenas um convite. Só entrega os doces quem quer. Geralmente, os saquinhos são queimados, representando fim de todo o mal que, por ventura, foi direcionado às crianças – explica o pastor.

– A gente pede para trocar o doce abençoado (da igreja) pelo amaldiçoado. Nosso projeto é um meio de trazer as crianças (que não são evangélicas) para o bem, livrando-as do mal. Se a criança come doce (de rua), pode plantar uma semente dentro dela. Eles (outros religiosos) invocam os espíritos para que entrem nos doces – completa o religioso.


Teixeira explica ainda que junto aos doces o saquinho leva também uma Bíblia como presente para as crianças e diz que “á para comer orando”.

A cabeleireira Raquel Cristo, de 36 anos, conta que há três anos participa da distribuição de doces realizada pela igreja evangélica, que já é realizada a mais de 20 anos.

– Se alguém dá doce para meu filho na rua, eu até pego para não fazer desfeita. Mas depois jogo fora. Minha mãe foi espírita e nós vivíamos doentes. Ela fazia mesa de doces de Cosme e Damião e chamava sete crianças para comê-los. Hoje, acredito que a função disso era transferir a nossa doença para elas – explica a fiel, segundo o jornal Extra.

O presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e babalaô, Ivanir dos Santos, criticou a ação realizada pela igreja.

– Estão fazendo troca simbólica com as crianças porque, no fim das contas, também dão doces. Demonizar a fé de outra religião e ter um mesmo sentido, que é o doce, é um ato de intolerância. E isso, sim, é pecado. – afirmou o religioso.

– Isso é um fiel retrato da intolerância religiosa. Eles estão mostrando que não aceitam a Umbanda como religião, pois estão denominando nossos rituais como sendo do mal – completou Marilena Mattos, vice-presidente do Movimento Umbanda do Amanhã (Muda).

Por Dan Martins, para o Gospel+


38 COMENTÁRIOS

  1. Sinceramente, não acho legal!
    O mal vem do coração do ser humano. A energia que se desprende numa palavra de ódio, de desprezo e de desfeita dirigida a outro ser humano, e muito mais danosa e maligna do que um simples doce doado a uma criança, com amor.
    A igreja poderia fazer essas doações numa outra data, porque da maneira como fazem parece mais uma afronta.

    • Mary amiga, vc precisa realmente ter mais intimidade com o mundo espiritual!

      vc não ver mal nessas coisas pq suas escamas ainda não cairam!

      ORE A DEUS QUE ELE VAI TER DAR ENTENDIMENTO DAS COISAS ESPIRITUAIS!

        • Kelly, me perdoe, pela palavra doida.
          Eu escrevi rapidamente sem pensar muito.
          Na verdade, eu já fui muito informada sobre esse lado espiritual tão temido pelos crentes. Já fui da IURD! Mas, graças à Deus eu sou cristã e tenho JESUS como meu Pai, Senhor, Advogado e Salvador.
          E tem outra coisa que faço sempre, antes de comer ou beber qualquer coisa eu oro e peço a JESUS que abençoe o alimento. Porque todos nós nos expomos a muitas coisas nesse mundo caído e não é só a comida ou bebida, mas o que sai do coração humano pode nos fazer muito mais mal.

          • Tenho percebido aqui pelas suas palavras que vc estar um pouco perdida espiritualmente!

            Não devemos ser fanáticos claro, mais a palavra de Deus nos fala é sim sim, ou não não, oq sair por meio disso procede do maligno!

            O mundo espiritual é mais doq imaginamos, não temos dicernimento pq somos carne, Mais Deus tirou as escamas dos meus olhos, e agora posso entender o mundo espiritual!

            e quando Jesus falou sobre a oq contamina o homem é oq sai, ele tava falando de mãos sujas e não de coisas oferecidas!

            se vc tivesse um filho deixaria ele comer coisas oferecidas para os santos do candobler?

            pense bem!

          • A Mary por ser temperante retratou-se e veio com uma resposta embasada na palavra de Deus. Mas a primeira foi genial kkkkkkk Qualquer pessoa sã responderia com a mesma pergunta

          • Paulo,
            Vou falar com vc porque já foi pastor e sabe de muitas coisas, inclusive dos exageros e das tintas que carregam sobre esse assunto.
            No meu tempo de novata nesse meio neopentecostal, liguei para um desses telefones para atendimento e falei com uma obreira e, já meio aturdida por tantas informações cabeludas e negativas desse alardeado mundo espiritual, que ao desligar, fiquei mais aturdida e perturbada com o que ela me falou.
            Ela disse que o pessoal dessas religiões qd não tem ninguém para fazer o mal, eles procuram na lista telefônica, aleatoriamente.
            Então, se é mesmo assim, ninguém tá livre, não acha? E quando vc vai num restaurante, vc não sabe a religião dos donos, e quem mora na Bahia, então? Olha, sinceramente, já vi pastores e crentes amaldiçoando pessoas. Qual dessas maldições é mais danosa?
            Por isso estou SÓ com JESUS, sempre!

  2. Isso e uma idiotice,so quem nao conhece a historia de sao cosme e Damiao que fala essas besteiras.Na verdade estao e comprando as crianças inocentes com doces,Pois esses evangelicos nao quer saber de fe e sim de trazer fieis para seus templos so visa na verdade e bens materiais e nao espirituais.Esse senhor que se diz um servo de Deus nao devia esta brincando com a fe das pessoas princinpalmente com crianças que sao inocente.

  3. Sou cristã, nunca participei de ubanda, e sempre distribuo doces para crianças. Sempre peço bençãos de Deus para elas. Dizer que as pessoas fazem isso querendo mal é um absurdo. se formos pre julgar dessa forma quem garante que a intenção desses pastores é boa?

  4. Parabens pastor. Se eu fosse o sr° faria o mesmo. Gostei do seu trabalho. Nao deixaria meu filho pegar doces na rua nunca. Eu nao gosto deessas coisas de distribuiçao de doces, caruru de cosme e damiao. Claro que devemos respeitar ne. Pq a lei eh pra tdos. Religiao nao se disculti. Deixa qm qser falar que eh falta de respeito e bla bla bla. Qm tem boca fala o que quer. Eu ja acho qe isso vai de cada um. Questao de gosto. Ate pq temos nosso livre arbitrio. Se eu acho isso o problema eh meu. E n mudo. Boa ideia “bombons abençoados” :)

  5. Concordo com o Marcelo, capetas existem e esta na Bíblia, e principalmente deve estar nas Bíblias que foram entregues as crianças em troca dos doces…Mas com certeza Deus estava no Sorriso delas quando receberam os doces…..

  6. é triste ver representantes de religiões tão preocupados em difamar outras religiões em vez de se preocupar com o bem verdadeiro ao proximo…Jesus jamais julgou a crença das pessoas, só pregava o amor a Deus e ao próximo…e não é isso que vejo nessa atitude e sim ensinar as crianças a julgar as pessoas por suas crenças e não pela bondade de estão em seus corações.

  7. o mal não está nos doces. O demonio está na mente/alma de pesoas preconceituosas, que tem a soberba de se considerarem “salvas”. Os piores instintos do ser humano são despertaddos por “religiões” intolerantes, que pregam o odio em vez do amor.

  8. O mal não está nos doces, está sim no coração de pessoas intolerantes, que tem a soberba de se acharem “salvas”. Os piores instintos do ser humano são despertados por “religiões” que pregam a intolerancia, que pregam o odio em vez do amor. Para que o diabo se já existe este tipo de ser humano?

    • eu sou envagelica mas eu acho que cada pessoa tem sua escolha de seguir o que quiser mas não gosto que fale daigreja eu também não gosto que falem da outra regiao

  9. ESTÁ ESCRITO, E ISSO É FATO! Contudo sabemos bem que há um só Deus, o Pai, a quem pertencem todas as coisas, e que nos fez para sermos dele; e também um só Senhor, Jesus Cristo, que criou igualmente todas as coisas e nos dá a vida.
    No entanto alguns cristãos não compreendem isso. Durante toda a sua vida habituaram-se a pensar que a comida oferecida aos ídolos é realmente consagrada a deuses reais. E agora ao comerem tais alimentos isso perturba-os e fere a sua consciência sensível. I Corintos, 8.6 E 7

  10. Ain gente como vcs são escrotos! Então só. porque é da umbanda (é umbanda não macumba) é “do Sataná“? Aff me poupem ne… vão se informar antes de sair descendo o cacete na religião alheia. Nós umbandistas merecemos respeito assim como qualquer católico, evangélico, judeu ou muçulmano ai.. eu em…

DEIXE UMA RESPOSTA