A utilização de esportes de combate como ferramenta de evangelismo tem causado polêmica no meio cristão, mas isso não tem impedido que novas iniciativas do tipo surjam entre as igrejas evangélicas.
No interior de São Paulo, a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico (IEAB) tem usado o jiu-jitsu sob o slogan “Finalizando o preconceito e espalhando o amor de Cristo” como ferramenta de integração da denominação com a comunidade e também para a socialização entre membros.
O esporte escolhido para o projeto, que é coordenado pelos pastores Samuel e Robson, é conhecido por ser uma luta de estratégia, com golpes de imobilização, considerado muito menos violento que o MMA (Artes Marciais Mistas), que tem sido adotado por igrejas como a Renascer em Cristo, por exemplo.
A IEAB montou uma página no Facebook para divulgar o projeto que desenvolve em São José dos Campos, e descreve a iniciativa, que conta com apoio da Liga JiujJitsu, como uma ação de transformação: “A IEAB quer ser uma igreja para a cidade. Vemos uma igreja que cresce integralmente, ou seja, em quantidade e qualidade. Uma igreja composta de pessoas transformadas espiritual, emocional, moral, física e socialmente. Queremos ser uma igreja cuja adoração caracteriza-se por uma vivência devocional pessoal e coletiva da presença de Deus”.
Ainda na página do projeto no Facebook, a igreja ressalta a importância da integração dos membros através das áreas em que tenham aptidões: “Queremos ser uma igreja plena no relacionamento com Deus e todas as pessoas. A IEAB quer ser uma igreja onde todos os crentes conheçam os seus dons e talentos dados por Deus e sirvam de acordo com eles de tal modo que todas as necessidades sejam supridas e os propósitos de Deus sejam alcançados na Terra”, destaca o texto.
Veja imagens de um evento de jiu jitsu realizado pela IEAB:
Para saber mais sobre o projeto, acesse facebook.com/projetojiujitsu.ieabsjc.
Redação Gospel+