Igreja Lagoinha Niterói, dos pastores Felippe e Mariana Valadão, atrai jovens com “jeito de boate”

20

A filial de Niterói (RJ) da Igreja Batista da Lagoinha (IBL) tem registrado crescimento chamativo desde que foi inaugurada em julho de 2013. Dirigida pelo casal de pastores Felippe e Mariana Valadão, atualmente a denominação ocupa o espaço que antigamente abrigou boates, e registra frequência de 3 a 4 mil pessoas por semana.

O espaço que antes abrigou as boates Barthô, nos anos 1990, e Nec Multispace, mais recentemente, há três meses recebe os fiéis em cultos que foram descritos pela reportagem do jornal O Dia como “espetáculo da fé com jeito de boate e linguagem descontraída”.

Felippe, 31 anos, fluminense, diz que a proposta da Lagoinha Niterói é exatamente essa: “Eu acredito em todas as igrejas e que Deus as tem usado de várias formas. São necessárias as tradicionais, assim como se precisa da nossa”.

Ao lado da esposa, Mariana Valadão, começou a realizar os cultos em sua casa, e logo foi necessária a formalização da igreja, com a locação de um espaço. “Começamos com uma reunião dentro da minha casa, em Camboinhas, na minha sala; éramos 90 pessoas; na segunda reunião vieram 120, na terceira 220”, conta o pastor.


Em julho de 2013 a Lagoinha Niterói abriu um local para cultos, mas já com visual diferente: “Quebrei tudo, pintei de preto… eu já queria fazer algo diferente; Sou muito influenciado por igrejas americanas e nos Estados Unidos elas são assim para tirar aquela aparência de templo. A gente não tem uma estética religiosa. Nossa vontade não é que as pessoas venham e falem ‘Uau, estou em uma igreja!’ Eu quero que elas pensem que não é uma igreja, para que quando se inicie o culto elas não sintam a igreja, mas a presença de Jesus”, afirma.

Um ano depois, a igreja se mudou para o espaço atual, que abriga duas mil pessoas sentadas e o estacionamento tem vaga para 300 carros. O visual diferente também foi aplicado, e o púlpito também faz as vezes de palco, com luzes, músicos e cantores, além de 3 telões que apresentam as letras das músicas cantadas e também mostram a imagem de quem ministra a mensagem.

“Eu acredito que o que impulsiona o crescimento de uma igreja é a juventude”, diz o pastor, que estabeleceu os sábados como dia de cultos para jovens. Uma das amostras de crescimento da igreja pôde ser vista no último domingo (02), quando mais de 100 pessoas foram batizadas.

20 COMENTÁRIOS

  1. Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:
    Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
    Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
    Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
    Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;
    E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;
    Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
    E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.
    Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.
    Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.
    Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.
    Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;
    Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.
    E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
    Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
    Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.
    Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
    Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
    Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito.
    Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
    Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
    E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
    E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
    Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
    Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. (Judas 1:1-25)

  2. Templos lotados, sinal de fermento.

    “Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.” (Lucas 12:1b)

    “Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” (I Coríntios 5:6b)

    • Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.

      Mateus 16:12
      o fermento dos fariseus são as falsas doutrinas,
      não as igrejas lotadas.
      particularmente não sou adepto a esse tipo de igreja mas não podemos taxa-la de hipócritas por conta de nossos conceitos

      • a estrategia e realmente muito usada em outras vertentes ,a estrategia de abocanhar mais simpatizantes,em suas fragilidades,ou de outra ou outra atrai los encher os espaços em busca de jovens,adultos,para manter a base,da arrecadação,essa familia maçonica valadão,esta bilionaria,sao artistas,fama,dinheiro,poder,e tatica sempre por uma boa causa,$$$$ qual problema.??? e essa obra nao e do criador mais e de satanas,

        a desculpa e sempre essa melhor uma casa religiosa,do que um ponto de trafico,do que um buteco,isso realmente e trocar 6 por meia duzia,a tatica do enxuga gelo..
        e por uma boa cau$a,a familia maçonica valadao esta bilionaria as custas de ignorantes como alguns que defendem essa familia valadão. o imperio dos valadões ja e perder de vista em MINAS GERAIS,sao paulo,brasil e exterior,o povo nao come capim por que quer,e por que gosta mesmo…

        e nessa hora vale tudo A PILANTROPIA ROLA SOLTA,e por uma boa cau$a… aos ignorantes de plantão nao me veem com essas taticas fanaticas de distribuir versinhos da biblia para justificar essas patifarias gospel prote$tantes…

        templo e dinheiro?a causa do templo e o dinheiro,li um comentario ai em cima de alguem que falava dos fariseus,o salvador foi chutado por eles dos templos,os discipulos foram chutados dos templos pelos os que la estavam e so ler os textos,fica clarissimo sera por que?quem defende esse templocentrismo de constantino,lutero,calvino,mudd,johw wesley entre outros nao sabe o que esta dizendo…

        os ensinamentos do salvador sao bem simples se voce quer praticar uma religiao,ame o ETERNO,E AME SEU PROXIMO A LEI SE RESUME NISSO,CLARAMENTE DESCRITA NAS ESCRITURAS EM ROMIT(ROMANOS) PELO APOSTOLO SH’AUL..

        a tatica desses malandros…e terrivel…terrivel terrivel,,vale tudo a lagoinha e mestre nisso,atiram para todos os gostos,vertentes e a gosto do fregues,fast food e assim que armam as jogadas de manter o GADO no curral dos burros,e o controlar..

        a verdadeira religiao ensinada POR YA’COOV(TIAGO) nas escrituras e pelo salvadior e realmente amar o eterno e amar o proximo…nao tem fundamento e base o que esses protestantes estrelas,milionarias fazem com seu gado apascentado..

  3. Sabemos que quem convence do pecado é o Espírito Santo. Fico preocupado, por que muitas vezes vemos tanto líderes dando diversas desculpas para justificar o trabalho que fazem para convencer as pessoas. Não quero lançar julgamento contra ninguém, não possuo esta autoridade, pois ela pertence ao Senhor, a obra é dEle, mas infelizmente, temos assistido muito modismos e secularização entrando nas igrejas.

    • vc tem razao. Muitos justificam que é pra ganhar almas. Mas ate que ponto Deus depente de certos artificios? Eu nao entendo, pq em paises como a coreia do norte, a igreja cresce debaixo de terrivel perseguicao. Os apostolos ganharam almas sem ter o que os lideres tem hj. A questao é: os apostolos andavam no poder do Espirito Santo. O povo hoje quer usar do marketing. Por isso vemos crentes rasos que na hora que o dia mal vem ( e ele vem mesmo) o povo nao aguenta.

  4. olha nós somos tdos um povo só , acreditamos em um unico Deus !
    O que usamos é a nossa fé acredito que os jovens precisam sim de atenção
    e cultos diferenciados com musica alta, luzes, e etc …
    o que nos faz ser diferente é os nossos atos e ações precisamos parar de julgar um ao outro
    e deixar que o que for errado Deus concerta. Se vc não pode ajudarentão não atrapalhe ! Tenho certeza
    que eles estão com boas intenções deixe qe DEUS os direcione não queiram mostrar o certo pq o certo só quem conhece é Deus !
    obrigado.
    Att.

  5. Misericórdia, desse povo que só sabe criticar. Conheço os pastores Felipe e Mariana e sei da seriedade que eles presidem a obra de Deus. As pessoas estão aceitando Jesus, tendo a oportunidade de conhece-lo e vcs o que estão fazendo para o Reino de Deus? Muito fácil falar quando vc só fica no banco e a unica coisa que sabe fazer é criticar. A Palavra de Deus diz que pelos frutos se conhece a arvore. Quais os frutos que vcs que criticam estão dando? São esses de criticarem a obra de Deus? Lagoinha, é uma igreja que tá preocupada com a salvação.Que tem pregado a Palavra de Deus e através desse tipo de estratégia tem levado muitos a conversão. Sabe pq? Pq eu sou uma dessas pessoas! O que aconteceu na minha vida através da LAGOINHA foi exatamente isso. Sou nova criatura!!!

    Não permita que o inimigo te use para falar mal da IGREJA do Senhor. Muito menos das estratégias que o Espirito Santo pode usar.
    Talvez o que tá faltando é o conhecimento da Palavra de Deus.
    Leia Tiago 4 para reflexão.

    Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
    ¶ Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
    Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

    Tiago 4:10-12

    E que DEUS tem misericórdia de todos nós.

  6. Foram batizadas em nome de quem? Da trindade ou de Jesus?

    Convido você a ser edificado com a leitura do estudo “Em que sois batizados, então (Atos 19:5)”, disponível em evangelismo.blog.br.

  7. Será que qualquer estratégia é válida para se atrair pessoas para Cristo? Os “Meninos de Deus” usam até o sexo para que moças atraiam rapazes para suas igrejas. Jovens transem com moças para atraí-las. Há uma igreja que retira os assentos e transforma o salão de adoração a Deus em ringue de luta de box, de caraté, de jiu-jitsu. E há igrejas que abrem boates ao lado da igreja para atrair a juventude. Fico a pensar. Isso glorifica a Deus? Parece que há pessoas que se envergonham até do nome “igreja”. Jesus disse: “Eu edificarei a minha IGREJA”. Não é o templo, é certo. Mas o lugar de adoração a Deus precisa ser reverente. Não julgo os pastores. Apenas não concordo com estratégias desse tipo. Que Deus dirija esses irmãos e essa igreja.

  8. o luis francisco que comentou no face tem razao. Estao trocando o Espirito Santo pelas estrategias.
    o Dt já acordou e estao trabalhando independente da globo. Perceberam q uma mega estrutura como foi feito no show em manaus nao é mais poderoso que o Espirito Santo.

  9. Estão usando a inteligência para obter vidas para Jesus, se o inimigo atrai com drogas, baladas e musicas por que uma igreja não pode pregar a mesma palavra que pregada em uma igreja tradicional em um ambiente que atrai jovens? Esses louvores são maravilhosos, devemos louvar a Deus com alegria e empolgação. E precisamos salvar a juventude. Deus nos deu inteligência e discernimento para que em nome dele salvemos vidas.

  10. Vcs acham que só porque vão à uma igreja tradicional estão salvos e podem julgar da maneira que acham melhor ? Jesus nos fez livres para adora-lo, e o Senhor procura adoradores em verdade e espírito, se estão adorando a Deus só cabe a ele mesmo julgar se é verdadeiro ou não.

  11. Deus nao abita em templo feitos por mao humana , eu sou o temple do Espirito. a igreja somo nonos. Saia do Sistema religioso corupito mentirosocom aparencia de bom lobos, busque a verdade so ela te liberta e jesus.

  12. A salvacao e de graca, graca nao e paga com dinheiro,ela teve um preco o sangue do nosso Salvador e redentor e eles estao comercializando o sacrificio do do noso Salvador, estao custurando o vel que se rasgou, com cobraca de dizimos para encher o bouso deses lobos fantasiados de ovelha,trazendo artificios para atrirem pessoas para o praser,sera que a morte de cristo na cruz e seu sangue deramado por nos nao e suficiente, precisamos mais de que, dancas chou e outras coisas mais, a serem imventada para atrair multidos. Muito triste que Deus tenha misericordia deses que se dis pastor, porque o meu pastor e o senhor jesus.

  13. Qual e a verdadeira iggreja de cristo =Por ocasiao do apelo as oferta nas igrejas, pregadores popularizaram o versiculo 10 do cap 3 dp livro Malaquias nutrindo a fe crista cpm doutrina extinta e fazendo alusao a estrutura fisica como se fose a casa de Deus.
    E muitos enfatisam dizendo: Vamos adorer a Deus com o nossos dizimos e oferta, trazendo-os para a casa do Senhor. Entretanto , e bom recorder as Palavras do Senhor jesus o qual afirmou: Deus e Epirito e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em Espirito e em verdade
    Mas onde e a casa do Senhor, e qual o lugar do seu repouso? porventura Deus abita em temple feito por maos de homem? vamos aprofundar na palavra das sagrada escritura, par nao pairar duvidas, poi a quele que cre nao sera comfundido.
    No cap 25 do livro de Exodo, relata que a palavra que o Senor a Moises, fala as filhos de Israel que me tragam uma oferta alcada, de todo o homem ,cujo o coracao se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alcada. E esta e a oferta alcada que tomareis deles: ouro, prata e cobre e pano Azul, e purpura ee carmesim, e linho fino, e pelos de cabras, e peles de carneiro, tintas vermelha, e especiaria para o incense, e pedra sadonicas. E me farao um santuario, e habitarei no meio deles.
    Observem o que dissseram os sabios a Moises: O povo traz muito mais do que basta para o service da obra que o Senhos ordenou que fizessemos. Entao, mandou Moise que fizesse passer uma voz pelo araial, dizendo: Nenhum homem, nenhuma mulher, faca mais obra alguma para oferta alcad do santuario. Assim, o pvo foi pproibido de trazer mais, porque possuia o bastante para ti=oda a obra.
    Avalia a trasparencia na obra ministrada com seriedade por servos compromissados com Deus.E voluntaria,
    E os ministros de hoje, sao desse mesmo parecer? Almenos deneriam. Mais nao estamos aqui na condicao de juiz , entretanto, nao podemos tambem comformar co atitudes adversas as escrituras, pois nem e preciso ir tao longe para aperceber que o apelo para angariar dinheiro na igreja nunca tem fim.
    E o mais lastimavel de tudo isso, usam o sacrificio do Senhor jesus em beneficio propi, e neste caso, podem se comprcar, pois a palavra no livro do profeta jeremias 48.10, os amaldicoa, medite
    Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente
    A palvra de Deus no livro de Atos 7.47 a 50, menciona que Estevao, cheio de fe e poder, fazia prodigios e grandes sinais, e e sendo conduzido por auguns da cinagoga a presencs do sumo sacerdote, o qual, em seu discurso trouxe a memoria de todo que Salomao edificou uma casa ao Deus de Jaco, porem,enfatizou a palavra do profeta , Isaias 66.1,2 dizendo
    Salomao lhe edificou casa, mas o Alticimo nao abiats em templos feitos por maos de homens,momo diz o profeta, O ceu e o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pes. Que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual e o lugar do meu repouso? Porventura, nao fez a minha mao todas estas coisas?
    E a primeira carta aos Corintios 3.16 afirma que nos somos o temple de Deus, observem: Nao sabeis vos que sois o temple de Deus e que o espirito de Deus abita em vos?
    Em primeira Corintios 6.19 diz: Nao sabeis que o vosso corpo e o temple do Espirito Santo, que abita em vos, proveniente de Deus, e que nao sois de vos mesmos?
    Portanto , em concordancia com a verdade espresso na Palavra do Senhos, a estrutura material edificadpor maos de homens designada par congregaro os menbros, a qual o homem trata de igreja, outros pregadores criam ate um dogma alegandoque a igreja(estrutura fisica) e o Sanntuario do Senhor Deus, lugar sagrado para encontrar Jesus e receber as suas bemcaos, e um proposito equivocado, porque a verdadeira igreja de Cristo somos nos, e o nosso cprpo o temple do Espirito Santo de Deus.
    essa vinculacao de santificasao no ambito ond congregamos nao passa de engano, porque a estrutura material e proveitosa apenas para o conforto do corpo fisico, porem, nao possui virtude epiritual alguma.
    Situacao semelhante e orar e ungir empresa, ambiente de trabalho, veiculo, residencia e outras edificacoes da mao de homem, par que aquele recinto seja abencoado. A Gloria e a paz do Senhor Jesus nao abita em espaco fisico criado por maos de homens, mas no coracao de cada um daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos.
    Considere a palavra aos Hebreus 3.6 Jesus Cristo, como filho, sobre a sua propria casa; a qual casa somos nos, se tao-somente conservarmos firme a comfianca e a Gloria da esperanca ate o fim. E no evangelio de Mateus 18.20 Jesus Cristo declarou, onde dois ou tres estiverem reunidos em me nome, ai estou eu no meio deles.
    Com essa afirmativa, Jesus simplifica as reuniao em seu nome, desmistifica os ritos cerimoniais e anula todo o ministerio e dogma criado pelo pregador contemporaneo que busca atrair fiescomdoutrinas fantasiosas, desviando o verdadeiro proposito de Deus para salvacao da alma atarves do sacrificio realizado pelo sangue do Senhos Jesus na Cruz do Calvario.
    Porque o antigo judaismo estava centrado em tres elementos fundamentais: O Templo, o Sacerdocio e o Sacrificio.
    Porem, quando Cristo rendeu o seu espirito a Deus (mateus 27.50,51), o veu do temple rasgou-se de alto a baixo, entao passamos a viver pela graca do Senhor Jesus, encerrando-se ali toda ordenanca da lei de Moises . Ele anulou esses tres elementos, cumprido em si mesmo. Ele e Templo que icorpora uma nova e viva casa, nao feita por maos humanas, mais pelo seu propio sangue. Ele e o Sumo Sacerdote Eterno e o Sacrificio perfeito e definitive, por um Novo Mandamento escrito com o seu propio sangue (Joao 13.34).1
    Potanto o servo genuine necessita de holhos espirituais(fe) para discernir que, para ter uma comunhao perfeita com Deus,receber a sua graca e alcancar a vida eternal, nao se faz necessario membra-se a uma igreja ( alias, nao deve poque somos membro do corpo de Creisto) e dar dinheiro par que o Senhor venha ouvi-lo em suas peticoes.
    Para que recebemos de Deus esse galardao , uma so coisa basta, nascer de novo(Joao3.1a7) ser uma nova criaturalavada remida pelo sangue do senhor Jesus Cristo.

DEIXE UMA RESPOSTA