Mais um caso de afogamento em um retiro promovido por uma igreja evangélica foi registrado essa semana. A adolescente Nadielly Hoinoski Nauam, 13 anos, morreu afogada enquanto tomava banho no rio Braço Norte, em Guarantã do Norte (MT).
O acidente ocorreu na tarde do último sábado, 01 de novembro, durante a confraternização da denominação. A atividade recreativa no rio era monitorada por adultos, que segundo informações da Polícia Militar, demoraram a notar o desaparecimento da menina.
De acordo com as testemunhas, alguns adolescentes começaram a se afogar e foram retirados da água pelos monitores. Assim que os demais adolescentes que tomavam banho no rio notaram a ausência de Nadielly, os monitores começaram as buscas e acionaram os Bombeiros. A cidade de Guarantã do Norte fica localizada a 723 Km da capital Cuiabá, e a propriedade onde era realizado o retiro fica a 15 Km do centro da cidade.
Segundo informações do site Olhar Direto, nenhuma das pessoas que estavam tomando banho no rio viu o exato momento em que Nadielly se afogou.
Os Bombeiros iniciaram as buscas ainda no sábado, mas tiveram que suspender os trabalhos por conta da falta de luz natural, e encontraram o corpo da adolescente na tarde do domingo (02). Os peritos realizaram autópsia e confirmaram a morte por afogamento antes de liberar o corpo para o velório e sepultamento.
Recorrência
Os casos de afogamento em eventos promovidos por igrejas evangélicas no Brasil vem aumentando nos últimos anos.
Há relatos de afogamentos em batismos realizados em rios e em retiros espirituais e/ou acampamentos de carnaval, e as vítimas variam de adultos a crianças.
No caso mais recente, um jovem foi levado pelas águas do rio enquanto era batizado, e o missionário que realizava a cerimônia batismal foi indiciado pela Polícia por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.