A busca de milhões de pessoas por sentido em suas vidas tem encontrado no Evangelho de Jesus Cristo às respostas de que precisam para alcançar a felicidade. O resultado disso são almas salvas para o Reino de Deus, segundo o testemunho de várias igrejas que atualmente estão presenciando um avivamento espiritual na Indonésia.
Apenas o seminário “Poder para Viver na Verdade” recebeu cerca de 2.000 mil mulheres durante um período pela manhã, enquanto à noite pelo menos 8.000 mil pessoas estiveram no culto, realizado em igrejas como a Glow Fellowship Centre Church, em Jacarta.
“É a essência e força do Senhor Jesus. Se o seu nome é elevado, as almas são salvas, fortalecidas, libertadas, abençoadas e tocadas pelo seu amor e poder”, disse o pastor da denominação, Gilbert Lumoindong.
A Indonésia é o país que mais concentra muçulmanos no planeta. Assim, o avanço do cristianismo contrasta com às cerimônias cristãs, visto que há o emprego de recursos tecnológicos para a realização dos cultos, além de outras liberdades doutrinárias.
Na Catedral de Cristo em Serpong, Tangerang, por exemplo, a música de adoração é um ponto forte. Os cultos são transmitidos em uma tela gigante, três vezes maior do que a de um cinema comum. Os jovens interagem muito e vibram quando compreendem a mensagem do Evangelho.
“Durante o culto, eles parecem enérgicos quando cantam, ocasionalmente levantando as mãos e balançando”, contou o membro Mawa Kresna, da Igreja Glow da Bethel Indonesia, que tem capacidade para 2.500 membros e é liderada pelo pastor Garren Lumoindong, filho de Gilbert.
A manifestação de curas e outros milagres também são vistos nos cultos, enquanto pessoas são libertas pelo Evangelho. “Algumas delas estão paralisadas e têm problemas com os pés, têm distúrbios de visão, audição e mudez”, observou Kresna, segundo o Guiame.
A linha teológica pentecostal é a mais presente nas igrejas da Indonésia, onde o louvor é mais explorado. Contudo, a pregação da Palavra de Deus também é o foco, por exemplo, no caso da igreja GBI Mawar Saron, liderada pelo pastor Yohanes Nahuway.
“Há de fato uma marca carismática para cura, milagres, sobreposição e outros. Mas cada igreja realmente tem suas próprias características. Na GBI Mawar Saron, as pessoas se sentem mais confortáveis com suas pregações”, conclui o líder religioso.