Duas igrejas cristãs nos Estados Unidos foram alvo de atentados à bomba no último domingo, 02 de agosto, mas nenhum fiel ficou ferido nos incidentes.
O caso foi registrado na cidade de Las Cruces, no estado do Novo México. De acordo com a agência Associated Press, as explosões ocorreram com um intervalo de 20 minutos.
As igrejas atingidas pelas explosões ficam em uma distância de seis quilômetros uma da outra, e ambas estão localizadas na periferia da cidade.
Os responsáveis pela Igreja Batista do Calvário e a Igreja de Santa Cruz (católica) suspenderam as celebrações programadas para o dia por precaução.
A pequena cidade ficou consternada com os ataques, mesmo que não tenham havido vítimas. Agora, as autoridades federais investigam a autoria dos atentados, e tentam descobrir se há relação com o terrorismo internacional ou se o ato é resultado de uma ação chamada “caseira”, com motivações religiosas.
A governadora do Novo México, Susana Martínez, afirmou durante uma entrevista coletiva que os autores do crime são “covardes”, e que toda a infra-estrutura policial será usada para chegar aos autores e levá-los à Justiça.
Embora não se tenha informações a respeito da autoria ou da motivação do ataque, o drama dos ataques de 11 de setembro faz com que especulações a respeito sejam feitas na mídia. O atual inimigo norte-americano em evidência é o Estado Islâmico, que reiteradas vezes ameaçou invadir o país e instalar um califado, além de dizer que sua meta é extinguir o cristianismo do mundo.
Outra especulação a respeito está ligada à imigração, já que o Novo México é um território com presença de muitos imigrantes do país vizinho. As discussões sobre temas nacionais nas prévias das eleições presidenciais em 2016 têm exposto pensamentos ultra-conservadores de candidatos republicanos, como o bilionário Donald Trump, que se mostrou antipático à imigração de mexicanos e prometeu erguer um muro na fronteira entre os dois países. Considerados xenófobos, os comentários de Trump podem ter inspirado intolerância e motivado os ataques.