Igrejas inovam e realizam cultos em bares, regados a cerveja, para reaproximar fiéis: “Estamos pensando fora da caixa”, diz pastor

41

Atrair pessoas à igreja tem se tornado uma tarefa difícil em alguns lugares, e isso tem exigido criatividade dos líderes cristãos ao redor do mundo. Em alguns casos, a ideia foi realizar cultos em bares, ou transformar a própria igreja em um.

Nos Estados Unidos, pastores e líderes tem enfrentado o afastamento dos fiéis com cerveja, realizando cultos em que petiscos e a bebida gelada são servidos gratuitamente. Em meio aos hinos de louvor e sermão, uma garrafa ou outra de cerveja é aberta e saboreada pelos fiéis.

Chamado de “Church-in-a-pub” (Igreja no boteco, em tradução livre), o movimento tem atraído pessoas que costumeiramente não vão a cultos. A fiel Leah Stanfield revela o que a atraiu nos cultos organizados pela igreja de Forth Worth, no Texas: “Acho que é o amor, o apoio, o olhar sem julgamento que recebo quando eu venho aqui”, diz ela, que acrescenta: “Além de eu encontrar amigos que amam a Deus e à cerveja artesanal”.

Segundo o site The Salt, todos os domingos à noite, aproximadamente 30 a 40 pessoas se reúnem num bar da cidade, pedem pizza, cerveja e celebram a Deus com hinos e ouvem a palavra. O pastor luterano Philip Heinze, além de participar, celebra a ceia memorial a Jesus Cristo no bar.


“Eu não estou interessado, francamente, em fazer mais membros da igreja. Eu estou interessado em ter as pessoas com relações significativas em torno de Jesus. E se isso acaba acontecendo com cerveja artesanal, tudo bem”, declara o pastor.

O movimento tem crescido e recebido apoio de outras lideranças. Em outubro, o conselho regional da Igreja Evangélica Luterana na América emitiu um parecer favorável ao movimento “Church-in-a-pub”, autorizando que outros pastores adotem a ideia. Em 2014, o conselho vai designar um jovem pastor para expandir a ideia a outros bares nos arredores de Dallas.

“Acho que a igreja institucional agora está recebendo pessoas a bordo. Há muita ansiedade, francamente, sobre o declínio da igreja e eles estão tentando pensar fora da caixa, além do modelo institucional”, comentou o pastor.

A ponderação a respeito dos limites que devem ser adotados em cultos regados a cerveja é lembrada por um dos líderes que apoiam o movimento. “A embriaguez é um pecado, mas cerveja ou álcool com moderação pode ser um presente da criação de Deus”, afirmou o pastor Matt Bistayi, que organiza reuniões no mesmo modelo em Allendale, Michigan, numa entrevista ao The Wall Street Journal.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

41 COMENTÁRIOS

  1. Ta certo, logo vai aparecer a igreja da “boca santa de fumo” onde vão distribuir cigarro de maconha, cocaína e crack, também vão criar a “igreja reunida do baixo meretricio” com orgias em nome de Deus. Só tenho uma coisa a dizer…… Volta Jesus, volta logo

  2. Há um estardalhaço desnecessário na reportagem. Nem todos sabem disso, mas a experiência cristã e a Bíblia atestam que a igreja não é um lugar, mas é o conjunto das pessoas que conheceram a Jesus e que mantêm, por isso, ponto em comum (i.é, “comunhão”)… “Onde dois ou três estão reunidos em nome de Jesus, Jesus está no meio”, nas palavras do próprio Senhor. As igrejas (pelo menos as que congreguei e congrego) organizam eventos fora das quatro paredes, como piqueniques e churrascos de confraternização. De qualquer forma, o crente ora em qualquer lugar, e louva a Deus em qualquer lugar, seja na escola, no trabalho, e nos edifícios ou casas onde ele se reúne com outros crentes… Agora, da reportagem só substituiria a “cerveja artesanal, com álcool” por cervejas 0% álcool (sou fã, quebrei paradigmas) e outras bebidas, como refrigerantes e refrescos – a alegria do cristão é Cristo no coração, a reflexão em Sua Palavra, o convívio com outros cristãos e a proclamação do Evangelho a quem não conhece. Assim todos podem participar, sem escândalos quaisquer. Abraços a todos.

  3. Li em um livro com o título “heróis da fé” que um pregador do século XIX pregava um sermão com o tema “Pecadores nas mãos de um Deus irado” e multidões iam assistí-lo e gritavam de terror. Acho que é o que etá faltando para esse povo.

  4. tai uma igreijola boa para certas pessoas que coloca seus falatórios aqui neste site, pois pelo que leio o que escrevem são bastante convincente que os tais são merrumas falcilaticos antítipo contranoides

        • é verdade, alguns irmãos que são da minha relação pessoal me ligaram este dia , pedindo conselho de que fazer, imagine se dizer sai fora dela filho meu, seria como agredir a mim mesmo que comi nesta mesa por 18 anos, dizer para ficar e se sujeitar, minha consciência me acusa, pedi uns dias mas ainda não respondi, estou sem saber o que fazer

          • clamando

            Vc ainda pediu uns dias pra pensar no assunto? É claro que vc deve orientar essas pessoas a sairem fora dessa, ora, ficar num lugar apenas por gratidão? então os lideres começam a abrir as portas da denominação pro mundo e vc vai ficar lá só pq é grato?

            Se vc pensa em aconselhar essas pessoas lá, mesmo com os erros e distorções que fatalmente farão essas pessoas perderem a salvação. A bíblia fala que devemos obedecer a Deus e não aos homens!

            “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” (atos 5:29)

            clamando, vc deve orientar essas pessoas a buscarem outro lugar, ficar num lugar onde os homens estão distorcendo a palavra não é prudente! não seja cumplice dos erros dos outros!

            ” Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro.” (I Timóteo 5:22b)

            Se vc estava aguardando uma orientação da parte de Deus, ela já veio. Portanto agora é com vc.

    • é nisso que dá a “livre interpretação” de alguns protestantes.

      vai lá debater com o “paxtô” deles que ele vai lhes “provar biblicamente” que aquilo é “biblico”. te mostrará inumeros versículos que dão respaldo para o que fazem.

      Tour, não estou te criticando ou criticando qualquer um aqui, estou só mostrando o que a “livre interpretação” pode fazer, outro bom exemplo são as “igrejas inclusivas”, que também são capazes de disparar versículos dando respaldo para o que praticam, são capazes de mostrar “teologicamente’ que eles estão “certos”.

      esse é um bom exemplo para mostrar o porque a TRADIÇÃO e os dogmas são importantes dentro de uma igreja.

      • Eu ainda prefiro a diversidade e liberdade de pensamento e interpretação da Bíblia, pois do contrário, a mediocridade é muito grande. Pelo menos eu tenho escolha.

        • pois é. a diversidade deve ser muito boa para homossexuais poderem se casar “religiosamente”, para dar respaldo a pa$tores mendigarem dizimo, para liberar o aborto, para liberar a pena de morte etc. etc.

          a diversidade traz esses “bons” benefícios para quem quer distorcer a palavra de Deus para sustentar suas próprias vontades.

  5. E uma vergonha e a degradação total da igreja, e o fim de tudo mesmo, no coração humano não há mais lugar pra Jesus infelizmente. Estes líder que titula-se evangélicos deveriam ter vergonha.

  6. Realmente esta chegando o fim dos tempos o que vai diferenciar nos os cristão que realmente segue a Cristo em espirito e em verdade dos que vivem nos bares embriagados servindo a Satanás com um copo de cerveja,embriagados gastando o seu dinheiro com aquilo que não e pão. Isso é o fim dos tempos mesmoooooooooooo…………… MISERICÓRDIA!!!!!!!!

  7. O pastor também participa ? isso não é pastor coisa nenhuma ,ele precisa se converter e não envergonhar o nome de um sacerdotes de Deus e pregar a verdade aqueles que estão no bar porque precisam de palavras sérias e pessoas que testemunho a verdade , a própria palavra de Deus diz : Como é feliz aquele que não segue os conselhos dos ímpios, e não imita a conduta dos pecadores (Salmos 1:1,3) … E olha só Deus pode usar pessoas que escutam para pregar a verdade a esse falso pastor …

  8. Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro.
    Filipenses 1:18

    Acredito nas palavras de do Ap. Paulo, estamos vivendo em uma geração diferente, temos que ter estratégias novas vindas da renovação da nossa mente através do Espirito Santo. Se esta igreja em questão está certa ou não, não me importa, pois o que verdadeiramente importa é que a Palavra viva que é Jesus, está sendo levada aos corações, e quando olhamos com os olhos de Cristo vemos pessoas gritado de tanta dor na alma, e muitas vezes elas não sabem como pedir ajuda ou temem ser julgados por nós ”cristão”, vamos amá-los, e deixemos que o mais Cristo o fará.

  9. ‘EnChroma lenses are much more than sunglasses or cosmetic accessories. Don McPherson under a government sponsored research grant,When the centre is closed they leave a TV switched on so she doesn’t feel lonely or scared.But when he came to pay, Of course not. which makes them the youngest parents in the UK.Adam has since joined the gym and a cycling club in the Wirral and has already been in the saddle for a 50-mile ride in Staffordshire and completed Tough Mudder in September. If there was a competition for comfort eating then I’d win gold.Get Me Out Of Here!She later told her co-stars back at camp.

DEIXE UMA RESPOSTA