Igrejas são incendiadas em protesto contra a revista francesa Charlie Hebdo

25

A publicação de uma charge do profeta Maomé na capa da revista francesa Charlie Hebdo, depois do atentado à sede da publicação, motivou um protesto violento nas ruas de Niamey, capital do Níger, na África. Durante os protestos, pelo menos duas igrejas foram incendiadas.

Segundo a BBC, o protesto começou do lado de fora da maior mesquita da cidade, e polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. A embaixada francesa no país pediu que seus cidadãos ficassem em casa.

A capa da última edição da revista, que motivou os protestos, traz uma charge em que Maomé segura um cartaz em que se lê “Je suis Charlie” (Eu sou Charlie). A frase, em francês, tem sido usada desde o ataque à publicação como forma de protesto contra a morte dos chargistas, e também como forma de manifestar repúdio aos ataques terroristas.

Com o grande apelo popular da frase, os 60 mil exemplares originais da edição se esgotaram nas bancas, e a revista já providenciou a impressão de mais sete milhões de cópias.


Muitos muçulmanos consideram como uma ofensa a retratação do profeta Maomé, e a publicação motivou também protestos contra a revista no Paquistão, no Sudão, na Algéria e na Somália.

No Níger, uma ex-colônia francesa, centenas de manifestantes se reuniram nas ruas gritando “Deus é grande” em árabe. Além disso, um grupo de pessoas depredou lojas administradas por cristãos em Zinder, no sul do país.


25 COMENTÁRIOS

  1. Matam cristãos sem motivos, agora os muçulmanos encontraram um motivo, as publicações de revistas comunistas, de ateus que não respeitam nem a própria mãe.

    O presidente da França deveria evitar confrontos que neste momento da história não trazem motivos alguns, não foi isso que Cristo nos ensinou, o confronto, o desrespeito;

    Cristo sabia que os judeus eram radicais, mas nunca Ele foi contrário e crítico direto.

    Imaginar que um homem há dois mil anos foi habilidoso, diplomata, já nós jamais estamos nos mostrando iguais a Ele.

      • Jânio,

        A principal herege ser a polícia das demais? Mas como isso?

        Ela é a mãe de tudo que é exclusão e julgamento.

        Inventou essa palavrinha herege e saiu mundo afora perseguindo todo mundo, ou seja, endemonizou tudo e a todos, coisa que os do islão estão á fazer, igualzinho igualzinho, sem tirar e nem pôr.

  2. É Nisso que dá o Cristão viver acadelado em um canto. Recusando participar do governo e exercendo influência direta sobre o comportamento da sociedade.

    “…Mas agora, quem tem uma bolsa, tome-a, e faça o mesmo quem tiver uma espada; e quem não tiver uma espada, venda sua capa e compre uma” (Lc. 22:36)”

    A 3ª guerra mundi será executada entre judeus sionistas e muçulmanos. Não se dão ao trabalho de nem ao menos citar os cristãos. Para os maçons os cristãos são como o esterco inútil que para nada serve. Dever de casa : Pesquisar Albert Pike e os planos da NOM.
    Desperta igreja antes que seja tarde. Acorde néscia, antes que venha a tua rejeição definitiva.

    • “Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a; PORQUANTO VOS DIGO QUE IMPORTA QUE EM MIM SE CUMPRA O QUE ESTÁ ESCRITO: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento.” – Lucas 22:36-37

      Jesus ordenou isso, porque havia uma profecia que deveria se cumprir acerca dele de que seria contado com os malfeitores. Por isso os discípulos estariam com suas espadas, com diz o versículo seguinte: Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento. Lucas 22:37

      Em suma…Tanto Isaias 53 como Lucas 22:36 já se cumpriram e tiveram lugar na história. Não se aplicam a nós.

      Sua referência está equivocada.

          • Disto eu já sabia! Nunca vi um “mestre em histporia” que não cita nenhuma bibliografia para embasar suas opiniões. Talvez não haja, pois, estas opiniões são oriundas de uma mente doente sem qualquer respaldo.

          • Marcos,

            Você é simplista, meu caro.

            Desde quando esse versículo se resume tão apenas a Cristo?

            Meu caro, quantos cristão enganados ou então sufocados/perseguidos usaram da espada? E isso sem fala nos que queriam o poder, portanto a espada da ganância, pois esta tinha que vencer a todo custo.

            Cristo não autorizou o uso da força, apenas previu, anteviu e profetizou o que haveria de ocorrer por força do nome dele.

            Fico a imaginar aqui as figurinhas que navegam neste site ouvindo você dizer que Cristo e os dele tinha saco de dinheiro.

            Mas, meu jovem, volte à escola dominical, Pergunte ao seu professor, se não tiver resposta que você converse com um e com outro. Faça o seguinte, antes de discorrer sobre qualquer versículo, não se acanhe não, pode me perguntar, eu ensino, e não cobro nada.

          • Levi,

            Simplista ou não é o que o texto diz, estou cansado de invencionices de quem busca no texto o que ele não diz.

            Quanto à sua afirmação:

            “Desde quando esse versículo se resume tão apenas a Cristo?”

            Não só este versículo mas toda a escritura de Gênesis a Apocalipse tem como figura central a Cristo, ele é a chave hermenêutica de toda a Escritura.

            “não se acanhe não, pode me perguntar, eu ensino, e não cobro nada.”

            O tem a me ensinar? Que Jesus casou e teve filhos e que devemos orar para que o diabo se converta? Agradeço Levi, mas esse tipo de ensinamento eu não preciso, as escrituras são pra mim suficientes.

  3. Toda zombaria, todo escârnio tem um limite. Deixando a charge que fizeram com maomé, foi feita também a charge se referindo ao Pai, Filho e Espírito Santo – uma zombaria a
    o cúmulo dos absurdos ! Tudo isso teria um preço a pagar. Quem diz que Deus não usa quem ele quizer para cumprir a sua sentença ? Na Bíblia Paulo diz: “Não vos enganeis : de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7)

  4. “Jesus ordenou isso, porque havia uma profecia que deveria se cumprir acerca dele de que seria contado com os malfeitores. Por isso os discípulos estariam com suas espadas, com diz o versículo seguinte: Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento. Lucas 22:37

    Cara teus “argumentos” não são argumentos. São sofismas. E pior usa isso que tú chamas de escritura sagrada para levar incautos ao erro.
    De que adianta argumentar com um sujeito “viciado ” em sofismar?

  5. O único doente aqui é vc que esqueceu a própria identidade após fabricar tantos fakes .
    Agora posa de entendido da palavra. Quer demonstrar ser o bonzão imbatível. Isso sim
    é ausência de humildade e Jactância, vanglória. Usar bibliografia contigo é o mesmo que jogar perolas aos porcos. E como tu bem sabe porco é aquele local onde a legião se oculta.
    Quer briga de beleza seu viciado? Comigo não a terá.
    Use um pouco de tetrahidrocanabinol para se acalmar. Seu bipolar. transtornado.

  6. Levi Varela

    Vc foi ótimo. esse tal de marcos costuma distorcer as escrituras.
    Ouvi dizer que ele abandonou a congregação e fundou o próprio
    ministério nos fundos do quintal onde mora.

    • “Ouvi dizer que ele abandonou a congregação e fundou o próprio ministério nos fundos do quintal onde mora.”

      Algo típico dos lunáticos, ouvirem vozes dentro de suas mentes doentes.

DEIXE UMA RESPOSTA