A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) causou enorme repercussão no meio político na última segunda-feira, 20 de maio, ao fazer críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) por causa de um vídeo de um pastor falando sobre o futuro do Brasil compartilhado pelo mandatário em sua página no Facebook. Em resposta, o pastor Silas Malafaia a descreveu como adversária do governo.
Todo o imbróglio começou quando o presidente usou sua página na rede social para compartilhar o vídeo do pastor Steve Kunda, congolês que dirige uma igreja evangélica em Orleans, na França. Ele participou do programa Bate-Papo e afirmou que Bolsonaro foi “estabelecido por Deus” para guiar o Brasil a um novo tempo.
“Vamos falar que é tempo novo. Não faço política, sou pastor. Mas creio que tenhamos que fazer uma influência na política. A igreja não é só orar manhã, noite e tarde. A igreja é influenciar a sociedade no campo positivo e não só negativo. Na história da Bíblia, houve políticos que foram estabelecidos por Deus. Um exemplo quando falam do imperador da pérsia Ciro. Antes do seu nascimento, Deus fala através de Isaías: ‘Eu escolho meu servo Ciro’. E senhor Jair Bolsonaro é o Ciro do Brasil. Você querendo ou não”, diz Kunda no programa.
Janaina Paschoal, que chegou a ser avaliada por Bolsonaro para sair candidata a vice-presidente em sua chapa nas eleições 2018, se irritou com o gesto, já que no vídeo, o pastor pede que o povo apoie o mandatário para que ele cumpra seu papel de transformação do país. “O presidente precisa entender que não será ovacionado pelo povo”, teria afirmado a parlamentar numa conversa em um grupo de WhatsApp que reúne filiados ao PSL.
No Twitter, a deputada reiterou suas críticas: “Estou recebendo mensagens, indagando se eu teria saído do PSL, não saí. Saí do grupo de Whatsapp. Só isso. Como o Brasil, o partido deve ser plural”, acrescentou, sugerindo que sua visão não teria sido bem recebida dentro do partido.
As críticas a Janaina, no entanto, não vieram apenas da parte dos filiados ao PSL. O pastor Silas Malafaia a classificou como uma adversária do governo: “Avisem a Janaina Paschoal que já vai tarde. Só teve essa votação para deputada por causa de Bolsonaro, está fazendo o jogo dessa mídia parcial, ávida por denegrir, caluniar e desconstruir o governo . Pior que os inimigos de fora, são os falsos amigos de dentro. FORA!”, disparou o líder evangélico pentecostal no Twitter.
Atendi as pessoas com quem havia agendado na Alesp e vim gravar o programa Provocações, compromisso marcado há um mês. Estou recebendo mensagens, indagando se eu teria saído do PSL, não saí. Saí do grupo de Whatsapp. Só isso. Como o Brasil, o partido deve ser plural.
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) 20 de maio de 2019
AVISA LÁ ! Avisem a Janaina Paschoal que já vai tarde . Só teve essa votação para deputada por causa de Bolsonaro, está fazendo o jogo dessa mídia parcial, ávida por denegrir, caluniar e desconstruir o governo . Pior q os inimigos de fora, são os falsos amigos de dentro.FORA!
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) 20 de maio de 2019