Jean Wyllys responsabiliza evangélicos pela morte de adolescente gay em São Paulo: “A culpa é dos charlatões da fé”

143

A morte de um adolescente em São Paulo, possivelmente vítima de homofobia, levou o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) a atribuir aos evangélicos do Brasil a responsabilidade pelo crime.

O jovem Kaique Augusto dos Santos, 17 anos, foi encontrado morto embaixo do viaduto Nove de Julho, em São Paulo, com sinais de tortura. De acordo com declarações de familiares ao telejornal Bom Dia SP, da TV Globo, Kaique não tinha nenhum dos dentes na boca, estava com uma barra de ferro na perna e vários dedos de sua mão haviam sido quebrados.

“Arrancaram todos os dentes. Ele não tinha nenhum dente na boca. Espancaram muito a cabeça dele. Ele foi vítima de homofobia. Nós acreditamos nisso. Não tem prova, mas a gente acredita que foi isso”, disse Tainá Uzor, irmã de Kaique. Ainda segundo os familiares, o adolescente havia saído na sexta-feira, 10 de janeiro, para uma balada gay no Largo do Arouche, no centro de São Paulo. Os amigos do rapaz disseram que ele saiu no meio da madrugada para procurar seus documentos, que estariam perdidos, e nunca mais voltou.

Jean Wyllys publicou em sua página no Facebook um artigo em que critica a forma como um crime semelhante a esse é tratado no Brasil: “Em outros países, seria manchete de capa de todos os jornais. A Presidenta falaria em cadeia nacional. O país inteiro reclamaria justiça. Os poderes públicos reagiriam de imediato”, escreveu o ativista gay.


Wyllys afirmou ainda que “o governo Dilma, aliado do fundamentalismo religioso e das máfias que pregam o ódio contra todos aqueles que amam diferente, a morte desses meninos não é um fato importante, que mereça a atenção do Estado”.

Sobre os evangélicos, Wyllys não mediu palavras para responsabilizar as lideranças cristãs pela morte do adolescente homossexual, citando indiretamente o deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP).

“Como eu já escrevi tempo atrás, em ocasião de outros assassinatos como este, em cada caso aparece, como pano de fundo, o discurso de ódio alimentado por igrejas caça-níquel e pela bancada fundamentalista no Congresso federal, que em 2013 ganhou de cínico presente, com o apoio da bancada governista, a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. É claro que a violência é praticada por pessoas violentas e os agressores são responsáveis por seus atos, mas não é por acaso que as vítimas dessas agressões sejam, repetidamente, jovens homossexuais, e que muitas vezes as pancadas venham acompanhadas por citações bíblicas. A culpa não é da Bíblia, mas dos charlatães que, em nome de uma fé que não têm, distorcem seu texto e seu contexto para usá-la contra a população LGBT, pregando o ódio e convocando a violência. Eles fazem isso por dinheiro e poder — ou você acha que realmente acreditam em alguma coisa? — e o resultado é um país que já se acostumou a assistir no Jornal Nacional à morte de mais um jovem gay, mais uma jovem lésbica, mais uma travesti ou uma pessoa transexual, vítimas do ódio irracional que os fundamentalistas promovem”, acusou o deputado.

Em seu complemento, Wyllys tratou ainda de questões ligadas ao “sepultamento” do PLC 122 e acusou o pastor Silas Malafaia de liderar um movimento de ódio aos homossexuais.

“A decisão do Senado de enterrar o PLC-122 não foi motivada por uma discussão séria sobre qual é a melhor política contra a homo/lesbo/transfobia, mas pela decisão da maioria dos senadores de que não haja nenhuma política contra ela. Não é por acaso que o pastor Silas Malafaia, um dos líderes do Ku Klux Klan antigay brasileiro, parabenizou os senadores e, em especial, o senador Lindberg Farias, um dos líderes da causa homofóbica no governista Partido dos Trabalhadores […] Em meio a tudo isso, Kaique foi morto. Mais um. E mais outros virão”, afirmou Jean Wyllys.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

143 COMENTÁRIOS

  1. Os evangélicos são os responsáveis por todo esse ódio contra os gays. Essa raça que vai na mídia falar horrores dos gays deveria estar na cadeia. Eles despertam a homofobia nos ignorantes.

    • Bom dia!

      Marcelo, não sei se é gay, mas parece que sim! Porquê tanto ódio contra os evangélicos se eles não lhe causam mal algum. Poderia ser menos fresco e mais humano. Acho que você pregando tanto ódio não é diferente do Jean Willys, do Hitler, do Fidel, da Dilma, ou de outros fundamentalistas que espalham o ódio. Não é por você ser gay que deve ser julgado, e não é por serem evangélicos que as pessoas devem ser barbarizadas como nas suas palavras sem noção. E ficou provado que foi suicídio, agora me conta como fica sua cara assim como o deputado e a ministra com acusações infundadas.

      Desculpa, mas está precisando se tratar!

  2. Criamos um monstro!,quando esse Wiliys estava no BBB eu e minha familia votamos nele porque estava sendo perseguido,e nos ja eramos cristaos,claro que foi o ultimo año que assisti o BBB porque depois o programa se tornou pornográfico .Me arrependo e confesos o meu grande erró .Eu se fosse Feliciano e líderes cristaos na bancada processaria wikis por difamacao ,injuria e incitación a violencia!

  3. Um ônibus foi incendiado na tarde desta quarta-feira (29) na Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul de São Paulo. O helicóptero da TV Globo registrou quando manifestantes bloquearam a via na altura do número 10.000 e pararam o ônibus. e culpa dos evangélicos.

    Dois carros colidiram na altura da Rua Guararapes. Duas faixas da via estavam bloqueadas no horário.e culpa dos evangélicos
    Carro e moto colidiram próximos à Rua Azevedo Castro, no Butantã. Motoristas enfrentavam retenção de veículos no sentido Centro e culpa dos evangélicos a gora e tudo culpa deles.kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. assassinatos suicidios e acidentes acontecem todo o dia. morrem cristãoS, não cristãos, gays não gays, pretos e brancos…ENQUANTO ISSO PAGAMOS A GASOLINA MAIS CARA DO MUNDO, A CARTEIRA DE MOTORISTA CUSTA DOIS SALARIOS MINIMOS, MAIS DA METADE DAS “RUAS” (BUEIROS) DESSE PAIS NÃO TEM ESGOTO, MILHOES MORAM AMONTOADOS EM FAVELAS DOMINADAS PELO NARCOTRAFICO, UM CARRO POPULAR CUSTA MAIS CARO QUE OURO, TEMOS UMA DAS MAIORES CARGAS TRIBUTARIAS DO MUNDO E POR AI VAI… SANTO DEUS!!! COMO É QUE FORAM ELEGER UM PARLAMENTAR DESTES??? PRECISAMOS DE POLITICOS SERIOS, NÃO DE ATIVISTAS QUE LEGISLAM PARA MEIA DUZIA…

  5. Perseguir os cristãos é fácil. quero ver esses senhores frente a frente com o Deus vivo para explicar e pagar pelas barbáries que cometeram em cima desta terra…

  6. A única coisa que eu consigo ver nesse mundo (assassinatos do estado islâmico, atentados, violência gratuita, corrupção dos governos, corrupção da carne com desejos sexuais insaciáveis, festas prolongadas regradas a drogas letais, etc etc) é na verdade, uma desesperada corrida para o inferno…

DEIXE UMA RESPOSTA